Tiaago

Membro
  • #Conteúdo

    157
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Tiaago

  1. Tiago, são tapetes normais em PVC, eu comprei os meus no Leroy Merlin.
  2. Obrigado Rui. =) Eu tive em atenção a colocação das pedras. além de ter ficado em cima de um tapete de borracha, coloquei silicone entre algumas delas, tudo antes de colocar a areia. Assim, mesmo que escavem muito, as pedras já estão assentes no fundo! Mas obrigado também pela dica! Abraço.
  3. Olá Vera. Obrigado pelo convite. =) Em relação a novidades, lamento estar tanto tempo sem actualizar, mas a realidade é que nada foi feito durante cerca de 10 meses. Recomecei a montagem em Agosto deixo umas fotos que ilustram o processo de montagem e estado actual da coisa. Consegui uns quilos de Areia de coral a bom preço, portanto, foi essa a opção utilizada e ficou com cerca de 6/7cm - havia areia para mais, mas já me parecia demasiado. Quanto ao Hardscape são uns basaltos da praia do abano no guincho, estão lá uns bons kg's, não sei ao certo quanto. De momento falta afinar a iluminação (uma tira de LED's é mais que suficiente na minha opinião) - nas fotos é isso que se vê e provavelmente é para reduzir ainda mais. Uma vez mais, agradeço a vossa ajuda. Alguma sugestão, estejam à vontade! =) Cumprimentos, Tiago.
  4. Olá de novo. Obrigado aos três pelas opiniões. =) Como gosto de pedir opiniões e ver as minhas questões respondidas, acho por bem também seguir o que me aconselham! Posto isto, revi novamente a tabela... 2 de cada, 6 espécies a começar! Será mais ajustado assim? 1M / 1F Labeotropheus trewavasae Chilumba 1M / 1F Labidochromis Caeruleus 1M / 1F Metriaclima estherae Minus Reef 1M / 1F Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania” 1M / 1F Pseudotropheus sp. "elongatus spot" 1M / 1F Cynotilapia Afra Cobue Para já, um aquario maior não me parece... há uns anos atrás tive um quase com o dobro do volume e decidi-me por algo mais curto! Portanto, pelo menos no inicio, corta-se no número de peixes antes de aumentar a casa deles!! eh eh eh Uma outra questão que tenho. parece-me que no inicio é costume meter 5 ou mais juvenis de cada, já que em muitos juvenis não dá para ver o sexo deles. Depois retiram-se alguns. É assim mesmo ou sou eu que estou a ver mal?? Também reparei que grande parte dos pessoal aqui do forum vende os juvenis aos packs de 5... Obrigado de novo pela vossa ajuda. Cumprimentos, Tiago.
  5. Olá fumi. Obrigado pela resposta. Deu uma grande ajuda. Já reajustei a tabela, retirei os Saulosi. Preferi retirar os Saulosi porque não quero deixar de ter Caeruleus, que são dos que mais gosto. Nesta tabela já coloquei quantidades. Sem querer abusar da paciencia, que parecem estas quantidades? Para além destes, apenas tenho em mente acrescentar uma equipa de limpeza, que não está definida ainda. Em relação ao substrato e pedras, vou dar uma volta pelas casas da especialidade e familiarizar-me com os preços, já que provavelmente isso vai ter impacto na decisão!! =) Vamos lá ver é se consigo estas espécies todas em juvenis, pelo que pequisei há umas mais fáceis que outras... mas ainda falta bastante até á introdução!! Obrigado de novo. Cumprimentos.
  6. Boas meus caros. Tenho aquário já faz uma série de anos, grande parte deles com Discus. Depois de grandes lutas com aquários plantados decidi mudar de lado do oceano! =) O aquário já se encontra vazio, e não tenho pressas. É tudo para ser feito com muita calma! O Setup é: - Aquatlantis Ambience - 120 * 45 * 60 cm (250l brutos); - Filtro Jebo 805 de 900l/h - Eheim 2080 - 1700l/h - Aquecedor Eheim 300W - Iluminação de momento tenho 2*54W T5, mas será para reduzir ao minimo que se puder... possivelmente umas tiras de Led's. - Layout - Areia e pedras a definir - Flora - Valisnérias e Anúbias - Fauna - A definir (ajuda) E venho aqui pedir aos expert's umas dicas, depois de passar umas boas horas a ler aqui pelo forum, há duvidas que permanecem. Fiz uma lista com os peixes que gosto. Sei que são demais, mas sei também que se inicia sobrepopulado e depois se ajusta! =) Que acham da escolha? As quantidades ainda estão por definir, mas +/- 2/3 de cada. Obviamente que esta escolha também dependerá do que encontrar à venda, sempre dando prefefrencia aos produtores aqui do forum! E quanto ao substrato? o que consideram melhor? mesmo dentro da areia de praia, mais grossa ou mais fina? Pessoalmente gosto mais da areia amarela, normalmente mais clara e fina, mas li que estraga mais os filtros... Agradeço desde já a atenção dispensada a ler as minhas dúvidas! =) Cumprimentos, Tiago.
  7. Eu tive o azar de confiar na informação que havia no site. Como tinha urgência no liquido, avancei sem me preocupar... grande asneira! Também já fiz queixa numa série de entidades que poderiam ajudar na situação, mas a loja nem a essas entidades, com cartas registadas, responde.. fmnl54321, também me indicaram a Deco, que com várias queixas possa fazer algo... ou então a ASAE...
  8. Boas tardes caros aquariofilistas. A minha experiência com esta loja é para lá de péssima. Este não será o melhor lugar para expor esta situação, mas fica um alerta a outros possíveis clientes. Da minha parte NÃO volto a comprar nada. Embora tenha já tentado resolver a situação com a loja inúmeras vezes, sem sucesso, ainda estou à espera, desde Março, do TROPICA AQUACARE PLANT NUTRITION LIQUID 500ML que nunca foi entregue e INCRIVELMENTE continua a indicação que existe stock. Já pedi a devolução do valor que transferi - algo que me foi dito que iria ser devolvido (em Maio) e nada. Da minha parte, fica o alerta para possíveis compradores - vou repeti-lo por outros forums que costumo frequentar. Eu sinto-me enganado por esta loja. E como eu houve outros, é só ver. Só tenho pena de não ter visto antes. http://www.portaldaqueixa.com/comercio-lojas-shop/2032-124609-anamilandia-nao-parece-haver-la-muita-honestidade.html http://www.portaldaqueixa.com/comercio-lojas-shop/1446-084409-animalandia-aviso-tenham-cuidado-com-esta-loja.html Cumprimentos, Tiago.
  9. Boas. Tenho um discu adulto com qualquer coisa branca agarrada que parece sair de dentro do corpo. É um aquário comunitário, 240L, a 30º. Junto deste disco tem mais 3, também adultos, e alguns peixes pequenos. Todos os outros peixes aparentam estar normais. O aquário já se encontra estabelecido há alguns anos, com mudas de agua menos periódicas que o desejável Será que alguém me pode ajudar a identificar o que se passa e quem sabe indicar qual o tratamento? Obrigado desde já pela atenção! Fotos não é fácil tirar melhor que as que disponibilizo!
  10. Boas. Obrigado a todos pelas respostas. Não consegui responder mais cedo por motivos profissionais, mas no dia seguinte, o peixe já não tinha o saco, estava apenas qualquer coisa vermelha no mesmo local que desapareceu no dia seguinte. No dia que tinha o saco e dia seguinte notava-se com comportamento bastante diferente, recatado e sem comer, mas depois de isso sair voltou ao normal. De momento parece-me estar bem. Um pouco magro, mas a comer normalmente e com comportamento normal. Obrigado novamente a todos. Cumprimentos, Tiago.
  11. Boas. Um dos meus discus, de um dia para o outro apareceu com um "saco" na barriga. Parece estar cheio de ovos, mas não faço ideia do que seja. Alguem me consegue ajudar a identificar o problema/arranjar solução? Tenho mais discus no aquario e estão todos ok, tal como os peixes mais pequenos. Recentemente não houve peixes novos no aquario nem alterações nenhumas, O peixe não o notei estranho, não vi sintomas, portanto. Só mesmo hoje se encostou a um canto e não sai muito de lá, e daí eu ter ido verificar se havia algo de errado e encontrar isto. Deixo umas fotos para ajudar. Obrigado desde já, Tiago.
  12. Parabéns pelo novo visual!

  13. Olá. A minha mãe tem esse mesmo filtro e aconteceu algo semelhante. No caso dela, começou a verter pouco, e um dia também tinha a cozinha onde tem o aqua inundada e metade da agua fora. Fui informado por quem mo vendeu que esse modelo vinha com defeito no o'ring que sela aquele botão de ferrar o filtro. Saia também agua pelo cabo da electricidade. A eheim estava ciente desse defeito e enviou uma cabeça completa nova antes de sequer ver o que se tinha passado com a minha em particular. O vedante em causa acho que não dá para mudar facilmente e eles não estão a arranjar as cabeças, mas sim a substituir por novas. Espero ter ajudado, Cmps.
  14. Boas! Estive a re-ver o Seachem Phosphorus e directamente do site da seachem: For example to raise 20 gallons* to 0.1 mg/L phosphate you would use: 0.8*20*0.1=1.6 mL. Foi esta formula que segui, e confirmei com o software que eles tem de apoio às dosagens. Total Phosphate (P2O5) 0.3% Soluble Potash (K2O) 0.2% Estas são as analises segundo a seachem. A temperatura está alta porque tenho Discus que tiveram ictio. Mas assim que puder já baixo um pouco! Umas plantinhas cozidinhas ao jantar, já com caracolada e tudo, sabem uma maravilha... eh eh eh Então, mas em relação aos fosfatos, que acham que se passa para não subir como indica no site/embalagem? o Teste que tenho para PO4 é da Nutrafin de reagentes. Parece-me estar bom, porque antes de iniciar a fertilização o resultado deu zero e depois de colocar (já foi toda a embalagem em menos de uma semana) os fosfatos o teste deu entre 0.25 e 0.5. mas nunca 1 como indicava no site. Cumprimentos, Tiago.
  15. Bom dia. Recentemente adquiri testes para fosfatos, no3 e uns gerais (PH, GH, KH, NO3, NO2) para tentar perceber a razão de algas filamentosas e greenspots que me tem vindo a aparecer no aquario. Com os testes cheguei inicialmente aos seguintes valores: PO4 = 0 NO3= 25 NO2=0 PH= 6.4 GH= 4º a 7º (este valor não tenho a certeza, mas foi no teste geral, de fita, e indicava que esta bom) KH= 3º (este valor não tenho a certeza, mas foi no teste geral, de fita, e indicava que esta baixo) Entretanto, dado que os nitratos estavam relativamente altos, fiz TPAS e consgui que ficassem entre os 15 e 20 PPM. Para este valor de NO3 (15 a 20), segundo o que li aqui no forum precisava de PO4 a 1,5/2. E foi isso mesmo que tentei com o Seachem Phosphorus. Vi a quantidade necessária (20 tampas) - 100ml e deitei apenas metade do recomendado para não ser muito brusco. Deitei mais nos dias seguintes. O que acontece é que o nivel que deveria ir para 1PPM de acordo com a bula, não passou dos 0.25. (10 tampas para 230L agua aprox). Continuei a fazer TPAS, a monitorizar os niveis e repor PO4, mas em 5 dias já gastei 250ml e o PO4 não passa de 0.25, 0.50 no maximo. As TPAs que faço não são em grande quantidade, tanto que o NO3 se mantém estável com as TPAs que faço; cerca de 20% a cada dois dias. Fertelizo com Tropica Plant Nutrition de acordo com o que vem no produto (5ml /50L por semana) O aquario tem cerca de 230L, tem 2 filtros externos, 6 discus juvenis e mais alguns peixes pequenos (bebados, raboras, ottos) a agua esta a 31º. O Substracto é em AKadama especial, e por baixo tem JBL aquabasis (acho que é isto) - é substrato fértil. Tenho dus lampadas de 54W T5, o aquario tem 60cm de altura. Alguem me poderá ajudar a perceber o que se passa para os fosfatos "desaparecerem"? Será excesso de tpas? 2 Dias depois da primeira introdução de fosfatos coloquei CO2 caseiro no aquario. Cumprimentos e obrigado desde já pela disponibilidade. Tiago.
  16. Boas amigos! Recentemente passei de um aquario de 470L em que tinha escalares para um de 240/250 em que coloquei discus. Comprei 6 Discus (2+2+2) a criadores da zona de Lisboa com cerca de 15 dias de diferença entre eles. Os ultimos tem uma semana. Para além de 6 Discus (todos eles compreendidos entre 5 e 7 cm's) tenho 20 Nariz de bebado, 10 neons (10 nariz de bebado e os 10 neons introduzidos ontem) Fauna: - 6 Discus (todos eles compreendidos entre 5 e 7 cm's) - 20 Nariz de bebado (10 introduzidos ontem) - 10 neons (todos introduzidos ontem) - 4 otto's - 2 corydoras A flora é constituida por várias plantas, algumas de crescimento rápido e outras lento, não sei quais as especies. A Filtração é feita com 1 filtro Jebo externo (com uns 4 litros de materia que já estava maturado quando coloquei no aquario) e um eheim 2080 com (12L de materia - 7 de substrato) que estava limpo mas que está no aquario à cerca de um mês. A temperatura é de 31º. Nitratos cerca de 25mg/l Nitritos o 0mg/l PH por volta dos 6. Dureza e isso não sei de momento. O teste foi feito antes de TPA que não era feita há 5 dias, portanto o nivel de nitratos baixa com a TPA... espero Bem, depois desta introdução, vem os problemas que me tenho deparado. Quando introduzi o 2º pacote de discus, demorei um pouco mais que o normal a fazer a mudança que foi feita num balde com gota-a-gota e a agua arrefeceu mais que o que devia. mas não houve problema com os disquitos quando os coloquei. Tiveram ictio todos passados uns dias, a agua estava a uns 28º. subi para 32 e o ictio passou em 5 dias, um pequeno cardume de neons rosa morreu pela temperatura alta, mas fora isso ficou tudo ok. Foi aqui que introduzi o 2º filtro maior. Os discus novos demoraram uns 10 dias a começarem a comer, mas depois começaram a comer que nem malucos. Introduzo os ultimos discus (há uns 10 dias) e um deles já come normalmente, o outro ainda não começou, mas isso parece-me normal e continuo a aguardar... quando tiver fome, come!! O problema que me leva a postar é o seguinte: um dos discus que comprei na 2ª vez, come bem, esta "aberto", sem nenhuma marca visivel que me chame a atenção e no entanto sem perceber bem porque fica escuro e logo de seguida fica claro isto é bastante rápido que acontece. Às vezes, também parece estar com problemas a nadar, já que junto ao fundo vira a cabeça para cima e parece perder o equilibrio. A seguir fica a nadar normalmente com a cor normal como se nada fosse com ele. Ontem, especialmente estava com a barriga bastante inchada que atribuì a muita comida que comeu... Outra coisa que também me parece que devo indicar é que no inicio da semana fiz uma manutenção ao aquario em que eles ficaram muito, mas mesmo muti stressados, nesse dia estavam todos escuros... mas os outros ficaram bem no dia seguinte e este também, ontem é que o vi assim... A alimentação é variada (pelo menos 2x por dia) 1 com bits e outra com papa congelada e de vez em quando artémia congelada. Alguns dos discus estão (mais recentes), regra geral com as riscas verticais vivas. Espero que me possam ajudar/indicar o que poderá estar a passar-se com os disquitos.... Cumprimentos, Tiago.
  17. TPA's - Trocas parciais de Agua. Para se manter um aquario saudavel deve-se renovar a agua. As Tpas são isso mesmo, renovações de agua em pequenas quantidades de cada vez. Quantas mais e mais pequenas melhor. Imagina um aquario de 100litros, deve-se fazer trocas de 30% (30 litros)semanais. Podes fazer essa troca de uma só vez ou então fazer 6 trocas de 5%(5litros). Vai dar ao mesmo, mas não vais haver tanta flutuação de parametros nas trocas mais pequenas. ATENCAO!!! NÃO FAÇAS TROCAS COMPLETAS de agua!!! Para fazeres as TPAS, usas uma mangueira e deitas para um balde/garrafão por exemplo. Com o efeito de sifão não precisas de mais nada. Quando fazes TPAS podes aproveitar para aspirar o fundo do aquario. Em relação ao PH, o melhor é fazer uma boa climatização dos peixes - Eles acabam por se habituar à agua que tens. Quando usas quimicos para subir/descer o ph ou outro parametro, vais alterar rapidamente os parametros da agua e isso não é bom para os peixes. Agora, se realmente tens um PH muito baixo e queres por ciclideos africanos, talvez precises, mas antes disso tens que saber o que queres colocar dentro do aqua e só depois preocupar-te com o PH. Fica bem e boa sorte
  18. Tiaago

    Tampa

    Lamento só agora respoder, mas não me lembrei mais deste topico até hoje. Em relação ao aluminio, foi um que um amigo me ofereceu. Era uma chapa toda perfurada, muito leve. Não tinha resistencia suficiente e então foi necessário fazer uma moldura a toda a volta, aliás, foram 2 molduras, já que na practica são 2 tampas com umas dobradiças. Para evitar que saisse muita luz e incomodasse, coloquei fita de aluminio por tras das lampadas. Do tempo que tenho esta tampa, so tenho a dizer bem... Só tenho uma imagem, mas dá para perceber acho eu. Qualquer duvida eu posso tentar ajudar... Abraço, Tiago
  19. Tiaago

    Tampa

    Li o topico um pouco na diagonal, mas e só para dizer (não sei se foi falado) para fazer as laterais em madeira a gosto e a tampa em aluminio. Eu fiz assim. O resultado é bom, já que não há problemas de humidade nem de temperatura, já que um dos meus receios era a madeira demasiado quente... "Parti" ainda a tampa a 2/3, de modo a abrir apenas 1/3 quando quiser alimentar os peixes ou fazer uma TPA por exemplo que não necessite de limpeza do areão e continua iluminado o aquario. as lampadas coloquei 3 na parte que se mexe menos e uma na que abre na frente. e a ideia era desligar essa mesma lampada quando se abre a tampa, de modo a não magoar os olhos quando se abre.
  20. Boa tarde. Há algumas semanas comprei 3 discus juvenis a um membro do forum e que juntei com escalares já adultos. Sim, era arriscado, tinha a perfeita noção. O problema, tal como já foi aqui falado inumeras vezes, parecem ser os parasitas intestinais, ou ténias... De qualquer modo, depois de ver fezes brancas, separei os discus para um aquario só vidro, com agua do aquario principal. Fiz tratamento com flagyl, mas como já não comiam na altura, não resultou. 15 dias volvidos, e depois de ler bastante, fiz um tratamento com Sera tremazol. Não vi em todos, mas pelo menos, nos tempos que passei a ver os discus, vi um a expelir o que me pareceram ser ténias. De qualquer modo, continuaram sem comer. Entretanto, o mais pequeno não aguentou... Esta noite (6ª para Sabado), refiz a aplicação do Sera tremazol, e de manha vi novamente fezes brancas no aquario que estava completamente limpo (troca de mais de 80% de agua). Aqui penso encontrar-se o problema, e dai venho pedir ajuda. Então é assim: De modo a evitar grandes alterações na quimica da agua, todas as TPAS que faço no aquario hospital são feitas com agua do meu aquario principal, o tal que tem os escalares. Os discus estão sozinhos e no primeiro tratamento de tremazol pareceu-me terem-se livrado dos parasitas. Mas passada uma semana voltaram a aparecer ao que me parece. Será de estar a fazer TPAS do aquario dos Escalares? Não tenho valores exactos, mas os testes que uso, indicam Nitritos a 0 e nitratos < 10. O GH e KH não tenho valores, mas são estaveis, tal como o PH, que ronda os 6,5. O Aquario hospital está com 32º, pedra difusora e uma bombita para circular agua... Depois de ter usado Sera Tremazol, quanto tempo devo esperar para usar outro medicamento (Fluvermal) se realmente isto continuar mal? Deverei parar com a agua do aquario principal e usar agua da torneira? Obrigado desde já pela ajuda que possam dar. Tiago
  21. Pois, o problema passa precisamente por ai... depois dá-los a quem??? E pior ainda... é não ter "coragem" de os dar. Eu tenho 9 escalares, 5 com 18 meses (bastante grandes) e 4 pequenos, com 3 meses em minha casa. Agora queria passar a discus - e que fazer com estes? Mesmo que haja quem os queira (que não me parece muito) - Custa-me imenso desfazer-me deles. Pensa bem no que queres antes de comprares. 4 escalares é puxadote para esse aquario... inicialmente até podes meter mais que 4, mas eles crescem rapido e depois é complicado... Nâo esqueças isso. FIca bem...
  22. Tiaago

    Ajuda com sump

    O Overflow, serve para "passar" agua do aquario principal para sump. Funciona com base no principio de sifão. Ferras o Overflow e enquanto o tubo estiver dentro de agua, e o nivel de agua for mais alto no lado da saida de agua, este "puxa" agua, é o mesmo principio que se usa quando fazemos a sinfonagem do fundo do aquario. Tal como esta no link do meu post anterior, isto tinha o problema que quando a bomba parava, o sifão não parava e havia inundação. Ourtro problema, é que se evitasses o primeiro problema (colocando a saida de agua junto ao topo da coluna de agua), quando desferrava porque a bomba parava, quando voltasse a trabalhar, o overflow não ferrava sozinho, a agua não ia para a sump ... e inundação, ou até bomba queimada... Mas nesse link, estes problemas estão resolvidos. O ideal é furar o aquario, ou no fundo e por os tubos ao nivel que se quer a agua ou então na lateral/traseira com o furo no nivel que se quer a agua. Há empresas que vão furar o aquario a casa, se não me engano cerca de 25 euros com deslocação e tudo. mas é na zona de liboa que conheço. Não é recomendado furar sem experiencia e sem ferramentas certas, sob pena de vidro partido e montes de chatisses... Imagens valem mais que 1000 palavras... explicação do Overflow... http://images.google.pt/imgres?imgurl=http...sa%3DN%26um%3D1
  23. Tiaago

    Ajuda com sump

    Betarato, mas isso não sai nada para fora do aquario. Estou a falar das tubagens de descida para uma SUMP que esteja, por exemplo, em baixo do aquario. Ai sim, há "soluções", como o já muito referido DURSO, mas que também não é facil de controlar. Geralmente é usada uma torneira no tubo da queda, de modo a limitar o fluxo para que o tubo esteja sempre cheio de agua e não se faça o barulho de uma queda de agua. Mas a regulação desse fluxo não é facil. Não podes fechar de mais porque vai ter demasiada agua no aquario, não pode estar demasiado aberto porque se não lá volta o problema do barulho... Como disse, já tive uma sump por baixo do aquario, com tubos "fixos", ou seja aquario furado e não gostei. Ficou tudo montado para a eventualidade de um dia ter agua salgada, e ai sim, parece-me que faz mesmo muita falta. Logo no modo de retirar a agua do aquario até à quantidade de equipamento que se usa e se pode esconder numa sump. Mas lá está.... é a minha opinião e experiencia... há montes de gente que tem Sump e não quer outra coisa. Eu não. Em relação ao filme, se não há "quedas" de agua, que me parece o caso é natural que não haja barulho... Mas se fores a uma loja de aquariofilia que tenha sumps (essas tem sempre as torneiras abertas de modo a não intupir) ouves barulho ... e muito... Xuixo, em relação ao preço, o vidro realmente fica mais barato, mas se comprar o overflow novo, pelo que vi são uns 50 euros, mas já vi por ai projectos muito bons em que com tubagens PVC conseguiram o mesmo efeito e mais barato. Mas para além disso ainda tens a bomba, que (aquela que indiquei) são uns 60 euros. Mais as materias filtrantes e uns acessórios que necessites e passas-te facilmente os 100 euros.. ou até 150... e por esse preço costuma haver pessoal a vender filtros excelentes e em bom estado. Continua a ser a minha opinião... Fica bem EDIT: Isto não é só melgar a malta... http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t87248.html (overflow de baixo custo)
  24. Tiaago

    Ajuda com sump

    A Sump ficou com bom aspecto. Em relacao a bomba, uma que faca entre 1500 e 3000 l/h. A eheim tem umas compact, o modelo 3000, salvo erro faz a capacidade que falo. Sao silenciosas e muito forte, elevam ate 3 metros. Se vais fazer isso por overflow, tens que procurar muito bem e informar-te, porque pelo que tenho lido nao é muito simples de se manter equilibrio. Eu ja tive sum a funcionar no meu aquario, e era furado o que facilitava muito as coisas, ja que nao havia problemas de transbordar nem na sump nem no aquario. mesmo assim desisti da sump por causa do barulho da agua a cair e a chatisse que era manter a torneira na posicao correcta para evitar o barulho... se e para teres no quarto e com agua doce nao me parece que tenhas feito a melhor escolha. um bom filtro externo e estavas mais bem servido. Se fosse para agua salgada acho que fazias bem.... mas isto é so a minha opiniao... e vale o que vale... eh eh eh