Algas "cabelinho"?


Esticoin

Recommended Posts

Boas!

Apareceram-me em ambos os meus aquas (um plantado de 96L e um comunitário de 120L) algas escuras/pretas, com aspecto de "tufo de cabelo", especialmente nos troncos e nas folhas de algumas plantas, k dificilmente se conseguem tirar com as mãos sem estragar as plantas.

Alguém sabe algum truque para as eliminar?

Já tenho vários ottocinclus affinis e num deles colokei há cerca de 4 dias alguns caracóis.

Adubo ambos os aquários com fertilizante líquidos da sera (em doses inferiores às indicadas na embalagem) e o período de tempo em k as luzes estão ligadas é controlado por temporizadores e é de 9 horas.

 

Preciso mesmo de ajuda pois já n sei mais k fazer :shock:!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me que 9 horas de luz é pouco.

Como a luz é pouca o adubo pode ser demais.

Mudanças de água, aumento do tempo de luz e redução do fertelizante devem dar conta do assunto.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou com o mesmo problema... é falta de tempo de luz ou falta de potência? só tenho 15W no aqua de 60cm... ouvi dizer que tb é corrente a mais no aquário. E gostaria de saber que lojas customam ter SAE´s pois nunca vi um a venda...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, não quero desdizer ninguem, mas o sae não vão tocar nessa alga.

A alga que falas, pertence ao tipo de algas vermelhas, portanto deves ter uma luz com muitos azuis. Eu tb tive esta algas, e durante muito tempo a única forma para controlar a propagação, foi arrancar as folhas infestadas.

 

Mudar a luz é para mim muito eficiente, e mais barato muitas vezes.

 

 

Madiques isso não é um sae, isso é um gyrinocheilus aimonieri.

 

sae - Crossocheilus siamensis

sae2.jpg

 

há ainda um muito parecido a este, falso siamês, mas a risca preta não vai até ao fim da barbatana caudal.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Madiques, quem te disse que isso é um SAE? :cry: :D :D olha que foste enganado :oops:

Isso é um Gyrinocheilus aymonieri e é uma bela porcaria como comedor de algas, mal cresça muda de apetite para algas com mais proteina se é que me entendes :lol:

SAE é o que o sérgio colocou. Tem bastantes diferenças do que mostras, entre elas: risca até ao fim da barbatana caudal, um par de barbilhos e não tem boca de sucção.

O truque de reduzir no espectro do azul é eficaz por dois motivos, um o sérgio já mencionou, outro é que o ferro que é o nutriente com a falta do qual mais fácilmente se pode dar cabo de uma praga de algas. O substrato tem ferro (mais ou menos conforme o tipo mineral que se trate) e as luzes de tonalidade azul têm energia suf para o "desligar" e deixá-lo na coluna de água enquanto espectros de menor frequência não o conseguem fazer, mantendo-o no substrato.

 

Espero não ter baralhado ainda mais,

 

Abraço,

Pedro

 

Abraço

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

MrPBC deixaste-me confuso! lol

O k disseste significa k adubar com adubo líquido tipo Nutron ferro é mais uma medida para eliminar as algas em causa?

 

Sergioveterano se seguir o conselho de mudar de lâmpada, k tipo de lâmpada aconselhas, com menos azuis???

 

Obrigado pela ajuda!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Sérgio, mas eu faço injecção de CO2 caseiro e uso fertilizante com ferro e tb n parece resultar.

Já introduzi um SAE e tou a pensar em colocar uma luz daylight.

Entretanto tenho feito TPA's todos os dias de 5L apenas e já n uso fertilizante líquido há 2 semanas.

Vamos lá a ver no k dá....

Obrigado pelas vossa ajuda!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei a ideia de eliminar a alga é RETIRANDO-LHE o Fe disponível na coluna de água, não é dando-lhe mais Fe :)

Daí as luzes azuis que dissociam do Fe do substrato e libertam na coluna de água não contribuirem. O Fe no substrato está lá muito bem para ser absorvido pelas raizes das plantas superiores. As algas no entanto têm obrigatóriamente que retirar o Fe directamente da água.

Duas semanas de Carbono Activado podem ajudar, removendo o Fe e outros nutrientes da água.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, não é assim que vêm no livro que tenho, Ines scheurmann, Pág. 70

 

“As algas vermelhas agarram-se muito, portanto cortar as folhas. Não é possível aspirá-las nem retirá-las com a mão sem causar danos às folhas. A adubação com ferro ou CO2 fá-las normalmente desaparecer. Também é possível fazer filtragem com turfa (pelo menos durante dois meses) para baixara dureza da água e o valor do ph. Trocar lâmpadas velhas. Intruduzir animais que comam algas.”

 

Acho que mesmo a única solução é a luz, não experimentei a turfa, pode resultar.

 

Acho que o mrpcb pode ter razão, com esse processo, mas é muito difícil que resulte a 100%.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu por acaso não estava a falar das algas vermelhas específicamente, mas das algas em geral e não vou citar para não levar nem passar seca, mas refiro para quem tenha o livro:

"Ecology of The Planted Aquarium" pag. 157

"Iron as the limiting nutrient for algae"

 

lol - temos que por os autores a falar um com o outro :wink:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nopes, encomendei pela net, na amazon do reino unido.

Já lá comprei montees de coisas e estou MUIIITO satisfeito... pelo menos até agora.

Posso emprestar-to se quiseres... depois arranjas-me umas GLOSS... GLOSS .... GLOSS... aham que tosse :wink:

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal essa é a foto do comedor de alga siamês verdadeiro:

 

Crossocheilus siamensis

comedorsiames.jpg

 

Já essa é do Comedor de Alga Flying Fox (Epalzeorhynchus kalopterus)

 

comedor-de-alga-flyng.jpg

 

Esticoin também estou sofrendo com o mesmo problema, essas algas são bem chatas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim estas são algas que só aparecem se encontrar niveis suficientes de fosfatos...

 

geralmente quando consigo colocar os fosfatos como elementos limitativo vão à vida...

 

de vez em quando quando coloco algum fosfato, elas aparecem, mas as plantas rapidamente dão cabo dos fosfatos...e elas são de pouca duração...

 

não são para mim das piores algas...SAE são ineficazes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho muitas algas dessas pretas coladas nas anubias e nos troncos... faço bastantes mudanças de água e tenho o aquario densamente plantado com (principalmente) Cabomba... todas as semanas podo (deixo-as com uns 5 cm) e na semana seguinte ja estão a chegar á tona de água... o fertelizante é mensal da Sera. iluminação 10h 2*30 philips.

é certo que alimento várias vezes os discos e principalmente com mistura de coração... e nao faço aspirações pq com tantas plantas nao dá!

em tempos para comer as algas comprei um pleco... ja esta bem grande +10cm e axo k actualmente apenas come o granulado dos discos k sobra ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O densamente plantado tem várias definições...

 

quando digo densamente plantado se calhar estou a falar de outros aquários...cada um tem a sua definição de densamente..é um conceito subjectivo...

 

imagina que a tua água tem fosfatos... quando fazes mudas estás a colocar fosfatos, por muito pouco que seja esses fosfatos podem chegar para as tais algas...

 

novamente não é a pior alga e geralmente está associado a um estágio de desenvolvimento do aquário..depois desaparecem...

há outras que são mais definitivas, que ficam eternamente...

 

Existem milhares de espécies de algas, mesmo parecidas podem ter habitos e atitudes diferentes...

uma cabelo pode ser muito diferente de outra cabelo...

embora possam parecer iguais...

espero estar a falar da mesma espécie...

 

comigo desaparecem sempre que consigo limitar os fosfatos, ou seja existe fosfatos, como é óbvio mas o que limita o crescimento das plantas e algas é o fosfato,

 

O que eu quero dizer com isto?

Tentar explicar melhor...para reduzir mais rapidamente por exemplo nitratos (ou outro elemento) basta juntar um pouco de fosfatos porque este é o factor limitativo...

 

No entanto muitos seguem outros metodos...

metodo Tom Barr:

sempre a juntar todos os nutrientes de forma a estes estarem num valor óptimo... também resulta...

comigo não funciona talvez pelas condições do aquário serem ligeiramente diferentes...só quando tenho desequilibrios em outros nutrientes é que coloco fosfatos...

 

isto é um equilibrio, se eu consigo o equilibrio sem adicionar fosfatos melhor é não adicionar...

 

quando me surgem problemas por vezes deito culpas aos niveis baixos de fosfatos (já o fiz), é portanto necessário que este não fique limitativo de forma muito restritiva...

 

isto é tudo um equilibrio...se a água das mudas vier desequilibrada, melhor é fazer mudas mais regulares, mas menos de cada vez...

o impacto dessa água será menor...

 

tal como disse o método Tom Barr é correcto, diz o Tom que basta niveis de 0.00001 ppm de fosfatos para algumas algas sobreviverem...são mesmo seres vivos incriveis...

colocar ligeiramente mais nutrientes podem ser benéficos, desde que sejam em quantidades equilibradas...

 

se eu tenho os fosfatos sempre abaixo do valor óptimo designado pelo tom Barr, não é erro da minha parte...é apenas a minha forma de ter algum controle sem ter de estar a usar muitos testes...

 

se tenho muito nitrato sei que terei falta de PO4...

basta-me testes de nitrato para testar indirectamente os fosfatos..

:D

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentar explicar melhor...para reduzir mais rapidamente por exemplo nitratos (ou outro elemento) basta juntar um pouco de fosfatos porque este é o factor limitativo...
se tenho muito nitrato sei que terei falta de PO4...  

basta-me testes de nitrato para testar indirectamente os fosfatos..

 

Isto aplica-se no teu caso em particular ou em geral?

 

Muito nitrato = pouco fosfato? e Pouco nitrato = muito fosfato?

 

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais