pestinha

Membro
  • #Conteúdo

    267
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por pestinha

  1. Boas Queres uma opinião sincera, acho que deves optar por uma atitude radial. A tua rocha deve estar carregada de fosfatos, embora tu digas que não. Qual o teste que usas? Se for o da Salifert deita fora, simplesmente uma me...da. Faz o teste, se conseguires com um equipamento da Hanna e vais ver a diferença.
  2. boas já recolho água no mesmo lugar há alguns e nunca tive necessidade de licenças. Estamos a organizar uma ida ao mar no sábado ou domingo, não queres aproveitar?
  3. Boas amigo Nas torneiras da lota = agua com toneladas de silicatos, a evitar. Experimenta junto as chamines, Buarcos, quando da mare baixa. Tem o inconveniente da distancia, mas agua boa.
  4. Boas Como ainda não existe "Como montar uma calha LED DIY para dummies", preciso da v/ ajuda. Depois de ler muito, ainda fiquei com mais dúvidas. Tenho um tanque de 125x45x50. Estava a pensar comprar: . 30 led´s de 3W (Solderless CREE XP-E Blue LED) -» http://www.rapidled.com/solderless-cree-xp-e-blue-led/ /http://www.rapidled.com/solderless-cree ... -blue-led/ / http://www.rapidled.com/solderless-cree ... ite-led-1/ Os 30 led´s serão suficientes ??? . 30 lentes de 40 ou 60????-» http://www.rapidled.com/60-degree-cree- ... ite-black/ . Drives http://www.rapidled.com/mean-well-eln-6 ... le-driver/ ????? será suficiente. Qtos tenho de comprar?
  5. Boas Tive o prazer de ver o tanque ao vivo e as fotografias não fazem jus à realidade, especialmente às "solhas", simplesmente de outro mundo!
  6. pestinha

    Euphylia

    Boas Pedr Obrigado pela resposta. A melhor comparação é como uma bolha de uma queimadura. Mas não vejo perca de tecido. Aliás hoje está muito mais pequena.
  7. pestinha

    Euphylia

    Boas Estou com uma dúvida. Numa das minhas euphylia, apareceu isto. Será algum sintoma de doença, não acredito porque não vislumbro outro vestígio de doença, ou será, que esta a dividir-se.
  8. Boas Gostava de saber as opiniões sobre a koralia 8 12500L H magnum. Surgiu um bom negócio para a bomba mas primeiro precisava do feedback.
  9. pestinha

    Duvida fezes

    Boas Que digam os estendidos, a função do escumador consiste na remoção da MOP, matéria orgânica em suspensão na água, antes que esta se transforme em NH3, ou seja, quebra a cadeia de nitrogénio. Para além de oxigenar a água, aumentado o ORP. Espero não ter escrito "baboseira"! E já agora, não é obrigatório os salgados levarem "areia". Pesquisa que vais encontrar muito bonssssssssss tanques sem areia.
  10. Boas Fiquei com uma dúvida: Como é que aparecem algas com estes valores e do tipo filamentoso? Normalmente associado a nitratos altos? po4: 0 no2: 0 no3: 0 nh3: 0 Outra coisa, o aquário tem apenas dois meses, normal existirem algas, o contrário é que pode ser anormal.
  11. Então Rui, actualização do penico? Queremos novas fotos!
  12. Boas Rui Infelizmente no sábado não deu, surgiu um imprevisto no trabalho e tive de desenrascar um colega. Quanto ao layout sou apologista de coisas mais ligeiras, mas se gostas é o que interessa, mas tentava colocar um desfiladeiro no meio, para dar profundidade. Segue um exemplo entre muitos. Quanto à iluminação, vai com calmas, inicia com 2 e vai aumentado um por semana (pelo menos a mim resultou), mas espera por outras opiniões. Como esta o escumador JAD DG2516! Não o conheço!
  13. Boas Pedro Espero que não te tenhas esquecido de mim! Da listagem das "borboletas"!
  14. Trás a água que eu faço-te o teste ou então dá uma saltada à granja! Aproveitava e ficava com uns equipa de limpeza (ermitas e nasários).
  15. Boas Os níveis de cálcio andam a par dos de magnésio. Faz o teste ao Mg e vais ver que tb esta baixo. Não consegues aumentar um sem aumentar o outro. O João não consegue colocar os bichos na transportadora? Tenta falar com ele e se der pode ser que peça também para mim!
  16. Boas Então o "penico", já arrancou de vez ou está ainda com problemas no "motor de arranque"?
  17. Antes de colocar mais algum vivo, muda a água, estabiliza os parâmetros e posteriormente coloca uma equipa de limpeza (sei que tens tido azar com ela). Não conheces ninguém de Lisboa que possa trazer a equipa? Já pensas-te na possibilidade de virem em "rede expresso"? O vendedor colocava, tipo na rodoviária, e duas horas depois tinhas os bichos em Coimbra! Seria o ideal. Pergunta ao vendedor se pode fazer? Não stresses, vai é com calma que é a melhor politica.
  18. Boas Da movimentação da água? Não me parece! Parece mais algas comuns no inicio do ciclo, estas a usar água de osmose ou "el cano"? Vê como estão os nitrato e afins!
  19. Boas Ricardo Posta os valores do tanque. Algum não esta bem , os corais estão muito fechados, para não dizer outra coisa. Mesmo a ricordia não apresenta-se muito bem, repara que esta fechada. Quando os corais começam a ficar brancos, muito mau sinal. Quando receberes o sal, faz um grande muda de água, para ver se equilibras os níveis. Estas a perder alga coralina, as pedras estão a ficar "verdes/castanhas", não? ou é da fotografia? Não compres mais nada antes de equilibrares o tanque! Se precisares de ajuda diz alguma coisa.
  20. Boas Quanto ao actinodisco tens outra possibilidade: coloca-o dentro de um pequeno tapaware com uma pedra e cobre o recipiente com uma rede. Ele acaba por agarrar a pedra. Quanto ao sal não faço a mínima ideia, como sabes a minha onda é "água natural", mas deve ser melhor que o sal das salinas. Como estão os níveis de Ca e Mg. Já compraste os sais?
  21. Boas Ricardo Desculpa, mas não tentes "inventar" mais nada, mas vale um sal de pouca qualidade do que tens estado a fazer com o sal das marinas. Quanto ao transporte de vivos pelos CTT espera que o tempo esteja mais quente. Eles não aguentam as temperaturas baixas!
  22. pestinha

    Joice Reef

    Boas Desculpa, mas na minha opinião tens um aquário muito pequeno para os peixes que tens, dá para notar numa das fotos, o Flavescens mal tem espaço para nadar, mas pronto. Quanto aos filtros, uns, uma minoria, aconselham, enquanto a maioria desaconselha, por causa dos detritos acumulados. Vamos lá saber.
  23. Boas Pedro Acredita que entendo a tua posição como vendedor, mas como comprador, em tempos de crise, temos de nos virar para o que é economicamente vantajoso. Sei que, com esta postura, estou a fazer enriquecer os outros países, mas sempre ouvi dizer "sem ovos não há omoletes". Acredita que preferia dar a ganhar aos nossos, mas muitas vez não dá! É a ideia do "empresário" português, explorar ao máximo o cliente e se este "fugir" existem outros "tolos". Espero, que o Ricardo não se importe, mas Pedro que "borboletas" consegues arranjar (podes mandar uma MP). Excepto o Auriga, Rostratus, Forcipiger, Collare (este já cá cantam).
  24. Boas Ricardo Acho que a Sera até é uma boa marca, mas não uma marca para salgados! É a minha opinião e vale o que vale. Será que não esta em aberto alguma importação? Podias aproveitar e mandar vir de fora! Desculpe-me as lojas nacionais, mas .... Antes de utilizar o sal, experimenta e faz uns testes, especialmente aos fosfatos, podes ter uma surpresa. Desculpa, mas continuo a bater na mesma tecla, e a água natural! Resolvias os teus problemas!