hmyxis

Membro
  • #Conteúdo

    150
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por hmyxis

  1. Ok. Questionei porque também comecei a reparar nessa sujidade desde que introduzi uns ancistrus. Limpam os troncos, mas acabam também por sujar mais o fundo do aquário com detritos.
  2. Boas! Mantive a 32ºC durante a quarentena, depois fui baixando ao longo do tempo e mantive entre os 28-30º (nunca abaixo dos 28º). Cumps!
  3. Muito bom o filme! Conheci o Simon no forum do Finarama. Estão lá as primeiras desovas que ele conseguiu. É um pioneiro! Aprendi coisas muito interessantes com ele e com o Edgar Ruiz. Obrigado pela partilha rikardo!
  4. Nunca me aventurei por essas águas. Apenas sul-americanos. Se surgir a oportunidade e estiveres interessado em discus F1, apita! Abraço! Usava folhas de amendoeira da Índia. Se te referes às plantas das fotos, são Nymphaceas (Nymphaea lotus, etc.).
  5. De momento só tenho discus selvagens num de 840L, um F1 e outros F's nascidos cá. Mantenho a tentação dos altuns, mas o tempo também é pouco para manter dois aquários (se voltar a ter altuns é noutro aquário só para eles). Quem sabe, um dia mais tarde.
  6. Sim, isso tudo que referes é verdade. Achei curioso a tua comparação com os discus. Costumo aconselhar o pessoal a ganhar experiência com os discus selvagens e aí sim, depois tentar os altuns. É preciso um bom investimento (osmose, UV, um bom aquário, turfa, etc.) e uma boa dose de paciência.
  7. Rui Cardoso, tens altuns? Como tem sido?
  8. Também me parece que possa ser isso.
  9. Parece-me bem. São muito viajados! Lol! Nesse caso pergunta os parâmetros da água a que são mantidos e trata de arranjar o aquário com os mesmos parâmetros. Arranja umas folhas de amendoeira da india que eles gostam. É preferivel fazer sempre quarentena antes de os introduzires no aquário principal.
  10. Se isso é o preço de entrega directa sem quarentena feita, acho-os caros. Esses da ultima encomenda que comprei, foram baratos, novinhos mas já com tamanho razoável, uns já grandotes. Por 70-80€ compra-se quarentenados na Alemanha, através da aquoporto. Certifica-te disso. Contacta a aquoporto para ver que preços é que eles te fazem.
  11. Podes ver na lista da colômbia aqui: http://fixexotic.com/node/67 Nunca mais foi actualizada. Já não fazem destas encomendas, com muita pena minha. O preço deles nessas importações que pessoal vai fazendo da colômbia varia entre os 30-40€. Foi mais ou menos o preço que paguei nas duas 1ªas vezes que comprei. Esses estavam a um preço mesmo muito fixe. Duvido que se volte a conseguir. Depois diz a quanto consegues arranjar, sff, para ter uma ideia de quanto custam agora.
  12. Já lá vai o tempo, mas obrigado! Gosto de F1's, se forem criados por mim Agora a sério, só não aprecio muito os F1's que por vezes aparecem à venda porque se especula que não resultam do cruzamento de verdadeiros altuns. Hás-de reparar em fotos que surgem em defeitos nas riscas e que não assumem realmente a forma e o tamanho dos altuns. Tu percebes de genética?Consegues explicar porque surgem essas alterações nas riscas dos F1? É uma área que não percebo muito, mas também não faço por isso. Aprecio muito os verdadeiros altuns, do rio atabapo. Considero-os dos peixes mais bonitos. Estes sim, são um desafio reproduzir. O quanto adorava ter F1's destes! Um abraço!
  13. Não sabia que já tinham reproduzido por cá. Não se ouviu falar por aí. Os progenitores eram selvagens ou F1? A não ser que tenha sido altuns peruensis, ou altuns do peru, mas isso não são altuns, são escalares. São fáceis de reproduzir. Tens de convidar o teu amigo a partilhar a experiência dele. Aconselho ao pessoal a ganhar experiência com discus antes de se iniciar nos altuns. Se te queres iniciar nos altuns, monta um aquário só para eles (pelo menos numa fase inicial),se forem selvagens esquece as plantas (elas não aguentam os parâmetros da água dos selvagens) e não os trates como se fossem escalares, senão vai correr mal. Consegue-se ambientá-los a água com pH 6,5-7 mas leva muito tempo e paciência e, a meu ver, perdem parte da piada porque ficam sem as barbatanas bem longas. Se forem F1, serão mais fáceis de manter, estão mais adaptados. Pessoalmente não acho piada aos que tenho visto por aí. Não têm as barbatanas longas e muitas vezes notam-se defeitos/alterações nas riscas. Se comprares, avisa. E convida o teu amigo até ao forum. Abraço e boa sorte com os aquas!
  14. Só uma coisa que não percebi. Tens ou já tiveste altuns?
  15. Para já não devo montar nenhum aquário de altuns. Não tenho tempo para me dedicar a eles. Talvez mais tarde, no fim do ano ou para o próximo ano. De qualque forma, obrigado pela dica. Quando voltar a encomendar, contactarei. Quando perguntei se conhecias alguém que já tivesse conseguido por cá, referia-me a reproduzi-los. Não tive conhecimento de alguém que já os tenha reproduzido por terras Lusas. Podes encomendar altuns selvagens (rio atabapo, os meus preferidos) de duas formas: importações directas da Colômbia (não sei se também há da Venezuela; não tenho conhecimento de tal) em que a quarentena tem de ser feita cá por quem importa (pouco provável devido à elevada taxa de mortalidade, daí raramente se verem à venda, não assumem esse risco) ou pelo comprador através de entrega directa nessas importações da colômbia, que foi o que eu fiz; ou então através de importações, por exemplo, da Alemanha, já com quarentena feita, a preços 2 ou 3 vezes superiores. Infelizmente acabei por aprender a fazer a quarenta um pouco por experiência própria, à custa de alguns erros cometidos. Comprei por entrega directa em 3 importações de fornecedores diferentes: os das duas primeiras morreram (o da 1ª não por minha culpa, mas sim do importador, que já não existe), os da última encomenda foram os das fotos que tenho no inicio do post, que são os mesmo do do concurso. Esses vieram pela fixexotic, que infelizmente já não faz importações da Colômbia. Foi a minha melhor compra! Aprendi com os erros, pesquisa, conversa com o pessoal do finarama e com algumas experiências. O método que usei na última importação foi o que me trouxe melhores resultados. Eles aguentam (aliás, necessitam!) pH bastante baixo. O que transcrevi acima foi de conversas que tive no forum finarama com pessoal de referência já com vasta experiência, que os conseguiu reproduzir. A alimentação para manter os altuns não é preocupante. Comem bem de tudo se estiverem saudáveis (flocos, granulado, comida congelada, etc.). O alimento vivo é sobretudo importante para os estimulares na época de reprodução, juntamente com outros factores. Se fores a ver o pH deles no meio natural, o que isso implica e quais as consequências de os expor ao pH a que estamos acostumados (6.5-7), vais perceber o erro que geralmente é cometido e que, na minha opinião, pode ser em grande parte responsável pelas elevadas taxas de mortalidade das importações directas, razão pelas quais as lojas não costumam ter estes peixes e pela fama de não aguentarem muito tempo no aquário do pessoal. A temperatura, também é importante! A que costumamos ter não é suficiente. De início, uns 32ºC.
  16. Não, o que eu referi é que, pelo que consultei, reproduzem-se com 3-4 anos de idade e que "os meus vieram ainda jovens conforme a foto do concurso. De facto até crescerem e manifestarem comportamento reprodutor foram uns 2 anos.". Ou seja, podes acrescentar mais uns 2 anos ao altum da foto do concurso. Reproduzem-se conforme o tamanho que tiverem na época reprodutiva. Atenção que estamos a falar de selvagens. Altuns de cativeiro conseguem-se reproduzir mais cedo e com mais facilidade. O meu quando comprei era do tamanho da foto, quando participei no concurso, já estava bem maior. Na altura enviei 3 fotos, uma de quando veio, e outras duas tiradas na altura em que o concurso estava a decorrer. Curiosamente ganhou a que tinha tirado antes do concurso. Tendo em conta que só passados uns 2 anos é que começaram com comportamento reprodutor, sim já teriam perto de 3 anos de idade, mas infelizmente não consegui comprovar, entretanto morreram. Nesta altura é tudo importante: alimentação (alimento vivo de preferência), tpa's, temperatura e o pH é fundamental (na altura em que me pareceu estar um casal formado, devia ter o pH por volta de 4,5-5. Pelas conversas que fui tendo com o pessoal, o que sei e me foi explicado, passo a citar: "I must agree with Mike. To have an idea, you need to have a realistic estimate of the body size from tip of the mouth to the base of the tail (fins excluded), this is what we call "Standard Length" measurement, abbreviated "SL". To explain it someway, Altum start to mature when they are about 4 inches (10 cms) SL and most of the wilds we see breeding are closer to 4.5 inches SL (+/- 12 cm). So given enough space, water changes and good food, they will not be less than 24 months old before they can achieve this size (from small juvenile stage) in an aquarium." "If your fish are not at least 3 years old I would be surpriised if they bred for you this year." Gostaria de voltar a tentar mais tarde, quando tiver tempo. Também gostaria de ter mais pessoal com quem partilhar experiências e ideias. Talvez um dia façamos uma encomenda em conjunto e nos debruçamos sobre isso! Conheces alguém que já tenha conseguido por cá? Abraço!
  17. Talvez volte a tentar mais tarde. Vai a finarama.com e vê o forum que têm lá. Aprendi muita coisa. Encontras lá o pessoal que tem conseguido reproduzi-los noutros países. Os meus vieram ainda jovens conforme a foto do concurso. De facto até crescerem e manifestarem comportamento reprodutor foram uns 2 anos. Ainda demorou algum tempo, ao contrário dos escalares que ainda estão a crescer e já estão a desovar.
  18. Parece-me bem! Obrigado pela oferta! De momento tenho discus com crias de vez em quando, prefiro não colocar escalares. Boa sorte com eles! Abraço!
  19. Óptimo! Questionei porque achei o aquário com luz a mais para o gosto dos altuns selvagens. F1 já não sei, calculo que se ambientem melhor. Depois coloca fotos deles qd puderes, sff! Já tenho saudades dessa malta. Boa continuação com o projecto! Cumps!
  20. Como estão a dar-se os altuns? São F0 ou F1?
  21. Boas! Está interessante! Os altuns que referes, são falsos altuns, certo ("altum do perú")?
  22. Boas! Desculpem, nunca mais vim a este tópico. A reprodução não é nada fácil. Não tenho informações que por terras Lusas já se tenha conseguido. Só se reproduzem quando atingem os 3-4 anos. Conseguir mantê-los até esta idade já é um desafio por si só. Infelizmente não consegui. Quando atingiram a maturidade sexual ainda os vi com rituais de acasalamento, mas depois morreram. Já não tenho nenhum de momento. No norte penso que se consegue adquirir pela aquoporto. Sim, são dos chamados Altuns Orinoco, estes mais precisamente eram do rio Atabapo. Cumps!