Duvidas pertinentes sobre ciclideos do tanganika


joaocoito

Recommended Posts

boas

 

Estou a pensar em montar um aqua de ciclideos africanos do lago tanganika, tenho um aqua de 120 l, e uma carteira uma beca reservada.

 

Gostaria que me pudessem ajudar na escolha dos peixes, procuro peixes abaixo dos 12 cm e que sejam mais o menos sociaveis, (apesar de saber que os ciclideos africanos sao muito territoriais), se me pudessem dar uma noção dos preços era muito fixe.

 

Outro dilema prendesse com as rochas e o areão, quando fui ao aniversario do forum no aquario vasco da gama coloquei a questão da utilização de areia de praia á qual responderam "na boa". Moro numa zona perto da serra da arrábida, alguem sabe se areia ai existente e as rochas se se podem utilizar no aqua?

 

Num teste á água da minha zona, aquilo deu mais o menos 7.6 acham que serve?

 

:wink:

Cumprimentos,

João Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, quanto aos ciclideos tens muitos que não passam dos 10cm e que servem perfeitamente para o teu aquário.

 

Podes ter uma ideia das espécies aqui:

 

http://planeta.terra.com.br/lazer/cmca/especies.htm

 

Quanto a preços vê em várias lojas porque varia muito. Na minha opinião é preferivel comprares a membros do fórum que tenham para vender, so que algumas espécies são mais dificeis de encontrar.

 

Podes usar qualquer tipo de areia, se fôr da praia melhor pq ajuda a subir ligeiramente o ph (as opiniões sobre isto são muito diversas), a areia que coloquei no meu aqua apanhei-a à beira-mar para estar bem lavadinha, depois foi só passar por muitas mudas de água.

 

Quanto às pedras no meu caso utilizei pedras de rio mas acho que deves optar por colocar pedras calcárias porque assim não vais precisar de colocar produtos na água para subir o ph. Se encontrares pedras calcárias optimo (podes fazer testes para ver se são calcárias) senão tens rochas calcárias à venda nas lojas (eu também ainda não comprei por falta de orçamento). Provavelmente os peixes iam-se habituar ao ph da tua agua mas acho que é um pouco baixo para eles e não sei se podem ter problemas por causa disso. O ideal é entre 8 e 9.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, joaocoito

 

podes tambem procurar neste saite que te vai ajurdar bastante pois até podes limitar o tamamnho que procuras:

 

http://www.aquaonline.com.br/peixes/peixes....php?operacao=1

 

Quanto aos preços o melhor é recorreres ao pessoal do forum, além de encontares mais baratos, as garantias de sucesso sao mais elevadas.

 

até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi João!

abaixo de 12 cms

todo o genero Julidocromis

todos os peixes do complexo Neolamprologus Brichardi(daffodil,crassus , similans etc

Todos os peixes do complexo Lamprologus ocellatus(speciosus , ornatinipis,kungwensis etc.

todos os peixes do complexo Neolamprologus similis(multifasciatus, brevis etc.)

alguns Telmatochromis

alguns Cypricromis

a lista e bem grande.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João lê as mensagens aqui deixadas pelos membros mas mais importante é leres tudo o que poderes sobre os Tanganyika.

 

Tens aqui um dos melhores sites a meu ver:

 

http://www.cichlid-forum.com/index.php

 

Tem species profiles sobre muitos dos habitantes do Lago.

 

Tens de ter em atenção que o lago tem uma diversidade enorme, quer de ambientes quer de peixes. Tanto tens zona so de rocha, so de areia, so de conchas, regioes mais pantanosas, regioes com flora, etc.

 

Será também importante ter algum cuidado com as especies mais agressivas. No entanto ve esse site e le com calma a info sobre cada especie. Depois qd tiveres uma ideia do que queres será mais facil aconselhar-te um setup.

 

Boa sorte...

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Em relação às espécies a adquirir, já aqui te aconselharam bastante bem.

Relativamente à areia da praia, talvez fosse melhor apanhá-la numa outra zona (mais a Norte, talvez) pois foi um técnico do Aquário Vasco da Gama que me disse que a areia da zona do Outão, Setúbal tem uma forte concentração de silicatos, o que promove o crescimento de algas castanhas.

 

Esta questão da areia da praia ainda me levanta algumas dúvidas. Gostava de saber a opinião dos membros do forum que já a autilizam há varios meses (sei que o Samufish a utiliza mas o aquário dele foi montado há pouco tempo)

 

um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, agora que falas disso. As minhas pedras estão a fichar acastanhadas e também com uma côr verde. Parece que está a crescer um tipo de musgo. Isto está a acontecer em quase todas as pedras que recebem luz directa. Poderá ser por causa da areia ou é normal?

Talvez o melhor seja tirar umas fotos e abrir um tópico... vou ver se faço isso mais logo... entretanto aguardo opiniões.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

 

bem pessoal, parece que as algas não nos largam.

No meu caso também tenho algas castanhas e verdes embora tenha no filtro resina para a eliminação de Fosfatos.... mas o problema são os Silicatos.

Eu tenho areia de praia, mas o pior nem é a areia. Já fiz o teste á agua de rede e esta está carregada de Silicatos (aprox. 2ppm), um nível demasiado alto. As minhas algas aparecem por isso!

 

Se o PH da tua agua anda por volta dos 7.5 eu aconselhava-te a subi-lo um pouco. Como? rochas calcárias e/ou introdução na água de uns sais que se vendem no mercado próprios para Ciclideos Tanganika... se quiseres também podes pesquisar no site do Ezstyle que ele tem lá uma receita desses sais... em principio consegues arranjar isso numa farmácia.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samufish, as algas desde que controladas sao uma boa adição para um aqua de CAs. Primeiro pq no lago existem vastas zonas onde as rochas estao cobertas por algas. Segundo pq alguns peixes do lago sao herbiveros, como tal alimentam-se também de algas.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos,

 

Gostava antes de mais informar que água da torneira em muitos casos ñ é boa nem para beber em para os nossos peixes, isto porque (falo segundos as analises realizadas à agua que abastece a minha casa), por norma temos Amónia (2.0 ppm), Nitritos e Nitrato (200 ppm - canceroso) elevados. Tendo esta ideia em mente, e para além do que já foi referido em relação aos Silicatos, parece-me de bom termo aplicar-se água de osmose. No entanto a água de osmose tem o seu lado negativo, isto é a reposição das condições da água (adição de sais), factor que pode ser caro.

 

Espero que esta ideia (utilização de filtro de osmose) possa resolver alguns problemas em relação as algas indesejadas.

 

Nota: eu vou usar este tipo de sistema (osmose + adição de sais) posso dizer-te se funciona ou não daqui a uns meses.

 

Filipe Melo Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso areia da praia para os meu CAs, assim como rochas tb lá apanhadas, até ao momento algas nem verdes nem castanhas, mas como ainda só está montado há 15 dias, é um pouco cedo para "festas". Alem disso eu até coloquei duas lampadas flurtescentes mormais de 30 Watts para acelarar o aparecimento de algas, mas até ao momento nada. Fou continuar à espera mais uma semana depois logo se ve..

 

até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu único aquário que não tem algas é o plantado. De facto, as plantas quando se desenvolvem bem não dão hipóteses às algas. Nesse aquário, o meu pleco dá uma grande ajuda. No meu aquário de mbunas só me preocupo em retirá-las dos vidros pois elas têm garantido a sobrevivência dos peixinhos que lá vão nascendo. As algas castanhas têm apenas o incoveniente estético pois elas também são "algas verdes", ou seja, praticam a fotossíntese, mas têm um pigmento avermelhado. A introdução de um synodontis poderá ajudar a combatê-las?

 

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

 

Não sei se um synodontis servirá de muito ou então o meu é muito preguiçoso cheers .

 

Quando a situação fica mais critica em termos de algas castanhas costumo enfiar lá uma ampularia 1 ou 2 dias e com as voltas que ela dá limpa-me os vidros que é um brinco.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,oblivion

 

Pensando bem até vou seguir a tua opinião. Isto era só para dar mais um pouco de cor ao aqu visto que é CAs, mas como dizes com o tempo logo surgem.

até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, para dar cor nada melhor que a fauna e flora do lago.

 

Uns leleupis, uns Cyprichromis, entre outros são peixes extremamente coloridos, com tons de amarelo, laranja, azul, vermelho, etc.

 

Com alguma pesquiza pelas lojas és capaz de os arranjar.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Estou a pensar em montar um aqua de ciclideos africanos do lago tanganika, tenho um aqua de 120 l, e uma carteira uma beca reservada.

Cala-te puto! O aquário não tem 120L mas sim 100L.

És um aldrabão :lol: :lol: :lol:

Tou a reinar johny. Começaste bem e seguiste o conselho do teu primo :lol:

Fizeste bem em perguntar as cenas primeiro, já que o teu primo também não percebe nada disto :D

 

Vou aproveitar o teu tópico para perguntar uma cena, visto que também vou montar um igual ao teu :)

 

:?:

Pessoal, queria saber se não problemas com a areia e os filtros?

É que eu tenho um filtro externo (Fluval 104) que queria usar para um aquário igual ao do meu primo e gostava de saber se há algum problema com o uso de areia. Por exemplo: a areia entrar no filtro e dar cabo dos motores ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Sérgio,

 

 

Acho que ñ deves ter problemas, no entanto deves ter algumas precauções:

 

1. Ñ deves por o filtro a sugar água muito perto do areão (corta o cano de sucção caso necessário)

2. Podes usar esponjas cilíndricas que protejam a entrada de água do filtro

 

Sem mais

 

Filipe M. Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,joaocoito

desculpa usar o teu topico para responder ao sergiopcms

 

É que eu tenho um filtro externo (Fluval 104) que queria usar para um aquário igual ao do meu primo e gostava de saber se há algum problema com o uso de areia. Por exemplo: a areia entrar no filtro e dar cabo dos motores ...

Então é assim, o meu aqu é de +/-250 ltrs, está montado com areia da praia, no qual estão a trabalhar dois filtros externos e, até ao momento não tive qq problema, embora só tenha a areia há pouco tempo (3 semanas), mas a areia que estava em redor do tupo continua lá, desde que não ponhas o tubo filtro muito junto da areia, deixando +/- 7 cm nao teras problemas.

Até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,joaocoito

desculpa usar o teu topico para responder ao sergiopcms

Não peças desculpa que o puto do meu primo não se importa :)

:(:lol::lol:

 

Então é assim, o meu aqu é de +/-250 ltrs, está montado com  areia da praia, no qual estão a trabalhar dois filtros externos e, até ao momento não tive qq problema, embora só tenha a areia há pouco tempo (3 semanas), mas a areia que estava em redor do tupo continua lá, desde que não ponhas o tubo filtro muito junto da areia, deixando +/- 7 cm nao teras problemas.

Até...

Ok! Obrigado pela dica dos 7 cm....

Mas mesmo assim há qualquer coisa que não me convence :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,sergiopcms

 

Mas mesmo assim há qualquer coisa que não me convence

 

Então só tens duas coisas a fazer, ou arriscas ou continuas como estás...

 

Até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais