The Dream One 29/8/2008


MeMySelfAndI

Recommended Posts

Boas,

finalmente venho apresentar o aquário que tanto queria, pelo qual tanto esperei e tanto desejei.

É um "sonho" que tenho á mais de 1 ano, como podem ver neste outro tópico, onde procurei esclarecer algumas dúvidas e recolher muitas opiniões e concelhos.

Quero agradecer a todos os que me ajudaram e me aconcelharam neste projecto. A todos os que tiveram a paciência de me responder por mp, a dúvidas que coloquei da mesma forma.

 

O aquário, tinha visto uma vez numa loja, um igualzinho, mas era muita areia para o meu mini.

O dinheiro foi-se amialhando e desamialhando, e a coisa parecia para, mas o sonho persistia. E como a persistência é uma das maiores virtudes que o Homem tem. Nunca se colocou de parte a execução deste sonho.

Um belo dia, vejo que o William estava a vender um aquário que era precisamente igual ao da loja, sem esitar mandei MP a apalavrar a coisa, mais umas conversas com a minha "Daniela" e lá veio o William de Coimbra para me trazer o aquário, quase 2 horas depois, lá cheguei eu (William desculpa + 1 vez).

 

Posto isto, foi limpar tudo, como uma criança quando tem um brinquedo novo, ou como quando eu era puto e tinha uns ténis novos, todos os dias limpava os ténis, para parecerem novos.

A seguir foi arranjar o material todo, contei com a ajuda de muitos patrocinadores do forum, muita gente me aturou ao telefone a dar preços e alternativas.

Acabei por comprar tudo na mesma loja, só havia produtos da ADA, apesar de eu ter pensado na Elos, a malta da Água Viva foi de tal forma impecável, que me era impossivel rejeitar o negócio (recomendo, apesar de ser dificil estacionar, vale a pena) Obrigado.

 

Como já está a ficar longa a escrita, vou passar ao que interessa.

Na sexta-feira 4\7\2008, levantei todo o material.

No sábado 5\7\2008, a missão era montar tudo, pois as plantas já estavam á espera.

 

Setup:

 

:P Aquário - Rena 120cx50lx60a - 360 lts.brutos (aprox. 340 lts. reais)

;) Iluminação - 8x55 wt Pll

:) Filtragem - 2 x Fluval 205 (680 lts.h) - total 1360 lts.h (4x litragem real)

Em relação a correntes fortes, acho que não é nada demais, pelo menos á 1ª vista, mas se houver stress, o caudal destes filtros é regulavel, tenho os bocais virados para as laterais e estou a pensar viralos para o centro ou pelo menos para a frente, pois acho que não provoca o mesmo que os chuveiros da eheim fazem, e para os Discus não deve ser problema, pois tem 60 cms de altura de coluna de água.

No limite, invento uma adaptação e aplico uns chuveiros.

:arrow: Aquecimento - 2x150 wt Jagger

:arrow: Substrato Fértil - 9 lts ADA Power Sand S

:arrow: Substrato Inerte - 27 lts ADA Aquasoil Amazonia

 

As plantas vieram da Lucanas. Estou satisfeito, tirando a Limnophila Aromatica que veio muito mal tratada.

HPIM3570.jpg

 

Os substratos que utilizei.

 

Fértil: ADA Power Sand S

HPIM3552.jpg

 

Inerte: ADA Aquasoil Amazonia

HPIM3553.jpg

 

O aspecto de cada um no aquário.

Fértil

HPIM3556.jpg

 

Aqui deixei alguma distância em relação aos vidros da frente e laterais, a concelho do André Silvestre, com o objectivo de não correr o risco de se verem 2 substratos diferentes.

HPIM3558.jpg

 

Inerte

Neste não quis fazer declives, optei por deixar um pouco mais alto a trás do que á frente, só e mais nada.

HPIM3562.jpg

 

Em termos de Hardscape, a única coisa que tenho, pelo menos por enquanto, são 2 troncos de videira que vieram da anterior montagem.

Passadas algumas posições, acabei por deixar assim.

HPIM3565.jpg

 

HPIM3566.jpg

 

(Devo acrescentar mais um tronco maior do lado esquerdo, mas ainda o tenho que tratar.)

Pedras, não sei se meta, depende das vossas sugestões e do que venha a pensar eu próprio.

 

Depois, foi começar a plantar, estava um calor do caraças, as plantas estavam sempre a querer secar, mas nada que um borrifador não resolva.

 

A primeira a plantar,

Gymnocoronis spilanthoides, está a adaptar-se bem, penso que também não é dificil de manter.

HPIM3575.jpg

 

Com a pressa, quando parei para tirar fotos, já estava tudo pronto.

 

Deixo aqui algumas fotos antes de encher:

 

Centro:

HPIM3573.jpg

 

Lado esquerdo:

HPIM3571.jpg

 

Já a noite tinha caido, já as costas se queichavam e ainda faltava montar o Hardware.

HPIM3577.jpg

 

Como já tinha feito uma leitura no dia anterior para preparar a montagem, foi fácil.

Nunca trabalhei com a Fluval, mas até agora só tenho a dizer bem, silêncio, caudal regulável, sistema de paragem.

 

Depois faltava encher o menino, mas como?

Não tinha nada preparado. O que me valeu foi encontrar uma mangueira novinha na arrecadação, como não dava para enroscar em nenhuma torneira, vamos inventar um pouco, Um bocado de Teflon, mais umas voltas de fita cola.

HPIM3578.jpg

 

E depois com muita calma encher o gajo. Deu para adormecer e tudo. Afinal já chegava a 1 da manhã.

HPIM3581.jpg

 

Acabadinho de encher e a ferrar os filtros. (sistema impecável o da Fluval)

HPIM3590.jpg

 

A missão estava cumprida.

 

Agora algumas fotos tiradas 5 dias depois da montagem.

 

HPIM3592.jpg

 

HPIM3595.jpg

 

HPIM3598.jpg

 

HPIM3600.jpg

 

HPIM3601.jpg

 

HPIM3604.jpg

 

Esta é a que mais está a custar a adaptar.

HPIM3596.jpg

 

E esta, não sei se fiz bem em enterrar as raizes, pois tem rizoma como as Anubias e Fetos.

HPIM3599.jpg

 

A água está um pouco turva, pois já começaram a aparecer as primeiras algas em suspensão, mas nada que as Tpas não resolvam.

 

E pronto, já me estiquei na prosa, agora espero comentários da vossa parte, reparos e sugestões.

Os nomes das plantas, meto depois acompanhadas de uma foto, mas ainda falta adapatrem-se algumas.

A Rosanerving, está a crescer bem, mas não está rosada por exemplo.

 

Já estam 2 Corys a começar o ciclo, vou juntar alguns ottos, para darem uma ajuda no cobate ás algas.

E mais tarde 2 discus que estam sózinhos na garagem, e mais alguns discus que vou comprar.

Vou ter também um casal de altispinosas, e arranjar um casal de uns apistos que ainda não sei bem quais.

 

Obrigado por tudo o que possam vir a opinar.

 

Abraços

Editado por MeMySelfAndI

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 75
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Está bonito mas podias pôr ai um fundo.

E que fauna vais pôr?

 

O fundo é como se diz, em casa de Ferreiro Espeto de Pau.

Tenho uma gráfica, e montes de cartolina preta, mas esta semana ainda não me apeteceu ir com 2 folhas de cartolina até ao carro.

 

No entanto, para a semana, já está posta de certeza.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Ilidio!

 

Acho que o aqua ficou mt bem entregue! ehehe

 

escolheste mt bem os substrato, iluminaçao tb n falta, tens aí potencial para um plantado de topo! haja vontade e paciencia! :)

 

agora é deixares as plantas adaptarem-se e evoluirem naturalmente, depois vais aperfeiçoando o layout ao teu gosto.

 

venham daí esses discus!!! :mrgreen:

 

 

grande abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades, vai haver este fim de semana, ou na segunda feira.

 

Já tenho aqui mais umas verduras para juntar, e uns contactos a aguardar resposta de disponibilidade de umas "solhas"

Vamos ver como fica com fundo e mais umas Blyxas e uns arbustos mais preenchidos.

Mas acho que está a correr bem.

 

No entanto a unica coisa que reparo, é que a Rosanerving, está a crescer muitooo bem, com pés novos, MAS não está rosa. Este fim de semana, faço os testes principalmente o de Ferro e mediante estes, começo a fertilizar ou não.

Logo se vê as necessidades.

 

Abraço e obrigado.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É sempre de louvar os grandes investimentos que fazemos em bons materiais, os meus parabens.

 

Quanto ao aquario, penso que o tens bem pensado, na minha opinião falta mais hardscape e promenor, mas parece-me que vais fazer ai um aquario ao estilo holandês, muitas plantas muitas cores, belas moitas, podas inteligentes.

Vamos ver como cresce, boa sorte e não te desleixes.

 

Ficarei atento à evolução.

 

Abraço

 

Ricardo Rosa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades, vai haver este fim de semana, ou na segunda feira.

 

Já tenho aqui mais umas verduras para juntar, e uns contactos a aguardar resposta de disponibilidade de umas "solhas"

Vamos ver como fica com fundo e mais umas Blyxas e uns arbustos mais preenchidos.

Mas acho que está a correr bem.

 

Olá Ilidio, excelente arranque!! Como já foi referido escolheste o material todo de boa qualidade, isso promete..

 

As blyxas vão ficar excelentes a meio plano!! Como a tua escolha de plantas recaiu um pouco para plantas de caule, acho que as plantas de meio plano como blyxas, cryptos, etc vão criar harmonia entre as plantas de caule e o hardscape...

 

Em relação à fertilização acho que tens de ter calma, na minha opinião!! Tens um substrato fértil do mais poderoso que existe, deixa isso assentar, e gerar um indice de NO3 e PO4 regular. E atenção ao tipo de fertilizantes de ferro que usas, como por ex: o ferro da HA ou SEACHEM não são detectáveis pela maioria dos testes de ferro e muitas vezes caimos em erro de fertilizar em excesso.

 

Abraços e boa sorte. E mete fotos!! eheh

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então cá vai.

 

O aquário, está a desenvolver-se bem, em termos de plantas, estou a ter algumas filamentosas.

 

;) Acham boa ideia meter uns 2 SAES, uma vez que em breve vou ter discus :?:

;) Vou comprar, se encontrar 2 Pitbul, ou ottonciclus affinis, o que acham, para irem dando uma ajuda nas plantas :?:

 

Mas a malta quer é fotos :P

 

No dia da montagem 6/7/2008

HPIM3590.jpg

 

Passados uns dias 9/7/2008

HPIM3611.jpg

 

Passados mais uns dias 21/7/2008

HPIM3627.jpg

 

Estou bastante satisfeito até agora. Vamos ver como as coisas se desenvolvem.

 

A única planta que me deu problemas até agora foi esta que apodreceu toda por baixo.

HPIM3618.jpg

 

Umas tesouradas valentes e ficou assim.

HPIM3629.jpg

 

Agora umas soltas:

 

Acabadinho de plantar (as corrys, ainda não arrancaram nenhum) :shock:

HPIM3637.jpg

 

A foto não mostra bem, mas a rosanerving está a começar a rosar, mais uns dias e está vermelha :)

HPIM3634.jpg

 

Esta tem um caule muito fazio em baixo, e optei por plantas as Blyxas á frente, para tapar as bases da planta.

HPIM3635.jpg

 

HPIM3632.jpg

 

A rotala está bem rosadinha, e juntei mais uns pés, espero que se desnvolvam bem como a que já tinha.

HPIM3630.jpg

 

E agora a bicharada, não param quietos.

 

A minha Corydora cega: E um combate em pano de fundo.

HPIM3639.jpg

 

Dos altispinosas, foi a melhor que consegui. Tenho 3, e espero que fiquem grandinhos.

HPIM3640.jpg

 

Agora é com vocês.

Quero sugestões com vista ao melhoramento do aquário. Tipo tirava isto daqui colocava ali.

 

Em relação aos discus, este fim de semana já devo ter 2 red scribelt (João Machado) 2 Blue Diamond (Zé Carlos) 2 Leopard X Blue Diamond (Paulo Dias)

Quando estes estiverem ambientados e com calma, vou meter os que já tenho 1 Azul Tirquesa e 1 Azul Cobalto ambos com cerca de 15 cms. Espeo que não haja fruta.

 

Quanto ás condições da água, posto logo, pois deixei o caderno em casa.

 

Abraços e obrigado por todos os comentários.

Editado por MeMySelfAndI

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Ilidio! tava a ver que n postavas novas fotos!

 

as plantas estao com bom aspecto mas acho que ja devia estar um pouco mais desenvolvidas...

 

ainda n colocaste o co2? acho que é o que esta a fazer falta pois o resto tem tudo do melhor.

 

quanto aos saes e aos pit bull aconselho vivamente! os saes entao fazem um grande trabalho! ;)

 

o otos tinha bastantes mas n notava grande trabalho!

 

quanto ao layout acho que ainda é um pouco cedo para estar a opinar ou a mudar as plantas, têm que se desenvolver mais um pouco primeiro

 

 

 

abraço

 

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Estes filtros sao bons ? Ja vem com as materias filtrantes ? São silenciosos ?

Quanto te custarão ?

 

Boas Luís,

é assim, eu estava com medo, pois até aqui só tinha tido Eheim, mas estou surpreendido.

E pela positiva.

 

Tem um sistema de ferragem, impecável, dás umas bombadas e estam a funcionar.

Queres abrir, tem o sistema aqua-stop, levantas uma alavanca e saem os tubos juntos e parou. Não tens que enroscar e desenroscar nada.

Já trazem as matérias filtrantes.

 

Em termos de ruido, sinceramente, nem perto consegues perceber se estam a funcionar pelo ruido.

 

Só não tem chuveiro, mas isso penso que se adapta bem.

O preço, digo-te depois por MP, mas só o tenho em casa. Mas é bom para o material.

 

Alguma dúvida apita.

 

Abraço

Editado por MeMySelfAndI

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta muito bem tudo e agora ja se começa a ver mais vida :)

 

está muito bonito mesmo.... ja tens co2???

 

depois mete mais fotos dos disquinhos :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, parabens pela montagem, nota-se claramente que estudaste bem o que escolher :wink: Parece-me que as plantas estão a desenvolver bem, ao contrario do que foi dito aqui por alguns membros, ñ vou comentar a falta de hardscape uma vez que me parece que optaste por ter um plantado que se destaque pela disposição, variedade e qualidade da flora, isso é um gosto de cada um e eu particularmente também gosto de ver bang

A única crítica que faço é relativamente à escolha das plantas, acho que falta aí alguma cor no meio, mas se preferiste assim, força :D

Vai pondo fotos, tens aí um plantado, cuja actualização merece ser acompanhada por todos nós :P

 

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas a todos,

venho aqui actualizar o tópico, para não pensrem que me esqueci. :D

 

:lol: Acho que lhe vou chamar "The Green One" o que acham :?:

 

HPIM3707.jpg

 

Passo a explicar, depois de um fim de semana fora de casa, sem Tpas, com solo fértil, foi no que deu. :shock:

Ontem já liguei a UV que o Paulo gentilmente me emprestou, agora vamos ver se isto melhora. Conto lá para segunda ou terça feira já ter a água limpinha.

 

Paulo muito obrigado pelo empréstimo, (este senhor é sangue bom :) )

Editado por MeMySelfAndI

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

venho aqui actualizar o tópico, para não pensrem que me esqueci. :D

 

:lol: Acho que lhe vou chamar "The Green One" o que acham :?:

 

HPIM3707.jpg

 

Passo a explicar, depois de um fim de semana fora de casa, sem Tpas, com solo fértil, foi no que deu. :shock:

Ontem já liguei a UV que o Paulo gentilmente me emprestou, agora vamos ver se isto melhora. Conto lá para segunda ou terça feira já ter a água limpinha.

 

Paulo muito obrigado pelo empréstimo, (este senhor é sangue bom :) )

 

Isso não faz mal ao bichos ?

Cumprimentos,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não faz mal ao bichos ?

 

A partida, e pelos aquários que via assim, não há problema.

Eles continuam a comer que nem uns desalmados, só tem mais dificuldade em ver a minha mão.

Mas não há problema quanto a isso.

 

Espero daqui a uma semana postar fotos com água cristalina.

 

 

Obrigado pelos comentários

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.