Mangais


Egnom

Recommended Posts

Oi pessoal. Umas questões só por curiosidade: Queria saber se os mangues se dão num aquário da nossa costa e num plantado(água doce). Queria também saber onde é possivel arranjar esta planta cá em Portugal. Abraço! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dão se num plantado, nao sei se num salgado da nossa costa devido á temperatura do mesmo crescem muito rápido. quanto a encontrares, algumas lojas que teem agua salgada teem mangais para venda.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto quanto sei um mangal é composto por raizes de ARVORES. Podes tentar plantar desde que a temperatura média ronde os 30º e se tiveres um aquario de agua salgada com pelo menos 3 metros de altura.

Cumprimentos

I want a bigger tank...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas a confundir um mangal, como recriação de biotopo com o designado mangal, mangrove tree. podes perfeitamente ter uma planta jovem no aquário ou num refúgio por exemplo. Não percebi essa dos 3m de altura...

 

http://www.wetwebmedia.com/mangrovetrees.htm

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Em Portugal as pessoas que têm jovens mangues têm-nas geralemente em más condições. Primeiro elas necessitam de um solo com nutrientes, segundo necessitam de temperaturas tropicais, quer nas raizes quer na parte arborea, terceiro necessitam de uma intensa iluminação, não esquecer que se trata de Arvores! O que se vê geralmente é um raquitico pau com algumas folhas em mau estado com as raizes na agua de um aquario de recife e com a parte superior da planta á temperatura ambiente e na suave luz ambiente. Tê-las como deve ser dá muito trabalho, esqueça.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de discordar.

 

Um solo com nutrientes? pode-se perfeitamente ter a planta em hidroponia...sem qualquer problema.

Quanto ás temperaturas, também tenho de discordar, é uma planta que se adapta facilmente a temperaturas ambiente de dentro de uma casa não muito fria, apenas se nota uma alteração do ritmo metabólico.

 

Quanto á intensa iluminação, o que é intensa? concordo em parte, uma luzinha fraca não é concerteza o ideal para a planta, mas fluorescentes ou HQI são perfeitamente aceitáveis. E não perebi também a parte do "não esquecer que se trata de Arvores" em relação com uma luz intensa...

 

 

 

Já agora como falaste em aquário de agua doce, uma alternativa que te sugiro, é o salgueiro. Estou tentado a experimentar depois de umas leituras que fiz. Mas num plantado é para esquecer já que o ritmo de absorçao de nutrientes é brutal.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

O que disse na mensagem anterior é a realidade desagradavel da manutenção dos mangues na generalidade dos casos, eles limitam-se a tentar sobreviver á completa inadequação das condições propostas pela maior parte dos aquariofilos. Dar essas condições está fora das possibilidades do comum dos aquariofilos.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bastante bem...aliás se souberes de salgueiros perto de ti, arranjas um ramo novo, tiras-lhe as folhas , fazes cortes limpos nas extremidades e colocas uma dela dentro de agua. Rapidamente irá ganhar raizes e mais tarde começa a criar folhas. Podes usar mais do que 1 ramo. Mas olha que para um plantado não é aconselhado. Só em casos excepcionais como para limpar agua verde por exemplo

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

acabei de comprar 6 mangues. devem chegar esta semana. vou tentar postar o desenvolvimento dos bichinhos. se tenho procurado este topico mais cedo ia mesmo era pro salgueiro...mas os mangues são plantas impressionantes tambem.

http://www.mangrove.at/mangrove/english/in...p;le=1&re=0

comprei neste site austriaco e gostei da forma de trabalhar deles. para desenjoar dos alemães. no site podemos por todas as variantes de que dispomos e escolher o mangue certo para as nossas condições...é muito interessante.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei como funciona o salgueiro num aquario, mas na naturza é persistente se tiver agua.

tinha um no meu quintal onde susteito passava um veio. cortei-o mais de uma vez, mas voltava sempre a renascer.

basta um raminho e bastante agua para se desenvolver, crescendo que nem louco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de comprar ...

http://www.mangrove.at/mangrove/english/in...p;le=1&re=0

...é muito interessante.

 

Belo site... desconhecia... OBRIGADO!

Qual a melhor espécie para um filtro tipo sump? ou mesmo para colocar num plantado (no próprio aqua junto com as demais espécies)?

Existem mangues em Portugal? Ando atrás de uns troncos há não sei quanto tempo....

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo site... desconhecia... OBRIGADO!

Qual a melhor espécie para um filtro tipo sump? ou mesmo para colocar num plantado (no próprio aqua junto com as demais espécies)?

Existem mangues em Portugal? Ando atrás de uns troncos há não sei quanto tempo....

Abraço,

 

Marinho

 

tudo depende das condições que puderes dar...nesse mesmo site existe uma pagina que te ajuda a escolher o melhor tipo de mangue, vais respondendo às perguntas acerca das condições existentes na tua situação...Q luz, q substrato, q temperatura de agua e ambiente enfim...e no fim de tu responderes eles apresentam-te os mangues por ordem de conveniencia para o teu sistema...é muito bom esse site e funcionam bem..os meus 6 mangues já estão a bombar.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Viva.

 

Relativamente ao salgueiro, desde que tenha água no pézinho é sempre a crescer, tive um ao pé de um poço e quase secava o desgraçado, se não o cortasse ficava sem água no poço. Secalhar vais ter de colocar 5 ou 6 litros de água por dia no aquário ::D: Mas força aí nesses projectos e venham de lá as fotos :D

 

Para quem não conhece Ver Salgueiro

 

Outra árvore que já vi crescer sobre as margens de um rio e cria raízes fantásticas é o marmeleiro, temo é que em água salobra não tenha hipótese...

 

 

Abraços a todos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais