65L - CRS e White Pearl


Recommended Posts

Boas

 

A areia é minha. os camarões mais bonitos e melhores do André Silvestre..

Como O post pertence ao André e não a mim...

não irei responder a perguntas que me sejam dirigidas aqui.

 

Só pus os meus cristais para poder comparar a fraca qualidade em relação aos do André, que sim esses são magnificos.

 

 

Sr André . peço desculpas por esta pequena confusão que acabei por criar involuntariamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 115
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas.

 

Kromo, não há nada a desculpar e Senhor está no Céu, pelo menos para quem é crente. :D

 

Como te tinha dito, com alguma paciência e escolha dos espécimes mais bonitos quer em padrão, quer em coloração, não tenho dúvidas que conseguirás apurar os teus Crystal tão ou mais bonitos que os meus. O mais difícil já o conseguiste que foi arranjá-los. Agora, é seguir em frente. Se tudo correr bem com os meus, posso-te depois arranjar um macho com bons genes para obteres cores mais sólidas. É preciso é teres fêmeas... bigsmile

 

Enquanto isso, vou esperando pacientemente que os meus comecem a " coisar".

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adorava ter red's! Principalmente os bonitos como os teus :D!!!

Apenas tenho umas Cardinas japonicas, que agora estão a ganhar uma cor acastanhada na Quitina!

 

Fotos:

http://i185.photobucket.com/albums/x12/_rg...oVSMollieBb.jpg

http://i185.photobucket.com/albums/x12/_rg...noShrimpsvs.jpg

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RG

sem certeza absoluta, a mim parece-me que o que tens é um Atyopsis moluccensis... e não uma japonica..

se for é um excelente camarao que filtra a agua na busca de comida.

é maior que a japonica e "sofre" de mimetismo.

junto ao verde fica verde ao castanho castanho :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RG

sem certeza absoluta, a mim parece-me que o que tens é um Atyopsis moluccensis... e não uma japonica..

se for é um excelente camarao que filtra a agua na busca de comida.

é maior que a japonica e "sofre" de mimetismo.

junto ao verde fica verde ao castanho castanho yikes

Fui procurar e o que disseste é o camarão madeira! Não muda de cor! Mas Obrigado na mesma

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá!

 

Como tinha dito anteriormente, só voltaria a actualizar o tópico quando houvesse novidades em relação à reprodução.

 

Pois bem, à 4 semanas que tenho uma fêmea grávida, sendo o período de gestação dos ovos de 3-4 semanas.

 

Entretanto, refiz o layout do aquário com a mudança para o seu local definitivo.

 

Aqui ficam as fotos da montagem do aquário e algumas macros individuais.

 

O aquário, colocação do substracto e hardscape constituído apenas por troncos

 

PICT0005e.jpg

 

PICT0008e.jpg

 

PICT0010e.jpg

Plantação e enchimento

 

PICT0014e.jpg

 

Macros

 

PICT0024e.jpg

 

PICT0045e.jpg

 

PICT0060e.jpg

 

 

Hoje foi o dia em que a fêmea ficou sem ovos, querendo dizer duas coisas:

ou os putos nasceram ou os ovos perderam-se com a mudança de aquário. Espero que seja a primeira hipótese e, se for, deverei conseguir avistar os pequenos nos próximos dias. Se conseguir tirar umas fotos, colocarei aqui.

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São grade A e esta tudo dito...

 

notworthyyh7qv4.gif

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São grade A e esta tudo dito...

 

Boas Ricardo!

 

Pois é, confirma-se que há mini-Crystals a passear já pelo aquário. Nasceram ontem.

 

Ontem, antes das luzes se apagarem, ainda tentei encontrar alguma coisa mas nada. Cheguei agora a casa e já avistei 3, com as bandas vermelhas e brancas bem definidas ( ainda vai demorar um bocado até conseguir definir o grade de cada um). Têm cerca de 2mm, se tanto. Pequenos demais para serem fotografados a mais de 2cm do vidro. A minha máquina simplesmente não foca. As fotos terão de ser tiradas com eles nos vidros e com uma lupa à frente da máquina.

 

O tempo, o investimento e a paciência acabaram por compensar. Agora é esperar novas fornadas, até porque só tenho esta fêmea e quero ver se nas futuras gerações aparecem mais, aumentando as probabilidades de criação. :(

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precebendo muito ou nada de camarões, tenho acompanhado este tópico (como quase todos os de outros membros) sou viciado no fotos e vídeos.

 

Não comento, pois a maior parte das vezes ia ser repintar o que já estava pintado.

 

Mas em algumas situações, não posso ficar no silêncio, sem dar os parabéns ao autores de certas montagens, montagens essas das quais esta faz inequívocamente parte.

 

A maior parte dos membros com quem falo (são muito poucos) sabem das limitações de espaço que tenho, e do que gostava de ter.

 

E este tópico veio aguçar-me o interesse para o estudo mais aprofundado das condições necessárias para manter estas preciosidades, pelas simples razões da sua enorme beleza e baixas necessidades de espaço.

 

Vou deixar-me de palavreado e passar á leitura.

 

Isto tudo só para dizer:

 

-André não me espantaste com estes teus belos espécimes. Mas tenho mesmo assim que recalcar os parabéns que te devo por todo o trabalho que nos tens mostrado e consequente evolução dentro da aquáriofilia.

 

Abraço

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ilídio.

 

Obrigado! É bom saber que tópicos destes contribuem para que haja cada vez mais pessoas interessadas nesta vertente do hobbie. É uma área que, infelizmente em Portugal, ainda está muito aquém dos vulgares red cherry mas que, com o tempo e divulgações deste tipo, acredito que sofra uma expansão nos próximos 2 anos.

 

São animais relativamente fáceis de manter, havendo espécies mais exigentes do que outras ( como é o caso desta) mas que, no geral, qualquer pessoa pode manter.

 

Espero que te aventures um dia no mundo dos invertebrados. São muito engraçados de observar, quer pelo seu comportamento, quer pelas diferentes cores e padrões que exibem. O bom disto tudo é que são 100% compatíveis com plantados, o melhor de dois mundos. O mau é que, quando te tornas viciado em mantê-los, queres sempre mais e mais e mais espécies e, como não se pode juntar mais de duas/três espécies por aquário, sob risco de cruzamentos indesejáveis, lá tens tu que montar mais um aquário, e depois outro, e depois... Bem vindo ao Darkside! :P

 

Onde está o Wally?

 

PICT0028e.jpg

 

PICT0002e.jpg

 

Um dos grade S

 

PICT0009e.jpg

 

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

2 palavras. DIVINAIS e INVEJA ;) a minha alma até está parva a ver estes bichinos,dos mais lindos que alguma vez vi podiam ser mais lindos se fosse azul e branco :lol::lol:;) mas mesmo assim lindos de morrer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo André,

 

Simplesmente FANTASTICO :-D adorei a montagem e tambem os crystal red são espectaculares com umas cores bem definidas, já percebi porque deixaste os ciclideos anoes cheers

 

Parabens pela reprodução, realmente os camaroes bebes ainda estão muito pequenos mas já é muito bom teres conseguido a sua reprodução isso quer dizer que vais manter essa linhagem por algum tempo e que as probablidade de reprodução vão aumentar.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pai Natal81, espero que daqui por uns tempos haja mais gente a poder desfrutar da beleza destes animais. Por enquanto ainda é complicado pois são camarões muito sensíveis, o tempo de gestação é demorado, o crescimento dos pequenos é um pouco lento, são caros e há poucos pessoas no nosso país que os criam, pelo menos, os que têm esta qualidade. Mas, devagar, vai-se lá. ;)

 

Frederico, obrigado. Sim, estes dão menos trabalho na reprodução e são igualmente lindos. Têm também alguma personalidade, principalmente na hora da refeição, o que faz deles animais ainda mais interessantes de se observar. Quem experimenta, não quer outra coisa. :) E por falares em probabilidades de reprodução, hoje avistei mais outra fêmea cheia de ovos. Eu que pensava que só tinha 1 fêmea de 10 camarões que comprei, estou neste momento com 3, 2 delas ovadas. Foi uma longa espera para chegarem à maturidade sexual ( vai para 6 meses que os tenho) mas valeu a pena. :D

 

Fica um videozito que fiz este fim-de-semana, à hora da refeição.

 

 

Abraços,

André

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André

 

Adorei o video, é realmente fantastico como tu dizes o comportamento deles na hora do comer, se reparares o comportamento deles não difere muito (na minha opinião) dos ciclideos anoes é claro que não há comparações mas o comportamento agressivo e a hierarquia da especie do teu aquario...espectacular mesmo.

 

Parabens pela divulgação da especie ::D:

Editado por Frederico
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Muito fixe o vídeo, já tens ai uma boa população de camarões :!:

Que comida "industrial" lhes dás?

 

É verdade, mas só de White Pearl. Os Crystal Red é quando chegarem aos 50... :)

 

Em relação à comida, dou-lhes várias coisas: Hikari Crab Cuisine, Tetra Pro Colour que eles gostam muito, sticks de Spirulina pura ( suja muita a água, é preciso ter muito cuidado com as doses, mas são do mais proteico que há e eles quase que se matam por um " naco" do stick), de vez em quando, ervilha e espinafres cozidos. No vídeo, estão a comer Tetra Pro Colour.

 

Luis e Frederico, obrigado. Frederico, confirmo, são muito gulosos e individualistas. bang

 

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens, é como se dizia atras é pena em portugal este campo dos invertebrados estar um pouco verde mas que ha-de explodir, espero que com cabeça tronco e membros...

por exemplo por aqui na minha zona, parece que as lojas têm medo de ter camaroes, seja de k especie for, mesmo reds...

eu bem tento incentivar, perguntar etc, mas nada...

e por causa disso nao tenho mais especies,so as duas da praxe japonicas e reds...

 

cumps e continua

Hugo F Santos

era para ser ex-manassa mas o "x" do teclado esta avariado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Andre.

 

Muitos parabens pelos belos exemplares que tens ai.

De facto são de fazer inveja :arrow:

 

Eu tive a minha primeira experiencia com reds depois da petshow e de facto os camarões são uns seres bem divertidos de observar e vieram dar uma alma nova ao meu aqua.

 

um abraço

José Craveiro

Abraço,

 

craveiro666

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos animais, ainda não consegui arranjar desses Crystal red, são muito raros, é díficil aqui pelos nossos lados. Mas são um espetáculo, neste momento tenho Bumble bee, red cherry e heteropoda tudo separado. São um espetáculo, não dou é quase nenhuma comida industrializada, por causa das planárias, mal me descuido lá aparecem elas, vi num site alemão que o melhor para acabar com elas sem matar os camarões é o Flubenol, 0,2 gramas/ para 100 litros e três semanas depois nova dose.

 

Mas tens aí uns bichinhos de qualidade superior, sim senhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

manassa, de facto, os invertebrados de água doce em Portugal são muito escassos comparados com muitos Países Europeus. Muitas das vezes, o que acontece é que estes e outros vêm na lista de Exportadores que fornecem às lojas mas a maior parte das lojas não tem condições para os manter e morrem praticamente todos, sendo despesa para a loja. Depois evitam importar mais. Outra coisa que acontece é que os preços que vêm nessas mesmas listas são tão altos que o PVP é desencorajador para a maior parte das pessoas ( excepto para os que realmente gostam de invertebrados e dão um preço considerado exorbitante pela maior parte, como se de um invertebrado de água salgada se tratasse).

 

Na minha zona, já se começam a ver mais lojas interessadas em ter várias espécies de camarões, particularmente uma, a qual é a minha loja de eleição no que toca a plantados ( não é segredo nenhum, é a Naturline), e que em conversa com eles, estão dispostos a ter condições favoráveis à manutenção de camarões. No fundo é tudo uma questão de comunicação e de divulgação em tópicos como estes. As pessoas começam-se a interessar, falam com os lojistas, os lojistas começam a ver que há mercado nesta vertente da aquariofilia e abrem-se novos horizontes na manutenção e criação de Invertebrados.:smile2:

 

 

José, é bom saber isso. Começaste muito bem pois os Red Cherry são dos camarões mais resistentes e ideais para se começar. São também o ponto de partida para outras espécies mais exigentes como os Crystal Red, Tiger, Babaulti " green", etc. Quando se começa, é difícil parar. É preciso é não fazer saladas e juntar apenas as espécies que podem estar juntas, sem haver risco de cruzamentos inter-espécies. Por isso mesmo, e por precisar de espaço, deixei de ter Red Cherry. :D

 

 

fjmr123, não são apenas difíceis de encontrar por esses lados, são difíceis de encontrar em Portugal. Para conseguir camarões com esta qualidade, ou seja, bandas brancas e vermelhas bem delineadas e compactas com algumas características nos padrões, tive que recorrer a Importações Internacionais que me saíram muito muito caro. Neste hobbie, quando exigimos um pouco mais daquilo que as lojas nos podem oferecer, temos que nos mexer ou então nada feito.

 

Quanto às planárias, muito sinceramente não me preocupam. Por acaso neste aquário não tenho mas no aquário dos Blue Pearl e Tiger, as planárias andam por lá. A sua população está controlada, através de comida q.b. ( nesse aquário também tenho Boraras maculatus), aspiração do fundo nas zonas abertas e aspiração das próprias planárias quando encontro alguma nos vidros na hora da TPA. As populações de camarões nesse aquário estão a crescer muito bem e nunca observei que a presença destas fosse nociva para os camarões. Seria preocupante do ponto de vista estético se o seu número fosse exagerado mas, se se manterem controladas, está tudo bem. cheers

 

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas.

 

Trago mais umas actualizações:

 

 

S+ " Tigertooth" grávida

PICT0012e.jpg

 

 

Primeira fornada de putos das 5 fêmeas ( agora já só 4 grávidas)

 

PICT0010e-1.jpg

 

PICT0006e.jpg

 

PICT0005e-1.jpg

 

 

Comparação com uma fêmea adulta

 

PICT0016e.jpg

 

No vidro

 

PICT0002ee.jpg

 

 

Para a semana devem chegar mais à " Villa". :D

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais