Arttuga

Membro
  • #Conteúdo

    15
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Arttuga

  • Aniversário 11/01/1980

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Cuba (Beja)
  • Localização
    Cuba

Arttuga's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. A solução é simples. Um dos habitantes do teu Aqua aprendeu ilusionismo e como tem que fazer experiências com alguém escolheu esses 3 coitados. Descansa que quando ele aprender a faze-los reaparecer fica o problema resolvido. Bem, este comentário foi só para animar um pouco a malta. Espero que descubras o que realmente se passa. Boa sorte.
  2. Obrigado Quo pela tua opinião, embora o trabalho que se tem a preparar para mim não é muito importante pois, tenho muito tempo livre para fazer as coisas. Quero fazer tudo bem pois é o meu primeiro grande projecto. Mas a idéia está em ter mesmo mais rochas do que troncos.
  3. Ora viva pessoal. Como já estou a preparar a chegada desta semana do meu aqua 240 Lts, tenho andado a pesquisar sobre troncos e pedras que posso ou não meter no aqua. Em conversa com um amigo, ele disse que não sabia se troncos de oliveira seria indicado. Entretanto, no fórum já li entre os troncos aconselhados os de oliveira e videira. Como tenho facilidade de acesso aos dois, eu queria optar por estes. Devo eu fazer algum tratamento diferente do habitual (lavagem com água e sal, ferver, etc)?? Estou a pensar no de oliveira fazer uma gruta, em caso de não encontrar nenhum já com ela feita. Para isso iria serrá-lo ao meio, escavar com instrumentos de bricolage próprios que possuo e aparafusá-lo ou colá-lo. Há algum inconveniente? Em relação às pedras, alguém sabe um link informativo sobre os tipos de pedra existentes por região/distrito? Ou algum conselho? Queria apanhá-las em ribeiras e barragens aqui na zona de Beja. Em caso de querer fazer uma brincadeira com as pedras, tipo colá-las para fazer efeito escarpa com grutas e saliências o que indicam? Espero que não esteja a ser muito incómodo, mas quero fazer as coisas como deve ser pois estou a investir numa coisa da qual quero receber muito prazer. Já agora, alguém da zona de Beja que saiba de algumas plantas que se apanhem mesmo na natureza que se aproveitem para temperaturas quentes? Obrigado a todos os que puderem colaborar e mesmo aos que queiram mas não possam. Estou aberto a todo o tipo de sugestões. Um abraço a todos.
  4. em vez de comprares o cabo completo, embora seja sempre a melhor solução podes também comprar só o serra cabos. Completo tens de ter atenção ao tamanho da cabeça pois há vários tamanhos de cabo e da cabeça do cabo. Não achei nenhuma imagem mas também não estive muito tempo em pesquisa. Caso ache algo acrescento aqui. .gif' class='bbc_emoticon' alt=':neutral:' />
  5. Todo este projecto é da Câmara Municipal. Há-de ser para ir posteriormente a concurso para ver quem fica com direito de utilização durante um certo e determinado tempo, penso eu. Mas também acho que o lago já merecia ser reparado. Lá dentro havia para além de algumas espécies de peixes, colchões, um frigorífico, duas caixas registadoras, peças de bicicleta, pneus, e sei lá mais o quê. A minha preocupação agora está em como vai ser feita a povoação do lago. Para já a malta gosta sempre de ir lá após uma pescaria largar uns exemplares de chichitos, espanhóis, achigâs, carpas e barbos. Mas sem ser uma coisa controlada torna-se complicado. Há que haver uma manutenção adequada, não sei o que é que a camâra tem em mente. Quanto aos meus peixes, tenho andado a pesquisar num site mas tem muitas espécies e ainda não achei. Gosto mesmo muito dos peixes e acredito que com mais esconderijos no áqua se tornem ainda mais belos. Vou acrescentar um pormenor. A barbatana dorsal tem um espigão. Quando apanhei o de 15cm piquei-me no dedo e digo para já que não é fácil aguentar aquela dor aguda. Os animais têm direito a defender-se. Ainda bem que não fui picado pelo de 30/40cm senão imagino como seria.
  6. Arttuga

    Background 3D?

    Eu particularmente sou um apaixonado por esses backgounds 3D. principalmente se conseguirmos ocultar os aparelhos todos atrás deles. Como estou prestes a receber o meu Aqua de 240 lts ando a pensar construir um background 3d mas não tenho muitas bases para o fazer. Se alguém me indicar um bom link agradeço. Entretanto vou pesquisar sobre o assunto. Boa Sorte D O T. Acho que torna o ambiente do áqua quase num fundo do mar/rio/lago natural.
  7. Pois, já pensei ser isso, falta de esconderijos, mas como estes peixes me estão sempre a surpreender já não digo nada. No primeiro dia que os coloquei no aqua bastava eles sentirem movimento para se imobilizarem completamente, e lá vinham eles a afundar até ao areal. A história destes peixes é a seguinte. Num lago que existe no "jardim da mata" em Cuba estão a ser feitas remodelações. Vai lá ser feito um restaurante sobre o lago e o lago está a ser arranjado. Como tivereram de vasar o lago todo tiveram de transferir os peixes para outro local. Local escolhido Barragem de Albergaria-dos-fusos ou Barragem de Alvito como também lhe chamam. Eu estive a assistir tal como algumas pessoas curiosas em saber o tamanho do maior peixe que lá existia. Havia relatos de existirem carpas com 15 Kg. Bem, entretanto quando o lago já estava mais vazio, comecei a reparar em pequenos peixes que estavam encalhados em pequenas poças. Perguntei se não os iam apanhar, obtive resposta negativa e logo me apressei a ir buscar um camaroeiro para apanhar os pequenos peixes por pena deles. Foi aí que me apercebi que eram da família do peixe-gato, a sub-espécie não sei qual será. Apanhei uns 12 ou 13, dei uns quantos a uns miúdos e fiquei com 8 e o grande de 15cm (Foto abaixo). Dentro deste lago, e quem conheçe sabe que não é assim tão grande, estavam centenas de peixes, achigâs com cerca de 1kg, 1,5 kg e mais pequenos claro, 2 ou 3 carpas com 4 ou 5kg e mais pequenas, devo dizer que ainda estou a procurar a pessoa que tirou a foto em que seguro a maior carpa do lago retirada por mim, sim porque se eu não desse uma ajuda acho que em vez de se perderem 15% ou 20% dos peixes perdíamos cerca de 60 ou 70%. A maneira de fazer a transferência dos habitantes não foi a melhor, a rapidez e os meios não foram os adequados. Queria ver se alguém me dava conselhos, dicas s sugestões para o me Ambiance 120 como pedi. Não se esqueçam pessoal. Era esse o principal motivo do tópico embora não me importe nada de contar estas histórias tamb+em. Para explicar o porquê destes peixes não serem o que me indicava o Staedtler, os meus têm uma barbatana dorsal e o que me indicaste não e a cauda não é nada parecida. Aqui está a foto do peixe com 15 cm, a do outro com cerca de 30/40 cm não tenho. Peço para não ligarem às datas, a máquina não estava configurada, garanto que estas fotos são de Janeiro de 2010. A última foto não é do de 15 cm.
  8. Obrigado pela resposta desde já. Mas queria fazer-te uma observação. O link para o qual me lanças-te é de um peixe diferente dos meus. Por acaso também crescem bastante. No lago onde retirei estes apanhei mais peixes ao ter ajudado na remoção dos mesmos, carpas com 5 Kg, barbos com 2 Kg, um peixe-gato desta mesma raça com 15 cm, que está a conviver com um tubarão de um amigo meu do mesmo tamanho. Retirei também um peixe-gato que foi devolvido como os outros peixes a uma barragem do concelho (não sou responsável por isso, a câmara é que foi, lol) que tinha cerca de 35 a 40 cm. Para concluir, embora as semelhanças são peixes distintos, mas, muito obrigado na mesma.
  9. Ora viva. Vou adquirir este aquário. Aquário Ambiance 120. Inclui um filtro biobox e um sistema de iluminação 2x30W - T8 Medidas: 120cm C x 40cm L x 55cm A. Volume: 230L. Queria começar já a iniciar o projecto com algumas sugestões e dicas para o que hei-de começar por fazer. Que tipo de bomba de ar e termostato devo colocar? Estou a pensar fazer um plantado com algumas rochas, que hei-de apanhar numas ribeiras e barragens aqui à volta. (Beja) Já agora, gostava também de conhecer malta aqui dos arredores, que estejam interessados a dar-me algum apoio com algumas sugestões de locais na natureza alentejana para, apanhar algum areal de diferentes cores e tamanhos, algumas rochas, troncos e algumas plantas que sobrevivam num aqua de água quente. Estou a pensar povoar o aqua com peixes pequenos. De certeza que quero guppy's e alguns neons. Talvez umas molly's e platty's. Queria desde já perguntar se alguém me sabe identificar este peixe-gato. Será que pode conviver com os peixes mencionados acima? Estes peixes-gato apanhei-os num lago que foi drenado para ser remodelado. Tenho-os agora num aqua de 50 Lts com temperatura de 26º e estão-se a dar bem. Têm comido bem mas passam muito tempo escondidos atrás do filtro. Aqui estão as fotos dos bichinhos. Conforme as minhas ideias forem surgindo e talvez com algumas das vossas sugestões, vou metendo mais fotos ou imagens do desenvolvimento deste projecto.
  10. Ora viva a todos! Regressei ao meu hobbie de aquariofilia. Devo dizer que aqui na zona de Beja não é fácil ter este passatempo. Passo de momento o meu tempo a tomar conta de 8 peixes-gato que apanhei num lago na minha terra que está a ser remodelado e tive pena de ver os responsáveis da obra só preocupados com os peixes grandes e então apanhei-os e coloquei-os num àqua que aqui tinha em casa de 60L. Mas sobre isto falarei num outro local do fórum. Queria apenas acrescentar o que me foi dito por uma pessoa mais culta que eu (eu sou um maçarico). Essa pessoa disse ara além daquilo que foi dito aqui acerca do fundo escuro, da pouca luz e do musgo, etc., que também ajudava muito a existência de buracos, tipo umas ânforas em barro, ou mesmo rochas com pequenas grutas, isto porque a fêmea faz lá o depósito dos ovos e o macho é que fica à porta da gruta a tomar conta da creche. Não me falou se se deveria tirar os adultos do àqua ou não. Sempre fica aqui mais uma sugestão. Um abraço a todos.
  11. Oi. Eu não sei especificar-te a espécie, mas se for como nas navalheiras isso é um macho assim á primeira vista. Mas como também não sou nenhum especialista e a imagem não dá para ver perfeitamente é melhor esperares pela opinião de um especialista em crustáceos. Até á próxima.
  12. Arttuga

    1ª Jornada

    É verdade, o mármore é uma pedra que pode alterar muito certos niveis da água. Só que se for fazer em tijolo como quem faz uma casota para um cão, com certeza que a agua irá desaparecendo aos poucos. Se houvesse alguma coisa que desse para trocar pelos vidros sem ser tão dispendioso é que era bom. Se alguém tiver idéias. Eu até já tive uma, mas não sei de ninguém que tenha. Era arranjar um daqueles viveiros que os restaurantes têm com o marisco. Isso sim era o que eu gostava realmente de ter. Alguem vende um desses baratusco?? he he
  13. Arttuga

    1ª Jornada

    Olá a todos! Felicitações a todos os membros deste fórum que têm como eu gosto pelo mundo marinho. Não sou muito conhecedor destas andanças embora já tenha aquário à algum tempo, embora não os tenha habitados faz 2 anos. Tenho um de 60Lts e um de 15Lts. Vou agora recomeçar nestas andanças e desta vez com muita mais cautela e ambição. Ambição porque gostaria de fazer um aquário diferente do normal. Tinha a ideia de fazer uma estrutura em pedra só com um vidro frontal com cerca de 150cmx50x40. Já vi aquários deste género mas não sei o modo de construcção. Já dei uma volta pelo forum e não encontrei nada relaccionado. As minhas dúvidas são: 1- Qual a pedra mais indicada? Mármore?? 2- Teria de meter vidro em todos os lados à mesma? 3- Os cantos da estrutura teriam de ser à mesma reforçados? " Visto serem em pedra a pressão não deve afectar a colagem, se esta for feita como deve ser, certo?" Caso tenham algum conselho gostava que mo deixassem pois tenho um mundo natural à minha volta (Barragens, Rios) que gostava de aproveitar. Acho que são boas fontes de decoração mesmo para aquários de água quente. Cumprimentos a todos vós do Paulo.