Algas...help!


mpguerreiro

Recommended Posts

Ola pessoal...

Recentemente no meu plantado de 240L apareceu me algas do tipo tufos de cabelo... pretas... Vieram em grande, apoderaram-se dos meus troncos e de duas anubias que tenho...

A minha duvida é o que podera estar a originar estas algas!!! pouca luz? muita luz? nutrientes em demasia?!!!

 

De momento tenho 216W de luz durante 6 horas diarias dos quais 108W estam ligados 8 horas... CO2, a fertilizaçao é feita com tropica plus 1x por semana e TPA´s de dois em dois dias de cerca de 80L...

 

Alguem me pode dar uma ajuda?!!

O mais egraçado é que é so nas anubias e nos troncos!!!

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal...

Recentemente no meu plantado de 240L apareceu me algas do tipo tufos de cabelo... pretas... Vieram em grande, apoderaram-se dos meus troncos e de duas anubias que tenho...

A minha duvida é o que podera estar a originar estas algas!!! pouca luz? muita luz? nutrientes em demasia?!!!

 

De momento tenho 216W de luz durante 6 horas diarias dos quais 108W estam ligados 8 horas... CO2, a fertilizaçao é feita com tropica plus 1x por semana e TPA´s de dois em dois dias de cerca de 80L...

 

Alguem me pode dar uma ajuda?!!

O mais egraçado é que é so nas anubias e nos troncos!!!

 

Um abraço

Boas,

É curioso,mas tanbem tenho dessas algas na minha Anubia nana,não tenho em nenhuma outra planta,mas nessa é certinho,alias acho que éra o Peninha que tinha umas nanas com tantas que até dizia serem Anubias ZZ-top. ;)

Tenho ouvido varias teorias,desde a alga desaparecer com um aumento de Fosfatos,até a fertilização com Ferro ser muito benefica e por ai fóra,aquilo que tenho notado é que esse tipo de alga reage bastante com variações na dureza,quanto mais alta a dureza mais força elas têm,algum tempo atrás,á conta das TPAs com agua de osmose de 2 em 2 dias,tinha o valor de KH a 2 e niveis muito baixos de NO3 e PO4,nessa altura essas algas éram practicamente zero mas tinha algums filamentosas,agora que estou a fazer TPAs semanais e agua evaporada tem sido da rede,o KH subiu para 4 e os niveis de NO3 e PO4 estão um pouco mais altos(não muito),resultado,as filamentosas desapareceram por completo mas...bingo,cá estão as barbudas outra vez. ;)

Infelizmente o drama dos plantados é mesmo assim :blush: ,quando as condições não são propicias a um tipo de alga,outro tipo há-de estar nas suas 7 quintas...é a vida,tentar manter o menos possivel tem que ser o objectivo,pq plantado com zero algas é uma utopia.

Pra dár uma ajuda coloquei aqui um SAE,mas tenho a impressão que me vai mandá-las comer a mim. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pra dár uma ajuda coloquei aqui um SAE,mas tenho a impressão que me vai mandá-las comer a mim. :)

 

;)

 

Essa teve piada, mas eu até estava a pensar comprar uns SAE´s para ver se eles ajudavam... vamos ver se eles não me mandam comer as algas também!

 

Quanto a tentar não alimentar os animais... se eles forem espertos comem quando os outros comerem... vamos ver se os gajos se descuidam...

 

Também noto mais nas anubias. Eu penso que possa ser por elas terem crescimento mais lento, logo nota-se mais. Mas não deve ser o único motivo...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Bem, as algas aqui faladas são BBA (Black Brush Algae), a causa de aparecimento destas algas ninguem sabe ao certo, sabe-se que o que as impede de aparecerem é o co2.

Quando tive fui aconcelhado pelo TOM BAR a aumentar o co2 para 30ppm e as que tinha nos troncos e plantas retirei com phyton git da ada diretamente sobre as mesmas, mas tambem se pode usar Seachem excel ou uma solução mais económica H2o2 (água oxigenada), esta ultima convem desligar o filtro antes da sua aplicação e mudar a água depois de alguns minutos para nao deixar a h2o2 no aquario.

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos,

 

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Bem, as algas aqui faladas são BBA (Black Brush Algae), a causa de aparecimento destas algas ninguem sabe ao certo, sabe-se que o que as impede de aparecerem é o co2.

Quando tive fui aconcelhado pelo TOM BAR a aumentar o co2 para 30ppm e as que tinha nos troncos e plantas retirei com phyton git da ada diretamente sobre as mesmas, mas tambem se pode usar Seachem excel ou uma solução mais económica H2o2 (água oxigenada), esta ultima convem desligar o filtro antes da sua aplicação e mudar a água depois de alguns minutos para nao deixar a h2o2 no aquario.

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos,

Luís Moniz

Boas Luis,

Quanto ao CO2 as impedir de aparecerem,não me parece ;) ,se há coisa que tenho com fartura é injecção de CO2 e aumentar a concentração para 30ppm???Então eu devo ter uma concentração na casa dos 50ppm e o que é certo é que elas estão cá. ;)

Tanbem não sei o que as faz aparecer ou desaparecer,mas não me parece haver grande relação com o CO2,a unica coisa que realmente notei foi que com um aumento da dureza elas ganharam força. :)

Quanto a testes,feitos ontem NO3-5ppm,PO4-0.5ppm,ferro não sei pq não tenho teste,resolvi fertilizar com N,P(tinha deixado de o fazer) e K e vou exprimentar manter o NO3 na casa dos 10ppm e o PO4 a 1ppm,se não houver melhorias,TPAs em cima e volto aos valores habituais e terei de pensar noutra forma de as combater. ;)

De qq modo opiniões são sempre bem vindas,onde é que param os gurus,pra darem aqui umas dicas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também tenho algumas na minha anúbia e nas bacopas monnieri. Nunca se chegaram a desenvolver muito, tanto que parecem mais pontinhos e só olhando com atenção é que se nota. Curiosamente nas férias acabaram por "murchar" um pouco, mas não desaparaceram na totalidade. Agora com os níveis normalizados estão estagnadas e vou provavelmente remover as folhas afectadas. Nunca soube como apareceram, mas por descuido meu.

 

Com um nível bom de co2 elas não se desenvolvem.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também tenho algumas na minha anúbia e nas bacopas monnieri. Nunca se chegaram a desenvolver muito, tanto que parecem mais pontinhos e só olhando com atenção é que se nota. Curiosamente nas férias acabaram por "murchar" um pouco, mas não desaparaceram na totalidade. Agora com os níveis normalizados estão estagnadas e vou provavelmente remover as folhas afectadas. Nunca soube como apareceram, mas por descuido meu.

 

Com um nível bom de co2 elas não se desenvolvem.

Boas Zlatan,

Volto a referir que tenho um bom nivel de CO2,provavelmente até é demais e mesmo assim elas apareceram onde não haviam e algumas pequeninas que já tinham cresceram,por isso o mito do CO2 fica desfeito,acredito é que mesmo com um muito bom nivel de CO2 elas podem vingar desde que auxiliadas por outros factores,agora quais...sinceramente não sei. :(

E o que é mais estranho,é que só aparecem na anubia nana ou agarradas ao equipamento,todas as outras plantas e tenho Hemianthus,Ludwigia rubin,Didiplis,Rotalas etc,não têm uma unica agarrada. :(

Ó Just me,trás lá um pouco da tua expriencia para a discussão e diz lá qual é a tua opinião. :-D

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu tembém tenho a anúbia no meio do aquário "colada" às sessiflora e depois elas foram aparecer nas bacopas que estão a um canto. A única coisa comum é o facto de serem plantas pouco exigentes e de crescimento lento. Nalguns textos sobre as algas pretas também aparece como causa corrente de água fraca.

 

Puxar mais um bocado pelos nitratos que estão a 5, seria o meu conselho, mas é melhor esperares pela resposta de outros membros mais dentro do assunto.

 

P.S. : Poderia haver um tópico em que cada membro explicasse a sua experiência e como resolveu erradicar certas algas, mesmo aquelas em que as causas são facilmente identificáveis.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

O mito do co2 cmo lhe chamas nao fica desfeito, e já que apelas aos "gurus" como lhes chamas esses gurus devem bem conhecer TOM BARR, assim sendo deixo uma afirmação deste senhor em relação a estas algas.

 

If someone has another way to induce BBA other than CO2, I'm all ears. I've never been able to induce it any other way.

 

We have added rocks, plants w/ healthy BBA and purees of the healthy alga as well as just sit and wait for the spores present to inoculate.

High NO3, PO4, Fe, KH, GH, pH, tannins low/absent/immeasurable.

 

Nothing worked even after months.

 

CO2 did.

 

Fonte - http://www.barrreport.com

 

Portanto segundo ele e de alguns testes feitos só o co2 as para!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

O mito do co2 cmo lhe chamas nao fica desfeito, e já que apelas aos "gurus" como lhes chamas esses gurus devem bem conhecer TOM BARR, assim sendo deixo uma afirmação deste senhor em relação a estas algas.

Portanto segundo ele e de alguns testes feitos só o co2 as para!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Boas Luis,

Sendo assim é pq o meu é um caso á parte,é que CO2 não falta e elas têm aparecido. :(

Tenho estado aqui a ler e a pesquisar sobre o assunto e se há assunto onde não parece haver consenso é este,já li de tudo desde manter o PH alcalino,manter o PH acido,manter N e P baixos,manter N e P altos,não adubar com Fe liquido,eu sei lá,quanto mais leio,a menos conclusões vou chegando. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís é mesmo o co2! Podes dar as voltas que quizeres!

Tens mesmo que te mentalizar que é, já pensaste que podes nem ter os 50ppm que pensas ter?

Como disse o co2 não as faz desaparecer apenas impede destas voltarem a aparecer, as que se tem temos de as eliminar e manter o co2 a 30ppm!

 

You have to convince yourself that CO2 and BBA are related, not me

Many that have long been dogged by BBA believe it's something else or Fe, or PO4 or or or.........a never ending list and each rarely works as well.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E qual será a função do co2?

 

Será que acelera o crescimento das plantas e em consequencia o consumo dos nutrientes existentes na coluna de água, ou será que inibe o crescimento das algas?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a achar que a melhor solução são 2/3 SAE's.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tive um grave problema com essas algas à uns tempos atras e foi justamente quando o meu co2 acabou , estive mais de 1 mes sem co2 pois o lugar onde eu carregava a garrafa mudou de instalações e demorei a descobrir para onde.

Essas algas apareciam mais nas mangueiras do filtro e no silicone do aquario mas tb nas plantas, tive de as raspar à mao e aspirar logo de seguida senao fixavam-se nas plantas e ate ao areao se agarravam, cheguei a um ponto em que deixei de ver os tubos do filtro, estava completamente tapados por algas...ja estava a desesperar pois ficava tudo limpo mas passado uns 4 dias voltavam aparecer em força, tive de fazer tpa's de 50% de 2 em 2 dias durante um mes e sempre a raspar as algas e aspirar.

Felizmente ja esta resolvido e acabaram por ir diminuindo aos poucos e desapareceram mas foi uma luta mt dura acreditem! Cheguei ate a pensar em desmontar o aqua e refaze-lo totalmente...

Apenas falei do meu caso para apoiar a opiniao do luismoniz , nunca tinha tido destas algas e foi precisamente quando o co2 acabou que elas apareceram...

 

abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E qual será a função do co2?

 

Será que acelera o crescimento das plantas e em consequencia o consumo dos nutrientes existentes na coluna de água, ou será que inibe o crescimento das algas?

 

Olá José, estas algas segundo o Tom Barr nada tem a ver com nutrientes, ele diz ter feito varios testes com nutrientes e elas mantinham-se mesmo durante meses, portando pode-se concluir que nada tem a ver com nutrientes e sim com o co2!

Eu não vou comentar mais visto já ter dado a minha opinião, façam testes e depois vejam!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José, estas algas segundo o Tom Barr nada tem a ver com nutrientes, ele diz ter feito varios testes com nutrientes e elas mantinham-se mesmo durante meses, portando pode-se concluir que nada tem a ver com nutrientes e sim com o co2!

Eu não vou comentar mais visto já ter dado a minha opinião, façam testes e depois vejam!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

 

Boas Luis, nem tudo o que o Tom Barr diz tem o mesmo efeito noutros aquários, há sempre uma quantidade enorme de variáveis que não permitem tomar a opinião de alguém como certa para outro caso concreto. Essa é a minha opinião.

 

No meu caso as BBA aparecem sim por falta de Co2 mas também ganham bastante força com alterações nos níveis de Nitratos. De qualquer das formas quando começam a querer ganhar a batalha nada como Flourish Excel para dar cabo delas como dizes.

 

Antes

Imagem097.jpg

 

Depois

Imagem1846.jpg

 

Do lado direito são bem visiveis onde não foi injectado o Excel mas com o aumento do co2 elas também não progrediram.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

Quanto dizes injectar,quer dizer directamente sobre as mesmas?com uma seringa?

E já agora,o que é que faz do Flourish excell um bom producto para acabar com as BBA,falando a nivel quimico claro?

No meu caso,por enquanto ainda são muito poucas e practicamente apenas na Anubia,gostava de evitar usar algum producto,mas se começarem a ganhar terreno...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José com essa do excel acabas por me dar toda a razão

 

Não toda Luis, lê lá melhor

 

No meu caso as BBA aparecem sim por falta de Co2 mas também ganham bastante força com alterações nos níveis de Nitratos

 

 

Boas José,

Quanto dizes injectar,quer dizer directamente sobre as mesmas?com uma seringa?

 

Sim, uso a pipeta doseadorea.

 

E já agora,o que é que faz do Flourish excell um bom producto para acabar com as BBA,falando a nivel quimico claro?

 

A única coisa que te sei dizer é que é carbono orgânico. Sou apenas alguém que se gosta de divertir nos seus tempos livres com peixes e plantas, a minha formação quimica é nula.

A utilização de excel como forma de erradicar diversos tipos de algas já foi discutida dezenas de vezes noutros foruns da especializade, por exemplo aqui encontrarás outras explicações bem melhores.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

Obrigado pelas respostas,realmente parece ser um exelente producto,infelizmente parece ser dificil de encontrar aqui na margem Sul,das 3 lojas aqui mais proximas,nem um unico producto da Seachem,quanto mais o proprio excel,nalgumas coisas o gajo tem razão,a nivel de lojas de aquariofilia em condições é mesmo um deserto. ;)

Vizinhança aqui da margem Sul,alguem sabe onde se poderá comprar o Flourish excel da Seachem por estas bandas?? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Ola pessoal...

Recentemente no meu plantado de 240L apareceu me algas do tipo tufos de cabelo... pretas... Vieram em grande, apoderaram-se dos meus troncos e de duas anubias que tenho...

A minha duvida é o que podera estar a originar estas algas!!! pouca luz? muita luz? nutrientes em demasia?!!!

 

De momento tenho 216W de luz durante 6 horas diarias dos quais 108W estam ligados 8 horas... CO2, a fertilizaçao é feita com tropica plus 1x por semana e TPA´s de dois em dois dias de cerca de 80L...

 

Alguem me pode dar uma ajuda?!!

O mais egraçado é que é so nas anubias e nos troncos!!!

 

Um abraço

 

 

Boas,

É curioso,mas tanbem tenho dessas algas na minha Anubia nana,não tenho em nenhuma outra planta,mas nessa é certinho,alias acho que éra o Peninha que tinha umas nanas com tantas que até dizia serem Anubias ZZ-top. :oops:

Tenho ouvido varias teorias,desde a alga desaparecer com um aumento de Fosfatos,até a fertilização com Ferro ser muito benefica e por ai fóra,aquilo que tenho notado é que esse tipo de alga reage bastante com variações na dureza,quanto mais alta a dureza mais força elas têm,algum tempo atrás,á conta das TPAs com agua de osmose de 2 em 2 dias,tinha o valor de KH a 2 e niveis muito baixos de NO3 e PO4,nessa altura essas algas éram practicamente zero mas tinha algums filamentosas,agora que estou a fazer TPAs semanais e agua evaporada tem sido da rede,o KH subiu para 4 e os niveis de NO3 e PO4 estão um pouco mais altos(não muito),resultado,as filamentosas desapareceram por completo mas...bingo,cá estão as barbudas outra vez. :)

 

Boas a todos

 

O que vou dizer é apenas uma opinião do que aconteceu comigo. À certa de3 meses tive um boom de BBA no meu tanque. O curioso é que elas só apareceram com mudanças bruscas da dureza da água. Passo a explicar. Colocava água no tanque proveniente de uma fonte, com uma dureza muito baixa (não me lembro de quanto) e quando injectava CO2 o pH mandava-se para valores muito baixos, que as solhas praticamente encomendavam as almas ao criador. Chegavam a ser levadas pela corrente do filtro. Mas nenhuma morreu, felizmente. Para subir o pH colocava bicarbonato de sódio e o pH ia para valores normais (6,8 a 7,00). Foi com estas mudanças de pH que as filhas da ****** das BBA apareceram. Por isso, pelo menos coimigo, deduzo que o seu aparecimento tenha a ver com a dureza da água.

E outra coisa esquesita é que elas, parecem que gostam de alguns sítios, aparecem apenas nos troncos, nas anúbias e tubagens.

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais