65L - CRS e White Pearl


Recommended Posts

Boas André

 

Espectaculares esses meninos :multi: tambem já tenho meninos e meninas assim desse tamanho minusculo que mal se veem mas sao reds.

 

Tens um canhao para fotografar esses camaroes tao pequenos. :multi:

 

Olha se não for abusar muito diz-me a tua opiniao neste momento compravas a canon 350d ou a 400?e que a diferença e bastante.

 

Desculpa se estou a abusar no teu topico mas quando vi essas macros lembrei-me de te perguntar para saber a tua opiniao.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 115
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Frederico.

 

Obrigado. Quando os quiseres vir ver ao vivo, és sempre bem-vindo. :)

 

A minha máquina não é assim tão canhão ( aliás, para o mercado de hoje em dia, está mais que ultrapassada). É uma simples Minolta Dimage Z1. Foi das primeiras máquinas a sair como que um misto entre máquinas compactas e DSLRs. Tem as opcções que uma simples compacta necessita para tirar fotos no dia-a-dia e tem também algumas características mais avançadas, como as Reflex ( configuração do White Balance, controlo de velocidades e aberturas, zoom automático ou manual, lente de 38mm, etc). Podes ver uma melhor descrição da máqina aqui.

 

Quanto à tua pergunta, não é abuso nenhum. Acho até que é uma pergunta bastante pertinente. Infelizmente, já há muito tempo que não estou por dentro do mercado de máqunas digitais. O que te posso dizer é que, neste momento, se estivesse a juntar para um DSLR, iria sem dúvida para uma 350D. Não é preciso irmos para uma máquina topo de gama e gastar balúrdios de dinheiro para tirar boas fotos. Há por aí muito boa gente com grandes canhões que não sabem aproveitar nem metade do que a máquina oferece e as fotos saem como se de uma point-and-shoot se tratasse. Quanto a mim, a 350D já te oferece muita qualidade no que diz respeito a fotos e na maneira como são tiradas. A diferença de dinheiro que darias por uma 400 podes usar para comprar uma lente macro com boa abertura/velocidade. De resto, é tirar muitas fotos explorando os vários settings da máquina até a dominares e saberes exactamente as configurações que hás-de usar face a objectos que queres fotografar. Eu sugiro que vás para a 350D. :P

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Epah com um convite desses nao posso negar :) temos de combinar entao num fim de semana e eu vou ai dar um saltinho a cascais, já agora e bem melhor ver ao vivo a qualidade desses camarões :D

 

Quanto a maquina tens toda a razão não é a maquina que faz as fotos mas sim quem as tira associado a umas boas definições ajustadas na maquina e para isso e preciso conhecer e tirar muitas fotos.

 

Concordo absolutamente contigo o meu dilema é o seguinte...neste momento na vobis tenho a canon 350d por 499€ excelente preço mas é já um modelo que vai ser descontinuado e as possiveis lentes que sejam feitas de hoje em diante seram para a 400d nao e?

 

Por outro lado tenho a 400d por 699€ e a EOS como faz 20 anos a canon da 70euros na compra desta maquina. ou seja a diferença entre uma e outra fica nos 130€ e nao sei se a medio longo prazo, essa pequena diferença eu não me va arrepender de comprar a 350d entendes?

 

Obrigado por este discussão saudavel sobre este assunto amigo André.

 

Quanto a tua maquina, as fotos saem bem por causa do fotografo, ja deves ter isso muito bem afinado... :)

 

Mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so tenho um coisa a dizer esse aquario so com invertebrados esta altamente quando for grande kero um tambem...

continua o bom trabalho tens uns bichos muito bonitos...

e o video com a musica escolhida esta muito fixe... eu adoro esta musica...

banana rock

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Boas André

 

Epah com um convite desses nao posso negar love you temos de combinar entao num fim de semana e eu vou ai dar um saltinho a cascais, já agora e bem melhor ver ao vivo a qualidade desses camarões bigsmile

 

É questão de quando tiveres disponibilidade, mandares-me mp.

 

Concordo absolutamente contigo o meu dilema é o seguinte...neste momento na vobis tenho a canon 350d por 499€ excelente preço mas é já um modelo que vai ser descontinuado e as possiveis lentes que sejam feitas de hoje em diante seram para a 400d nao e?

 

Possivelmente, sim, mas ainda consegues boas lentas para a 350d e até mais baratas que as Canon ( Sigma por ex).

 

Por outro lado tenho a 400d por 699€ e a EOS como faz 20 anos a canon da 70euros na compra desta maquina. ou seja a diferença entre uma e outra fica nos 130€ e nao sei se a medio longo prazo, essa pequena diferença eu não me va arrepender de comprar a 350d entendes?

 

Pois, compreendo. A minha opinião é que lentes para a 350d vão sempre existir, mesmo sendo descontinuadas as da Canon. Agora, se uma diferença de 130€ não te pesar muito no bolso, já ficas com uma máquina recente. A minha opinião já a dei porque, com essa diferença de preço, já era meio caminho andado para comprar uma lente macro, por ex. :ohmy:

 

tyutry, obrigado.

 

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo desviar-me do foco do tópico gostaria apenas de informar que a 400d está a 645€ na pixmania com lente Canon ou pelo mesmo preço na mediamarkt mas com lente Sigma.

 

Comprei ontem uma na Pixmania :crazyeyes:

 

Não esquecer tambem que há gastos acrescidos à máquina própriamente dita, ela não tem memória interna, pelo que terás de gastar mais 20€ por 1GB de CompactFlash e mais um tanto para teres uma bolsa onde a possas transportar.

 

Se for só para macro's podes sempre comprar o corpo da máquina por cerca de 500€ e comprares uma lente Sigma que rondará os 150-200€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

 

Ultimamente tenho andado em experiências para ver se consigo tirar macros mais... macros. Ainda não estou satisfeito com o resultado e quero ver se arranjo maneira de fotografar pormenores mais pequenos, sem que haja detrimento da imagem. O grão é evidente... :blush:

 

Seguem as fotos:

 

PICT0013e.jpg

 

PICT0015e.jpg

 

PICT0022e.jpg

 

 

Entretanto, já houve mais uma fêmea a desovar por isso aqui fica o registo de um dos recém-nascidos ( quanto mais pequeno o objecto, maior o grão na foto; os recém-nascidos têm 2mm, da cabeça à cauda):

 

PICT0006e-1.jpg

 

PICT0046e.jpg

 

PICT0040e.jpg

 

 

Ainda faltam três fêmeas mas o aquário já está minado de pequenotes. bang

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ai Ai... Esses cachuchos banana rock

 

Belos exemplares, André. Muitos parabéns pelos belos bichos que aí tens!

 

Abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe parabens andre. Esses camaroes estão demais,então ao vivo é um espetaculo.

Se quiseres experimentar tirar fotos com a minha maquina ja sabes,assim até me das umas liçoes ;)

 

abraços

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

 

É altura de actualizar este tópico.

 

Deixo-vos umas fotos e um pequeno video. Não sei se foi pelos pequenos camarões mas, depois de tirar o video da máquina, só me vinha à cabeça aquela música. Vai daí, editei o filme com ela. A qualidade não está grande coisa, foi uma filmagem rápida mas acho que dá para perceber como vão as colónias. :)

 

Panorâmicas:

PICT0080.jpg

 

PICT0081e.jpg

 

PICT0108.jpg

 

Mais de perto:

PICT0088.jpg

 

PICT0089.jpg

 

PICT0054.jpg

 

Um pouco mais:

PICT0007e.jpg

 

PICT0041e.jpg

 

PICT0020e.jpg

 

PICT0028e-1.jpg

 

 

Este aquário serve agora para apurar os Crystal Red. Tenho 3 fêmeas e 2 machos, sendo os que têm melhor cor/padrão ( grade A e superior). Os Diamond retirei para outro aquário onde pretendo igualmente apurá-los e isolá-los dos Crystal Red. Ainda há Diamond recém-nascidos e juvenis neste aquário que serão retirados assim que tiverem tamanho para tal. Os Crystal Red abaixo de grade A foram retirados igualmente para um terceiro aquário.

 

Ainda neste aquário, as fêmeas estão constantemente ovadas e a darem à luz, o que é bastante positivo uma vez que os pequenos camarões são bastante lentos a crescer. Pelas minhas contas, já devo ter 5 gerações diferentes embora a primeira geração ainda só tenha 1cm. A vegetação também tomou conta do espaço e desenvolve-se de um modo selvagem. A única preocupação que tenho é controlar os runners de Valisneria nana, mantendo a planta apenas atrás dos troncos. Reponho a água evaporada e faço TPAs 2 vezes por semana. Em termos de manutenção, melhor, não podia ser. :)

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me canso de ver este tópico, conjuga duas paixões, plantas e maravilhosos crystal red.

 

(ainda tens que me dizer onde posso comprar umas coisas dessas :D ando a ver se perco a cabeça por uns 5 SS mas não sei quais ainda banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Hugo, és sempre bem-vindo de vir vê-los ao vivo e falarmos mais um pouco. Só tens de me enviar MP a combinar.

 

koyodu, não uso CO2 nem faço fertilização. As trocas de água repõem os micronutrientes e os camarões/sua alimentação repõem os macronutrientes. Uma vez que uso plantas de baixa manutenção e a iluminação é o suficiente para não puxar demais pelas plantas, o aquário é praticamente auto-sustentado.

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Hugo, és sempre bem-vindo de vir vê-los ao vivo e falarmos mais um pouco. Só tens de me enviar MP a combinar.

 

koyodu, não uso CO2 nem faço fertilização. As trocas de água repõem os micronutrientes e os camarões/sua alimentação repõem os macronutrientes. Uma vez que uso plantas de baixa manutenção e a iluminação é o suficiente para não puxar demais pelas plantas, o aquário é praticamente auto-sustentado.

Cumps,

André

 

Temos que combinar então isso, um dia que dê jeito aos dois, Tenho que levar um garrafão para trazer material? :mrgreen:

 

Dentro em breve devo arriscar mandar vir uns SS, Estão os olhos da cara, mas mais cego já não fico :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Excelente trabalho André, tanto com os camarões como com o aquário.

A tua paixão pelos invertebrados tem inspirado muita gente a iniciar-se nesta vertente da aquariofilia.

 

O aspecto selvagem do aquário está muito bom, acho que me vou inspirar neste aquário para um próximo :crazyeyes: ainda por cima sendo de baixa manutenção (estou a precisar de um assim que tenho tido uns problemas com os actuais :) )

 

Um abraço,

João

Abraços

 

João D'Eça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao cá está a prova de que consegue-se ter um aquario bem plantado sem que haja necessidade de recorrer ao CO2... se não for muita chatice, e uma vez q este é topico de invertebrados... será que podes colocar aí quais as plantas que usaste para esse teu aquario? que tipo de iluminaçao tens, substracto etc...

 

Agradecido e continuaçao de bom trabalho, está optimo, fantastico aqua, fantasticos seres... estou mortinho para adquirir nem q seja um casalinho desses animais tão feios... :crazyeyes:

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Hugo, traz 2 garrafões para não haver mistura. banana rock Os SS são ideais para cortar caminho no apuramento e conseguir grades mais altos. Também são mais caros e não tem tanto gozo no processo de apuramento do que começar com grades mais baixos e ir obtendo camarões mais bonitos com o passar do tempo.

 

João, andas desaparecido. Acho que fazes bem, é uma paz ter um aquário assim. Se precisares de plantas para arrancar com esse, apita. :P

 

koyodu, sim, embora, a meu ver, não seja nada de extraordinário. ;) Há já algum tempo que defendo que não é necessário apostar em muita iluminação, CO2 e fertilização para se manter um aquário plantado. Basta escolher espécies de plantas de baixa manutenção, particularmente aquelas que requerem poucos nutrientes da coluna de água e aquelas que retiram a maior parte dos nutrientes do substracto. Colocar luz q.b. ( o uso de reflectores é igualmente importante) e um bom substracto são a chave para o sucesso. Neste caso, até com 18W me safava mas optei por 36W. Quanto mais luz se coloca, mais necessidade há em fornecer CO2 e fertilização líquida. Mais rapidamente surgem desiquilíbrios se algum nutriente estiver em falta e, por conseguinte, maior a probabilidade de haver aparecimento de algas.

 

 

Setup:

 

Dia da montagem: 17-09-2007

Aquário: 60*36*30 ( comp*larg*alt)

Luz: 2x18W T8

Substracto: ADA Power Sand + ADA Aquasoil Amazonia

CO2: não injecto

Fertilização: não faço

Manutenção: TPAs 2x por semana e reposição de água evaporada

Temp: 24ºC

pH: 6.8

 

Plantas: Valisneria nana, Cryptocoryne wendtii " Green", Microsorum pteropus " Narrow", Vesicularia reticulata, Hydrocotile verticillata, Marsilea hirsuta

 

Em relação ao substracto, optei pelo do ADA por várias razões:

 

- a principal, foi o prémio do Naturchallenge 2006, logo, não houve despesa

- a cor escura que realça bastante a cor dos camarões

- o poder de amolecer e acidificar a água, embora qualquer substracto argiloso o consiga fazer

- o facto de ser fértil, embora a ELOS tenha igualmente substractos férteis do mesmo nível

 

O ADA tem a desvantagem de:

 

- provocar picos de amónia nos primeiros tempos por isso atenção à colocação de camarões com aquários recém-montados com este substracto

- provoca um amarelecimento da água devido aos taninos que só com muitas TPAs ou uso de carvão activado, desaparece

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado... se bem que algumas dessas plantas não sao muito faceis de manter sem CO2 tal como a marsilea e a hidrocotyle...

 

Vou experimentar fazer do meu aqua de invertebrados qualquer coisa dentro desse genero :rolleyes:, não me parece é que seja muito facil conseguir adquirir essas plantas vou ter q andar á procura...

 

Mais uma vez obrigado

Editado por koyodu

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

 

Deixo mais umas fotos dos que apareceram para comer. :puppydogeyes:

 

frente

PICT0009e-3.jpg

 

lateral

PICT0013e-2.jpg

 

superior

PICT0018e-1.jpg

 

 

koyodu, qualquer planta que não seja exigente em luz, pode ser facilmente mantida com ausência de injecção de CO2 se, evidentemente, colocarmos apenas a quantidade de luz necessária ao seu crescimento. Podes ver pelas fotos que ambas estão a crescer muito bem ( por bem refiro-me a estarem saudáveis e não com crescimento rápido), de acordo com o que têm à disposição ( luz/nutrientes).

 

Posso-te dizer que adquiri todas as plantas na Naturline.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estão lindos. Parecem bichos da seda.

Quais é que são os meus? :)

 

Lá chegaremos... :)

 

Deixei-te uma mensagem sobre a Bolbitis no teu tópico de procura. :)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá André!

 

reparei hoje nos meus primeiros 'riscados'... mas tenho uma dúvida: os crystal red apresentam logo um vermelho vivo, assim que se tornam visíveis?

mesmo com lupa, não consigo ainda identificar a côr, e não sei se serão crias desses ou dos new bee...

 

abraço

JM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José.

 

Vivo não. Quando são recém-nascidos, têm, quer o vermelho, quer o branco, meio esbatido, sendo o branco sempre muito mais esbatido ou até ausente nos grades inferiores.

 

Se fizeres um scroll up nesta página do tópico, estão fotos de um recém-nascido ( 1 dia), bastante ampliadas e, se observares, os pigmentos vermelhos ainda se encontram um pouco dispersos, havendo espaços entre eles, o que, visto pelos nossos olhos, dá um vermelho esbatido, pouco sólido/compacto.

 

Daqui por 1 semanita, a cor intensifica-se e já conseguirás diferenciá-los bem.

 

Já agora, parabéns pelos meninos! :oops:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado, André!

 

nos meus 'micros', o branco está MESMO branco... a outra côr é que é de um castanho encarniçado, daí eu não saber para que 'lado vai tombar'... aguardemos! :angel:

 

p.s. os teus white pearl 'blue', já foram avós umas quantas vezes! :D a matriarca não deixa (nunca!) de andar carregada de ovos ('costas' e barriga, sempre!)...

 

abraço

JM

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais