[dyi] Calha De Iluminação 55w+36w Com Lâmpadas Pll


Azor

Recommended Posts

Após ler muitos tópicos aqui no fórum sobre iluminação DIY decidi por mãos á obra e fazer a minha própria calha de iluminação.

 

O meu aquário tem 80 litros (brutos) e apenas uma flora glow de 20W. Decidi fazer um upgrade para 80W de forma a ficar com uma relação 1l/1W. Em primeiro lugar devo já avisar que algumas fotos não estão grande coisa pois foram tiradas com o telemóvel (devo ser das poucas pessoas no mundo que ainda não tem máquina fotográfica digital - sou da velha guarda e gosto das máquinas analógicas, com rolo).

 

Aquario1.jpg

 

Aquario2.jpg

 

 

O primeiro passo foi esboçar um "projecto" que consistia, basicamente, em utilizar 4 lâmpadas economizadoras compactas de 20W montadas numa calha de alumínio. Que por sua vez seria fixa á tampa do aquário (permitindo assim mais espaço de manobra quando a tampa é aberta!).

 

Fui comprar todo o material necessário...

Aquario3.jpg

 

As lâmpadas escolhidas foram Digilamp de 20W (6400K) vendidas em conjuntos de 3.

Aquario4.jpg

 

Utilizando uma chapa de alumínio (50*25) rebitei duas calhas em alumínio (para lhe dar rigidez)...

Aquario5.jpg

 

Dobrei os lados da chapa para formar o reflector e fixei os suportes para os casquilhos

Aquario6.jpg

 

Aquario7.jpg

 

Aquario8.jpg

 

Depois foi fixar os casquilhos e27 devidamente isolados, e ligá-los em grupos de 2.

Aquario9.jpg

 

Aquario10.jpg

 

Agora era tempo de retirar a calha velha do aquário e criar espaço para alojar a nova calha

Aquario11.jpg

 

Aquario12.jpg

 

Retirei o plástico protector da chapa e fixei a calha á tampa do aquário por forma a conseguir abrir a tampa sem que a calha tocasse no aquário.

Aquario13.jpg

 

Aquario14.jpg

 

Aquario15.jpg

 

Depois foi só colocar as lâmpadas e montar novamente no aquário

Aquario16.jpg

 

Aquario17.jpg

 

A maior dificuldade foi garantir a estanquicidade do conjunto casquilho/lâmpada e prevenir a corrosão utilizando materiais como o alumínio e o latão.

 

Aqui fica o aspecto do aquário com a nova iluminação (para já só tem 3 lâmpadas). Mais uma vez peço desculpa pela qualidade da imagem.

Aquario18.jpg

 

 

Agora que o aqua já tem uma iluminação "decente" vou tentar remodelar o aquário em termos de plantas. Depois vou colocando aqui as evoluções para que me possam dar algumas opiniões.

 

Caso necessitem de mais alguns pormenores deste projecto, estejam á vontade.

 

Cumps

Azor

Editado por Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

excelente.adorei essa calha.já agora em quantos €€€€ te ficou esse projecto?

 

Bem não se pode dizer que tenha sido um projecto muito barato, muito por culpa do metal utilizado (á base de aluminio e latão).

 

Chapa de aluminio (50*25): €5.75

Perfil de aluminio (1m): €2.19

2 fichas Schuko: €2.24

3m de cabo: €2.07

suportes para casquilhos: €1.84

Parafusos, porcas e anilhas de latão: €3.00

Junções em latão para os casquilhos: €2.44

4 casquilhos e27: €6.00

conjunto de 3 lampadas eco: €5.00

 

Isso dá um total de €30.53 que não é asim muito barato mas é possivel poupar um pouco se optarem por comprar em lojas da expecialidade em vez de irem (como eu) a grandes superficies (Aki e Leroy Merlin).

 

O resto das coisas que utilizei era material que já tinha e por isso não está aqui contablizado

 

 

Onde compraste a chapa de aluminio?

 

No Leroy Merlin de Almada (passe a publicidade!)

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, como resolveste o problema da estanquicidade entre a lampada e o casquilho?

 

A minha primeira ideia era utilizar fita isoladora auto-vulcanizante, mas enquanto andava á procura da mesma encontrei a solução para o problema: vedantes utilizados nas canalizações (tubos em PVC cinzentos utilizados nos esgotos) e o melhor de tudo foram grátis!!

 

Posso tentar colocar aqui uma foto a exemplificar o sistema, se alguém quiser!

 

Cumps

Azor

 

P.S. Obrigado a todos pelos comentários! :lol:

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom mesmo.  

 

Só falta então as fotos e explicação do isolamento feito aos casquilhos.  

 

Força nisso para se poder copiar esse projecto

 

Conforme prometido ficam aqui as fotos. Resolvi colocar em outro post que já tinha aberto anteriormente acerca deste assunto (isolamento de casquilhos e27)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=49924

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito engenhoso o isolamento desses casquilhos, mas pergunto se o silicone aguentará bem a temperatura da lâmpada? Tens alguma experiência anterior?

 

Alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito engenhoso o isolamento desses casquilhos, mas pergunto se o silicone aguentará bem a temperatura da lâmpada? Tens alguma experiência anterior?

 

Não posso dizer que tenha! :cry:

 

O que fiz para avaliar isso foi deixar a lâmpada acesa durante algumas horas e verificar se aquecia muito, antes de colocar o silicone. Verifiquei que embora aquecesse um bocado não é comparavel ás lâmpadas incandescentes e não me pareceu que afectasse o silicone. Estou a "monitorizar" o silicone a ver se há alterações (cor, cheiro, aspecto) e até agora tudo OK. Se verificar algum problema posto aqui!

 

Cumps

Azor :cry:

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bastante engraçada a calha mas só um reparo, visto que a estrutura é metálica ligas-te-a á terra? é que é obrigatório a nivel de regulamento de instalações eletricas.

 

Conheces o ditado: "casa de ferreiro, espeto de pau"? É que eu já trabalhei da Entidade certificadora de instalações electricas :shock:

 

Por acaso agora já está mas na altura que tirei as fotos não tinha ligado!

 

Obrigado pela dica!

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas,

 

tenho um aquario igual ao teu (rena calypso 100) de 100 litros, que só tem uma lampada t8 25wts

 

queria mudar para no minimo 100 wts, mais do que isso acho que não vale a pena, mas estava a pensar em lampadas pll, será que me podes dar uma ajuda em como devo fazer, queria ver se aproveitava a barra que segura a lampada.

 

se puderes dá-me uma ajuda

 

e claro os meus parabens pelo trabalho que fizeste no teu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TomasSilva,

 

o que te posso dizer é que fosse agora também optaria por colocar PLLs. Não pela quantidade de luz, mas sim pela distribuição da mesma. Com as economizadoras a luz fica muito concentrada em dois locais (o problema teria ficado atenuado se não as tivesse colocado paralelas!) mas com os erros é que aprendemos!

 

Em relação ás PLLs não tenho muita experiência pois nunca as utilizei mas sei que existem alguns bons tópicos aqui no forum com montagens dessas. Se entretanto encontrar coloco aqui.

 

De qualquer das formas o que te posso aconselhar é colocares 2*55W = 110W ou então uma de 55W e uma de 36W = 91W.

 

Se precisares de ajuda tás á vontade....

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem estar a meter-me mas:

se bem me lembro aqui encontram-se as caracteristicas dos diversos tipos de lampadas, nomeadamente a que penso que se estão a esqueçer, dimensões.

http://catalog.myosram.com

este penso que tambem tem:

www.ilumina.pt

Espero que ajude

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,

 

finalmente consegui arranjar os caixilhos para as lampadas pll

 

agora só me falta comprar o resto (lampadas 2x55w, arrancadores, balastros e suportes para a montagem) vou faze-lo no proximo fim de semana, depois coloco umas fotos.

 

agora gostava era que alguem me ajudasse, pois de electricidade nao percebo nada. alguem é capaz de me fazer um esquema de montagem... segunto sei é igual a de lampadas flurescentes...

 

obrigado pela ajuda

 

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..... agora só me falta comprar o resto (lampadas 2x55w, arrancadores, balastros ....

Tomás

 

não te esqueças que as PLLs utilizam balastros electronicos, logo sem arrancadores!

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o espaço não fôr problema, pode-se utilizar as PLc (26W)que ficam mais em conta e utilizam também balastro normal.

 

Fica mais barato :D

 

 

cumps

 

 

carlos dourado

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pll utiliza casquilhos 2g11, mas eu só estava a dar a opinião de em vez de utilizar PLL utilizar PL'C

Digo isto pois eu também já tive de inventar luz no aqua e tanto andei que cheguei à conclusão que me safava com PL'C, pelo facto de ficar mais barato.

 

Vi na casa de um amigo e verifiquei que era aquilo que precisava e ficava muito mais barato.

 

2 Lamp 26W+casq.+ balastro= 15€

 

isto para um aqua de 60Lt é o suficiente.

se for maior é uma questãode ver se dá ou não.

 

Ps: aconselho utilizar fio de amianto devido à temperatura :D

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

após algum tempo com esta calha detectei algumas falhas de concepção/projecto que resolvi tentar solucionar. A primeira prende-se com o facto de ter colocado os dois pares de lâmpadas em paralelo o que fez com que a luz ficasse concentrada em dois pontos do aqua, enquanto o restante espaço ficou com pouca luz! Outro problema que detectei foi o facto de nunca se conseguir um isolamente prefeito das lâmpadas (onde os tubos de vidro se unem á cerâmica). Consequência: lâmpadas fundidas!

 

Solução para o problema: troca das lâmpadas economizadoras por PLLs (55W + 36W). Resolvia os dois problemas. A luz ficava mais bem distribuida pelo aqua (além de ficar com mais 11W de luz) e solucionava o problema do isolamento, pois coloquei o balastro electronico (elemento muito sensivel á condensação) dentro do móvel do aquário!

 

Até mais ver estou bastante contente com o resultado, ficou com outra vida e as plantas parecem agradecer. Não tirei muitas fotos pois estava tão empenhado na montagem que... :?

 

Retirei os antigos suportes e fiz uns novos em aluminio para fixar os casquilhos.

Aqua11.jpg

 

Aqua12.jpg

 

 

Aspecto final da montagem

Aqua13.jpg

 

Aqua14.jpg

 

Aqua15.jpg

 

 

Sei que as fotos não estão grande coisa mas... valeu a intenção!!

 

Cumps

Azor

Editado por Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais