Raias


severum

Recommended Posts

  • Replies 326
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

As boas noticias ;) são que o Brasil vai abrir as portas à captura de raias de água doce, sendo no máximo 20.600 raias por ano.

 

As más noticias :sign_welcome: são que a quantidade é diminuta e os mercados asiáticos deverão ficar com a maior fatia, fazendo com que os preços não sofram grandes alterações, na minha opinião.

 

Na minha opinião trocas-te o Boas noticias com Más noticias...

 

Como é que capturar animais e coloca-los num local confinado pode ser boa noticia?

 

Obviamente que gosto de peixes mas tenho preferência por aqueles que já nasceram em cativeiro do que capturar um que vivia muito mais saudável no seu habitat natural.

 

Noutras noticias, a NATURLINE tinha uma raia para venda... Não sei se poderás estar interessado ou não, mas fica a noticia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião trocas-te o Boas noticias com Más noticias...

 

Como é que capturar animais e coloca-los num local confinado pode ser boa noticia?

 

Obviamente que gosto de peixes mas tenho preferência por aqueles que já nasceram em cativeiro do que capturar um que vivia muito mais saudável no seu habitat natural.

 

Noutras noticias, a NATURLINE tinha uma raia para venda... Não sei se poderás estar interessado ou não, mas fica a noticia.

 

O problema é que para adquirires animais de cativeiro alguém teve que capturar animais selvagens para os reproduzir. No caso das raias, os muito poucos que o fizeram, estão a ganhar fortunas.

 

Mas não faz parte da minha educação alimentar este género de polémicas. Existem muitos tópicos sobre este tema onde poderás exprimir a tua opinião.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

As raias continuam bem?

 

O piqueno está a crescer? o que é que ele come?

 

Cumps,

João

 

Olá João.

 

O pequenito ainda está vivo, mas não come :music_singguitar:

 

Segundo alguns gurus da coisa não se vai safar :doofywave:. Parece que é prematuro :whocares:. O saco vitelino é muito grande o que indicia ser prematuro. O stress por vezes origina estes casos.

 

Mas como é Natal, a esperança é a última a morrer :thumbup3:

 

Feliz Natal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade. Isto é tudo muito novo para mim. Nunca tinha visto nenhuma raia recém nascida ao vivo. Sempre por fotos e em fóruns. Portanto isto é tudo novidade. A excitação é imensa sobretudo por saber que estas coisas nunca acabam bem e neste caso sobreviveram ambos até este momento.

 

A pessoa que encomendou este casal, que é um membro deste fórum, é que terá que aguardar um pouco mais. Mas ele já sabe :x-mas:

 

Obrigado :lol:

 

 

Boas,

 

Antes de mais queria agradecer ao Alberto Gil por me ter dado a oportunidade de entrar nesta "maluqueira".

Eu com a ajuda e conselhos do Gil escolhi um casal da Red Reticulatus e mais uns peixitos...Depois da chegada dos peixinhos e raias o Gil ligou a contar o que se tinha passado e combinar a minha ia a casa dele para ir buscar as minhas raias...estava todo radiante e ao mesmo tempo preocupado pois tinhamos saido "o brinde no bolo rei", depois do Gil me explicar a situação e me informar dos conselhos dos experts e importador, não podiamos de maneira alguma submeter as raias a mais uma viagem de 300km até porque depois do parto tanto a mãe como a cria não deviam ser mudadas nos proximos 3/4 meses.

Assim decidimos que o Gil ficava com este casal e respectiva cria, pois estão em casa dele e não devem de maneira alguma ser mudadas e se deveriam serem mantidas por alguem com muito cuidado, atenção e experiencia... essa pessoa só podia ser o Gil e nunca eu.

Como já disse ao Gil eu fico como padrinho da cria...e como estamos em epoca de natal...as coisas vão correr pelo melhor.

Tambem nunca ninguem diria que elas chegassem as duas vivas...

 

Força Gil :priere: . Cuida bem da minha afinhada...não vai ser facil. :idea2::lol:

 

Eu aguardo pela segunda remessa, sem problemas. :silly:

 

Cumprimentos.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é apesar de todos os esforços a pequenina continua sem comer :transport027:

 

É impressionante como ainda está viva. Já nasceu há pelo menos 12 dias.

 

A mãe também não come ;). O stress deve ter sido imenso.

 

A ver vamos. A esperança é a última a morrer, mas...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São LINDAS!!!!!

 

Começo a ter umas ideias...mas para agora não pode ser nada!!!

 

Felicidades para elas sobretudo para o pequeno!!

 

Já pensaste em ultima instancia fazer-lhe uma ingestão forçada de uma papa proteica? Isto se a morte fôr devida a falta de nutrientes , se fôr por prematuridade dos orgãos...

 

Liga para os tipos do Oceanário ou do ZooMarine pode ser que te dêem uma ajuda de ultimo recurso.

 

Mas eu sou leigo na matéria, se isto fôr uma asneira grande, não ligues.

 

Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é apesar de todos os esforços a pequenina continua sem comer :puppydogeyes:

 

É impressionante como ainda está viva. Já nasceu há pelo menos 12 dias.

 

A mãe também não come :thumbdown2:. O stress deve ter sido imenso.

 

A ver vamos. A esperança é a última a morrer, mas...

 

Abraço

 

 

Olá!

 

Há alguma coisa que elas sejam 'doidinhas' por comer? comida viva? comida podre? ???

Desculpa a ignorância.

 

Posso arranjar caracóis e alguns peixinhos (ainda me matam, mas na natureza está sempre alguém a comer alguém)

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos ;)

 

Realmente a ingestão forçada é uma opção, apesar de ser um animal muito pequeno ainda. Neste momento não me parece uma boa ideia fazê-la pois ainda tem um bocado do estômago escuro. A sensação que tenho é que visto ser prematuro os órgãos não estão a funcionar correctamente :sunbathing:

 

Pode ser que com mais um tempo consiga recuperar. Acho dificil mas...

 

Entretanto estive a falar com um amigo biólogo que me transmitiu que a intubação para ingestão de alimentos tem mais riscos que beneficios, sobretudo num animal tão pequeno. O perigo de provocar danos internos é imenso.

 

Elas, em principio, são doidas por minhocas ;)

 

Mas, por enquanto nada. As Reticulatus e Red Reticulatus são conhecidas por stressarem muito facilmente. A maior parte das mortes nesta espécie são devidas a este facto :doofywave:

 

Neste momento estão sozinhas num aquário de 1200l e com as luzes desligadas. Já adicionei sal e agora é esperar pacientemente e insistir com comida.

 

João, obrigado pela tua oferta. Muitos dos animais selvagens que colocamos nos nossos aquários só comem alimentos vivos. Minhocas, caracóis, caranguejos e peixes. Isso é muito comum. E levam alguns meses até se conseguir que se alimentem de granulados e flocos. Em todos os aquários onde mantenho raias costumo ter alguns peixes para alimentação. E só por ignorância é que que alguém te quererá "matar". Um dos truques que se costuma usar quando se vai de férias, por tempo prolongado, é este mesmo. Colocar alimento vivo nos aquários.

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora mais informação sobre os animais selvagens que têm sido capturados no Brasil.

 

Era esperado que com o descongelamento das quotas de captura e venda de raias brasileiras os preços diminuissem.

 

Pois bem, neste momento o que se está a passar é precisamente o inverso. O valor das raias selvagens continua a subir. Chegaram à Europa algumas raias pretas selvagens, com todos os riscos inerentes a este facto, com valores absurdos. Entre os 6.000€ e os 10.000€ :sunbathing: . São animais lindos mas com preços loucos.

 

Os mercados asiáticos estão a comprar tudo o que podem.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os preços são de meter os olhos em bico!!!!EHHEHEEEHEHE!!!! Desculpem mas não resisti!!!

 

Abraço

 

Alberto

 

Se puderes envia-me o preço por mp de uma casal de reds reticulatos para eu começar a chorar-me.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que não há problema se colocar aqui o valor em que ficou, nesta importação, cada uma. Se houver, alguém que apague o valor.

 

Foram 72€ por animal mais 56€ pelo transporte. Ou seja 72x2=144 + 56x2=112. Portanto 256€ o casal.

 

Atenção que estas vieram com um tamanho fantástico e, como puderam constatar, já adultas. Para estarem com este tamanho terão, no minimo, 2 anos. Logo o preço foi muito bom. Se fossem mais pequenas teriam vindo duas num saco e o custo teria sido inferior. Mas prefiro assim :arrow:. Em teoria sendo maiores serão mais resistentes e mais facilmente se adaptam ao novo aquário. A fêmea é que sofreu um trauma maior e a coisa está mais complicada.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gil... esses preços foram muito simpáticos quando comparados aos preços a que chegam alguns exemplares.

 

Quanto à raia pequena, ela ainda tem o saco vitelino, ou já o perdeu?

 

Quanto à venda para os mercados orientais, não me surpreende! De facto, muito do que é capturado na América vai prioritariamente para a Ásia onde são feitos "grandes investimentos" - ou seja, poças grandes de água - para reproduzir as espécies... mais dia menos dia, graças a essa política de exportação, ficam sem mercado para os exemplares selvagens porque os orientais põem raias de cultura na Europa a preços que não permitem concorrência... é o que dá não terem que ser pagos certificados veterinários, tem o ambiente ideal e trabalho escravo com fartura!

 

Abraço e boa sorte com as raias...

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gil... esses preços foram muito simpáticos quando comparados aos preços a que chegam alguns exemplares.

 

Também acho :character0050:. Por isso é que me meti nesta importação maluca. E já estou a pensar na próxima, eheheheh.

 

Quanto à raia pequena, ela ainda tem o saco vitelino, ou já o perdeu?

 

O saco vitelino já foi. Agora resta esperar e fazer os possiveis para que comece a comer. Mas parece-me dificil :discuss_gathering:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente as raias vieram com tamanhos muito bons , tal como tinhas dito ,agora ve se vou buscar as raias para a semana, tou louco por telas cá

 

As tuas estão impecáveis. A comer que nem umas loucas :yb668:. Ainda por cima tens bónus. Pague Motoros normais e leve Marble Motoros, LOL. Que eu tenha conhecimento são as primeiras Marble Motoro por cá :)

 

Cá te espero.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá nisso tás certo , mas tou mesmo desejoso de ver o meu/teu :techi: macho ,pois pelas fotos ele é espetacular

 

É sim senhor. Um bicho enorme e lindo. A comer que nem uma besta :)

 

Foi pena ter sido um engano, pois se fosse uma fêmea o meu macho ia adorar ;)

 

Mas o azar de uns é a sorte de outros, que ficam com raias fantásticas a preços de saldo :)

 

Para o mês que vem há mais, e pode ser que os gajos não se enganem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa se estou a ser ignorante, mas acontece com várias espécies da animais (peixes e não só), eles nascerem com saco vitelino e alimentarem-se dele, iniciando a sua alimentação per' os só após o vitelo de nutrição ser todo absorvido. Isso não poderá acontecer com as raias? É estranho manter-se tanto tempo sem se alimentar e manter-se viva.

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa se estou a ser ignorante, mas acontece com várias espécies da animais (peixes e não só), eles nascerem com saco vitelino e alimentarem-se dele, iniciando a sua alimentação per' os só após o vitelo de nutrição ser todo absorvido. Isso não poderá acontecer com as raias? É estranho manter-se tanto tempo sem se alimentar e manter-se viva.

 

Não estás nada a ser ignorante. É isso mesmo.

 

Normalmente as raias nascem com saco vitelino. Só que esta, sendo prematura, nasceu com um saco vitelino maior do que é normal. Por isso tem estado viva este tempo todo. Neste momento o saco vitelino foi consumido e ainda não a vi comer. Já se começam a notar os ossos pontiagudos junto à cauda, o que não é nada bom sinal :(

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gil,

 

Parece que a "nossa menina" não está se portanto bem...parece que estas a desanimar "rapaz".

Enquanto houver vida tem que haver esterança, amigo. Sei que por mais que eu escreve não vai alterar o teu descontentamento.

Força Gil, não desistas agora.

 

Um abraço e boa sorte com a nossa menina.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais