Júlio Santos

Membro
  • #Conteúdo

    142
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Júlio Santos

  1. Júlio Santos

    PH

    Ainda referente a agua de osmose, depois não ficará a faltar nenhum parâmetro na agua?
  2. Júlio Santos

    PH

    Se o aqua só leva 30 litros e um garrafão por semana +-. Eu estou com o mesmo problema, pH na ordem de 7, e pior o KH é elevado, o que dificulta a alteração do pH. Também já Ponderei retirar toda a agua do aqua e colocar água de garafoes, existinto também a hipótese da agua de osmose...
  3. Júlio Santos

    Luz

    Existe alguma regra para aquas de Invertebrados? Sabendo que as plantas não irão precisar de muita luz para o seu desenvolvimento, plantas de fácil manutenção. Nada de Co2 nem fertilização liquida. A própria fauna precisa de muita luz? Ou é necessária para mostar as suas cores?
  4. Limpeza efecuada com algum custo, visto que os aquas estavam mesmo muito sujos e o calcário era muito, mas com a ajuda de um esfregão proprio para vidros (não risca), e um lámina até que correu bem. Já está a ciclar. Obrigado aos participantes que deram as suas opniões que são sempre bem vindas.
  5. Júlio Santos

    Tipo de aqua

    Tenho um aquario com as seguintes medidas: 60*40*30 (c*l*a), tapado com vidros de correr, mas não fecha na totalidade porque irá levar filtro de mochila, com luminária pll julgo que de 24w, será indicado para a reprodução de camarões?
  6. Tenho uns quantos aquários parados em casa, pretendo retornar a ter uns camarões, ainda sem qualquer escolha de espécie. Pretendia saber qual a melhor maneira de retirar os detritos existentes nos aquas, tais como calcário, e outros tipos de sujidade. Água e vinagre? Poderei utilizar algum produto de limpeza mais forte, passando depois os mesmo aquas por agua abundante? Preciso que os vidros fiquem bem limpos para depois poder apreciar a vida interior, dentro do aqua. E filtros de cascata, posso lhes dar o mesmo tratamento?
  7. Pretendo entrar no mundo dos salgados, aproveitando algum do material existente da agua doce, tais como: Aquario 60*40*30 (c*l*a) Termo 150W Estou em duvida no escumador, entre: Tunze 9002 vs TMC V2 Skim 80 Embora o TMC seja mais barato, mas por aquilo que vi, fica mesmo "a pele" para a litragem, não? Que outras hipóteses? Estou receptivo a ideias, opções. Em principio será praticamente para corais e no maximo uma equipa de limpeza, mas nada de mais.
  8. Uma questão, qual o Kh da água do aquário? se o Kh estiver alto isso não vai fazer nada, visto o Kh ser o tampão e não te deixa alterar o Ph da mesma, mas deixo isso para os mais entendidos. No meu entender isso só se resolve de duas maneiras, agua de osmose ou então teres os peixes de acordo com a agua que tens.
  9. Caros amigos, tenho aqui em casa o seguinte material, o qual queria montar um aqua para ciclideos anões, claro. Aquário: 60 Comprimento; 30 Altura 40 Largura Luminária: 2x24W T5 Filtro: Eheim Liberty 2042 Termoestato: Jager 125 Fico aberto a sugestões quanto à fauna e flora respectiva, tentando fazer um biótopo dessa mesma espécie.. Dou preferência a uma espécie que se consiga reproduzir.
  10. Outra possibilidade é cortares a tampa de maneira a conseguires colocar o filtro a funcionar e assim ficas com a luminária a funcionar na mesma... eu já fiz isso a um e está a funcionar correctamente.
  11. Júlio Santos

    pH

    E quais os valores de Kh, se forem altos muito dificilmente consegues baixar o Ph, porque têm o efeito tampão. O melhor mesmo é pesquisares peixes para esse tipo de ph e restantes parâmetros.
  12. Antes de escolheres que peixes colocar, faz o ciclo do azoto, depois mede, verifica os parâmetros da água e então depois escolhes as espécies, fica mais fácil escolher peixes para os parâmetros da tua agua... e não o contrário.
  13. Gostei, está impec, quase que nem se nota que são 3 aquas ... Já agora aproveito para perguntar, quais os filtros de cascata que está a utilizar? Reparei que é o que utilizas, qual a relação litros/hora de cada um.
  14. Sim estou mesmo a falar de um filtro de cascata. Ainda indeciso sobre Eheim 2041 ou Aquaclear 30...
  15. Estou com umas duvidas, que são as seguintes: - É ou não verdade que o filtro é melhor quanto mais espaço tenha para matérias filtrantes? - Num aqua de 25 litros brutos, pode-se utilizar um filtro que faça 200 l/h, não irá criar uma grande movimentação da água? Sendo o aqua para camarões. Quero comprar a pensar num futuro próximo, quando aumentar o tamanho do aqua, mas estou mesmo indeciso.
  16. E lá consegui encontrar algo referente ao assunto: http://www.hagen.com/pdf/aquatic/Aquaclear_English.pdf Será que o Eheim têm tanto espaço para matéria filtrante? Mais umas coisas a considerar: O consumo do Eheim 2041 são 3w o Aquaclear 30 são 6w. Agora o que queria encontrar mesmo era o espaço para as matérias filtrantes, para poder comparar este pormenor que acho ser o mais importante.
  17. Então pode ser as diferenças entre filtros cascata de Eheim e da Aquaclear... Em termos de matérias filtrantes, qual deles leva mais e com mais espaço para as referidas matérias filtrantes. Quanto ao barulho, qual deles é o mais silencioso? Ambos permitem a regulação do caudal? São alguns aspectos que queria esclarecer. Já agora se houver algum link para ver as características dos da Aquaclear, se me poderem fornecer agradecia.
  18. Queria abrir uma discussão sobre estes filtros de cascata, para tentar saber qual o melhor no mercado, tendo em consideração a filtragem, capacidade para matérias filtrantes, possibilidade de regular o caudal, etc...
  19. Primeiro, caso não seja o sitio indicado, algum moderador que o mude se faz favor... Queria iniciar um tópico relacionado com as melhores condições que podermos dar para a criação de camarões. Estilo: Medidas ideais para o aqua? Filtro externo ou Interno? Nos externos, de mochila? Plantas a plantar, quais as necessárias ou as mais aconselhadas? Rochas e troncos? Entre outras coisas, queria se possível englobar num único tópico as condições ideias para eles.
  20. Boas, estou aqui com uma grande duvida. Tenho uma bateria de 6 aquas, sempre andei em cima do Ph, Kh e Gh, descurando um pouco os restantes paramentros da água. Setup: 6 Aquas - 51*27*31 (c*l*a), 42 litros brutos em cada um 1 Sump - 100*25*25 Tudo ligado entre si, conforme http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=113658 Flora 4 anubias, 1 em cada aqua Fauna 17 Camarões caridinas sp cardinal (acho que é assim!!!) (12+5) 5 Tylomelanias 1 Helena (saparada dos tylo) ph - 7,5 a 8 kh - 6 nh4nh3 - <1 gh - 8 no2 - <0,01 temp -27º Agora o pior... NO3, estão a um valor que nem consigo fazer testes!!! ou o líquido está fora da validade/estragado... Algum fez estes testes nos vosso aquas? Solução para poder baixar o NO3? Visto que os aquas serem baixos e não ter substrato fica dificil colocar plantas para diminuir o NO3, alguem pode dar umas dicas? A filtragem é feita pela sump, mas adicionei dois filtros internos que tinha cá por casa, em dois aquas que só têm areão, para ver se ajuda em alguma coisa... Fico á espera de alguma ajuda dos ilustres membros. Amanhã vou fazer mais uma TPA de uns 50 lts
  21. Após um tempo de testes, e com um pequeno problema com fugas de água, já está tudo a funcionar 5*. Graças á ajuda de um membro do forum, David Cabete.....
  22. Ultimas sobre o tópico: - Inicialmente tinha uma esponja em cada buraco, o que fazia reter mais a agua, neste momento só tenho uma esponja por cada saída e consegui com que o caudal esteja satisfatório... - Tinha um único termostato de 300w, já coloquei outro de 100w, para tentar com que a temperatura fique mais uniforme neles todos, existe uma grande diferença entre a sump (onde está o de 300w) e o ultimo aqua... por isso coloquei no aqua da esquerda na prateleira de baixo o de 100w, queria ver se conseguia colocar tudo a 26º +-
  23. Retirando as esponjas nas saídas dos diversos aquas posso aumentar o caudal de agua. Já verifiquei ao almoço.