Esterilizador Uv E Medidor/controlador Ph, Quais Recomendam?


Recommended Posts

Boas,

 

Esterilizador UV e Medidor/Controlador pH, quais recomendam? É para um aquário de 200 litros porém gostaria que desse um dia para aplicar a um aquário maior até tipo 400 ou 600 litros.

 

UVs vi uns da JBL relativamente acessíveis, desde 5W. Para aplicar na saída de um filtro externo com cerca de 700 l/hora dá? Ou será melhor aplicar uma bomba de água dedicada ao UV?

 

Em termos de medidores com controlo pH estou em dúvida entre Milwalkee e American Marine Pinpoint. Recomendam?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquaristikshop.com/download/pdf/JBL_UV_GB.pdf

 

para 200l precisas do de 11W se for para matar a bicheza má, se for para manter a água cristalina o de 5W chega. Para 600l já precisas de uma coisa mais potente.

 

Os 700 l/h é um pouco demasiado, mais vale ligar a uma bomba com uns 100 ou 200 l/h, dependendo do modelo UV que quiseres...

 

o sítio mais barato que eu conheço onde compras isto é na ebay alemã, numa das lojas ebay (ou seja, novo com garantia), o de 9W custa 49+10 de portes. E os portes não aumentam se comprares mais coisas junto. Numa encomenda de 100 euros, poupa-se outro tanto relativamente aos preços daqui (em novo claro, em segunda mão no oferta arranjas em boa conta)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esterilizador UV e Medidor/Controlador pH, quais recomendam? É para um aquário de 200 litros porém gostaria que desse um dia para aplicar a um aquário maior até tipo 400 ou 600 litros.

 

UVs vi uns da JBL relativamente acessíveis, desde 5W. Para aplicar na saída de um filtro externo com cerca de 700 l/hora dá? Ou será melhor aplicar uma bomba de água dedicada ao UV?

 

Em termos de medidores com controlo pH estou em dúvida entre Milwalkee e American Marine Pinpoint. Recomendam?

 

 

Sò te vou recomendar o esterilizador de UV porque sei que são versáteis.

UV

 

Quanto ao medidor\controlador de PH só te controla o PH se estiver ligado a um sistema de CO2.

 

Cumprimentos

logoah7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

queres ficar com UV para o que der e vier? então vê a JBL 36W na www.aquaristic.net que te custa menos que a de 18W em Portugal.

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/7c1...l%20UV-C%2036W/

eu comprei uma à 2 semanas atras e estou super satisfeito com ela...já tinha algumas a trabalhar mas esta zapa algas e bicheza como nenhuma outra.

e dependendo do que pretendes da uv assim podes usar o caudal de saida do filtro ou uma bomba exclusivamente para a uv...ou seja...se queres acabar com algas e ter agua super clara...podes usar a uv a saida do filtro...se queres para alem disso tambem proteger os peixes destruindo virus, bacterias patogenicas, e protozoarios, então tens que usar um caudal mais lento... entre 150 l/h e 300 l/h max. e para isso é preciso uma bomba de pequeno caudal. é assim q eu uso as minhas UVs, e associado a elas porque estão com baixo caudal normalmente ponho um tubo com resinas ou carvão.

eu uso destes http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/7c1...arbolitreactor/

que podem usar carvão mas tambem outras filtrantes quimicas. e como eu costumo dizer....a agua q sai das minhas tpas faz concorrencia à Vitalis e à Fastio.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem pessoal a única vez que utilizei um filtro uv, a ideia era acabar com as algas, foi um autentico fracasso pois imaginem que assim que coloquei o uv as algas em vez de diminuir aumentaram de tal maneira que lixaram as plantas todas.

 

Por isso pensa bem qual o motivo de colocares um uv pois é caro e nem sempre faz o que mais querias que fizesse. O meu até esta á venda aqui no forum.

 

Fica bem

Paulo

Editado por pjdm1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa, eu estava a equacionar em comprar tambem um UV para acabar com as algas, mas assim deixo-me estar quieto até ter a certeza de que não faz mal á plantas e que me acaba com as algas.

Há aí mais alguem que possa dizer algo, para não postar um tópico novo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a primeira vez que ouço dizer que a utilização de UV aumentou o crescimento de algas.

Não estou a falar por experiência própria porque ainda não montei o meu. Já o adquiri mas ainda não o utilizei.

 

Uma das regras a ter em consideração com o UV é utilizá-lo com uma bomba ou filtro de caudal muito reduzido.

No meu caso, que tenho um UV de 5W para um aquário de 150 lts, vou ligá-lo a um filtro que vai fazer entre 100 a 150 l/h.

Se o caudal for superior ao recomendado, a água passa muito rapidamente pela lâmpada e não chega a "queimar" as bactérias.

 

Nuno Mota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem pessoal a única vez que utilizei um filtro uv, a ideia era acabar com as algas, foi um autentico fracasso pois imaginem que assim que coloquei o uv as algas em vez de diminuir aumentaram de tal maneira que lixaram as plantas todas.

 

Por isso pensa bem qual o motivo de colocares um uv pois é caro e nem sempre faz o que mais querias que fizesse. O meu até esta á venda aqui no forum.

 

Fica bem

Paulo

tens a certeza que usaste uma UVC ? e tens a certeza que a lampada não tinha mais de 2 ou 3 anos de uso? é que isso que disseste só acontece por 2 razões...ou é um DYI e alguem usou uma lampada de uvas ou uvbs que só servem para bronzear mas não matam coisa nenhuma..ou então uma lampada tem que ter uma utilização superior a 3 anos a trabalhar consecutivamente para ter perdido tanta potencia que não mate nada... de outra maneira nunca te falharia.

por favor...e refiro-me a quem já leu bastantes topicos sobre UVs, deixem-se de mitos e historias e percebam de uma vez que uma UV só consegue trazer vantagens para os aquarios. não dá é (camarada Arty77 !!!) para fazer correr 700 l/h numa 8W durante 5 horas e querer ler o jornal do outro lado do aquario. Arty77 deixa essa UV que compraste a trabalhar 24/24h ligada a uma bomba q te faça 150l/h e como acho que já te disse em pelo menos umas 3 ou 4 ocasiões nestes ultimos dias...limpas essa sopita verde q tens no aquario de uma vez por todas.... ok?

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

colega PJDM1, acabei de ir ver o anuncio de venda da UV... se aquela UV veio nova para as tuas mãos, então desculpa lá mas algo teve que ser muito mal utilizado.... porque aquela 11W devidamente instalada e utilizada, limpava as algas flutuantes até de um lago com 10.000 Litros de agua e exposto à luz do sol...quanto mais as algas de uma qualquer aquario.... não devias vende-la antes de perceberes como se usa... porque por acaso aquela até é das boas.... não é chinamarquesa.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E há alguma desvantagem para aquas plantados? Do tipo de retirar alguns nutrientes necessários ás plantas... Ou algo assim.

não no dia a dia, apenas se deve desligar por umas horas na altura de fazer adubações liquidas ou tratamentos a peixes (uns dias no caso de medicações)...assim como o carvão...de resto pode estar sempre a bombar...que é assim que se matam as algas ,bacterias,virus e protozoarios indesejaveis.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço imensa desculpas ao autor do tópico por esta intromissão, mas eu tenho muitas dúvidas e já vi que aqui posso esclarece-las, então queria aproveitar.

Quem sabe até se as minhas duvidas também podem ser as de outros.

Então é assim:

Eu tenho montes de algas a aparecer do tipo teias de aranha, que tenho vindo a retirar com muita paciencia, e uma escova dos dentes. :|

Mas há uns tempos que elas se agarraram aos musgos, e aí eu não posso fazer nada, senão arranco o musgo dos troncos.

Então foi aí que vi este tipo de solução.

Há por aí alguém que já tenha tido este tipo de algas e o tenha solucionado com um UV?

E para os meus 120 litros e um jbl 500, o que aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

colega PJDM1, acabei de ir ver o anuncio de venda da UV... se aquela UV veio nova para as tuas mãos, então desculpa lá mas algo teve que ser muito mal utilizado.... porque aquela 11W devidamente instalada e utilizada, limpava as algas flutuantes até de um lago com 10.000 Litros de agua e exposto à luz do sol...quanto mais as algas de uma qualquer aquario.... não devias vende-la antes de perceberes como se usa... porque por acaso aquela até é das boas.... não é chinamarquesa.

 

Boas Peninha,

 

Sim o filtro é novinho em folha e estive a utilizar conectado a um Eheim 2213 nos primeiros dias 24 sobre 24h, se calhar foi o meu erro e digo-te que estava com problemas e passados 3 dias as plantas, tipo Limophila sessiiflora já nem se viam tal eram as filamentosas que cresceram entretanto.

Tenho noção que puderei ter utilizado indevidamente este uv mas que não fez o que estava á espera ai isso não fez muito pelo contrario.

 

Se me puderes ajudar de como devo utilizar correctamente o uv agradecia.

 

Cumprimentos

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Peninha,

 

Sim o filtro é novinho em folha e estive a utilizar conectado a um Eheim 2213 nos primeiros dias 24 sobre 24h, se calhar foi o meu erro e digo-te que estava com problemas e passados 3 dias as plantas, tipo Limophila sessiiflora já nem se viam tal eram as filamentosas que cresceram entretanto.

Tenho noção que puderei ter utilizado indevidamente este uv mas que não fez o que estava á espera ai isso não fez muito pelo contrario.

 

Se me puderes ajudar de como devo utilizar correctamente o uv agradecia.

 

Cumprimentos

Paulo

o que esteve mal foi o excesso de fluxo. arranja uma pequena bomba de 150 a 300 l/h e liga-a a essa UV e poe-na a trabalhar directamente no aqua..e vais ver em quantas horas destrois as algas flutuantes do aquario...para as filamentosas tens que fazer um tratamento anti algas para matar as q estão agarradas porque essas nao vão passar na UV e depois arranca-las das plantas com cuidado à mão. depois disto feito ligas outra vez a UV e não desligues mais... entretanto é obvio q terás q ir controlando os valores de nitratos e principalmente fosfatos .

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que esteve mal foi o excesso de fluxo. arranja uma pequena bomba de 150 a 300 l/h e liga-a a essa UV e poe-na a trabalhar directamente no aqua..e vais ver em quantas horas destrois as algas flutuantes do aquario...para as filamentosas tens que fazer um tratamento anti algas para matar as q estão agarradas porque essas nao vão passar na UV e depois arranca-las das plantas com cuidado à mão. depois disto feito ligas outra vez a UV e não desligues mais... entretanto é obvio q terás q ir controlando os valores de nitratos e principalmente fosfatos .

 

Obrigado pelas dicas vou experimentar isto pois tenho uma bomba de fraca potencia, daquelas que dá para colocar dentro do aqua.

Como não tenho plantas, as flamentozas estão é nos troncos e pedras, vou tirar os mesmos e raspar tudo.

 

Mais uma vez obrigado

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... não dá é (camarada Arty77 !!!) para fazer correr 700 l/h numa 8W durante 5 horas e querer ler o jornal do outro lado do aquario. Arty77 deixa essa UV que compraste a trabalhar 24/24h ligada a uma bomba q te faça 150l/h e como acho que já te disse em pelo menos umas 3 ou 4 ocasiões nestes ultimos dias...limpas essa sopita verde q tens no aquario de uma vez por todas.... ok?

 

:)

 

na realidade o esterilizador esteve sempre ligado a uma bomba de 150/300 l/h... bang o tempo em que esteve activa é que realmente foi entre 5 a 8 horas por dia... vou experimentar então deixá-la ligada 24/24

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com essa potencia não tens sequer de ter medo da conta da EDP. portanto força e põe fotos...ainda queria ganhar o concurso dos algarios eheheheh ajudar a concorrencia a desfazer-se das algas é uma bela estratégia.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas fotos sobre a evolução do combate às algas verdes flutuantes

 

 

29 Julho 2007

O Aqua está completamente verde e tem uma neblina do caraças:

IMG_8274.jpg

IMG_8273.jpg

:crazyeyes:

 

01 Agosto 2007

Lembrei-me de recolocar o filtro de carvão e notou-se alguma melhoria:

IMG_8276.jpg

IMG_8282.jpg

:blush:

 

03 Agosto 2007

24 horas de UVC e o aqua ficou óptimo, algas foram resolvidas e a água está óptima

IMG_8292.jpg

:multi:

 

 

04 Agosto 2007

Após 48 horas de UVC. A água continua óptima, está praticamente cristalina, aqui as fotos não fazem jus, ao vivo é impressionante, está mesmo lindo o aquário agora (em termos de água claro, pq tenho de fazer uma remodelação geral nas plantas).:

IMG_8318.jpg

IMG_8349.jpg

cheers

 

Fiquei rendido ao UVC

 

8)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, aproveito também este tópico para fazer uma perguntinha.. comprei agora um esterilizador UV e não sei se ei de o utilizar à saída do filtro ou numa bomba de água.. Se o colocar no filtro há hipóteses de também acabar com parasitas e companhias, se regular para um caudal mais fraco? (o meu filtro é um filtro externo tetratec EX600) Queria acabar com algas, que insistem em habitar nas tubagens e vidros! Mas por outro lado queria prevenir doenças dos peixes!

 

Aguardo Conselhos!

 

PS- O esterilizador é de 5W, o meu aqua é de 70L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vewinhah,

 

Esse filtro tem um fluxo de aproximadamente 600 litros/hora. O ideal para um UVC é um que fique entre 150 ou 300 litros/hora no máximo. No meu caso comprei um Eheim Compact 300, que é uma bomba submersível para aquário que permite esse fluxo mais reduzido. Depois basta um cabo de 12/16mm para ligar da bomba ao esterilizador e outro cabo para ligar a saída do esterelizador novamente para o áqua. Testa bem se está tudo montado ok depois deixa o esterelizador a funcionar durante 24 a 48 horas non-stop e verás o resultado magnífico.

 

 

Pessoal, aproveito também este tópico para fazer uma perguntinha.. comprei agora um esterilizador UV e não sei se ei de o utilizar à saída do filtro ou numa bomba de água.. Se o colocar no filtro há hipóteses de também acabar com parasitas e companhias, se regular para um caudal mais fraco? (o meu filtro é um filtro externo tetratec EX600) Queria acabar com algas, que insistem em habitar nas tubagens e vidros! Mas por outro lado queria prevenir doenças dos peixes!

 

Aguardo Conselhos!

 

PS- O esterilizador é de 5W, o meu aqua é de 70L

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vewinhah,

 

Esse filtro tem um fluxo de aproximadamente 600 litros/hora. O ideal para um UVC é um que fique entre 150 ou 300 litros/hora no máximo. No meu caso comprei um Eheim Compact 300, que é uma bomba submersível para aquário que permite esse fluxo mais reduzido. Depois basta um cabo de 12/16mm para ligar da bomba ao esterilizador e outro cabo para ligar a saída do esterelizador novamente para o áqua. Testa bem se está tudo montado ok depois deixa o esterelizador a funcionar durante 24 a 48 horas non-stop e verás o resultado magnífico.

 

Ok vou fazer isso mesmo! Essa bomba eheim é muito cara?

Então quer dizer que não vale a pena ligar o esterilizador ao filtro.. se eu utilizar então a tal bomba de água acaba por fazer o mesmo efeito certo? Acabar com algas, parasitas, e ter água cristalina!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas fotos sobre a evolução do combate às algas verdes flutuantes

29 Julho 2007

O Aqua está completamente verde e tem uma neblina do caraças:

 

01 Agosto 2007

Lembrei-me de recolocar o filtro de carvão e notou-se alguma melhoria:

 

03 Agosto 2007

24 horas de UVC e o aqua ficou óptimo, algas foram resolvidas e a água está óptima

 

04 Agosto 2007

Após 48 horas de UVC. A água continua óptima, está praticamente cristalina, aqui as fotos não fazem jus, ao vivo é impressionante, está mesmo lindo o aquário agora (em termos de água claro, pq tenho de fazer uma remodelação geral nas plantas).:

 

cheers

 

Fiquei rendido ao UVC

 

:D

 

eheheh então desculpa lá eu ter insistido... mas como viste, bem usada uma UV é potente... cheers

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vou fazer isso mesmo! Essa bomba eheim é muito cara?

Então quer dizer que não vale a pena ligar o esterilizador ao filtro.. se eu utilizar então a tal bomba de água acaba por fazer o mesmo efeito certo? Acabar com algas, parasitas, e ter água cristalina!

 

A bomba Eheim custou uns 14 euros e talvez haja lojas em que se consiga mais barato uns euritos.

 

Se for apenas para clarificar a água podes ligar ao filtro exterior, pois o caudal de água não é muito relevante.

 

Mas se quiseres que o UVC destrua as bactérias más e outras impurezas, pelo que sei o ideal é um caudal o mais baixo possível, no máximo 150 a 300 litros/hora e idealmente tipo uns 50 l/h :D Por isso, essa bomba ou de outra marca com baixo caudal, resolve na boa os dois objectivos.

 

Boa sorte e depois coloca tb aqui fotos

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh então desculpa lá eu ter insistido... mas como viste, bem usada uma UV é potente... :D

 

De facto, quando eu a deixava ligada 5 ou 6 horas não notava melhorias. Quando ficou ligada de um dia para o outro foi uma surpresa muito agradável. cheers

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.