Como reproduzir néons?


Recommended Posts

Gostaria que me ajudassem e me dessem todas as informações que pudessem disponibilizar para reproduzir néons...Tenho vários e acho-os lindos.

Também me consta que não são espécies difíceis de reproduzir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Shuzy!

 

Olha, os néons, pelo que me disseram, são mesmo muuuuuuuuuuuuuito dificeis de reproduzir!

 

As condições ideais para a postura de ovos são nos dias de tempestade, então, para os reproduzir, os criadores (que existem mto poukos, visto k são tão dificeis de reproduzir os neons k kompramos nas lojas são kuase todos capturados do seu habitat) têm de simular uma tempestade: chuva, raios, trovões etc e tal! :D

 

Foram sa informações dadas por um proprietário de uma loja de aquariofilia, e convenceram-me :cry:

 

Agora, espera outras explicações a ver se coincidem!!! hehehe :cry:

 

Sonita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz uma pesquisa no Google sobre "neons breeding", poderás encontrar diversas páginas sobre esse tema.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Também já li qualquer coisa na net, sobre alguém que teve sucesso com os néons, mas parece que realmente é de loucos :cry:

 

Essa historia de simular uma tempestade é verdade :cry: , o tipo teve que fazer uma série de manobras do género de 1 muda de água (acho) de 50% com água destilada (àgua da chuva), relâmpagos com o flash da máquina fotográfica, e trovões com o abanar de uma chapa zincada grande, tudo isto na escuridão absoluta :D

 

O pior é que teve que repetir as tentativas para aí umas 3 vezes e só depois é que teve sucesso :cry:

 

Portanto: ou conheçes alguém que trabalhe em efeitos especiais e que te ajude, ou então vais sofrer um pouco, eh eh eh

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A grande parte dos neons que vemos nas lojas vêem de paises do oriente (como a Tailândia) onde são criados aos milhões, com recurso a hormonas e antibióticos. Se tiveres água de osmose inversa, com um GH baixíssimo, e uma temp. não superior a 24 º, talvez te possas aventurar...

 

A história das tempestades e trovões podia talvez ser incluída num livro sobre "mitos e tretas" da aquariofilia.

 

Cumprimentos,

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi PPL!

 

Paulo:

"mitos e tretas"!!! :wink::)8) hehehe

Parece k n fui a unika a acreditar!!!

Bom, assim fiko mais descansada! :)

 

Shuzy:

Por isso n me parece assim tão impossivel realemenne conseguires reproduzir os neons, pelo menos parece não tão dificil com a história dos "mitos e tretas"!!! :lol::lol: hehehe

Boa Sorte então, e se conseguires alguma coisa avisa a malta!

 

Sonita ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eu por acaso tb ouvi falar dos mitos e tretas com xapas de zinco e estrobes para simular os relampagos ;) lool

Axo k tb li em algum lado k ter um areão em tonealidades escuras ajuda um pouco, mas n tenhu a certeza agora n sei se tb fax parte dos "mitos e tretas"

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi ppl.......

eu tinha a mema ideia que o green goblin.........

barulho... luzes ....e areao escuro.....e ja tb se podem usar cartolinas pretas em volta do akua...........ja k eles se reproduzem na estaçao das chuvas..............

pelo k li e ovi !!!

mas se é "treta".........ok

e ja agora.........como podemos saber se um neon femea esta gravida ???

comprimentos do Zarabatana [[]]

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois pessoal.

eu como a semelhança do zarabatana e green goblin meus grandes amigos, tb acreditava nessa cena dos neons so se reproduzirem na estaçao das chuvas, no amazonas. mas pelo k me disseram fazer os neons desovar é facil, mas manter os alevins é mesmo estremamente dificil, sao muito sensiveis a luz, tem k se forrar o akuario com aluminio e utilizar azul de metileno(nao sei o k é :roll: ). por isso é k os k nós vemos nas lojas sao provenientes do seu habitat natural.

 

esta é a minha opiniao, mas aceito criticas.

 

fikem bem

AnYbOdY WaNt A DoUrAdInHo??? food

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Nos neons, as fémeas são mais cheias e sua linha azul é curva enquanto os machos são mais esguios e a sua linha azul é longitudinal

 

Reproduzir neons é ultra dificil, mas para quem quiser tentar, sei que é essencial:

 

temp- 24º

dGh- 1-2

ph- 5.0 -6.0

luz minima

 

Retirar os pais depois da desova e deixar o aqua escurecido para prevenir ataques de fungos

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi PESSOAL!

 

Vai p'ra'qui uma conversa! :wink::):lol:

Será que a Shyzu já tentou?! :? Abriu o tópico e Nunka mais disse nada!!!

Esperemos...

Já alguém consegui reproduzir néons?! Hunm???

 

Sonita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tempestades e trovoes? NO COMENTS LOLOLOLO .

 

Não é caso para rir caro amigo "ZANITO", de facto algumas noções indicadas pela "sonitakruz" estão correctas e são parte do sucesso dos chamados puristas criadores dos belíssimos paracheirodon innesi vulgarmente chamado Tetra Néon.

 

Há já alguns anos foi-me transmitido por um colega lusitano os requisitos mínimos para a criação desta espécie e, embora não tenha retido o nome do nosso colega responsável por parte dessas informações, tive o cuidado de as anotar convenientemente.

 

Estas informações são teóricas, não quer dizer que a tarefa seja impossível ou sequer que seja tremendamente difícil.

 

"Shuzy" queres fazer criação de néons? Muito bem. Experimenta isto:

 

Arranja um aquário de 80 cm (90 litros). Fundo nu, com um papel castanho escuro por baixo. MUITO musgo de java. Faz o ciclo durante mês e meio.

 

Insere um cardume de 15 néons e uma rede plástica a cerca de 10 cm do fundo, com cerca de 3 mm de quadricula. Coloca uma fita adesiva negra, por fora do aquário, em volta desses 10 cm de altura. Deves dividir o aquário e colocar os peixes só num terço do aquário - a outra parte fica sem peixes. A luz deve ser uma lâmpada flurescente fraca.

 

A água deve estar com pH a rondar os 6.8, dureza deve ser de uns 6 DH e o KH de 2-3. A temperatura deve estar nos 28.5.

 

Alimenta MUITO bem os néons, de preferencia com comida viva ou congelada, até estarem roliços e as fêmeas inchadas.

 

Então, à noite, muda uns 70% da água com água de osmose inversa, o pH vai cair bastante, assim como KH e DH, Convem verificar se o pH não desce abaixo dos 5 e se o GH não desce baixo dos 2-3. O KH pode ser zero. A temperatura deve descer para os 26-27 C.

 

Na mesma altura mantens a luz apagada e retiras a divisão prendendo os néons num terço do aquário. Há quem passe cassetes na aparelhagem com gravações de trovões ou mesmo quem vede a tampa superior do aquário e coloque um mecanismo de circulação do ar que mantenha o interior a baixa pressão (a bomba de ar passa a funcionar com input do ar a partir do aquário mas este tem apresentará um entrada de ar muito estreita, originando a baixa pressão). Porém, penso que estes estimulos adicionais não serão necessários. Mas em último caso... já sabes o que tentar.

 

Se no dia seguinte, à noite, as fêmeas estiverem claramente mais magras (nunca acendas a luz), retira os neons para outro aquário e tapa o aquário original com uma toalha (deixando espaço para a oxigenação). Se as fêmeas não estiverem mais magras volta a mudar 70% da água e espera mais um dia.

 

Mesmo que as femeas não pareçam estar mais magras ao fim do terceiro dia retira os peixes e tapa o aquário. Deixa-o tranquilo e escuro. Ao fim de uma semana podes dar uma espreitadela, com luz fraca a ver se já existem alevins a nadar. Se ao fim de 15 dias não avistares nenhum a reprodução não teve sucesso. Volta a condicionar os peixes e tenta de novo.

 

Se avistares os pequenos alevins então é altura de começares a pensar em alimentá-los. Penso que um fundo cheio de musgo de java vai ter muitos infusórios para eles comerem. Mas rapidamente se esgotam. Usa comida liquida para peixes muito pequenos e depois artemia recem-eclodida. Atenção à poluição da água que te matará todos os alevins num instante. Deves fazer mudanças de água regulares, subindo a pouco e pouco o PH até talvez os 6 e mantendo um kH de 2-3, evitando assim grandes sobressaltos de pH.

 

Como nota final, deves usar neons ADULTOS e não jovens em crescimento. Não sei quanto tempo os neons demoram a atingir a maturidade sexual mas pode até ser que cheguem a demorar um ano, afinal é um peixe que pode viver até 12 anos, com boas condições de manutenção.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Moro no Brasil e vi um documentário na TV a respeito da captura dos Neons no Rio Amazonas recentemente.

 

Imagine que 1000 Neons são vendidos pelo baixissimo preço de R$ 17,00 (aproximadamente 5 Euros).

 

Se soubessem a maravilha da natureza para que estes peixinhos se reproduzam sem dúvida teriam mais cuidado e o preço seria outro ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Obrigado Governa, já me começava a sentir mal com tanta chacota :)

 

Parece que afinal a história dos "mitos e tretas", apenas surge na cabeça daqueles que pensam que sabem tudo, e depois fazem estas figuras tristes :?

 

Não me considero nenhum expert na matéria, mas os poucos conhecimentos que tenho, gosto de partilhá-los com os outros :D

 

A experiencia que mencionei (e referi isso), não foi efectuada por mim

 

Quando me iniciei na aquariofilia +- há 20 anos, a informação disponivel era muito escassa, tudo o que conseguiamos aprender era através dos poucos livros disponiveis no mercado e através de experiencias partilhadas com amigos próximos, portanto nada que se compare com os tempos que correm...

 

Tenho aprendido imenso com todo o pessoal que frequenta este fórum, e por quem tenho muita admiração!!!

 

É graças a todos eles que hoje já sei muito mais do que sabia quando me registei... no entanto sinto que ainda tenho muito mais para aprender :shock:

 

Portanto acho que todos os comentários colocados, poderiam ter sido evitados...

 

Quanto a mim, e apesar de certas coisas parecerem ridiculas, vou continuar a partilhar os meus conhecimentos com quem precisar :D e quem detectar alguma "bacorada", em vez de rir, seria mais útil contribuir de uma forma positiva, corrigindo e apresentando então a forma correcta de fazer as coisas :cry:

 

É que assim, arriscam-se a ir buscar lã... e sairem tosquiados fight

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luiz,

 

 

 

 

É bem verdade !

 

 

Por outro lado, também não podemos culpar quem os captura ; a pesca é a sua subsistência.

 

 

 

Perante todos estes factos só me pergunto onde tudo isto irá terminar a médio prazo..

 

.. são os neons ( valha-nos a Asia que os produz aos milhoes )

 

.. são os cardinais ( com pouca produção em cativeiro face a procura, na minha opinião corre risco de extinção a médio prazo )

 

 

.. são os Altuns ( não existe produção em cativeiro, a procura excede largamente a oferta, corre sério risco de extinção se não forem tomadas medidas sérias )

 

 

... e tantos outros

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Realmente, ninguém sabe tudo... e eu muito menos... Mas o que até agora aprendi é que este hobby está muito longe de ser uma ciência exacta e que muitos dos "mitos e tretas" que referi se devem ao facto de se partir de pressupostos errados no respeita à manutenção de espécies em cativeiro. De facto a maioria da literatura alegadamente especializada dá-nos informações sobre os requisitos e comportamentos das espécies no seu habitat natural. Por muito que se tente simular o ambiente natural (e deve-se fazê-lo!!) a realidade numa "caixa de água" é, na maioria das vezes muito diferente. Muitas vezes, a manutenção e reprodução em cativeiro segue mesmo princípios opostos aos da espécie em ambiente selvagem (ex: bótias a viver com ciclídeos africanos num ph de 8.2 ou mesmo Discus a serem reproduzidos num ph de 7.6 ou mais).

 

O que eu quiz dizer é que me custa a creditar que os asiáticos procriem neons aos milhões usando efetos especiais tão fantásticos.

 

 

Como sei pouco sobre este peixe, deixo aqui algumas dicas de quem afirma saber reproduzi-lo (não vi trovões nem relâmpagos):

 

http://www.tropicalresources.net/web/fish_...don_innesi.html

 

http://mike-edwardes.members.beeb.net/Pinnesi.html

 

http://badmanstropicalfish.com/profiles/profile17.html

 

Um abraço a todos,

 

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais