Recommended Posts

Isa, tenho também um laguinho que fiz há um ano. É igual ao teu e enterreio-o num jardim semi-interior. Só tem abertura para a rua por um dos lados, mas fiz um socalco bastante alto no terreno. É lá que vive uma tartaruga de estimação que tem 12 anos e que me foi dada pelas minhas sobrinhas. Não tem filtro nenhum e puz no fundo e nos vários socalcos seixos de rio. Também coloquei umas pedras a fazer de rampa e é por onde ela entra e sai do lago e onde gosta de estar a apanhar banhos de sol com as patitas de trás todas esticadas.

Mudo dois terços da água quando vejo que já está muito escura e suja. Acho que a tartaruga vive feliz. No Inverno saiu do lago e foi-se enterrar debaixo de umas avencas que estão próximas. Viveu ali hibernada durante os meses mais frios e em Março voltou a aparecer e foi para o lago. A bichinha é esperta! É uma tartaruga ornamental de faces rosadas, que soube agora que não se comercializa por estar em vias de extinção. Dou-lhe de vez em quando camarão seco, granulado de vegetais e alguns petiscos, tipo carne e fruta, como ela estava habituada. Também coloco de vez em quando uma pedra de cálcio no lago. Mais nada. De resto ela alimenta-se das larvas de insecto, da vegetação que está à volta e de outras coisas que encontra no lago. Está bastante grande.

É pena teres desistido das tartarugas, porque não dão trabalho e se calhar era mais próprio para o teu laguinho.

 

Boas Sofia,

 

Só para fazer um pequeno reparo. A comercializaçao da tartaruga de orelhas vermelhas foi proibida, em Portugal, devido as suas caracteristicas de facil adaptaçao ao nosso clima, e pelo efeito nefasto que podem ter na nossa fauna na populaçao autocne. Isto deveu-se essencialmente ao abandono na natureza por parte de criadores que perderam o interesse por elas, quer pelo tamanho que atingem, ou porque simplesmente "dao trabalho", ou perderam a piada que tinham quando eram pequeninas... banana rock

 

Nao sei de onde vem esse mito de estarem em vias de extinçao, mas de facto já nao é a primeira vez que ouço/leio esse tipo de comentarios.

 

Esta proibiçao esta regulamentada em portaria no Diario da republica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Sofia, Norby,

 

Parabéns Sofia pela tua "menina" e por a estimares, com 12 anos já deve ser bastante grande. banana rock

 

Na minha opinião acho esse tipo de lago é muito pequeno para misturar tartarugas com peixes, porque um lago com peixes não se pode mudar a água de qualquer maneira.

Os peixes são muito sensiveis à amonia que as tartarugas provocam com os excrementos.

Atenção as tartarugas e os peixes podem viver em harmonia, mas se lhes passa algum pela frente ... #food

 

Norby, esses factos são interessantes de saber, não sabia que a comercialização das Tartarugas de faces vermelhas estava proibida em Portugal.

Eu vejo à venda muitas Hieroglificas, espero estar enganada, mas acho que essas tartarugas mais tarde ou mais cedo tambem vão dar problemas, eu tenho 4 meninas num lago no Alentejo e elas estão estão-se adaptar mesmo com as nossas vagas de frio e calor, é extraordinário. Eu fiquei preocupadissima quando as deixei-la a hibernar pela 1ª vez que no total foi 5 meses.

Na primavera fui dar com elas apanhar sol e tinham crescido imenso! E as variações de temperatura no Alentejo tambem não é brincadeira, mas acho que elas aproveitam as varias prefundidades do lago para não variar muito tal como os peixes. Um dia fui apanhar uma menina debaixo de um arebusto apanhar o fresquinho.

 

É certo é que ainda não se reproduziram, mas tambem são novinhas, as mais velhas têm 5 anos, mas se isso acontecer vou ficar muito contente, mas ao mesmo tempo preocupada.

Não é por acaso que as tartarugas são os seres mais antigos do planeta.

 

Mas o que mais me entriste-se são as lojas venderem e não informarem as pessoas convenientemente, nem a alimentação nem tamanho, nada (uns 15 cm) e o mais certo é elas morrerem ou serem abandonadas. É que 30 cm não é brincadeira, ainda bem que tive condições para lhes fazer um lago, caso contrário teria um desgosto em deixa-las.

 

Agora que eu sei mais sobre estes animais, eu acho que deveria de ser proibida a comercialização de todas, muitas das especies no seu habitat de origem estão proibidas de serem capturadas por estarem ameaçadas, ... e Portugal a vender. bang

 

Cump.

MJV

 

Nota: quando digo ameaçadas não é em extinção, são duas avaliações diferentes, há quem confunda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia, Norby,

 

Parabéns Sofia pela tua "menina" e por a estimares, com 12 anos já deve ser bastante grande. banana rock

 

Na minha opinião acho esse tipo de lago é muito pequeno para misturar tartarugas com peixes, porque um lago com peixes não se pode mudar a água de qualquer maneira.

Os peixes são muito sensiveis à amonia que as tartarugas provocam com os excrementos.

Atenção as tartarugas e os peixes podem viver em harmonia, mas se lhes passa algum pela frente ... biggrin

 

Norby, esses factos são interessantes de saber, não sabia que a comercialização das Tartarugas de faces vermelhas estava proibida em Portugal.

Eu vejo à venda muitas Hieroglificas, espero estar enganada, mas acho que essas tartarugas mais tarde ou mais cedo tambem vão dar problemas, eu tenho 4 meninas num lago no Alentejo e elas estão estão-se adaptar mesmo com as nossas vagas de frio e calor, é extraordinário. Eu fiquei preocupadissima quando as deixei-la a hibernar pela 1ª vez que no total foi 5 meses.

Na primavera fui dar com elas apanhar sol e tinham crescido imenso! E as variações de temperatura no Alentejo tambem não é brincadeira, mas acho que elas aproveitam as varias prefundidades do lago para não variar muito tal como os peixes. Um dia fui apanhar uma menina debaixo de um arebusto apanhar o fresquinho.

 

É certo é que ainda não se reproduziram, mas tambem são novinhas, as mais velhas têm 5 anos, mas se isso acontecer vou ficar muito contente, mas ao mesmo tempo preocupada.

Não é por acaso que as tartarugas são os seres mais antigos do planeta.

 

Mas o que mais me entriste-se são as lojas venderem e não informarem as pessoas convenientemente, nem a alimentação nem tamanho, nada (uns 15 cm) e o mais certo é elas morrerem ou serem abandonadas. É que 30 cm não é brincadeira, ainda bem que tive condições para lhes fazer um lago, caso contrário teria um desgosto em deixa-las.

 

Agora que eu sei mais sobre estes animais, eu acho que deveria de ser proibida a comercialização de todas, muitas das especies no seu habitat de origem estão proibidas de serem capturadas por estarem ameaçadas, ... e Portugal a vender. biggrin

 

Cump.

MJV

 

Nota: quando digo ameaçadas não é em extinção, são duas avaliações diferentes, há quem confunda.

 

Com cerca de 5 anos e vivendo num lago é possivel que em breve comecem a por ovos.

 

Se queres que te diga as vezes tambem me pergunto se nao será apenas uma questao de tempo para que mais tartarugas sejam proibidas, se nao houver ums consciencializaçao e aumento da informaçao das pessoas.

 

Em relaçao as tartarugas vendidas em Portugal todas provêm de quintas de tartarugas, portanto a questao que colocas no ultimo paragrafo esta salvaguardada. banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal!Iza, aconcelhava-te a tirares dai as carpas...elas presisam de 800 litros de água por carpa e podem chegam a 80 cm quando adultas!Se as mantiveres ai elas vao atrofiar porque não podem crescer...Compraste so um peixe vermelho?Se sim devias ter comprado dois...são peixes muito sociaveis e presisam de pelo menos uma companhia da mesma especie!A água esta verde?Porque não montas um filtro ubv?Penso que elimine as algas...ve o ph...e a amonia...pode ter sido disso que o peixinho morreu...Boa sorte...posta mais fotos! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Good Morning every body.......

Pois o meu lago não tem a ãgua verde, tem carpas que já não vejo à imenso tempo e que qundo dou de comer regra geral vê-se 1 cabecita ou outra, quanto a crescerem muito pois agora já não há remédio, aqui vão umas fotos do antes e do depois:

no principio:

Pic_5121_17.jpg

Mais tarde:

Pic_5121_18.jpg

Ontem

Pic_5121_32.jpg

Que tal?????

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

Não sei bem se são lentilhas porque aqui para nos que ninguem nos ouve , subtrai-as do sitio onde comprei as restantes, mas ficam muito giras, alastraram completamente e cobrem o lago,

Os outros não sei o que são, chamo-lhes alfaces mas sei que não são, mas crescem bem, tenho as outras plantas que não me lembro o nome e ainda umas ervas .

quanto a nenufares quando andei lantas os que havia eram muito fraquinhos e não comprei,

No entanto adorava ter uma ou 2 rãs, ninguem sabe onde as posso arranjar????

Daquelas que fazem barulho ns noites de verão??????

Fiquem Bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

Não sei bem se são lentilhas porque aqui para nos que ninguem nos ouve , subtrai-as do sitio onde comprei as restantes, mas ficam muito giras, alastraram completamente e cobrem o lago,

Os outros não sei o que são, chamo-lhes alfaces mas sei que não são, mas crescem bem, tenho as outras plantas que não me lembro o nome e ainda umas ervas .

quanto a nenufares quando andei lantas os que havia eram muito fraquinhos e não comprei,

No entanto adorava ter uma ou 2 rãs, ninguem sabe onde as posso arranjar????

Daquelas que fazem barulho ns noites de verão??????

Fiquem Bem

Isa

 

 

Boas!!! as pequenas que se alastraram são mesmo lentilhas (ou Lemma Minor)... as grandes são alfaces aquaticas (cuidado com a geada de inverno geralmente ficam queimadas).

 

 

Quanto às rãs.. eu tenho agora 2 que foram lá parar sozinhas... penso que foi de ter colocado uma luzes à volta do lago e como os mosquitos costumam andar por volta das luzes talvez tenham sido atraídas por isso e pela água.

 

Mas como resido numa zona rural é mais fácil elas irem lá ter quando falta a água noutros sitios...

 

Mas tenta procurar num charco por aí perto... leva uma rede e muita paciência...

 

fica bem

Editado por MoonRaven
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

Essa das luzes é fixe, até porque há um riozito proximo da minha casa, e se calhar elas vão preferir o meu lago que tem mais comida certamente que o rio delas, penso eu.

Mas vou experimentar.

obrigada pelas indicações.

Hughs.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

Essa das luzes é fixe, até porque há um riozito proximo da minha casa, e se calhar elas vão preferir o meu lago que tem mais comida certamente que o rio delas, penso eu.

Mas vou experimentar.

obrigada pelas indicações.

Hughs.

Isa

 

 

Para depois ficares com uma ideia de como está o meu... no fim de semana vou tentar tirar umas fotos e coloco no forum...

 

E esse rio aí perto costuma secar? se sim... antes de secar completamente procura nos charcos que vão ficando...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isa,

 

O Lago está muito bonito.

Tens ai Alfaces de Água e Salvineas, Lentilhas não consigo vêr mas a Lentilha é muito pequenina não me parece que se veja à distancia da foto.

Não deixes que o lago fique invadido pelas plantas flutuantes, podem te matar os peixes.

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes precisam de sol banana rock

 

 

Pois... estava-me a esquecer desse promenor... eu tenho o problema inverso... tenho de arranjar mais plantas flutuantes... mas não posso colocar plantas pequenas senão as Kois comem-nas... os jacintos vão aguentando, mas queria diversificar... alface aquaticas queimam-se com a geada...

 

Alguma sugestão?

 

 

8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... estava-me a esquecer desse promenor... eu tenho o problema inverso... tenho de arranjar mais plantas flutuantes... mas não posso colocar plantas pequenas senão as Kois comem-nas... os jacintos vão aguentando, mas queria diversificar... alface aquaticas queimam-se com a geada...

 

Alguma sugestão?

banana rock

8)

 

Olá,

 

Eu tambem tenho esse problema mas é com as tartarugas, também desconfio dos Barbos até faz impressão velos comer, são autenticas maquinas. yikes

 

As plantas flutuantes são facilmente devoráveis, se os peixes não comem as folhas comem as raizes e elas acabam por definhar ou morrer

 

Em relação ás Alfaces, para evitar que se queimem todas com as geadas, em tempos guardei algumas num alguidar num sitio mais protegido e colocava no lago na primavera em tamanho e quantidade suficiente para que a quantidade devorada pelos peixes compense o rápido crescimento das plantas até conseguires mater o equilibrio. É um desafio.

 

O clima e Portugal não é muito propicio a muitas plantas flutuantes e à venda também há poucas.

 

Outra sugestão é arranjar um sitio no lago com plantas mais altas para proteger do sol e da geada, que no meu caso as tartarugas têm perninhas para andar :lol:

 

Espero que tenha ajudado

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

banana rock

 

Olá,

 

Eu tambem tenho esse problema mas é com as tartarugas, também desconfio dos Barbos até faz impressão velos comer, são autenticas maquinas. :lol:

 

As plantas flutuantes são facilmente devoráveis, se os peixes não comem as folhas comem as raizes e elas acabam por definhar ou morrer

 

Em relação ás Alfaces, para evitar que se queimem todas com as geadas, em tempos guardei algumas num alguidar num sitio mais protegido e colocava no lago na primavera em tamanho e quantidade suficiente para que a quantidade devorada pelos peixes compense o rápido crescimento das plantas até conseguires mater o equilibrio. É um desafio.

 

O clima e Portugal não é muito propicio a muitas plantas flutuantes e à venda também há poucas.

 

Outra sugestão é arranjar um sitio no lago com plantas mais altas para proteger do sol e da geada, que no meu caso as tartarugas têm perninhas para andar 8)

 

Espero que tenha ajudado

 

Cump.

MJV

 

 

Já ajudou um pouco... mas as minhas carpas têm cá um apetite... inclusivamente os juncos (que são bastante rijos) elas devoraram.... tenho de arranjar maneira de os colocar sem elas os comerem....

 

 

obrigado pela sugestão de retirar as alfaces...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ajudou um pouco... mas as minhas carpas têm cá um apetite... inclusivamente os juncos (que são bastante rijos) elas devoraram.... tenho de arranjar maneira de os colocar sem elas os comerem....

obrigado pela sugestão de retirar as alfaces...

 

... devoram os juncos help tens ai Carpas ou tubarões. Ainda tens os dedos todos? :evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... devoram os juncos yikes tens ai Carpas ou tubarões. Ainda tens os dedos todos? :evil:

 

 

Por enquanto tenho... mas deixe que lhe diga uma coisa...

 

todos os fins de semana (no verão) faço a manutenção da fauna do lago (tiro as folhas velhas, etc) e em alguns pontos tenho de andar dentro do lago... e no fim de semana passado foi expulso do lago por uma mãe Koi muito zelosa que estava a guardar os seus ovos junto a uma nenufar...

 

e de outras vezes há kois que aperciam debicar as minhas pernas...

 

help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto tenho... mas deixe que lhe diga uma coisa...

 

todos os fins de semana (no verão) faço a manutenção da fauna do lago (tiro as folhas velhas, etc) e em alguns pontos tenho de andar dentro do lago... e no fim de semana passado foi expulso do lago por uma mãe Koi muito zelosa que estava a guardar os seus ovos junto a uma nenufar...

 

e de outras vezes há kois que aperciam debicar as minhas pernas...

 

help

 

 

o melhor e entrar no lago com uma gaiola de aço :evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá Pessoal

POis nem me lembrei dessa dos peixes precisarem de sol, com toda a gente a dizer que não podiam apanhar muito sol, agora olha, o lago tá todo coberto de alfaces , tenho de lhe fazer uma limpeza, pois aquilo tá cheio de raizes.

Obrigada.

Quanto a rãs, nada, até já puz umas lampadas solares junto ao lago e não me parece que tenha sorte.

Quem sabe para o ano.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá Pessoal

POis nem me lembrei dessa dos peixes precisarem de sol, com toda a gente a dizer que não podiam apanhar muito sol, agora olha, o lago tá todo coberto de alfaces , tenho de lhe fazer uma limpeza, pois aquilo tá cheio de raizes.

Obrigada.

Quanto a rãs, nada, até já puz umas lampadas solares junto ao lago e não me parece que tenha sorte.

Quem sabe para o ano.

Isa

 

Olá Isa,

 

O lago deve estar ao sol, mas convem ter pelo menos uma parte de sombra que não deve ultrapassar os 60%. É por isso que os Jacintos são prejudiciais em Portugal pois eles formam uma capa de folhas e raizes densa, não passa nada e mata tudo o que está por baixo. Os hipopotamos são optimos para regular estas plantas mas em Portugal não temos.

 

Se não tiveres um riacho ao pé, ou se tiveres muros muito altos bem que podes esperar até ao próximo millenium :P

Antes de ir a um riacho buscar rãs, no teu lago aparecem insectos á volta tipo abelhas, moscas, etc..?... é que esse cantinho parace-me muito limpinho bang

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites

No meu jardinzinho há muita bicharada, incluindo bichezas que andam por cima das plantas.

Mosquito não sei, mas suponho que haja lagartas, um dia destes tinha umas plantas comidas.

Já sei, é melhor desistir da ideia.

O clima aqui tbem é muito humido, se fosse no alentejo era canja, mosquitada e melga de morte, agora aqui......azarito...vou arranjAr uma de barro...ihgihihihi

Boas

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais