Recommended Posts

OI Pessoal entendido

Estava a pensar por um lago no meu mini jardim, e já fui ver uns lagos que há da "Gadena"ou "GArdena", e o que dava para mim era o mais pequeno, pois, de 170l, estes lagos são de plastico preto, é preciso fazer o buraco no chão, e depois fazer o resto.

Que me dizem?

Ponho areão no Fundo?O Lago tem 3 andares, um mais fundo, um menos fundo e 1 rasinho, estava a pensar por areão de rio no fundo do maior, fazer umas grutas de pedra, para o calor e para o frio.

Ao que parece neste tipo de lagos poem-se plantas no rebordo, e podem por-se nenufares no lago.

Que outras plantas se podem por?

Posso por peixes vermelhos?ou o melhor é mesmo carpas?

O lago tem de levar filtro?luZ?

O que eu queria era mesmo um lago que não me desse muito que fazer.

Pensei em não por filtro nenhum e mudar parte da água todas as semanas.....?????

Queria por tbem umas tartaruguinhas , 2, e por areia para elas andarem sobre a areia, e ainda uma rã.

É viável?É uma grande misturada?

agradeço qualquer ajuda.

Obrigada

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ola Isa ,

realmente parece que não sabes muito bem o que realment queres , bem eu como ´so percebo qq coisa de tartas vou falar do mesmo , nesse tanque que queres podes sempre por 2 tartas sem problemas desd que tenham pelo menos 1 ano de idade e não precisaras de um filtro s tiveres o cuidado de no verão de 15 em 15 dias retirares metade da agua mas tambem terás que por plantas aquaticas , mas não podera ser nenufares pois os mesmos são venenosos para as tartas , o melhor mesmo era pores (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] , areia para as tartas e desaconselhavel terá que ser terra e /ou areão , podes tambem por uma rã desd que tenhas alguma vegetação marginal densa para que a mesma s esconda e não ser comida, não aconselho peixes de especie alguma no mesmo espaço das tartas , elas vão dando umas dentadas nos mesmo e eles vão agonizando até a morte mais tarde ou mais cedo, mas digo te de experiencia propria que ter tartas vai t dar muito trabalho especialmente na primavera e verão ...

 

 

Espero ter ajudado !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em vez das tartarugas poem cagados :wink:nyah

 

Ze Carlos a manutençao de cagados em cativeiro é proibida em Portugal.

 

E pensando bem o lugar da nossa fauna autocne é mesmo em liberdade.

 

Para povoar o lago pode sempre comprar tartarugas criadas em cativeiro para esse efeito, sem afectar assim os seus ecossistemas naturais. cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alôoooooooo

Então????Cágados???'tartarugas??????

O melhor é não por nada.

Obrigada pelas vossas informações.

Xauses

Isa

 

Isa é verdade que os cagados tambem sao tartarugas, mas cagados é o nome dado as nossas tartarugas autocnes portuguesas (que sao de criaçao proibida em cativeiro).

 

Mas se fores a uma loja de animais vais encontrar muitas tartarugas "legais", por isso nao te assustes, avança lá com as tartarugas para o teu lago. :?

 

Espero ter esclarecido e nao complicado. :):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi

Cá estou eu de novo

Já tenho o meu laguinho (170 litros), metido no chão do meu jardinzinho, quase cheio de água e com filtro e repuxo.

agora vou ver o que lhe hei-de por mais, antes de decidir que peixinhos lhe vou por.

De todos, quais são os que crescem menos????

Podem-se por daqueles vermelhos de água fria?????

Depois ponho fotos.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isa, infelizmente NÃO lhe informaram que um laguinho com esse volume e em um ambiente externo não são compatíveis para criar peixes.

As carpas e kinguios, são peixes de água fria e chegam até a hibernar, mas para que isso acontecesse seria necessário ter uma boa profundidade.

Sinto informa-la que "dificilmente" seus peixes sabreviverão ao inverno nessas condições.

Espero que lhe orientem melhor à respeito.

. :blush:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Agora é que eu fiquei mesmo triste..... :?

Mas mesmo assim, vou por umas fotos do meu laguinho:

Pic_10302_16.jpg

Pic_10302_17.jpg

Eu gosto, quanto aos habitantes ainda não há.

Quanto à sua explicação Tioayres,lamento só agora ma ter dado, quanto aos peixes não aguentarem o Inverno, depois se verá. ;)

Tartarugas é mais que certo que irei por pelo menos 2, quanto ao resto depos vejo.

Isa

Editado por IsaGanhão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Pois Tioayres, você fala isso de barriga cheia, Belo Horizonte, pois....aí nem precisa se preocupar, né?????

Aqui em Portugal faz mais frio de inverno que ai certamente, mas decerto haverá uma solução para os peixes que eu decidir por em meu lago quano o Inverno chegar.Nunca poderão ser carpas, porque crescem muito e kinguios não faço ideia quanto Crescem.

De todo ainda não decidi que habitantes por lá vão ficar.

Cumprimentos para você, gostei de sua chácara e de seus lagos.

Infelizmente, não tenho esse terreno todo que você tem, senão bem o aproveitaria.

No hard feelings.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ò moça, tens uma camada de coisa que podes por aí:

 

um patinho de borracha, um barco de plástico, e etá aquela especie tão caracteristica das nossas aguas, o preservativo usado...

 

è só escolheres....

 

 

Agora a sério. Nunlago com essas dimensões, nem te atrevas a por carpas, mesmo os vulgares peixes vermelhos crescem muito...

Como solução, e repara que é o meu gosto pessoal, podes por (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], juntamente com neons chineses, ou noutro modelo diferente, uns chanchitos... Deverás é lá por umas plantitas, quer para protecção deles, e para criar um mini ecossistema, quer para ate´providenciar uma paparoca extra aos gajos...

 

E se te disserem que os gajos no inverno gelam, não acredites, mesmo que patinem uns, quando a temperatura volta a aquecer (mais ou menos por estas alturas), a população é rapidamente restabelecida...

Abraços e boas escolhas

Fausto

(PS;: Sabias que iam acabar comigo? Parece que recuaram, e vão-me deixar existir, pelo menos por ora...)

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como solução, e repara que é o meu gosto pessoal, podes por (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], juntamente com neons chineses, ou noutro modelo diferente, uns chanchitos... Deverás é lá por umas plantitas, quer para protecção deles, e para criar um mini ecossistema, quer para ate´providenciar uma paparoca extra aos gajos...

 

Fausto já ouvi falar nesses gambusios, mas onde se poderao arranjar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Fausto.....

Queriam acabar contigo?????No Forum?????

Explica aí....se quizeres Isaganhao@gmail.com

Quanto à questão do lago quero dizer-te que tbem já tinha pensado nisso , um patinho de borracha amarelo, uma bola, uma boia, agora preservativo, não.

Mas o lago tem o filtro do repuxo, e posso por-lhe um adicional, vai dái nãa fica a água estagnada.

De inverno posso sempre mete-los na arca frigorifica, assim como assim...... :twisted:

Não, um amigo contou-ma que um vizinho dele em Bragança pos num lago que lá tinha (um charco, chamou-le ele) uns quantos peixes, e estes resistiram durante o inverno alem de que se reproduziram, certamente não no Inverno......ele não sabe especificar o nome dos peixes mas diz que sõ vermelhos e com pintas, o que eu penso serem os vulgares peixinhos vermelhos e os das pintas ou manchas, carpas?????'

O que são gambuzias???Neons chineses???Onde se arranja isso????

Tu deves pensar que isto é Lisboa....... :popcorn:

Isto é provincia.

Obrigada e bjinhos

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só digo

 

Está muito bonito mesmo.

 

Força nisso Isa, continua.

 

Abraço

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Isa, alguem em cima falou numas chapas... O princípio é esse mas sem as chapas. O truque é vegetação marginal que proteja o lago no inverno mas também no verão. Não dá para ver o que rodeia o lago, se existe uma casa, uma árvore, etc.

Na minha opinião (lembrando-me do tal charco) Protecção e Filtragem combinam perfeitamente com uns peixinhos vermelhos. Uns jacintos e está pronto. Uma condição é: ou tartarugas ou peixes. O truque é o verde (protecção) à volta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom...Isa...estou admirado...apesar de pequenino o teu laguinho esta muito bonito...eu tenhu um tanque mas que leva mais litros de agua...eu axu mesmo que ai podes por uns quantos peixes vermelhos...MAS...como disse o Neptenor ( e com muita razao) ou peixes ou tartarugas porque podes pensar que as tuas nunca irao comer os teus peixes mas acredita que o fazem porque eu tenho nove e ja as vi fazer isso montes de vezes por erros meus...outro facto é que a urina da tartarugas nao faz muito bem aos peixes e as tartarugas sempre a nadarem ao pé dos peixes stressam-nos...eu na minha opiniao escolho as tartarugas porque sao mais resistentes e duradouras..mas tu é que decides...adoraria muito saber como acaba o teu projecto , a serio, por isso se quiseres adiciona: pedrogmelao@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Isa:

 

Tenho um lago igual ao seu de 240 litros há 3 anos com os mesmos peixes e estão muito bem!!! Vivo numa zona muito fria e não tive qualquer problema com os cometas! Não se preocupe, vão sobreviver e crescer muito!!!!

www.catiasilva.com/chinchilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal

Já havia algum tempo que aqui não vinha, falta de tempo, mesmo, e às vezes a ligação demora muito a abrir e depois fica para outro dia.

quanto ao lago, lá está, as plantas cresceram muito e o verde cobre o lago por completo, logo que me lembre ponho uma foto nova.

Neste momento o lago está protegido do sol pois tem plantas à volta e o sol não dá lá directamente.

Em relação a kinguios, são muito bonitos, mas muito caros e eu comprei um e morreu.

Neste momento tenho 3 ou 4 carpas, não sei bem, que ainda estão pequeninas, quando e se crescerem muito troco por outra coisa qualquer, fico aberta a sugestões e trocas.

Ate pode ser que aconteça o milagre da reprodução.

Creio que neste momento o ecosistema está seguro, embora tenha chovido muito, mas espero que tal não interfira.

Vamos ver.

Ah e desisti das tartarugas.

Jinhos

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isa, tenho também um laguinho que fiz há um ano. É igual ao teu e enterreio-o num jardim semi-interior. Só tem abertura para a rua por um dos lados, mas fiz um socalco bastante alto no terreno. É lá que vive uma tartaruga de estimação que tem 12 anos e que me foi dada pelas minhas sobrinhas. Não tem filtro nenhum e puz no fundo e nos vários socalcos seixos de rio. Também coloquei umas pedras a fazer de rampa e é por onde ela entra e sai do lago e onde gosta de estar a apanhar banhos de sol com as patitas de trás todas esticadas.

Mudo dois terços da água quando vejo que já está muito escura e suja. Acho que a tartaruga vive feliz. No Inverno saiu do lago e foi-se enterrar debaixo de umas avencas que estão próximas. Viveu ali hibernada durante os meses mais frios e em Março voltou a aparecer e foi para o lago. A bichinha é esperta! É uma tartaruga ornamental de faces rosadas, que soube agora que não se comercializa por estar em vias de extinção. Dou-lhe de vez em quando camarão seco, granulado de vegetais e alguns petiscos, tipo carne e fruta, como ela estava habituada. Também coloco de vez em quando uma pedra de cálcio no lago. Mais nada. De resto ela alimenta-se das larvas de insecto, da vegetação que está à volta e de outras coisas que encontra no lago. Está bastante grande.

É pena teres desistido das tartarugas, porque não dão trabalho e se calhar era mais próprio para o teu laguinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais