managuense


Recommended Posts

Boas,

 

Adquiri um casal de jaguares faz 2 semanas. Têm cerca de 8 cms. A questão é que ainda stão sempre parados e escondidos. Assim que me chego perto do aquario fogem mt rápido para um esconderijo e figem que estão "mortos", não se mexem nem por nada. Quando entro de surra, vejo que estão na parte de cima do aquario a nadar, mas assim que pressentem algo, logo fogem...

Nem para comer aparecem, só sei que comeram pq lá tenho metido uns peixes para o efeito.

Gostava de saber se será normal este facto.

Os parametros da água estão aceitaveis para eles, o aquario tem 300 lts, vários esconderijos...

Estão sozinhos com 2 plecos...

Será normal??

obrigado

joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Também tenho um exemplar de essa especi a já um ano, é um peixe que aprecia bastante esconderijos.

 

É normal que durante os primeiros tempos num aquario novo se mantenha especialmente estranho a presença de pessoas.

 

Mas desde já te digo que não é um peixe muito "extrovertido".

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

desde já obrigado.

Eu estou preocupado é se eles comem ou não.

Um deles é um pouco maior que o outro, alias desenvolveu-se já comigo, pois eram mais ou menos iguais... agora o outro, que penso que seja a femea... tnho medo que não consiga comer...

devo retirar os econderijos? ou meter mais algum peixe para os entreter....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não te rales muito...vigia mas não te preocupes... tenho 5 e crescem todos de maneira diferente, uns mais que outros mas nenhum morre.

e espera que se eles forem casal, na altura da postura...até veem pra fora de agua agarrados aos teus dedos :D ... eu já levei umas valentes ferradelas nessa altura. :oops:

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Experimenta, por umas plantas flotuantes, para filtrarem a luz, a diferença no comportamento vai-se notar rapidmente. A introdução de alguns peixes mais sociaveis tambem ajuda a eliminar esses comportamento.

 

 

cumps

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Completamente normal o comportamento deles, da lhes tempo que eles perdem o medo assim que se habituarem a ti.

 

Se quiseres podes esprimentar colocar uns nigrofasciatus que sao bem mais descarados e so o facto de os verem de um lado para outro do aquario lhes vai dar mais coragem mas já sabes que se couberem na boca dos managuenses provavelmente vao misteriosamente desaparecer.

 

Sao por norma peixes desconfiados e atacam na base da traição, sao predadores que se escondem e atacam outros peixes de surpresa, esta llhes no sangue.

 

Espero ter ajudado.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho neste momento, um oscar com cerca de 9 cms, uma ciclha ocellaris com 15 cms e um managuense com tb 15 cms.

Devo dizer que o peixe mais extrovertido é sem duvida o oscar, em seguida a cichla e depois o jaguar, este ultimo entrou ha menos tempo.

ainda se esconde mt, nos sitios mais incriveis e pequenos, estando agora bem melhor... ja vem comer, mt por causa do oscar que está sempre com fome.

A cichla por sua vez, tem uma reputação, que até ao momento n corresponde de todo, pois n faz mal a uma mosca, nem mesmo um feeder que ja lá meti ela lhe tocou... parece que tem medo, embora tenha uma apetite enorme, para carne, coracao ou camaroes, no que toca a agressividade, é mt pouco agressiva.

Já agora, se me pudessem dizer o que posso introduzir com estas 3 especies, agora ainda pequenas, mas como vao mudar para um aquario maior, gostava ou de meter uma mais especie ou mais das mesmas que ja tenho...

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem sei...

O que lhe posso proporcionar sao 840 Lts (daqui a uns meses), ela ainda é pequena e está bem no aquario que está.

Isso de comer tudo o que lhe cabe na boca é subjectivo. Claro que n dá para grandes misturas, mas já várias ciclhas temensis a conviver com outros ciclideos e até com dollars de prata (incrivel)!!!

É sem duvida um predador, mas em termos de agressividade, n me parece ser demasiado má. Até o oscar que tem metade do tamanho a expulsa dos sitios onde ela está

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela aquisição, uma Cichla sp. :roll:

Esse comportamento é perfeitamente normal nelas, principalmente se estiver sozinha, aliás não é um ciclidio de todo muito territorial, convive muito bem com exemplares da mesma espécie, aliás devias arranjar compnhia para ela, são ciclidios de cardume, enquanto pequenos. os melhores peixes para dividirem um aquário com elas são mesmo os Óscares, Pacus e familia, peixes gatos amazónicos, raias, Arowanas, etc.

 

Não sei que tipo de feeder lhe ofereces-te, mas o seu comportamento predador depende tb da quantidade de esconderijos no aquário (plantas , troncos), onde possa fazer emboscadas, e da densidade de presas. Não é um peixe que desate numa correria desenfriada, pelo aquario atras de um peixe, ela esper pela opurtunidade, fica-lhe energeticamente mais em conta aceitar os camarões e carne ofericidas por ti..... :?:

 

Quando se fala em agressividade em Cichlas é sobretudo na altura da reprodução, e tambem o inegavel facto de seu enorme tamanho e peso.

 

Cichla ocellaris, chega aos 6, 800 kg

Cichla temensis, chega aos 12,200 kg

 

Com este tamanho comem qualquer ciclideo ao pequeno almoço

:P

 

 

cumps

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora onde o compraste,estou á espera que apareçam no mercado.

Disseram que não era altura :( .

os machos são espetaculares

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ps eu só tenho peixes desse genero, incluindo claro uma cichla, são 3000l de aqua só com monstros, quando vieres para as bandas do oeirasparque manda um MP, que vens ver! ficas logo a saber o que podes juntar... eheheh

 

um abraço filipe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps eu só tenho peixes desse genero, incluindo claro uma cichla, são 3000l de aqua só com monstros, quando vieres para as bandas do oeirasparque manda um MP, que vens ver! ficas logo a saber o que podes juntar... eheheh

 

 um abraço filipe.

 

E umas fotos? :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais