Aquisição De Novo Aquário, Opinião Bem Vinda


Recommended Posts

Boas!

 

Chegou à altura de comprar um aquário.

 

Depois de ver uns quantos, decidi-me optar pelas dimensões 200 (comprimento) x 60 (profundidade) x 70 (altura). (cotas em cm)

 

Agora tenho 2 opções: com travessas e vidro 12 mm (acho que é essa a proposta)

 

Sem travessas com vidro de 19 mm (outra proposta).

 

Já sei que com travessas é mais seguro, etc, etc... mas sem travessas com 19 mm de vidro é um valor que me dá um coeficiente de segurança muito bom (coloquei dados num programa "adequado").

 

Que me dizem os que têm realmente conhecimento disto? (não sou eu quem vai fazer o aquário, é uma empresa que me dá 2 anos de garantia).

 

Esqueçam os argumentos relacionados com os custos da coisa, eu já os sei. "Só" por esse motivo não é suficiente para eu comprar com travessas (é importante, mas não suficiente). O aquário, à partida, fica sem tampa, logo acho que fica melhor sem travessas (mais estético, mais fácil trabalhar lá dentro).

 

Mas se existirem argumentos devidamente fundamentados em que se torne evidente que é mau... ou que pode ser sem problemas, digam qualquer coisa. (aí opto por um com travessas e com tampa)

 

Quanto aos filtros já escolhi: um 2329 e um 2080 (ainda pensei no 2060 mas decidi-me pelo 2080). Está quase decidido que será para C. Africanos (probabilidade 99,9%)

 

Desde já obrigado.

 

Cumprimentos

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande projecto, parabéns.

 

A escolher eu preferia sem travessas, estou como tu em relação à questão da segurança, mas parece-me muito mais pratico ser totalmente aberto :D

 

Quanto aos filtros pq não uma SUMP?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu também optaria pelo aqua sem travessas... e com essas espessura não terás problemas

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande projecto, parabéns.

 

A escolher eu preferia sem travessas, estou como tu em relação à questão da segurança, mas parece-me muito mais pratico ser totalmente aberto :D

 

Quanto aos filtros pq não uma SUMP?

 

A sump foi equacionada... a melhor opção, sem dúvida, mas... não tenho conhecimentos sobre sumps! À parte de todas as vantagens, tinha que planear furos, ficava um pouco mais ruidosa, e seriam mais uns quilitos na laje... ora o que eu queria mesmo era ter espaço para peixes, dado tratar-se de C. Africanos... fui para filtros, devem dar conta do recado, o seco-húmido é um devorador de amónia e nitritos, deve ser um bom complemento ao 2080.

 

Obrigado pela resposta.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só recentemente andei a ler sobre sumps (4 feira por acaso) e não penso voltar a comprar filtros tão cedo.

 

Tem imensas vantagens, ganhas mais litragem de água, retiras material dentro do aquário (termostatos etc etc) e a capacidade de filtragem pode ser enorme.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao aqua e se preferes aberto não há razoes para estar a falar de outra hipotese q nao seja a dos 19mm. embora eu acho que 2 travessas nesse comprimento todo não estragavam nada e dão jeito para por calhas de 1,80m porque para ciclideos africanos como não podes plantar chegam e são muiiito mais baratas e faceis de encontrar. entretanto o que aqui me traz alem da curiosidade de ver essa piscina a bombar foi o poder ajudar em relação a sump, vai ver este topico do neto84 que está a andar com um projecto parecido ao teu e se decidiu pela sump de 240L o que aumenta em muito a litragem de um sistema desses, ah e nao estranhes q de principio ele tambem andava a perguntar quais os filtros mais indicados mas depois evoluiu para a sump, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70161

não quer dizer q mudes de ideias mas já ficas com mais ideia do que se pode fazer numa sump.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto esse tópico que o Peninha indicou foi um dos que eu estive a ler na 4ª feira, e se soubesse o que sei hoje (quase nada :lol:) no meu de +/-550l teria colocado sump e não filtros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao aqua e se preferes aberto não há razoes para estar a falar de outra hipotese q nao seja a dos 19mm. embora eu acho que 2 travessas nesse comprimento todo não estragavam nada e dão jeito para por calhas de 1,80m porque para ciclideos africanos como não podes plantar chegam e são muiiito mais baratas e faceis de encontrar. entretanto o que aqui me traz alem da curiosidade de ver essa piscina a bombar foi o poder ajudar em relação a sump, vai ver este topico do neto84 que está a andar com um projecto parecido ao teu e se decidiu pela sump de 240L o que aumenta em muito a litragem de um sistema desses, ah e nao estranhes q de principio ele tambem andava a perguntar quais os filtros mais indicados mas depois evoluiu para a sump, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70161

não quer dizer q mudes de ideias mas já ficas com mais ideia do que se pode fazer numa sump.

Boas Peninha!

Eu sabia da existência desse tópico... até respondi quando a discussão ainda estava nos filtros. Tu és o "mestre" dos filtros sobredimensionados (eu concordo com sobredimensionamento, por isso os filtros que comprei dão para mais de dois aquários... nas especificações do construtor), e eu presto atenção ao que escreves. Não tenho dúvidas quanto à maior eficácia e quanto à maior versatilidade das sumps... para além de ficar mais barato! (pelo menos uma sump que me orçamentaram ficava mais barato que um filtro - só o vidro, depois... mais uma bomba e massas não me ficaria mais caro que os 2 filtros que comprei...)

Mas pesados os inúmeros prós da sump com os alguns prós dos filtros (pelo menos para mim...) optei por filtros.

Um deles é seco-húmido, o que "simula" a sump... não é o mesmo, eu sei!

 

Por outro lado, estamos a falar de apartamento... mais peso na laje podia estar a atingir o limite (o construtor e engº que projectaram aqui o "barraco" deram o aval, mas não convém esticar muito isto).

 

Uma das vantagens seria aumentar a quantidade de água, mas o volume de água disponível para os peixes habitarem já é grande, e isso no caso de Africanos é importante.

 

Tive algum receio do maior ruído no caso da sump, factor importante nesta decisão. Também tive algum receio dos furos... uma má vedação em alguns pontos podia dar "chatisse"... podia, mas não daria se eu fizesse as coisas como deve ser, mas...

 

Quanto às travessas para colocar a calha, também é um bom argumento! Provavelmente terei que funcionar com calha suspensa, dado que as calhas que eu andei a ver não têm a dimensão do meu aquário! (mas ainda não comprei calha).

 

Em suma, consciente que a solução encontrada não é a melhor do ponto de vista da eficácia de filtragem, considerei que a solução encontrada seria a mais adequada ao meu caso específico, pelo que optei por filtros!

 

Cumps.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizeste bem AGA, as boas decisões são as bem ponderadas. e essa combinação de filtros tambem é eficaz, não tenho nenhum seco/humido mas sei que é muito bom, e o 2080 vai dar conta do resto. eu é que tenho um aqua cheio de grandes fabricantes de ***** e portanto faço sempre contas a receber os esgotos de lisboa de um lado e produzir agua do fastio do outro lado. mas ciclideos africanos não são tão porcos como os meus peixes. quando tiveres a piscina em casa não te esqueças de postar umas fotos aqui pros invejosos. banana rock

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas!

 

Chegou à altura de comprar um aquário.

 

Depois de ver uns quantos, decidi-me optar pelas dimensões 200 (comprimento) x 60 (profundidade) x 70 (altura). (cotas em cm)

 

Agora tenho 2 opções: com travessas e vidro 12 mm (acho que é essa a proposta)

 

Sem travessas com vidro de 19 mm (outra proposta).

 

Já sei que com travessas é mais seguro, etc, etc... mas sem travessas com 19 mm de vidro é um valor que me dá um coeficiente de segurança muito bom (coloquei dados num programa "adequado").

 

Que me dizem os que têm realmente conhecimento disto? (não sou eu quem vai fazer o aquário, é uma empresa que me dá 2 anos de garantia).

 

Esqueçam os argumentos relacionados com os custos da coisa, eu já os sei. "Só" por esse motivo não é suficiente para eu comprar com travessas (é importante, mas não suficiente). O aquário, à partida, fica sem tampa, logo acho que fica melhor sem travessas (mais estético, mais fácil trabalhar lá dentro).

 

Mas se existirem argumentos devidamente fundamentados em que se torne evidente que é mau... ou que pode ser sem problemas, digam qualquer coisa. (aí opto por um com travessas e com tampa)

 

Quanto aos filtros já escolhi: um 2329 e um 2080 (ainda pensei no 2060 mas decidi-me pelo 2080). Está quase decidido que será para C. Africanos (probabilidade 99,9%)

 

Desde já obrigado.

 

Cumprimentos

 

 

 

Amigo,

 

Eu tenho um Aqua, embora muito mais pequeno ( 1200X500X500), e não tenho travessas, o vidro é de 12mm.

Penso que fica mais bonito e mais prático se quizeres apanhar algum peixe :lol:

Se fosse eu comprava sem travessas, mas é apenas a minha opinião, mas informa-te com pessoal mais experiente, porque para o aqua que queres montar se calhar com calhas e tampas é melhor.

 

 

Abraço,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquário de 200x50x60 com travessas. Comprei-o já feito e calculo que seja bem mais seguro! As travessas são muito pouco prácticas para apanhar os peixinhos ou mexer nas plantas que nao vai ser o teu caso, excepto anúbias se quiseres prende-las às pedras! Eu também tive africanos e na altura quase não mexia no aquário, não era preciso. No caso do plantado, que tenho agora, temos de extra sempre a mexer ( podas, limpezas, mudas de água, etc ). O que sei das travessas.... servem para evitar que o aquário se abra e para suporte para algumas calhas ( o meu caso ). Teem um problema adicional que talvez ainda não saibas, mas que mais uma vez será exclusivo dos plantados, algas nas travessas! Digo "exclusivo dos plantados" porque com ciclídeos africanos não precisas de iluminação e podes jogar com isso para manter as algas afastadas!!!!

Por experiência própria, em relação à filtragem, não te preocupes muito com isso com os ciclídeos! Eu tive-os durante sete anos e nunca mudei uma pinga de água, lavava o filtro ( um genius 4 ) de seis em seis meses e pronto! Criavam lindamente e viviam nas suas guerras do dias dias, a cavar buracos por todo o lado! Desisti deles porque nem um aquário de 600 litros é grande para ciclídeos como vais descobrir por ti! Podes ter cerca de 4 machos e umas 20 femeas e nada mais! Plantas, só mesmo as anúbias, são bonitas mas mesmo essas vai ser muito dificil de as ter! Não deixes de equacionar um comunitário plantado que fará desse aquário um gigante e complexo ecossitema.

Boa sorte no que fizeres!

Editado por ruymar

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquário de 200x50x60 com travessas. Comprei-o já feito e calculo que seja bem mais seguro! As travessas são muito pouco prácticas para apanhar os peixinhos ou mexer nas plantas que nao vai ser o teu caso, excepto anúbias se quiseres prende-las às pedras! Eu também tive africanos e na altura quase não mexia no aquário, não era preciso. No caso do plantado, que tenho agora, temos de extra sempre a mexer ( podas, limpezas, mudas de água, etc ). O que sei das travessas.... servem para evitar que o aquário se abra e para suporte para algumas calhas ( o meu caso ). Teem um problema adicional que talvez ainda não saibas, mas que mais uma vez será exclusivo dos plantados, algas nas travessas! Digo "exclusivo dos plantados" porque com ciclídeos africanos não precisas de iluminação e podes jogar com isso para manter as algas afastadas!!!!

Por experiência própria, em relação à filtragem, não te preocupes muito com isso com os ciclídeos! Eu tive-os durante sete anos e nunca mudei uma pinga de água, lavava o filtro ( um genius 4 ) de seis em seis meses e pronto! Criavam lindamente e viviam nas suas guerras do dias dias, a cavar buracos por todo o lado! Desisti deles porque nem um aquário de 600 litros é grande para ciclídeos como vais descobrir por ti! Podes ter cerca de 4 machos e umas 20 femeas e nada mais! Plantas, só mesmo as anúbias, são bonitas mas mesmo essas vai ser muito dificil de as ter! Não deixes de equacionar um comunitário plantado que fará desse aquário um gigante e complexo ecossitema.

Boa sorte no que fizeres!

Obrigado pela resposta...

 

A decisão já tinha sido tomada, foi sem travessas, a calha vai ser suspensa. (vamos ver se corre bem)

 

Quanto ao que escreves... isso assusta-me! Vou tirar um comunitário com plantas da sala, para colocar esse... se não tiver "mais vida"... só 4 machos... acho pouco, pelo que tenho lido!

 

Vamos ver no que dá!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta...

 

A decisão já tinha sido tomada, foi sem travessas, a calha vai ser suspensa. (vamos ver se corre bem)

 

Quanto ao que escreves... isso assusta-me! Vou tirar um comunitário com plantas da sala, para colocar esse... se não tiver "mais vida"... só 4 machos... acho pouco, pelo que tenho lido!

 

Vamos ver no que dá!

 

Cumps

Eu digo 4 machos a criar. Podes ter mais machos mas esses vão andar nos cantos do aquário ou à superfície a levar porrada dos alfas (dominantes ). Vida... é muito relativo, depende dos gostos. Esses peixes são os mais belos, próximos dos peixes de água salgada e com uma personalidade única! Quando falo em vida, falo em variedade. Com ciclideos não podes ter muita variedade de peixes e plantas, vais estar muito restrito à agressividade deles!

Boa sorte mais uma vez!!!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvidas k com travessas é muito melhor, é o que tem a resistencia toda e nao precisas duma expessura tao esagerada no aquario, pois mete 2 travessas e diminiu essa expessura toda ;) vai por mim..... expero ter ajudado abraço

Editado por Gonzalo87
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Chegou à altura de comprar um aquário.

 

Depois de ver uns quantos, decidi-me optar pelas dimensões 200 (comprimento) x 60 (profundidade) x 70 (altura). (cotas em cm)

 

Agora tenho 2 opções: com travessas e vidro 12 mm (acho que é essa a proposta)

 

Sem travessas com vidro de 19 mm (outra proposta).

 

Já sei que com travessas é mais seguro, etc, etc... mas sem travessas com 19 mm de vidro é um valor que me dá um coeficiente de segurança muito bom (coloquei dados num programa "adequado").

 

Que me dizem os que têm realmente conhecimento disto? (não sou eu quem vai fazer o aquário, é uma empresa que me dá 2 anos de garantia).

 

Esqueçam os argumentos relacionados com os custos da coisa, eu já os sei. "Só" por esse motivo não é suficiente para eu comprar com travessas (é importante, mas não suficiente). O aquário, à partida, fica sem tampa, logo acho que fica melhor sem travessas (mais estético, mais fácil trabalhar lá dentro).

 

Mas se existirem argumentos devidamente fundamentados em que se torne evidente que é mau... ou que pode ser sem problemas, digam qualquer coisa. (aí opto por um com travessas e com tampa)

 

Quanto aos filtros já escolhi: um 2329 e um 2080 (ainda pensei no 2060 mas decidi-me pelo 2080). Está quase decidido que será para C. Africanos (probabilidade 99,9%)

 

Desde já obrigado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvidas k com travessas é muito melhor, é o que tem a resistencia toda e nao precisas duma expessura tao esagerada no aquario, pois mete 2 travessas e diminiu essa expessura toda ;) vai por mim..... expero ter ajudado abraço

Boas! O aquário já está a ser feito... o tópico já tem algum tempo.

 

Ao que parece, as travessas são essencialmente para evitar a deflexão do vidro (embaulamento). Com um vidro mais espesso essa deflexão é menor, logo "não necessita" de travessas.

 

É claro que me poderão dizer que ainda assim fica mais seguro, mas no limíte estaria a colocar uma calha de aço em toda a volta, etc, etc...

 

Se observares alguns aquários que se vendem por aí, com travessas, o aspecto da parte de cima é um bocado "pesado", um aquário sem travessas fica muito mais bonito. Para isso tenho de pagar mais, é claro, mas caso seja seguro (o fabricante diz que sim) considero que vale a pena.

 

Espero não me ter enganado.

 

Obrigado pelas respostas.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Chegou à altura de comprar um aquário.

 

Depois de ver uns quantos, decidi-me optar pelas dimensões 200 (comprimento) x 60 (profundidade) x 70 (altura). (cotas em cm)

 

Agora tenho 2 opções: com travessas e vidro 12 mm (acho que é essa a proposta)

 

Sem travessas com vidro de 19 mm (outra proposta).

 

Já sei que com travessas é mais seguro, etc, etc... mas sem travessas com 19 mm de vidro é um valor que me dá um coeficiente de segurança muito bom (coloquei dados num programa "adequado").

 

Que me dizem os que têm realmente conhecimento disto? (não sou eu quem vai fazer o aquário, é uma empresa que me dá 2 anos de garantia).

 

Esqueçam os argumentos relacionados com os custos da coisa, eu já os sei. "Só" por esse motivo não é suficiente para eu comprar com travessas (é importante, mas não suficiente). O aquário, à partida, fica sem tampa, logo acho que fica melhor sem travessas (mais estético, mais fácil trabalhar lá dentro).

 

Mas se existirem argumentos devidamente fundamentados em que se torne evidente que é mau... ou que pode ser sem problemas, digam qualquer coisa. (aí opto por um com travessas e com tampa)

 

Quanto aos filtros já escolhi: um 2329 e um 2080 (ainda pensei no 2060 mas decidi-me pelo 2080). Está quase decidido que será para C. Africanos (probabilidade 99,9%)

 

Desde já obrigado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o vidro pra fazer um desses deve andar na casa dos 300 euros, assim por alto. mas muita atençao à laminagem do vidro e mete as travessas nem ponhas isso em questao. Fui a uma casa falar com um entendido e ele disse logo que nem se punha em questao, tinha sempre que levar travessas.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o vidro pra fazer um desses deve andar na casa dos 300 euros, assim por alto. mas muita atençao à laminagem do vidro e mete as travessas nem ponhas isso em questao. Fui a uma casa falar com um entendido e ele disse logo que nem se punha em questao, tinha sempre que levar travessas.

Mas quê... fazem-me esse aquário por 300 euros? Ou o vidro a quem o faz custa 300 euros?

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o vidro pra fazer um desses deve andar na casa dos 300 euros, assim por alto. mas muita atençao à laminagem do vidro e mete as travessas nem ponhas isso em questao. Fui a uma casa falar com um entendido e ele disse logo que nem se punha em questao, tinha sempre que levar travessas.

 

 

 

Onde compro um aquario com essas medidas por 300 euros?

 

Cumprimentos

Piga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
Quando o vidro embaula (verga) é em cima, no meio, o em baixo?

 

É onde pode... e pode onde não tem apoios, logo nota-se mais em cima.

 

Quando falas em coeficiente de segurança para "tais aquários...". Então o coeficiente de segurança não deve ser uma referência para todos os aquários?

 

Quando falas em questão técnica e não financeira. Também não sei o que queres dizer. Normalmente vejo o pessoal usar espessuras mais baixas com o argumento de ser mais barato.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.