Lampada de 36W ligado a balastro de 65W..há problema??


Recommended Posts

Olá!

 

Ofereceram-me uns balastros de 65W, com tudo o que é necessário para colocar as lampadas em funcionamento (arrancadores e suportes). Eu queria aproveita-los para o meu aqua , mas as lampadas que vou usar são de apenas 36W. (tenho 4 balastros e pretendo usar todos) (4x36w)

 

A minha questão, é se há problema em ligar uma lampada de 36W a um balastro de 65W??

 

Alguem me pode ajudar??

 

Obrigado desde já.

 

Abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Há problema há... :?

 

Eu não sou nenhum entendido na matéria, mas creio que assim vais queimar a lâmpada em 3 tempos :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E muito provavelmente aumentar a corrente a passar pela lâmpada, aumentar a temperatura, diminuir o tempo de vida, diminuir o rendimento da lâmpada, etc...

 

Se gostam de comprar lâmpadas de 2 em 2 meses tudo bem... uma coisa é a lâmpada funcionar correctamente... outra coisa é a lâmpada acender...

 

Mas o melhor é mesmo esperar por alguém que seja verdadeiramente entendido na matéria.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís lampadas de aquario são trocadas com 6 meses de uso mais ou menos, pela eficiencia, principalmente plantados, as lampadas durarem mesmo vão quem sabe uns 2 ou 3 anos, mas perdendo luminosidade, o que não nos interessa, nesse caso usar a lampada com um reator mais potente não será um problema :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... nesse caso usar a lampada com um reator mais potente não será um problema :)

 

Não concordo e sou da opinião do Luís. Se não houvesse problema não teria lógica haver balastros de varias potências. Haveria só um, ficava mais barato as empresas que o fabricam. O que vai acontecer é o mesmo que vai acontecer a um membro que disse, num tópico não sei aonde, que tinha ligado uma ventoinha que funciona a 12V a um transformador de 24V. A ventoinha anda e até anda ao dobro da velocidade mas provavelmente não vai durar muito tempo porque não foi construída para aguentar com 24V. No caso da lâmpada julgo ser a mesma coisa. Vai dar luz, talvez mais luz do que devia mas garantidamente não vai durar o tempo que é suposto.

 

Questão:Lamp works but has a light or medium gray or brown ring or rings on the inside of the glass near the ends of the lamp.

Resposta:Normal lamp aging. - The only case where this would be considered a problem would be if new lamps develop these marks within the first 100 hours of use and have trouble starting. That may indicate that the starter was not replaced, the wrong size starter was used, or the ballast is faulty or the wrong type.

http://nemesis.lonestar.org/reference/elec...nt/trouble.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, peço desculpa por não ter 100% certeza do que vou dizer mas corrijam-me por favor.

 

A potencia de 65w do balastro é a potencia máxima que ele suportará, logo 65W Max para 36W não irá surtir efeito no comportamento da lâmpada, existe uma excepção que se a potencia da lâmpada for muito baixa em relação á do balastro poderá não acender, mas só neste caso.

 

penso eu...

 

Cumprimentos

Filipe Lee

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago.

 

Nao, nao ha problema ligares a lampada asssim, eu proprio tenho 1 balastro q suporta no maximo 25W e a lampada e apenas de 15W, e nunca lhe aconteceu nda, antes plo contrario, funcionaram cerca de 5 meses (ate desmontar o aquario).

 

Abraço

 

Joao Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe problema nenhum, o que se passa é como se tiveres um ferrari para ires ao supermercado da esquina, ele é mais caro do que o mini pode fazer mais coisas mas se só o levares ao super ele também te leva.

Fabricam-se varias potencias porque os mais potentes são mais caros mas todos eles só debitam a potencia necessaria. Por isso só tem problema se for a menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora espero que não ha-ja problema de usar este topico só para não criar outro.... eu tenho um aqua de 150litros com 25W :( e comprei duas lampadas compactas de 55W para ficar com 2x55+1x25 e comprei 2 balastros electronicos um para cada lampada mas este coisa tá ligada cerca de 2/3 e desliga-se e nunca mais funciona tenho de ir á loja dizer que os balastros não trabalham e trocá-los já lá fui 2 vezes já passaram por aqui 6 balastros :wink: os balastros são de 1x58 por isso penso que dá para as lampadas que comprei. ajudem s.f.f.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda.

 

A minha ideia é que como num transformador, o balastro apenas vai "debitar" a potencia necessária. Pelo menos é assim que funcionam os transformadores/fontes de tensão. Temos o caso dos PC's... temos um maximo de corrente de 30AMPERES, mas por vezes nem 10A usamos.

 

Mas como não percebo muito de balastros continuo na duvida. De qualquer forma, vou testar, como vou comprar lampadas baratas (4000K) também não há grande problema.

 

Se houver alguem com CERTEZA que há problema que diga!! :wink:

 

Mas gostava de continuar a ouvir opiniões... é que sempre se vai aprendendo qualquer coisa... :(

 

p_g_almeida, realmente o teu ponto de vista esta correcto, mas estamos a falar de grandezas diferentes... eu não vou alterar a tensão de funcionamento das lampadas.

 

Abraço e desde já obrigado a todos pela ajuda.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo e sou da opinião do Luís. Se não houvesse problema não teria lógica haver balastros de varias potências. Haveria só um, ficava mais barato as empresas que o fabricam. O que vai acontecer é o mesmo que vai acontecer a um membro que disse, num tópico não sei aonde, que tinha ligado uma ventoinha que funciona a 12V a um transformador de 24V. A ventoinha anda e até anda ao dobro da velocidade mas provavelmente não vai durar muito tempo porque não foi construída para aguentar com 24V. No caso da lâmpada julgo ser a mesma coisa. Vai dar luz, talvez mais luz do que devia mas garantidamente não vai durar o tempo que é suposto.

 

 

Ele não vai fazer over nas lampadas, vão funcionar normalmente na potencia NOMINAL, os fabricantes fazem diversos modelos de reatores, naturalmente pra se adequarem melhor aos varios tipos de lampadas e potencia disponiveis no mercado, naturalmente sai mais caro um reator de maior potencia, ainda mais se for utilizar com uma lampada de menor potencia.

A exemplo claro, lampadas de 20w são ligadas a reatores de 22w !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Tiaago.

 

Imaginando que substituis um W por unidade litro, achas que consegues meter 65 litros num balde de 36 litros?

 

Sim consegues, mas ao despejares transborda para fora do balde...Imagina tu atirares com 65 litros para dentro do balde à bruta nem os 36 litros lá ficam :evil:

 

Um balastro de 65W estoira a lampada de 36w.

 

O que podes fazer é meteres duas lampadas em serie com um arrancador para cada lampada o que te prefaz 72w e o balastro em principio deve conseguir dar potencia suficiente para as acender...

 

Se não acender, compra uns balastros de 2x36w que te custa uns 3 ou 4 € ferromagneticos como esse.

 

Os de 65w já nem se fabricam...

 

Fica bem

QualQuer dúvida dispõe :oops:

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

......

Imaginando que substituis um W por unidade litro, achas que consegues meter 65 litros num balde de 36 litros?

.......

 

Babo, estás a partir de comparações erradas, penso que a comparação mais apropriada é a do Ferrari e do Mini pró supermercado na esquina.

 

Watt's (W) é uma unidade de potência, consumida ou libertada, um balastro the 65 W tem capacidade de alimentar uma lampada que consuma 65 W de energia eléctrica.

 

Se por ventura lá colocares uma lampada com capacidade inferior, o que acontece é que o balastro não necessita de fornecer a sua capacidade máxima, se colocares uma lampada com capacidade superior, uma das partes irá ceder, ou a lampada não arranca, não debita a luminosidade total, ou o arrancador queima

 

Agora, penso que se colocares uma lampada de capacidade muito inferior, também podes ter problemas.

 

Então tu perguntas: E lampada de 36W para balastro de 65 W, a lampada é muito inferior, ou é só inferior? :lol:

 

Resposta: É pah, não sei, não há nada como experimentar. :wink:

 

Abraço

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo ric-santos esta explicação foi exclusivamente para o que se pergunta, se eu disse da agua é só para os mais leigos conseguirem perceber. Se eu fosse a si expermentava o que diz mas nunca aconselhava ninguém, pois isso é de mau amigo :wink:

 

E a questão do Ferrari e o mini está completamente errada e inadequada.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter perguntado a pessoas mais entendidas na matéria do que eu, todas concordaram com a teoria de que 65w é a potencia máxima que o balastro aguenta.

 

abraço  

Filipe lee

 

Maxima está certo, mas minima também está certo.

 

Se tens um balastro que fornece 65w numa lampada que faz trabalho de 36w, é obvio que a lampada não aguente.

 

Aconselho aos mais teimosos a arriscarem...

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Babo!

 

Tentei explicar +/- de modo simples o que conheço.

 

Se eu fosse a si expermentava o que diz mas nunca aconselhava ninguém, pois isso é de mau amigo :wink:

Por acaso não estou em condições parecidas com as do Tiaago, mas caso estivesse, pelos conhecimentos que tenho experimentava, agora se a lampada fosse algo inferior a 36 W, 25W por exemplo, já não experimentava. Certo?

 

E a questão do Ferrari e o mini está completamente errada e inadequada.

Discordo totalmente, mas a democracia e isso mesmo, amigos na mesma.

Certamente pessoas concordarão contigo, outras comigo e outras com nenhum de nós, e somos todos felizes assim :lol::lol:

 

Abraço

 

P.S.: Tiaago, desculpa estarmos a utilizar o teu post

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é muito estranho, esta é uma questão simples de elctricidade, que faz parte da minha formação. Por outras palavras, eu sei o que estou a dizer, e acho que quem não sabe deve procurar aprender antes de afirmar de maneira categorica que os outros estão errados.

Os amigos confundem Watts com Amperes.

A fonte de alimentação do computador também pode ser de 300 / 350 / 400 w e isso não quer dizer que os consuma todos, até porque a ser assim no dia em que se pusesse mais uma placa grafica ou outra a ser alimentada por essa fonte, então a potencia dela já não chegava.

Cuidado com o que se afirma num forum onde as pessoas estão para aprender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Só agora reparei neste tópico, e como este assunto faz parte da minha profissão cá vái:

-36W é a potencia consumida pela lampada.

-65W é a potencia nominal do balastro, ou seja a potencia para a qual foi projetado o entreferro e a secção da bobinagem.

-Se ligar-mos uma lampada com um consumo superior ao do balastro o balastro pode queimar.

-Se ligarmos uma lampada com um consumo inferior ao suportado pelo balastro nenhum inconveniente, a não ser que um balastro mais barato faria o mesmo efeito e existem mais perdas energeticas, mas esses valores são tão insignificntes que nem val a pena considera-los.

 

Com tudo isto resta dizer que subscrevo tudo o que foi dito pelo Antonio Leite, quem não sabe não deve afirmar sob pena de em vez de ajudar estar a desimformar!

Até..

Zé Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que vai acontecer é o mesmo que vai acontecer a um membro que disse, num tópico não sei aonde, que tinha ligado uma ventoinha que funciona a 12V a um transformador de 24V. A ventoinha anda e até anda ao dobro da velocidade mas provavelmente não vai durar muito tempo porque não foi construída para aguentar com 24V. No caso da lâmpada julgo ser a mesma coisa.

 

 

:wink:

À mais de um mês que está a funcionar a 24V e isso não é problema... trabalham bem, são duas, eu não tinha outro transformador, aquilo até era um berbequim a bateria do meu irmão!

De qualquer das formas o que fiz é errado, mas vamos lá a ver uma coisa... uma coisa são Voltos e outra coisa são Wats... Voltos indicam a força da corrente enquanto Wats indicam a potência!

Nem me dei ao trabalho de ler tudo, mas acho óbvio que um balantro de 65W aquanta com lâmpadas ATÉ 65W! Eu própria tenho aquários para venda que têm um balastro de 65W e a lâmpada fornecida é apenas de 20W! Embora a calha seja apenas de 80Cm :lol:

Na minha lâmpada da cozinha, o balastro é de 65W e a lampada é de 36W... logo, nunca ha problema e a lâmpada está lá à mais de 2 anos!

É possivel que o balastro aqueça um pouco mais, sim é! mas em termos de potencia excessiva não! O balastro não é mais que um transformador... talvez com um reostato, que se adeque à potência da lâmpada!

Experiência Própria!

 

Beijos

:lol:

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ofereceram-me uns balastros de 65W, com tudo o que é necessário para colocar as lampadas em funcionamento (arrancadores e suportes). Eu queria aproveita-los para o meu aqua , mas as lampadas que vou usar são de apenas 36W. (tenho 4 balastros e pretendo usar todos) (4x36w)

 

A minha questão, é se há problema em ligar uma lampada de 36W a um balastro de 65W??  

 

Alguem me pode ajudar??  

 

Obrigado desde já.  

 

Abraço

 

Boas.

Na minha opinião, podes mas não deves faze-lo, porque vai encurtar bastante a vida da lampada.

O balastro é construido para 65W, (não até 65W).

De experiencia própria posso dizer-te que por engano montei uma lampada de 28W, numa armadura de 54W, (são exatamente iguais aparentemente) e onde ela deveria durar cerca de 4 anos, não chegou a durar 1 mês(razão pela qual descobri a troca).

È verdade que a diferença no teu caso não é tão grande, mas é mesmo assim considerável.

Quando um balastro é construido para mais que uma potencia de lampada, vem mencionado no balastro,(Exemplo. 65W/58W).

Isto é o que a minha experiencia diz.

Um balastro é um transformador sim, mas com caracteristicas próprias,(um transformador convencional tem enrolamentos separados para entrada e saida, Exemplo 220V/12V, e num balastro não é nada disso).

Espero ter ajudado. Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora espero que não ha-ja problema de usar este topico só para não criar outro.... eu tenho um aqua de 150litros com 25W  :? e comprei duas lampadas compactas de 55W para ficar com 2x55+1x25 e comprei 2 balastros electronicos um para cada lampada mas este coisa tá ligada cerca de 2/3 e desliga-se e nunca mais funciona tenho de ir á loja dizer que os balastros não trabalham e trocá-los já lá fui 2 vezes já passaram por aqui 6 balastros :D  os balastros são de 1x58 por isso penso que dá para as lampadas que comprei. ajudem s.f.f.

Boas.

A lampads de 58W e a de 55W teem funcionamento diferentes.

A de 55W é PL e é contruida para trabalhar com balastro electrónico para lampadas PL...

A de 58 é TL tambem funciona com balastro indutivo(electromagnético), dai o seu funcionamento ser diferente.

Já me aconteceu com lampadas PL 18W e balastro electrónico de18W TL, a lampada acender por pouco tempo, e para voltar a acender ter de desligar alguns fios do balastro e voltar a ligar, para voltar a acender por pouco tempo(até que resolvi consultar um catálogo de iluminação da PHILIPS e eles fazem referencia a balastros para PL.. e balastros para TL).

Não sei se ajudei mas foi o que me aconteceu.

Um Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão, é se há problema em ligar uma lampada de 36W a um balastro de 65W??

 

se for um balastro ferromagnético, podes MAS:

 

- a lampada vai produzir cerca de 30 % mais de luminosidade e queimar muito antes do tempo e consumir os tais 65W mais os Watts que o balastro consumir por sim.

 

ou seja, aumentas a capacidade de emitir luz da lampada em menos do que uma lampada de 65W iria emitir, mas vais ter o mesmo consumo e a lampada vai-se embora bem mais depressa.

 

Em função disto, eu diria, é um disparate.

 

Se for um balastro electronico, pode ser um balastro multi-watt, que permite ligar várias lampadas, mas nao qualquer uma, e nesse caso vem indicado no balastro.

 

A potencia de 65w do balastro é a potencia máxima que ele suportará, logo 65W Max para 36W não irá surtir efeito no comportamento da lâmpada, existe uma excepção que se a potencia da lâmpada for muito baixa em relação á do balastro poderá não acender, mas só neste caso.

 

estás certo mas com as consequencias indicadas em cima. E até te posso dizer que poderá acender lampadas com uma potência superior, mas ai a sobre-carga está no balastro.

 

 

Boas Tiago.  

 

não (palavra corrigida), não (palavra corrigida) ha problema ligares a lampada asssim, eu proprio tenho 1 balastro que (palavra corrigida) suporta no maximo 25W e a lampada e apenas de 15W, e nunca lhe aconteceu nda, antes plo contrario, funcionaram cerca de 5 meses (ate desmontar o aquario).  

 

Abraço  

 

Joao Gil

 

estás enganado, provavelmente a perca luminosa da lampada ao longo do tempo foi maior do que devia ter sido, só que como é um processo gradual, tu nao te apercebes. Se tivesses duas lado a lado vias a diferença.

 

 

Não existe problema nenhum, o que se passa é como se tiveres um ferrari para ires ao supermercado da esquina, ele é mais caro do que o mini pode fazer mais coisas mas se só o levares ao super ele também te leva.  

Fabricam-se varias potencias porque os mais potentes são mais caros mas todos eles só debitam a potencia necessaria. Por isso só tem problema se for a menos.

 

é perfeitamente falso... um balastro é dimensionado para a carga.

 

já agora espero que não ha-ja problema de usar este topico só para não criar outro.... eu tenho um aqua de 150litros com 25W  e comprei duas lampadas compactas de 55W para ficar com 2x55+1x25 e comprei 2 balastros electronicos um para cada lampada mas este coisa tá ligada cerca de 2/3 e desliga-se e nunca mais funciona tenho de ir á loja dizer que os balastros não trabalham e trocá-los já lá fui 2 vezes já passaram por aqui 6 balastros  os balastros são de 1x58 por isso penso que dá para as lampadas que comprei. ajudem s.f.f.

 

A tua lampada se é de 55W é uma PLL, e estas a usar balastros para lampadas T8 -58W. Apesar de existirem balastros que acendam os dois tipos de lampadas , a vosslob-schwabe (pode estar incorrectamente escrito, nao me apetece ir ver noem bem escrito da marca) tem, mas no balastro está perfeitamente identificado.

 

Colocada: Ter Ago 08, 2006 2:10 pm Assunto:

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Obrigado a todos pela ajuda.  

 

A minha ideia é que como num transformador, o balastro apenas vai "debitar" a potencia necessária. Pelo menos é assim que funcionam os transformadores/fontes de tensão. Temos o caso dos PC's... temos um maximo de corrente de 30AMPERES, mas por vezes nem 10A usamos.  

 

Mas como não percebo muito de balastros continuo na duvida. De qualquer forma, vou testar, como vou comprar lampadas baratas (4000K) também não há grande problema.  

 

Se houver alguem com CERTEZA que há problema que diga!!  

 

Mas gostava de continuar a ouvir opiniões... é que sempre se vai aprendendo qualquer coisa...  

 

p_g_almeida, realmente o teu ponto de vista esta correcto, mas estamos a falar de grandezas diferentes... eu não vou alterar a tensão de funcionamento das lampadas.  

 

Abraço e desde já obrigado a todos pela ajuda.

 

um balastro nao é um transformador, é um balastro, tem caracteristicas diferentes. é feito e dimensionado para as cargas a que estará sujeito.

 

E um balastro nao é uma fonte de tensão...alias, podes olhar para um e outro e perceber que ali há qualquer coisa diferente...ou não achas?

 

Ele não vai fazer over nas lampadas, vão funcionar normalmente na potencia NOMINAL, os fabricantes fazem diversos modelos de reatores, naturalmente pra se adequarem melhor aos varios tipos de lampadas e potencia disponiveis no mercado, naturalmente sai mais caro um reator de maior potencia, ainda mais se for utilizar com uma lampada de menor potencia.  

A exemplo claro, lampadas de 20w são ligadas a reatores de 22w !

 

obviamente que um balastro de 65W para lampadas de 36W vai ter problemas. Obviamente que as lampadas como os balastros teem tolerãncias de funcionamento, e portanto nao há grande problema em ligar lampadas de 20W num balastro de 22w, são 10% de diferença.

 

 

Boas a todos,  

 

Só agora reparei neste tópico, e como este assunto faz parte da minha profissão cá vái:  

-36W é a potencia consumida pela lampada.  

-65W é a potencia nominal do balastro, ou seja a potencia para a qual foi projetado o entreferro e a secção da bobinagem.  

-Se ligar-mos uma lampada com um consumo superior ao do balastro o balastro pode queimar.  

-Se ligarmos uma lampada com um consumo inferior ao suportado pelo balastro nenhum inconveniente, a não ser que um balastro mais barato faria o mesmo efeito e existem mais perdas energeticas, mas esses valores são tão insignificntes que nem val a pena considera-los.  

 

Com tudo isto resta dizer que subscrevo tudo o que foi dito pelo Antonio Leite, quem não sabe não deve afirmar sob pena de em vez de ajudar estar a desimformar!  

Até..  

Zé Miguel

 

concordo com tudo menos com a ultima parte. Até posso dizer que o método de ligar 1 lampada a um balastro projectado para uma potência superior é designado de overdrive. A lampada vai consumir mais, vai mandar mais luz cá para fora e vai-se embora mais depressa.

 

Podes procurar na internet mais informação sobre overdriving de lampadas fluorescentes.

 

 

À mais de um mês que está a funcionar a 24V e isso não é problema... trabalham bem, são duas, eu não tinha outro transformador, aquilo até era um berbequim a bateria do meu irmão!  

De qualquer das formas o que fiz é errado, mas vamos lá a ver uma coisa... uma coisa são Voltos e outra coisa são Wats... Voltos indicam a força da corrente enquanto Wats indicam a potência!  

Nem me dei ao trabalho de ler tudo, mas acho óbvio que um balantro de 65W aquanta com lâmpadas ATÉ 65W! Eu própria tenho aquários para venda que têm um balastro de 65W e a lâmpada fornecida é apenas de 20W! Embora a calha seja apenas de 80Cm  

Na minha lâmpada da cozinha, o balastro é de 65W e a lampada é de 36W... logo, nunca ha problema e a lâmpada está lá à mais de 2 anos!  

É possivel que o balastro aqueça um pouco mais, sim é! mas em termos de potencia excessiva não! O balastro não é mais que um transformador... talvez com um reostato, que se adeque à potência da lâmpada!  

Experiência Própria!  

 

Beijos

 

Se foi um desenrascanço, se calhar até foi uma boa opção, se bem que devias corrigir isso. Podem nao ter queimado ainda, mas estás a diminuir o seu tempo de vida. Senão porque nao por a 96...se calhar ai davam logo o berro....mas como nao deram o berro assumes que está tudo bem.

 

Volts e potência são duas coisas distintas mas andam de mãos dadas já que a potência electrica é uma função da diferença de potencial (Volts) e da corrente electrica que passa ( Amperes) e uma função bastante linear no teu caso ( corrente continua do transformador) Watts = Volts x Amperes ou seja Potência = Diferença de Potencial x Corrente.

 

Esses balastros são de que marca e modelo?

 

e um balastro nao é um transformador, e as fluorescentes não fucionam com reostatos

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.