120l Lowtech And Discos 2008.02.28


Recommended Posts

Boas,

 

Ainda a obra não está feita e já avanço com o projecto...

 

Desisti dos mbunas que tinha num áqua de 120l, não por não gostar dos peixes, mas sim por haver uma forte incompatibilidade com as plantas.

Como sabem é preciso alguma litragem para conforto desta espécie, como 120L era muito pouco para os peixes que possuía, achei melhor cedê-los e recomeçar algo de novo.

 

Não fugindo ao "verde", porque um áqua sem plantas é como um jardim sem flores... Vou avançar com mais um plantado em 100x30x40, mas desta vez sem grandes manutenções e equipamentos de topo!

A ideia é reproduzir discos e ramirezis, por isso além de um casal de cada e mais um L007b Vampire pleco, Leporacanthicus cf. galaxias (licença para limpar) não devo meter mais nenhuma fauna... a não ser que seja mesmo necessário (corys).

 

Aqui vai o setup:

 

Dimensões: 100x30x40

Filtragem: Interna - mecânica e biológica com bomba 1000L/h

Temperatura: 26º-28º

Iluminação: 25w T8 (talvez adapte mais uma lâmpada de 25w)

Co2: DIY 24h (apenas para acidificar a água, manter pH a 6.5)

 

Substrato: 15L Akadama Especial (Especial agradecimento á Horizonte aquático, rápido e eficaz...Serviço 5*)

Plantas: Microsorum Pteroptus, Microsorum Minor, anubias nana e Vesicularia dubyana

 

Decoração: Pedras de xisto ou basalto e Troncos

 

Para já é tudo... Fotos para breve!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 130
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

À vais lá, vais!

 

Não tarda nada, começas a montar uns cubinhos de 50 cm e para decoração colocas um cone! cabecadura

 

Para quê o intermédio??!! Deixa-te disso e começa logo a montar uns cubos... bigsmile Já sabes onde vais parar!!!

 

lololololol Estou a reinar...

 

Pelo menos uma coisa é certa, vai sair outro grande aquário!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À vais lá, vais!

 

Não tarda nada, começas a montar uns cubinhos de 50 cm e para decoração colocas um cone! bigsmile

 

Para quê o intermédio??!! Deixa-te disso e começa logo a montar uns cubos... help Já sabes onde vais parar!!!

 

Ai cubos... não tenho espaço! Só se os meter no terraço cabecadura

 

Mas ao ponto a que eu cheguei.... Um áqua com couves para criar discos! Lá está, não foi por falta de avisos...

 

Abraço,

 

Filipe

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, tava a ler e pensar em fazer o mesmo. Claro que nunca ficará nem por sombras grande coisa. O tempo anda curto e vai ser mesmo reciclar o material encostado. Vamos ver o que sai.

 

Setup do meu

 

Aqua de vidro feito em casa 70x35x35

fetos de java, anubias e valisnérias

co2 caseiro

areão vulcânico e xistos.

filtro interno de 3 etapas

temperatura +/- 28º

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai cubos... não tenho espaço! Só se os meter no terraço bigsmile

 

Mas ao ponto a que eu cheguei.... Um áqua com couves para criar discos! Lá está, não foi por falta de avisos...

 

Abraço,

 

Filipe

 

 

Filipe pões os cubos na mala do carro, assim sempre tás de olho neles cabecadurahelp

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está quase... Mais uns retoques aqui e ali isto vai!!!

 

20070511.jpg

 

O setup era só para enganar ;)

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu mudava só o 3º vaso azul um pouco mais para a esquerda e fica.......perfeito ;)

 

 

Ganda maluco, achas que alguém acredita que vais ter isso durante muito tempo só com 25W #food

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas filipe!

o bicho das solhas pegou mesmo duro...;)

mas se queres uma opnião pessoal,misturar discos para criar com ramirezis não é muito fiavel..vou tentar explicar porque.

Os discos são bons pais, cuidam dos filhos e dos ovos ate eles começarem a nadar a volta deles,mas nessa altura num aquario comprido como esse e com plantas,os filhos vão ter tendencia para se afastarem um pouco dos pais e nessa altura lá estarão os ramirezis para os "papar".digo isto porque já me aconteceu varias vezes e assisti a tudo com vontade de matar os rams ;) .

 

força nisso e abraço

carlos loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

..misturar discos para criar com ramirezis não é muito fiavel..vou tentar explicar porque.

Os discos são bons pais, cuidam dos filhos e dos ovos ate eles começarem a nadar a volta deles,mas nessa altura num aquario comprido como esse e com plantas,os filhos vão ter tendencia para se afastarem um pouco dos pais e nessa altura lá estarão os ramirezis para os "papar".digo isto porque já me aconteceu varias vezes e assisti a tudo com vontade de matar os rams cabecadura .

 

Se o dizes não há nada como a experiência! Por isso acho que vou apenas manter o pseudo casal de Discos e ver o que acontece...

 

Depois de uma tarde bem passada e uma valente dor de costas... Eis que saiu qualquer coisa!

 

Sei que não é um áqua igual aos que já montei muito devido ás condicionantes dos equipamentos, mas acho que até ficou razoável...

 

Aqui fica um preview:

 

20070513c.jpg

 

Aqui vai o setup:

 

Dimensões: 100x30x40

Filtragem: Interna - mecânica e biológica com bomba 1000L/h

Temperatura: 26º-28º

Iluminação: 25w T8 (talvez adapte mais uma lâmpada de 25w)

Co2: DIY 24h (apenas para acidificar a água, manter pH a 6.5)

 

Substrato: 15L Akadama Especial (Especial agradecimento á Horizonte aquático, rápido e eficaz...Serviço 5*)

Plantas: Microsorum Pteroptus, Microsorum Minor, anubias nana e Vesicularia dubyana

 

Decoração: Basaltos e Troncos

 

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Parabéns cabecadura , como sempre todas as tuas montagens High-tech o Low-Tech ficam espéctaculares.

 

Essa Microsorum é que nunca mais a vais ver com folhas desse tamanho. Pelo menos a minha experieência diz-me isso, se acontece a todos ou não, não faço ideia. Com PH's mais baixos o crescimento é mesmo minimo, o que para o que prentedes acho que vai ser óptimo.. As minhas apareceram num tronco que tinha de uma montagem anterior, esteve cerca de um mês fora de água, tinha retirado toda a planta do tronco. Passados 6 meses do tronco estar no aquário, começaram a aparecer umas folhas, ao fim de mais de 4 meses ainda não cresceram mais de 10cm.

Continua com os updates, quando isso tiver a peixada vai ficar demais biggrin

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

É gira a ideia.

Mas creio que vais ter de aumentar o termostato desse aquecedor.

26-28 para reprodução de discus não vai dar.

Upa, upa para os 30-32 e se as plantas não gostarem que se lixem.

Não que saiba por experiência própria, mas apenas pelo que tenho lido aqui.

Boa sorte com esse casal.

Abraço.

PBL

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe! cabecadura

 

Sinceramente, podes fazer bem melhor que isso...

 

Parece que caiu lá tudo dentro, está um bocado furacão isso...

 

Claro que o aquário até está bem girinho...mas para o "dono" que tem , esperava mais um bocadinho... bigsmile

 

Depois aquele ramo central também 'no mi gusta'...tá ali um bocado espetado p'ra cima...

Também acho que ganhavas se agrupasses as anúbias cá em baixo, a cobrir os dois focos, o direito e o esquerdo...

Uma coisa que me chamou à atenção é que os dois lados estão muito engraçados, depois uma pessoa olha para o meio e tá tudo atafulhado! bigsmile Não se percebe muito bem o que pretendes com a parte central...

 

De resto até está girinho como te disse anteriormente, apenas esperava um pouquinho mais...(preferi o que fizeste para a tua sobrinha)

Mas vou esperar a evolução do bicho porque sei que acabas sempre por surpreender, no inicio não curtia do aqua dos discus e agora, já gosto muito do aspecto.

Mas tenho saudades daquelas tuas montagens como o lake, ou o the river, em que exploravas mais a combinação plantas/Pedras/troncos...

 

 

Vá, grande abraço pá! e espero que tenhas muitos ovinhos...ehhehhehehe

 

Bernardo Gordo biggrin

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe biggrin .

 

O teu aqua ate está bem bonitinho, mas tb sou de acordo que aquele tronco ali no meio está um bocado mal.

Mas de resto está simples e engraçado.

Boa sorte cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem

Para Lowtech tá muito higttech cá para mim.

Parabens Filipe tá muitoimpec mesmo.

Onde compras-te os basaltos. Num foi na loja habitual.

 

Abraço e parabens

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bernardo, se este áqua fosse como o da minha sobrinha dava pulos de contente... Este penico tem uma trave a meio bem larga que condiciona todo e qualquer movimento na colocação do hardscape. Trabalhar com 30cm de fundo não é nada fácil, até o meu áqua de 60L é mais fundo! Já para não falar que não tive opção de escolha dos troncos... era o que havia!!!

O tronco que falas vem da direita até ao centro, é muito grande!!! Se o cortasse não conseguia segurá-lo dentro do áqua, ficou ali encostado ao vidro mesmo para não flutuar...

Qualquer das formas este áqua não foi pensado ao pormenor; mas também não atirei as coisas lá para dentro bigsmile se o tivesse feito se calhar ficaria bem melhor!

Agora é deixar crescer... no Syrah o musgo também não ia crescer... blá, blá, blá... e no entanto ficou como ficou...

 

Carlos, os calhaus comprei num horto na Maia... e bem baratinhos :wink:

 

Aqui vão mais umas fotos!

 

20070513_1c.jpg

 

20070513_2c.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não sei porque mas acho que daqui vai sair mais um daqueles para recordar mas a seu tempo se verá.

Agora esse L (axo que é assim ) da 1ª foto é lindoooooooooooooo pena nao se encontrarem com facilidade peixes assim á venda já que normalmente o que se vê sao os normais pleucostromos (deve estar mal escrrito mas enfim).

Estou curioso agora é de ver os discos ai dentro desse novo menino.

 

Abraço

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe. Olha, faço de minhas as palavras do Ricardo: já vi começar por muito menos...os sacanitas agarram-nos, não é??

 

Um conselho e um reparo:

- Para tentares a reprodução, o mais aconselhável seria não colocares mais nenhum animal dentro do aqua - os L's costumam andar escondidos durante o dia, mas à noite o aqua é deles, e isso irá, quase de certeza, influênciar o comportamento dos discus, pois para eles, aquando dessa fase, tudo o que mexa é uma possivel ameaça a eles, ou à sua 'criação'. E vai daí, papam os putos. Não quero com isto sentenciar desde já o que se irá passar aí: hà discus e discus, casais e casais... e o teu hipotetico casal, eventualmente, conseguirá levar adiante a empreitada, mas que tens fortes probabilidades do contrário, tens.

 

26-28 para reprodução de discus não vai dar.

 

Hummm, nunca falamos de reprodução (de discus, ó mente perversas :x ), meu amigo, estou a ver... ;)

 

A temperatura ideal é mesmo essa, se quiseres usa como 'balizas' os 27/29ºC e como 'target' os 28 ºC.

 

Filipe, qualquer dúvida já sabes, manda vir que os agarrados das solhas estão cá para te apoiar 110%...

 

Abraço

Fausto

Editado por Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, nunca falamos de reprodução (de discus, ó mente perversas :x ), meu amigo, estou a ver... ;)

A temperatura ideal é mesmo essa, se quiseres usa como 'balizas' os 27/29ºC e como 'target' os 28 ºC.

Lá meti água.

Também, "quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão".

Abraço

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olá Filipe. Olha, faço de minhas as palavras do Ricardo: já vi começar por muito menos...os sacanitas agarram-nos, não é??

Não foi por falta de avisos.. não foi não!!! Agora que estou metido é andar para a frente... :lol:

 

Um conselho e um reparo:

- Para tentares a reprodução, o mais aconselhável seria não colocares mais nenhum animal dentro do aqua - os L's costumam andar escondidos durante o dia, mas à noite o aqua é deles, e isso irá, quase de certeza, influênciar o comportamento dos discus, pois para eles, aquando dessa fase, tudo o que mexa é uma possivel ameaça a eles, ou à sua 'criação'. E vai daí, papam os putos. Não quero com isto sentenciar desde já o que se irá passar aí: hà discus e discus, casais e casais... e o teu hipotetico casal, eventualmente, conseguirá levar adiante a empreitada, mas que tens fortes probabilidades do contrário, tens.

Hummm, nunca falamos de reprodução (de discus, ó mente perversas :bad-words: ), meu amigo, estou a ver... :(

Acho que meti água... Eu tenho este L07 há 1 ano e meio e custou-me um pouco mandá-lo embora!

Como raramente vejo o gajo, anda sempre escondido entre troncos e pedras, pensei que não seria problema muito mais quando o gajo raramente e para não dizer nunca, o vi na frente do áqua. A foto que meti no tópico deu para tirar porque tinha acabo de o meter no áqua...

Mais tarde quando colocar o 1º casal (se existir... eu acho que sim!!) então verei o que vai acontecer. Aliás as 1ªs posturas são mesmo para afinar... o que interessa é que se sintam bem e á vontade para desovar, depois vejo o que fazer.

 

Filipe, qualquer dúvida já sabes, manda vir que os agarrados das solhas estão cá para te apoiar 110%...

Outra coisa não seria de esperar!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do Fausto!

 

Acho que é um grande desafio reproduzir Discus num habitat idêntico ao natural! Ouvi dizer, mas sem certezas, que o LDA25 é muito bom para estar com os Discus em reprodução, porque não os incomoda e faz as tarefas "caseiras".

 

Na minha opinião, acho que deverias usar umas plantas de superfície em determinadas zonas do aquário, do tipo Salvinias, para dares-lhes zonas de protecção!

 

Já sabes que não vais poder usar muita luz e atenção às correntes e filtro. A entrada do filtro tem que estar vedada a formigas... bébés!

 

Qualquer dúvida, call Discófilos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Então como vai isso?

Já era tempo de eu cá passar para dizer qualquer coisa...

Apezar de tudo ... acho que o aqua de 60l que montaste à pressão com quase os mesmos materiais/plantas no "woorkshop" do Encontro Nacional de Estudantes de Biologia estava melhor :D ... 'puchando um pouco a braza à minha sardinha' :-D

Mas estou a gostar de ver este "Regresso ao passado" ou "origens" lol ...isto é, do desenvolvimento deste "low-tech"...se é que podemos chama-lo assim! bigsmile

 

Cumprimentos,

António Godinho

 

P.S.: Ainda não tenho fotos do dito aquario...mas assim que as FINALMENTE conseguir arranjar mando-te-as!!! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Prometo que brevemente coloco umas fotos!

Não é que este áqua tenha parado no tempo... mas como uso pouca, muito pouca luz... o seu desenvolvimento é muito lento.

Como alguém já tinha aqui referido, eu não ia aguentar muito tempo apenas com esta Luz, então estou a aguardar que chegue a calha que encomendei!

Assim que tenha a calha 3x39w (com opção de ligar apenas 39w, 78w ou 117w) coloco novas fotos ;)

E talvez surjam mais algumas novidades castanhas.... pode até nem ser já!!! Mas que estão para breve lá isso estão!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Prometo que brevemente coloco umas fotos!

Não é que este áqua tenha parado no tempo... mas como uso pouca, muito pouca luz... o seu desenvolvimento é muito lento.

Como alguém já tinha aqui referido, eu não ia aguentar muito tempo apenas com esta Luz, então estou a aguardar que chegue a calha que encomendei!

Assim que tenha a calha 3x39w (com opção de ligar apenas 39w, 78w ou 117w) coloco novas fotos ;)

E talvez surjam mais algumas novidades castanhas.... pode até nem ser já!!! Mas que estão para breve lá isso estão!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Não te esqueças que os Discus necessitam de zonas muito sombreadas para se sentirem confortáveis. Eles não gostam de luz em excesso, antes pelo contrário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais