Betta albimarginata


aquaben

Recommended Posts

Betta albimarginata

 

Recebi hoje estes magníficos Bettas, e mal chegaram ao meu aquário começaram a preparar a desova…lindo, tentei filmar mas não deu…fica para uma próxima…

 

O pouco do que sei sobre estes invulgares Bettas

 

Família- Osphronemidae

Sub família- Macropodinae

Origem-Kalimantan, Borneo, Indonésia.

Comprimento- 2,5-3cm as fêmeas e os machos são praticamente do mesmo tamanho.

Água- (pH-5-7); (DH-<10); (temp.-21-27ºC). Não consigo confirmar estes dados, mas isto são os parametros aproximados das zona de onde vaiem).

Vive em riachos de floresta de corrente lenta, e ocupam zonas junto à margem com 5 a 10cm de profundidade, entre as raízes de arvores e vegetação.

Ao contrário do famoso Betta splendens, este betta incuba os ovos na boca, mas tal como os outros bettas é o macho que se encarrega disso e de proteger os alevins depois de nascidos.

São sociáveis, os machos não são muito agressivos para com os outros machos, podendo ter mais de um macho no mesmo aquário sem grandes guerras.

Pelo que já tive oportunidade de assistir, os machos exibem não só a sua cor mas também o papo debaixo da boca onde guardam os ovos, para que as fêmeas os escolham, não vi correrias dos machos atrás das fêmeas antes pelo contrario a fêmea depois de observar a dança dos macho é que vai ter com o escolhido, só depois disso ter acontecido é que o macho escolhido correu com o rival da arena.

Bem para já é só isto que posso adiantar sobre eles, pois também não sei mais, vamos a ver se aprendo mais qualquer coisa com este meninos…

Posto isso cá vai o que todos estão à espera…as fotos

Os dois machos Exibindo-se para a fêmea que está pronta…( a outra nem ligou para eles)

Bettaalbilineatus.jpg

O betta que está a sair da toca é um Betta brrownorum (não gostou nada de ter que partilhar o seu aquário com estes, mas tem de se aguentar à bronca)

Albi-brownorum.jpg

 

Este é o seu "habitat", cá em casa... :wink:(as fotos acima são as trazeiras do paludarios)

DSC03797.jpg

DSC03796.jpg

Esta é a vista de cima, mas já é uma foto antiga...

Paludrio-emersas01.jpg

 

Se tudo correr bem eu meto aqui mais qualquer coisa sobre a sua reprodução... espero que seja para breve :D

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Arranjar disto cá em Portugal? dificilmente, pois como são peixes de 3cm com o nome de Betta e a custar mais do que um discu pequeno (algumas espécies bem mais do que isso), os importadores/lojas, não se arriscam a mandar vir porque depois não os vendem...há uma loja que costumava mandar vir algumas espécies diferentes de bettas selvagens, (das mais baratas), mas como ficavam a mais do doubro do preço dum betta splendens, os peixes ficavam na loja até morrerem de velhos...

Eu para conseguir bettas selvagens tenho que pagar, literalmente mais do que o seu peso em ouro, e mesmo assim é um favor que me estão a fazer.(e desde já um muito obrigado a todos os que me têm ajudado na aquisição destes peixes).

Pode ser se tiver sorte com estes e com os brownorum a coisa fique mais acessivel... :wink:

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses peixes parecem espectaculares, tenho uma certa fascinação por espécies pequenas com comportamentos sociais complexos, e esses parecem-me corresponder a esse perfil, estou errado? Além de serem bonitos - albimarginata, o rebordo branco na barbatana anal. :)

Se puderes coloca mais fotos! :D

 

Boa sorte com a sua reprodução.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

obrigado, eu adoraria de fazer criação destes e dos Betta brownorum...para ver se cá na nossa terra começamos a chamar de bettas a outros peixes que não sejam o famoso Betta splendens "manipulado"...sim porque o betta splendens selvagem não tem mesmo nada haver com os que nós conhecemos....

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que se passa com os bettas selvagens e outras espécies é mais um dos sintomas de vivermos num país periférico e com pouca capacidade económica, onde as coisas quando chegam cá já vêm com uns anitos valentes de atraso em relação a outros países, isso aliado à tendência nacional para a inércia... enfim. :D Quantas vezes não ando aqui a passear pela net, a babar-me (salvo seja) ao ver sites estrangeiros de criadores e vendedores de espécies que por lá são quase banais de arranjar e que por cá ainda está para chegar o dia em que fazem a sua estreia nacional, nomeadamente vivíparos e bettas selvagens...

E posso agora estar a tentar reinventar a roda, mas não acham que poderia ser uma ideia viável e interessante tentarmos criar uma "rede" organizada de pessoal que mantivesse espécies selvagens e raras, do estilo: cada membro não teria mais do que manter uma colónia viável de uma determinada espécie ou população, os outros teriam conhecimento disso e seria mais fácil proceder a trocas, bem como junto de lojas fazer encomendas específicas, que à partida já estariam vendidas. Não seriam precisos grandes meios parece-me, apenas seria uma questão de organização. :wink: Que vos parece?

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

“sabes onde posso arranjar? Betta albimarginata e o Betta brownorum?”…Bem tanto um como o outro foram peixes somente descritos em 1994, o que quer dizer que ainda não saiu nenhuma publicação com eles, e como ainda se sabe muito pouco dos seus hábitos, e o pouco que se sabe é através de relatos de criadores, que aprendem com a velha técnica da tentativa e erro, a coisa ainda está difícil, mas para terem uma ideia do que estou a falar tanto um como o outro andam a ser reproduzidos em pH na casa dos 4.5-5 e temperaturas a rondar os 25-26ºC, podendo ser mantidos a 22ºC.

Posto isto, os Betta albimarginatas, podem ser arranjados em criadores particulares em Inglaterra, onde existe uma grande comunidade de amantes de Bettas, mas para terem uma ideia estes ficaram-me em aproximadamente 30€ o casal…e foi um favor que me fizeram, mas por exemplo um casal de Bettas macrostoma ronda os 130€ e estou a falar em preços nos criadores…Imaginem o que uma loja teria de pedir por eles, podem multiplicar à vontade x2…

Agora os Betta brownorum já se consegue comprar em Portugal através de algumas lojas, mas para terem uma ideia o seu preço ronda os 30€ cada, como é lógico e já o referir anteriormente as lojas não arriscam pois não têm clientes para esse tipo de peixes, estamos a falar de peixes com 2,5cm…a custar tanto como um discus de 6cm, sejamos realistas, onde é que no nosso meio há mercado para peixes destes?

Não pensa que os 30e são puxados pois mandei vir desses também do mesmo criador Inglês e ficaram +- a metade do preço a que os comprei na loja…no meu ver a loja vender os peixes ao dobro do preço da origem está certo, por vários motivo que não vou aqui explicar…

 

Quanto à ideia do David, acho óptima, mas isso já existe, agora como é lógico para se receber peixes fora do comum, ou difíceis de se encontrar em Portugal (e não só, o criador Inglês que me arranjou estes deslocou-se à Alemanha de propósito para adquirir novos brownorum, e só em nota de curiosidade foi eles que pela primeira vez os colectou na natureza e os baptizou…com o seu próprio nome…), é preciso que se tenha feito um esforço inicial para se ter/manter espécies também fora do comum para que se possa trocar por outras e a melhor maneira de se conseguir isso é através de Associações… infelizmente cá não existe nenhuma associação de bettas e na minha opinião enquanto continuarmos a achar que bettas são aqueles lindos peixes comercializados em frascos…não vamos lá…neste link abaixo está a foto de uma casal de Bettas splendens selvagens…não vou dizer que os que nós temos nas lojas não são bonito, por o são, mas da espécie originaria selvagem já não têm nada…

Não me vou esticar mais, mas estou aberto a qualquer tipo de iniciativa que melhores a qualidade dos peixes mantidos nos nossos aquas cá em Portugal e podem desde já ficarem descansados que se eu conseguir criar estas espécies vou fazer com que se difunda cá pela nossa terra, (a preços acessíveis claro…)

http://www.calypso.org.uk/Photolibrary/33%...20990%20168.jpg

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho andado a pesquisar um pouco mais a fundo sobre bettas selvagens e encontrei este site com diversos artigos interessantes sobre várias das espécies, albimarginata incluído. :shock:

 

http://www.bettysplendens.com/articles/cat...w.imp?catid=885

 

Sobre esta questão das espécies selvagens e raras tenho andado já há algum tempo com a ideia de encomendar alguns peixes pelo Aquabid, por exemplo. Alguém tem experiência com essa situação? A sensação que tenho é de que não é uma prática muito comum, alguém já teve más experiências?

 

Outro aspecto em que estive a pensar relacionado com a ideia de criar uma rede de criação de espécies selvagens, é que um primeiro passo poderia ser o de se criar um directório, por exemplo aqui no fórum, em que fôssemos listando as espécies selvagens e(ou) minimamente raras que mantemos e a disponibilidade a cada momento de exemplares. Isto seria feito abrindo um tópico em que cada interessado listaria as espécies e iria editando o respectivo post no sentido de este directório se manter actualizado. Não sei é se para levar esta ideia avante é necessário algum procedimento prévio perante os administradores, não tenho muita experiência com este tipo de iniciativas a nível do fórum. :lol:

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

David, vejo que andas mesmo interessado em inovar, mas é só com Betta’s”, ou pretendes outro tipo de peixes “pequenos”, de outras famílias ou géneros?

Mandar vir peixes através de lojas é sempre mais seguro do que mandar vir directamente dos exportadores, pode ser que os peixes na origem sejam bastantes mais baratos, mas digo-te que o barato muitas vezes sai caro…Agora tens de escolher bem a loja com que pretendes fazer isso, se realmente te fazem um bom desconto por mandares vir um lote só para ti, ou se te vai ficar ou mesmo preço de venda ao publico, se for esse o caso, é claro que é preferível esperar e escolher somente os peixes que te interessam…estamos a ter esta conversa com uma semana de atraso, pois vou receber umas “raridades” através de uma loja e tinha dado muito jeito ter alguém com que dividir a coisa, pois peixes desses não se vendem na loja o que faz com que eu tenha de ficar com o lote mínimo da importação.

È claro que existem vários tipos de riscos, dando como exemplo o dos Betta brownorum , o lote mínimo era de 8 peixes e saíram 7 machos e só uma fêmea, é claro que eu não pretendia ficar com 8 peixes, mas como não tinha ninguém para repartir a coisa e a vontade era muita teve de ser…

Bem mas se estiveres interessado em alguma destas espécies que pedi agora avisa:

 

Microrasbora sp.GALAXY isto é um pequeno peixe só identificado este ano com um comprimento máximo de 1,5cm( deve ser fácil de criar pois os Ingleses já têm disso com fartura… a sua criação é idêntica à dos danios zebra a que são aparentados…vê link

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/...m.php?news=1060

 

Tanichthys micagemmae wild - este é bastante fácil de criar, já tenho disso à coisa de um ano, estou a mandar vir estes selvagens para introduzir sangue novo…são muito parecidos com os néon chinês só que este foram identificados em 2001, no Viet-nam…vê link

http://filaman.ifm-geomar.de/Summary/speci...name=micagemmae

 

Brachydanio nigrofasciatus wild – este de raro ou novidade não tem nada, mas não é comum nas nossas loja…e foi um dos peixes que sempre quis ter desde miúdo… para este penso que não precises de link…

 

O preço deles não vou o por aqui, mas posso te dizer que o mais caro ronda os 6€, o problema é que são todos peixes de cardume e não aconselho nada inferior a 6 indivíduos, de qualquer uma dessas espécies e é claro um aqua só para eles visto serem todos peixes muito pequenos, mas também te digo que todos eles criam em aquas de 60cm com bastante musgo de Java, sem teres de separar os pais, pois sempre se safam uns quantos…os suficientes para mantermos um cardume saudável durante uns anitos…

Quanto a “Anabatideos” havia bastantes e também alguns fora do comum, mas não mandei vir nada disso, de momento não tenho aquas para esse tipo de peixes disponíveis, mas posso ver se eles mandaram vir para a loja alguma coisa interessate, mas só na 4ªfeira te posso dizer alguma coisa…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os meus maiores interesses são espécies selvagens, nomeadamente de poecilídeos e anabantídeos. :oops: Arco-irís também, mas neste momento tenho muitas limitações de espaço para investir mais neles.

 

Dos peixes que mencionaste o Tanichtys micagemmae já conhecia mas não fazia ideia que alguém em Portugal tivesse :cry:, estou bastante interessado nessa espécie, os primos deles - albonubes, saõ uma das minhas primeiras paixões na aquariofilia. O Microrasbora sp. "Galaxy" conheci há pouco tempo através do site que indicaste mas neste momento não tenho aqua disponível para eles... ou seja, estou interessado no Tanichtys, poderiamos combinar os pormenores por mp.

 

Entretanto fico à espera caso tenhas novidades interessantes da loja. :o

 

Abraço.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

David, os Tanichtys micagemmae comprei-os na primeira oportunidade que tive, vieram da Alemanha e não ficaram mais baratos do que os Galaxi me vão ficar agora, mas tal como os seus primos, eles são de fácil reprodução e o preço deles actualmente nas lojas ronda os 3€, em menos de um ano reduziram para metade do preço, mas isso é claro que só acontece por houve “ fanáticos”, como eu que os reproduziram e meteram no mercado a menos de metade do preço…mas se não for assim os peixes nunca iriam baixar de preço e como tal seriam pouco divulgados e só acessíveis a meia dúzia de fanáticos…

Poecilídeos, só tenho um que já começa a aparecer no nosso mercado lojista, (em algumas lojas, mas especializadas), é a Limia nigrofasciata, se estiveres interessado posso te arranjar algumas… Tanichtys micagemmae, também te posso arranjar alguns mas poucos, só depois de os por a desovar com os selvagens que estão para chegar poderei arranjar mais…mas se gostas de verdadeiros vivíparos informate sobre estes géneros: Skiffia, Characodon e Ameca, são da família dos Godaideos e estes sim são verdadeiros vivíparos…podes recolher algumas informações neste site – www.viviparos.pt

Bem não te maço mais.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Era só para dizer que estou muito agradecido por o aquaben partilhar estas coisas....

Não sabia que havia destas aventuras em criadores particulares em Portugal.

 

Já me tinha apercebido que estavas acima da média, mas isto é mesmo muito acima....

 

um grande abraço e força nessas aventuras que de uma maneira ou de outra vão fazendo a aquáriofilia nacional evoluir....

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os Tanichtys micagemmae se puderes arranjar alguns mesmo que sejam poucos ficava-te muito agradecido. :?

 

Dos outros peixes que mencionaste, os godeídeos, já estou familiarizado com as Amecas, de que tenho neste momento um trio em vias de se reproduzir 8). Já os os peixes dos géneros Characodon e Skiffia, infelizmente só os conheço de ler sobre eles... mas está nos meus planos obter alguns à primeira oportunidade que tiver.

As Límias consegui um par do grupo que estava na Aquaplante, e ainda se estão ambientar mas já começam a dar os primeiros sinais de quererem constituir família. :?

 

Era só para dizer que estou muito agradecido por o aquaben partilhar estas coisas....

Não sabia que havia destas aventuras em criadores particulares em Portugal.

 

Concordo plenamente, uma pessoa pensa que nem se passa nada e afinal... ainda há esperança! :lol: É mesmo muito importante nestas coisas haver uma troca de informação eficaz, acho que é meio caminho andado.

 

É que não é mesmo maçada nenhuma!

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu não vou aqui fazer propaganda nem dizer que esta loja é melhor que outra, mas pelo menos a que mencionaste é das poucas que de vez em quando se atreve a mandar vir peixes menos comuns e também posso dizer que foi através deles que arranjei os Micagemmai e se tudo correr bem, os tão desejados Galaxi, como vês cá também há algumas lojas a divulgar novidades/raridades e é de louvar tais iniciativas, pois como devem perceber é um risco muito grande importar peixes que “ninguém” conhece e que não são nada baratos…por muito que gostem da aquariofilia, eles não se podem dar ao luxo de não vender…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...

Tipo eu curti e fiquei obcecado pelos albimarginata e se eu encomendar por uma loja axas que eles me podem encomendar?? quanto fica +/-

Agradeco te desde ja pela ajuda toda seu "expert"

E o que e que eu devo pedir??? um casal axas que da para tentar a reproduçao????

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podiamos mesmo criar uma rede e criar especies selvagens e por ao dispor do pessoal do forum mas claro por um preço minimo ou nao??

eu axo que era uma boa ideia de propagaçao de novas especies e um meio de avanço neste hobby que e a aquariofilia. O que axam??

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Novidades!!

Dirigi me a uma loja de animais e perguntei se me conseguiam importar estes albimarginatas e a resposta E!!!!!!....

vao ver se algum fornecedor tem esta especie!! vou dando novidades

Fiquem bem

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só tenho uma dúvida...como manténs a HC sem secar e essa akadama humedecida?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais