Tioayres

Membro
  • #Conteúdo

    206
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Tudo publicado por Tioayres

  1. Estive muito tempo sem acessar fórum porugues daí nem mais me lembro qual é o "peixe dourado". - Alguns peixes já nascem alevinos, e nadam para o meio das raizes para escaparem de serem devorados pelos próprios pais ou demais peixes; - Alguns postam seus ovos em raizes, pedras, etc. e quando eclodem fazem o mesmo dito antes e outros tem comportamentos diferentes, alguns são até protegidos pelos pais, etc. Usar ou não criadeiras depende dá variedade de peixes mas na natureza dos peixes, os pais geralmente enchergam os filhotes como alimento e daí a predação que faz parte da cadeia alimentar. São proteinas vivas. rsrsrs
  2. Então!!! 12 m2 é muito espaço para um micro lago. Estás em região onde há variações bruscas de temperatura? A profundidade influi pois os peixes buscam o fundo para absorve-las. Filtragem é fundamental pois oxigena e limpa a água. A construção ficaria a seu critério. Aqui no Brasil "principiantes" no laguismo costumam usar caixas de água ou mesmo piscinas de lonas para se aventurarem e aprenderem e no futuro construirem realmente os lagos de seus sonhos. Não sou favorável a substrato em pequenos lagos mas há controvésias. Boa sorte na empreitada.
  3. Não acredito ser necessário tanta aeração da água, uma cortina de bolhas poderia ser até interessante mas desconheço lagos que a usem. Note que a própria circulação da água, o espelho da água exposto ao vento e as caídas dágua na cascata geram oxigenação no tanque mas, como as plantas serão pouco exigentes quanto ao CO2 penso não haver problemas maiores se aumentar os níveis de O2, não é mesmo? Nunca fiz um "Venturi" DIY mas penso que não será muito fácil visto que demanda certo ângulo na perfuração. Ficarei na expectativa e torcendo para que seja bem sucedido se tentares faze-lo.
  4. Olá Jana, estou no Brasil e... Também me interessei pelo assunto e em princípio gostaria que me explicasse (se possível) a diferença básica entre a aquaponia e não hidroponia. Para mim, fotos do seu sistema serão muito bem vindas. Grato. Ps.: Aqui está um link de um vídeo de um sistema de cultivo bastante interessante: http://www.aquaponia.com.br/filmes/video_grande_flash.html Comentem suas imprenssões.
  5. pack21, notaste boas vantagens em 2 bombas em vez de uma de volume mais elevado eu gostaria que você levantasse o valor do impeller da bomba de 8.000 l/h e o impeller da de 4.000 l/h, seria possível? Na pratica constatamos que de modo geral o desgaste mais acentuado nas bombas é essa peça e aqui no Brasil o valor dela para as bombas de maior volume são quase inacessíveis portanto me causou curiosidade como será aí em Portugal. Fico feliz que esteja conseguindo materializar seu sonho recorrendo às nossas informações e também as disponibilizadas para pesquisa na web.
  6. Dando algumas opiniões para ajudar a esclarecer: As Carpas podem absorver temperaturas até inferiores a 0ºC chegando inclusive a hibernar. Para que isso aconteça há necessidade "real" dos lagos terem profundidade superiores de 1,50 metros. A questão principal é que as variações "bruscas" é que provocam as doenças e não a temperatura em sí. As variações recomendadas são de até 5 graus em 24 horas e "considerem" que a cada 10 cms de profundidade mantem-se 1 grau de calor a mais portanto serão 15ºC pela profundidade e mais 5ºC por oscilação criando assim a possibilidade de absorverem uma queda brusca de até 20ºC, ok? Notem que isso é regra portanto pode-se ter menor profundidade e acontecer quedas de temperaturas e nada acontecer aos peixes mas, de repente em uma ou duas oportunidades acontece e perdes os peixes. Quanto a bomba com o Débito 1000 L/H, Max(alt) 1.95M digo-lhe que para elevar a água ela vai perdendo a força portanto a Max(alt) 1.95M ela estará funcionando e nenhuma gota estará caindo dessa altura e a medida que abaixa ela irá aumentando o fluxo daí quanto menor a cascata maior será o caudal. Aqui no Brasil, em nossos lagos "plantados", até consideramos a circulação filtragem em torno de 50% do volume do lago, "se" não for plantado terá que haver no mínimo uma circulação de uma vez o volume do lago. Obs: Lembre-se de que terá que deixar as bordas do lago acima do nível do solo para evitar que a água da chuva escorra para dentro do lago. Um lago deverá ter um ladrão (saída do excesso de água), tubulação para as bombas, e se possível um tubo para escoamento total da água do lago. Ps.: Não entendí qual vai ser o processo de "impermeabilização do lago".
  7. Na verdade 2 bombas de 4.000 l/h é melhor que 1 bomba de 8.000 l/h e por vários fatores. (rsrs) NB.: A soma do consumo de 2 é mais que de uma superior mas, o tempo que ficar desligado compensa a mais. Quanto a perda de volume para elevar água à cascata existe mas não é lá grande coisa ainda mais que a "elevação da água" conta-se é a partir do nível do lago e não da posição que ela está no fundo, portanto tens que descontar esse tanto que ela está abaixo da linha da água. As 2 bombas do seu desenho elevarão água na mesma altura apesar de uma estar mais abaixo que a outra, ok? O serviço de "perfuração" aí é muito rápido, parabéns pelo dinamismo na execussão do projeto.
  8. Um detalhe importantíssimo que não falamos. Para se juntar machos e femeas de kinguios num mesmo aqua é aconselhável no mínimo 2 femeas para cada macho e se ela for única entre esse machos todos eles a levarão a óbto por motivo de stress.
  9. ????? A linguagem "universal" de referência ao peixe é: O peixe Betta "macho" O peixe Betta "femea" Esse seu desconhecimento do assunto é que motivou a indiganação externada e o grito no seu post?
  10. Pelo que consta a maioria dos kinguios são pacífico mesmo entre espécies diferentes mas "podem" ocorrer excessões e alguns se tornarem individualistas e não quererem outros junto a eles, portanto alguns gostam de morder as belas caudas de outros. O acasalamente "entre as espécies" se dá em um ritual um pouco violento pois a macho fica dando cabeçadas na femea direcionando-a para o local da desova, geralmente raizes de plantas. Geralmente gostam muito de brincarem entre sí correndo um atrás do outro mas não sei se seria o caso dos seus portanto sugiro que coloque alguns objetos adcionais ou mesmo plantas para ter mais locais para se esconderem das perseguições até se acostumarem.
  11. hehehe... Acho que toda essa situação e expectativa se resume em uma assinatura que uso atualmente no Brasil: "Laguismo, a cada instante uma nova descoberta prazerosa" Ficaremos no aguardo das novidades quanto ao desenrrolar da construção. Sucesso na empreitada.
  12. Eu diria que a alimentação apropriada principalmente quando alevinos é que farão a maior diferença nas cores quando adultos, apesar de que a iluminação também tem papel importantíssimo. Lembre-se que a apuração dos alevinos é que define os belos exemplares adultos. A maioria dos peixes de uma ninhada, mesmo de boas matrizes são descartadas pelos criadores que apuram linhagens, isso prediz que muitos dos nossos não terão siquer algum atrativo de cor portanto nascendo próximo da tonalidade dos selvagens = cor cinza.
  13. Será qual o tamnho e filtragem desse se aquário? Um Kinguio necessita de um ótimo sistema de filtragem pois é muito sujão e o Betta até respira oxigenio da atmosfera penso que não foi uma boa combinação. Um Kinguio pode tracar de estampas e até de cor durantes vários meses, o "desbotamento" das cores é que indicam má nutrição, etc. portanto atente para a qualidade da ração para os seus peixes pois ela não é a mesma para as duas espécies. Existe aluns procedimentos bárbaros para injetar cores em alguns peixes mas, geralmente seriam em peixes de valor alto e não nos peixes comuns.A questão do seu kinguio estar trocando de cor "dentro da sua descrição" para mim é novidade, nunca ví ou lí nada semelhante até então portanto pergunto se não seria uma incidencia de luz ou coisa semelhante. :D
  14. Bem!!! Não para levantar polêmica pois nem sei qual a bomba a que referiu e eu não expliquei que seria as bombas submersas para aqua/lagos que tem essa necessidade. Essa bomba que você se referiu é uma bomba submersa própria para aquarismo/lagos? Tenho conhecimento de bombas "externas" que tem válvulas apropriadas para evitar o escoamento e essas sim tem capacidade de continuar puxando ou mandando água mesmo que tenham sido desligadas mas, bombas para lagos com essa opção eu não conheço. As bombas para lagos consomem pouca energia e são apropriadas para funcionarem direto sem serem desligadas e portanto ideal para aquarismo. Se ela for propria para laguismo peço-lhe se possível colocar um link para um produto similar para que eu possa conheçe-lo pois sou brasileiro, ok?
  15. De acordo com suas observações tudo lçeva a crer que "as doenças oportunistas" estão se instalando em seus peixes. Faça testes e cuide da qualidade da água que é a porta de entrada de doenças e que podem ser várias. Pesquise fotos das doenças no Google. As carpas são primas dos Kinguios e também trocam as estampas/cores mesmo depois de varios meses, portanto é normal. sua preocupação seria as cores ficarem "desbotadas" aí sim é mal sinal.
  16. Nesse procedimento nota-se a necessidade de a bomba estar em um nível inferior ao espelho da água do lago para que ela volte a aspirar água caso seja desligada pois ela não aspira se houver ar nos tubos.
  17. Luiz, com certeza o problema que os peixes estão tendo é um reflexo da baixa qualidade da água do lago. Posso lhe assegurar que a quantidade de peixes/tamanho é incompatível com o volume do lago e terá que rever qual o sistema de filtragem que esse lago dispões. O esterelizador UV pode mascarar um problema da qualidade da água e para um lago desse volume ele também devrá ser bem dimensionado, é bastante provável que ele não mais esteja funcionando corretamente ou tenha queimado a lampada. Enfim... Identificar e curar a doença é fundamental mas, descobrir o porque vieram a adoeçar é necessário, ok? As dicas postadas são interessantes mas, doenças em peixes é bastante difícil de serem diagnosticadas somente com explanação, fotos favoreceriam bastante pois as doenças podem ser várias.
  18. Em parte concordo com as palavras do colega Ismenio pois está havendo informações "incompletas" nesse caso. Sabes realmente o que seria seria um "peixe saudável" e comportando-se perfeitamente bem? (rsrs)É uma brincadeira mas séria. Um nível elevado de amônia ou nitrito é venenoso e a primeira reação do peixe seria nadar agitadamente e "poderíamos" intrepretar erradamente que ele esteja bem ativo quando na verdade esteja sendo envenenado. Caso ele tenha contraído íctio estaria se esfregando em objetos e fazendo evoluções fantásticas mas, devido a coceira proveniente da doença, enfim, fiz essas observações para ficar mais alerta e não que esteja errado, ok? Aqui me deixou um alerta quanto a seus peixes. Por suposição penso que comprou alguns Kinguios e com características diferentes entre eles. Sendo kinguios devemos nos atentar que crescem bastante e necessitam de um volume de filtragem bem grande = 10 vezes o volume do aquário/hora e sugerimos 120 litros para o 1º kinguio adulto e 40 litros para cada outro que colocar, exemplo: 120 + 40 + 40 = 3 Kinguios adultos. Ração de boa qualidade e também um termostato no aquario para manter uma temperatura estabilizada e aí terá Kinguios para conviver contigo por uns 20 anos. Boa sorte.
  19. Ok meu amigo. Você consegui absorver boa parte da operacionalidade do sistema e em razão de tal "ponturei o seu texto para sanar qualquer possível dúvida sobre pois "ainda" ficou faltando a "filtragem mecânica" no seu projeto/filtro. Geralmente por aqui não somos muito de utilizar o Skimmer porque entendemos que não há muita funcionabilidade pois as folhas e detritos maiores quase sempre vão para o fundo e sua principal função seria alguma gordura ou impurezas flutuantes é que seria captada por ele. Note portanto que se tem necessidade de captar água e detritos mais do fundo e não superfície. Essa captação de água do "fundo" na prática o coloco alguns cms acima para diminuir a sucção total dos detritos para diminuir a abstrução das mídias e esse material no fundo será decomposto pelas bactérias benéficas geradas pelo filtro biológico. Correto!!! Isso "se" quizer fazer o box fixo, caso não queira poderá fazer um box (com espaço) envolvendo a bomba até dentro do próprio lago. Só possibilidades, pois fica meio sem estética. Perfeito mas, com uma sugestão. Nesse box você poderá colocar uma ou mais bombas portanto deverá prever a tubulação para o futuro. Note que terá que criar o filtro mecânico e o biológico. O mecânico absorverá todos os detritos sólidos que passar pela bomba e isso inclui as "micro algas verdes" e possíveis filamentosas pois tens idéia de usar UV e esse esterelizador somente mata as algas e quem as retirará será o filtro mecânico. O filtro biológico (coração de um lago) terá que ser de bom volume e com mídias com boa/grande área de fixação para a colônia de bactérias e infelizmente não sei quais os materias que lhe são mais em conta por aí mas, lembre-se esse é (a meu ver) o principal responsável por um bom resultado na criação de um ecossistema artificial. Correto. Entendeu perfeitamente bem. Com certeza tem que considerar a evaporação e semanalmente terá que repor um percentual e lembre-se que é aconselhável periódicamente fazer alguma sifonagem para uma TPA afim de diminuir detritos e retirar nitrato, metais pesados, etc. Olha, vou ser honesto com você. Penso que terá alguma dificuldade para implantar esse skimmer a contento.Sabes que para ele ter a funcionabilidade proposta teria que haver um desnível entre a lâmina dágua e o box. Para isso acontecer a bomba teria que ter uma vasão "equilibrada" entre a entrada da água no box e o seu envio para a cascata geraldo assim uma correnteza evitando que detritos voltassem para o lago. Se a vasão ficar aquem eles podem voltar, se ficar além a bomba poderá trabalhar com pouca água e porisso não o aconselharia pois penso que simplesmente passando uma peneira na superfície do lago eventualmente já eleiminaria a função dele. Minha opinião. Os 10 cms me parecem poucos "se" não houver uma boia para controlar o nível da água. Faltou o FILTRO MECÂNICO e terá que pesquisar para entender sobre a vasão ao UV e se ele será melhor antes ou depois do sistema de filtragem, principalmente mecânico, devido as impuresas que passarão pela lâmpada. Ser "laguista" nos leva a buscar conhecimentos, dividir informações e pesquisar afim de criarmos dignamente uma pequena cópia de um ecossistema que nos trará imenso prazer e satisfação, portanto parabenizo-lhe pela dedicação até então demostrada e tenho certeza de que será muito gratificado com seu projeto.
  20. Amigo, essa é uma alternativa não muito funcional, infelizmente.Note que seu Skimmer\FILTRO terá um sucção no fundo do lago e consequentemente irá puxar todos os detritos sólidos e isso leva as mídias a saturarem/entupirem (talvez) em questão de horas. A bomba que colocar estará sugando quanta água pelo filtro? (quase nenhuma pois estarão saturadas) A água que estará indo será "basicamente" a que ir diretamente desse novo cano que vier a colocar e ele terá que ser de uma pequena vasão talvez no máximo 20 mm e não atenderá a bomba e ainda assim nesse cano você deverá colocar um pré filtro e que também logo satura. No inicio desse seu tópico andei postando algumas dicas e ora sugiro que faça esse seu filtro com a bomba dentro do lago com um pré filtro qualquer para evitar sujeira grossa a trave e ela jogará a água no seu filtro para passar pelas mídias filtrantes e retornar ao lago por gravidade. Depois de filtrada você poderá colocar uma pequena bomba individual para jogar na cascata e nesse esquema instalará o UV pois ele não poderá trabalhar com todo o volume da filtração passando por ele. NB.: Nesse filtro de camadas que receber água "jogada" pela bomba você terá que considerar um desnível entre as camadas pois se a 1ª entupir a água deverá passar por cima para cair na 2ª camara e assim sucessivamente.
  21. Existem alguns primos (rsrs) das carpas que são bastante semelhantes a elas e que crescem bem menos, estamos falando dos Kinguios.Muito provavelmente poderá também criar Espadinhas e alguns Guppies nativos de sua região e que postanto aceitaram facilmente as mudanças de temperaturas locais e no quantitativo dão um charme especial ao laguinho. NB. Nem sempre os grandes peixes criam o visual perfeito para uma lago, as crianças "principalmente" adoram ver os pequenos peixes pois me parece que fazem uma transposição entre crianças/adultos X alevinos e peixes grandes. Faça a melhor escolha pois está ótimo seu laguinho.
  22. Na verdade o UV ou seja "Esterelizador UV" tem muitas qualidades mas também negativos pois é bastante polêmico pois a meu ver assim como elimina organismos maléfico também o faz com os benéficos. Havendo uma boa filtragem mecânica no seu lago e introduzindo um UV com circulação e irradiação compatível com certeza terá um lago cristalino e livre de doença no tocante a qualidade da água. Uma interpretação errada que muitos fazem com relação aos peixes de água fria é de que eles aceitam qualquer temperatura baixa. Eles podem sim resistir até à temperaturas negativas de 0ºC mas, se estiverem absorvendo essa variação "gradativamente". Variações bruscas acima de 5ºC em 24 horas já começam a estressa-los e isso abre portas para as doenças oportunistas e que são muitas. ************************************************************************* Amigo, desconheço a "dica" de que o sal tira a dureza da água portanto peço-lhe se tens algum link de "artigo fundamentado" à respeito que o passe para termos maiores detalhes à respeito e... Aqui no Brasil posso lhe assegurar "verbalmente" de que tanto o sal grosso quanto o sal fino recebem tratamentos idênticos e que ambos teem iôdo que é o mais negativo para os peixes, no meu ponto de vista mas, estamos em um fórum e portanto local para debatermos, recebermos dicas e orientações, certo? NB.: Reintero de que ficarei aguardando ansiosamente um link à respeito da propriedade do sal em baixar a dureza da água de um lago, ok?
  23. As carpas geralmente brincam dessa maneira. Elas entendem que devem dar um "chega prá lá" em objetos que estão dentro do lago mas, deves observar e se preocupar para ver se elas não contraem íctio (doença dos tufos de algodão) que é bastante comum nessa época fria e principalmente porque seu lago é bastante raso e não tem espaço para dissipação da temperatura. O sal tem alguma propriedade bactericida mas não deverá ser usado com "preventivo" e principalmente em lagos. Entenda que esses peixes são de água doce e não de água "salobra" que seria a condição a que iria converter o lago com a adição do sal. Obs.: Parece-me que tens um "esterelizador UV" no seu lago, caso tenha e ele esteja funcionando a contendo muito provavelmente não terás problema com íctio. Tendo o UV no lago, qual o tempo que ele fica funcionando diariamente e qual o volume/hora de água que está passando por ele?
  24. Garota, seu lago ficou muito bonito e o toque artesanal da empreendedora fez a diferença. Meus Parabéns!!! Teves sim um excelente Professor a lhe acessorar, ele é um laguista de grande valor e conhecimento prático no assunto, haja visto o belo lago que ele construiu e mantém sempre maravilhoso. Obs.: Não ví ninguem lhe desaconselhar a criar carpas e mais ainda essa quantidade que colocou. Estou chegando agora e portanto só posso lhe alertar que a fauna é incompátivel e a quantidade é grande para o volume e principalmente profundidade do lago. Uma carpa poderia crescer até 1 metro e ela necessita nadar "também" verticalmente e no caso é impossível, certo? Pense e analise esses aspectos, ok? Ps.: Vou responder seu outro tópico sobre os peixes.
  25. Obrigado pelo comentário. Sempre ficamos envaidecidos quando alguem elogia um projeto que desenvolvemos. Caso queira conhecer o meu 3º lago que é um mini será um prazer: http://vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?t=2792