Como reproduzir néons?


Recommended Posts

De facto ninguém sabe tudo...por isso mesmo respostas como a do Zanito seriam de evitar...

 

tempestades e trovoes? NO COMENTS LOLOLOLO .

Zanito mais valia teres feito o que dissestes.... não comentar!!

 

Mas o que quero mesmo com este meu post é pedir que se alguém tentar seguir a sugestão do Governa, que depois coloque aqui o resultado :wink:

 

Um abraço

Ricardo

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom nunca tentei tal coisa....

 

Mas pelo que li, o primeiro caso conhecido de reprodução aconteceu por acaso e foi porque o propriatário mudou a àgua e meteu o aquário num armario escuro durante umas obras que fez em casa e uns dias mais tarde.... uba uba neonsitos a nadar :wink: :D :o

 

Talvez aí tambem o mito dos trovões e do basqueiro :wink:

 

Mas se queres tentar segue o conselho do Governa, que me pareceu estar mais ou menos no que tenho lido a preposito da reprodução destes reis da aquarofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sei pouco sobre este peixe, deixo aqui algumas dicas de quem afirma saber reproduzi-lo (não vi trovões nem relâmpagos)

 

A propósito, encontrei hoje, por coincidência, uma referência online aos "trovões e relâmpagos" na criação de néons e lembrei-me de deixar indicar neste tópico para referência futura:

 

" (...) Um dos mais belos peixes de água doce que se tem notícia é o nosso Paracheirodon innesi, que com a sua bio-luminiscência trás um encanto único para os aquários de água doce do mundo todo. Para quem não sabe o Dr. Axelrod foi um dos pioneiros na captura desse peixe e seus semelhantes para aquários. O Dr.Herbert R.Axelrod é também o dono da revista Tropical Fish and Hobbyst e o "pai" do Atlas que todo lojista tem para pesquisar: o "Dr. Axelrod's Atlas". Mas o interessante nessa espécie da bacia do alto Rio Negro e que tem sofrido altíssimas perseguições para a comercialização é o fato da sua reprodução em cativeiro. Houve vários estudos que durante anos levaram a nada. Tentou-se trazer a qualidade de água idêntica ao local de origem do animal, e nada. Variações na temperatura, e nada. Mudança e variações na alimentação, e também nada. Houve então uns hobistas alemães doidos que, não satisfeitos, foram mais a fundo no clima que reina naquela região com todas as suas matizes, e buscaram reproduzir ao máximo tudo que acontece naquela região. A primeira coisa: chove, mas chove intensamente o que ocasiona uma variação muito grande no pH e na dureza da água. Tentou-se então a mudança de dureza e pH repentinos e o resultado foi também negativo. Escureceu-se então o aquário para imitar mais ainda as condições do Rio Negro. Também nada.

Daí houve uma apelação para a criatividade humana: somando tudo que já havia-se feito, por que não imitar a chuva? Com um regador sobre o aquário, trovões com o barulho de uma folha-de-flandre e raios com um flash de uma máquina fotográfica, e deu certo! Os Neons desovaram no aquário. Nada como imaginação. Para quem quiser tentar vale a dica: o Neon é um peixe de água ácida, que pode eventualmente suportar água ligeiramente alcalina. É muito dócil, o que o leva a ser uma presa fácil para qualquer outro peixe. NUNCA o coloque com Carpas, Kinguios e outros peixes grandes - servirão de alimento. Alimente-os com comida viva ou congelada pelo menos uma vez por semana. Deixe seu aquário intensamente plantado. Coloque pelo menos 10 indivíduos no aquário e tente diminuir a dureza da água, eles terão uma coloração bem mais acentuada. A despeito do que se pensa, eles não são peixes sensíveis, nós é que muitas vezes não lhes damos condições mínimas de sobrevivência. - Contribuído por Fabio Inoue (...) "

 

Retirado de http://www.aquahobby.com/gallery/bgneon.html

 

:wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para dar uma achega sobre o assunto, e porque já vi q o pessoal está no que eu penso ser o bom caminho, queria só deixar aqui o meu testemunho sobre um senhor em ponta delgada que criava neons sem grande dificuldade.

 

o funcionamento era basicamente o q se comentou, mas naquele caso o musgo era substituido por berlindes (tal como no caso das zebras), e a escuridão era de facto quase total.

 

quedas de temperatura e de dureza com água nova, fazem o resto do trabalho.

 

Esta ninguém me contou. Eu vi!

 

Um dia com mais calma farei uma descrição ao pormenor do modus operandi do criador.

 

Um abraço

"A vida é como uma pedra de amolar... ou nos desgasta, ou nos afia... conforme o material de que somos feitos..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu e as minhas pesquisas pela net, levaram-se a um site excelente onde fala da criação de neons (passo a passo).

 

Vou citar o que lá diz:

 

"Reprodução dos Néons

 

1º temos de diferenciar as fêmeas e machos, como tal nos néons é praticamente impossível, e eu não conheço maneira alguma de o saber a não ser quando a fêmea se encontra com ovos o que lhe torna o ventre mais largo.

 

De seguida passo a explicar o processo que me foi descrito:

 

Visto não sabermos se temos um casal ou não aconselho a manter pelo menos 6 a 10 Néons, e só com muito azar é que não teremos um casal mas caso isso aconteça este peixe alem de bonito não é assim tão caro e nunca fica demais num belo aquário com as suas cores vivas.

 

De seguida vamos precisar de um aquário não muito grande com 1 pedra difusora para que a agua esteja bastante oxigenada, sem filtro e sem areia. Vamos tb por debaixo do aquário uma cartolina preta para os casais verem bem os ovos.

 

Vamos tb introduzir um recipiente metálico dentro do aquário.

 

Em relação ás condições vamos precisar de um tufo de mírio numa das extremidades do aquário e vamos revestir o fundo com tufos de musgo de Java a utilização de algumas pedras para pender as plantas não altera as condições, em ultimo quase utilizar areia de quartzo branca no fundo sendo assim dispensável a cartolina.

 

É fundamental que o pH da água seja de 6.6 e a água de dureza media dura, pode-se utilizar uma pedra em betão de forma a acentuar este factor.

 

A temperatura da água deverá rondar os 22, 23º centigrados nada mais este é um peixe resistente, e esta é a temperatura dos caudais onde desova na natureza.

 

Introduzimos agora os nossos especímenes 6 a 10 será o ideal e devemos mater uma luz natural por isso não utilizar a luz artificial. devemos tb ter atenção á alimentação pois o aquário estará sem filtro, e porque não deveremos assustar os casais, aconselho o uso de tubifex que se poderá comprar numa loja da especialidade.

 

Com os nossos casais adaptados e as condições como acima referi ao fim de 4 dias os casais vão-se formar agora deixam de andar em cardume para andar aos pares, e estarão muito atarefados a construir os seus ninhos de bolhas e muco. a postura será feita assim que os casais encontrem o seu "espaço". sendo de seguida fertilizados pelo macho.

 

O macho tentará afastar a fêmea do ninho sendo ele a cuidar dos ovos. Ao fim de mais 4 dias deverá se retirar todos os adultos para outro aquário e esperando mais 24 horas (4 dias no total a partir da postura) os alevins nascerão começando logo a nadar. É aconselhável serem alimentados com comido própria para alevins ou fictoplanton. tendo sempre o cuidado com a agua porque o aquário não terá filtro quando tiverem 10 dias pode-se retirar os alevins e limpar o aquário ao fim de 20 dias utilize-se um filtro de fundo de modo a não serem sugados. "

 

Retirado do site: http://www.aqua.web.pt/

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Sinceramente esta versão para mim é nova embora possa de facto ser uma opção.

 

Que eu tenha conheçimento, os neons são caracideos, não possuindo como tal um "labirinto", próprio dos anabantideos. Estes sim, possuindo um sistema respiratório peculiar, conseguem fazer ninho de bolhas com um muco que segregam.

 

Fico a aguardar novidades de quem experimentar.

"A vida é como uma pedra de amolar... ou nos desgasta, ou nos afia... conforme o material de que somos feitos..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A explicaçao do mini está muito proxima do que me foi explicado por alto por um experiente aquarofilo que ja reproduziu neon, mas este disse que o aquario tem que ficar escuro, e nao a apanhar claridade.

Se alguem experimentar reproduzir, depois poste os "resultados", eu espero tentar mas nao para breve.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Aqui está o que sei sobre neons e reprodução:

Os macho distinguem-se das femeas pela risca azul , nas femeas essa risca é mais arredondada, e nos machos é prefeitamente direita.

Para se reproduzirem precisa-se de vegetação densa, alguma agitação na agua e um valor de ph muito exacto (daí a história das tempestades).

Quanto aos relampagos nao tenho a certeza, mas pareçe que estes peixes sao fotosensiveis, e só desovam com certos espectros de luz.

Li algures na net que se simulou tudo isto num aquario e realmente os neons desovaram, o problema a seguir á desova é conseguir que os alevins vinguem. Pelo que me disseram maior parte dos neons existentes em aquarios foram apanhados do meio selvagem, e se continuarem a ser apanhados á mesma velocidade podem chegar a risco de extinção. Por isso, aqui está a minha opnião: limitem-se a comprar um cardumezito, e façam viver essse cardume pelo maior tempo possivel :lol:

 

Já agora não vejo a razão para se insultarem uns aos outros por causa da reprodução de peixes 8) Acerditem que se faz as coisas mais estupidas para conseguir reproduções de certos peixes (como andar com ovos de killis numa caixa de um rolo fotografico dentro do bolso)

Em aquarofilia nada me suprende, a história das tempestades é apoenas para tentar reproduzir ao maximo as condições naturais do animal, e se não for por tentativas ninguem chega lá. Em vez de se insultarem e gozarem uns com os outros, tentem trocar opiniões, será que já ocorreu a alguem que a mistura de todas estas teorias pode ser o metodo ideal para reproduzir neons? ....

 

Fikem bem 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, concordo com o que o Governa disse e só queria acrescentar duas coisinhas que sei. Também ouvi falar em colocar berlindes num aquário... colocar uma camada, assim os alevins nascem e vão para debaixo destes, fugindo dos pais. E tanto quanto sei, o facto de fazer a troca de 70% da água é para eliminar as bactérias, porque os ovos são sensíveis às bactérias. Por isso é que convém não ter plantas nem solo mas sim berlindes para se formar o menor número de bactérias. E qual a melhor água para a reprodução? Água destilada ou mineral percisamente por não ter bactérias.

Bem, espero não estar a dizer muitos disparates, por isso não me batam muito.

AH, já agora, conheço uma loja em carcavelos, no centro comercial que vende neons mais baratos que vi, são a 0.65E

Fiquem bem cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, voltando ao topico de origem, a reprodução que tu desejas, se for a do Tetra Cardinal, ela já é um pouco inviavel, não conheço relatos com provas de sucesso na reprodução da espécie, mas se tiveres disposto a tentar teras que deixar o teu aquario o mais parecido possivel com o habitat natural, como seria isso?

 

1 - pH em torno dos 6.0 para baixo, se possivel em torno de 5. alguma coisa..

 

2 - Cardinais não vivem em lugares plantados como muitos pensam, eles vivem em lugares com bastante troncos, aquela água cor de chá, um lugar meio que escuro, dái você percebe o porque daquelas cores tão lindas e brilhantes.

 

3 - Terá que deixar a temperatura igual a do seu habitat, dureza da água, e tudo mais, só não lembro no momento quais são, mas irei ver e futuramente te passarei.

 

Infelizmente o Cardinal como todo bom Tetra costuma comer seus ovos, ai ja seria mais um problema na sua tentativa.

 

Mas agora se a seu interesse é em reproduzir o Tetra Neon, ae sim sei que já ocorre reprodução em cativeiro, só não sei lhe informar como é feita, basta você dar uma pesquisada em alguns lugares que você poderá encontrar algumas informações.

 

Abraços

S.A.AM (Sociedade dos Aquariofilistas da Amazônia) - http://www.forumgratis.com.br/forum/?mforum=saam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que esta enorme discussão minha gente?

 

Sobre a reprodução dos neons. Foi discurssado por um colega meu no "Aquimerco 2004" que a Alemanha já teria algumas criações em andamento. A décadas que não é mais necessária a desova natural dos peixes para a sua reprodução. Para estas espécies mais dificeis de reproduzir em cativeiro, muitos laboratórios usam doses de hormonio para induzir a reprodução.

Marcelo Shei ®

 

marceloshei@ecoprojects.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começei a ler o forum... e a meio fiquei a pensar que nao estava num forum de aquariofilia mas sim de politica :):lol::?:lol:

Para já acho que o que cada país faz as suas reservas naturais não diz respeito a quem não é natural desse país, e depois o tema disto era a reprodução de neons, não tornem isto num choque entre culturas, porque se existem culturas mais proximas uma da outra é a cultura brasileira com a portuguesa...

Já agora (quanto aos neons hehehe) chegamos a alguma conclusão? É possivel ou impossivel? já alguem teve sucesso? e qual é o melhor metodo?

 

Fiquem bem :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é possível que um tema tão interessante tenha descambado nesta troca de galhardetes inqualificável?

 

Bom, após pensar sobre o que fazer (como moderador deste Forum), decidi para já bloquear este tópico para evitar que se continue a assistir a esta troca de mensagens que nada tem a ver com a aquariofilia e que este tópico possa vir a tornar-se numa "batalha" Portugal/Brasil (é muito mais aquilo que nos une do que o que eventualmente possa separar-nos)completamente despropositada num Forum de lingua portuguesa.

Seguidamente irei editar o tópico (apagando as mensagens que nada acrescentam em informação importante sobre o tema inicial).

Só depois disso o tópico será desbloqueado podendo então ser recomeçada a troca de informação aquariofila.

 

Peço desde já a vossa compreensão.

 

Cumprimentos,

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo o que não dizia respeito ao tema do tópico foi apagado.

O tópico está novamente reaberto e peço o favor de só colocarem aqui mensagens que tenham realmente a ver com o ambito deste tópico:

"Como reproduzir néons".

 

Cumprimentos,

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer levantar de novo polémicas, por isso fugindo aos dois primeiros pontos do teu “post”, tenho a dizer o seguinte:

.. são os cardinais  ( com pouca produção em cativeiro face a procura, na minha opinião corre risco de extinção a médio prazo )

Felizmente o Cardinal está longe da extinção, nem próximo dela está…

O Cardinal desde à alguns anos que sofre de um período de três meses de defeso anual (e isto desde uma altura em que nem perto estava de uma diminuição brusca de número, muito menos da extinção). Para além disso o Cardinal que nos nossos aquários, quando bem tratado, pode atingir vários anos, na natureza comporta-se como uma espécie anual, morrendo e desaparecendo em massa depois do período de reprodução, o que faz com que depois deste período de defeso os Piabeiros [pescadores que capturam as piabas (pequenos peixes ornamentais ou de aquário) na bacia do Amazonas] só sejam capazes de capturar peixes de pequeníssimo porte e haja um desaparecimento total e durante muitos meses dos animais de maior porte (e lembrem-se que este é o maior dos Paracheirodon, para além do mais bonito)… Este tipo de comportamento, aliado a uma boa gestão do período defeso, faz com que esta espécie seja uma das que nada sofreu na natureza com o facto de ser capturada… :shock:

.. são os Altuns ( não existe produção em cativeiro, a procura excede largamente a oferta, corre sério risco de extinção se não forem tomadas medidas sérias )

Quanto ao Altum acho que já há gente tentando tratar disso:

Pic_3504_1.jpg

Esperemos que tenham sucesso… :lol::)

 

 

Quanto à criação de néons, já muita coisa se disse, umas mais acertadas do que as outras, filtrem a informação, e usem a que lhes parece mais correcta, vão ver que acertam sempre…

Agora não esperem é ter grandes produções nos vossos aquários… :?:wink::)

 

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá mas vou ter de pedir que não comecem novamente aqui com discussões de caracter politico ou económico (já deu mau resultado uma vez... basta).

Se têm algo a acrescentar no que diz respeito ao tema do tópico muito bem se não abstenham-se de colocar mensagens despropositadas aqui.

Se consideram mesmo relevante continuar esse tipo de discussão, por favor abram um outro tópico (por exemplo no Off Topic) e estejam à vontade.

 

Cumprimentos,

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos,

Concordo contigo, por isso editei a minha mensagem e tirei a única coisa que poderia ser susceptivel de levantar problemas, embora não fosse problemática...

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixando de lado os aspectos relacionados com a reprodução em cativeiro, talvez até possa existir a possibilidade de algumas variantes terem vindo a demonstrar uma adaptação bem mais fácil ao cativeiro quando comparadas entre si.

 

Este facto está dependente da região onde os diferentes exemplares são colectados, e aqui existem uma série de possibilidades em aberto ( Atabapo, Inirida ou mesmo algumas populações que se tenham deslocado através do canal casiquiare para o Rio Negro ).

 

 

Diferentes regiões de colecta - diferentes populações - possiveis diferenças de adaptação ao cativeiro

 

 

 

Sem mais a acrescentar a este tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este facto está dependente da região onde os diferentes exemplares são colectados, e aqui existem uma série de possibilidades em aberto ( Atabapo, Inirida ou mesmo algumas populações que se tenham  deslocado através do canal casiquiare para o Rio Negro ).

Desculpa... mas estás a referir-te a que espécie?

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Ora viva a todos! Regressei ao meu hobbie de aquariofilia. Devo dizer que aqui na zona de Beja não é fácil ter este passatempo. Passo de momento o meu tempo a tomar conta de 8 peixes-gato que apanhei num lago na minha terra que está a ser remodelado e tive pena de ver os responsáveis da obra só preocupados com os peixes grandes e então apanhei-os e coloquei-os num àqua que aqui tinha em casa de 60L. Mas sobre isto falarei num outro local do fórum.

Queria apenas acrescentar o que me foi dito por uma pessoa mais culta que eu (eu sou um maçarico).

Essa pessoa disse ara além daquilo que foi dito aqui acerca do fundo escuro, da pouca luz e do musgo, etc., que também ajudava muito a existência de buracos, tipo umas ânforas em barro, ou mesmo rochas com pequenas grutas, isto porque a fêmea faz lá o depósito dos ovos e o macho é que fica à porta da gruta a tomar conta da creche. Não me falou se se deveria tirar os adultos do àqua ou não.

Sempre fica aqui mais uma sugestão.

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais