co2 Nutrafin


K@LIMERO

Recommended Posts

Olá todos

 

Adquiri este fim-de-semana um aparelho de co2 da Nutrafin...alguém já usou...resulta??

qt tempo na práctica leva até começarem as bolhas a sair??

 

desde já obrigado

 

K@LIMERO

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi kalimero

 

eu tenho dois aparelhos desses nos meus plantados e nao estou descontente com eles. Tambem nao os coloquei á muito tempo mas ja da para notar a evoluçao.

 

as bolhas começaram a formar se passadas umas 3 horas a seguir a montagem.

 

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kalimero,

 

Eu tb tenho um mas desisti das recargas Nutrafin porque custam um balurdio ( 7 Euros por 20 ou 25 dias de bolhas!!). O segredo da mistura não é nenhum: o reagente é açucar, o activador é fermento biológico (FERMIPAN) e o estabilizador é bicarbonato de sódio. O único segredo está nas proporções. Eu já consigo cerca de 20 dias com bolhas a sair de 3 em 3 segundos com estas medidas: 150 mg de açucar refinado, 2 colheres pequenas de café com fermipan, 1/2 colher de café de bicarbonato de sódio. Não uso água da torneira pois o cloro prejudica a fermentação e o ph não é o ideal, que deverá ser cerca de 5 ou 6PH.

 

(ATENÇÃO: nunca deixes acabar ou diminuir muito a saida de bolhas pois senão o PH vai subir em poucas horas).

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo

 

então quer dizer que usas o equipamento da nutrafin e metes lá dentro o material que o pessoal usa para fazer o co2 caseiro....???

 

tou com um pouco de receio em relação ao PH visto ter discus dentro do aqua....

 

tenho de monitorizar melhor...

 

um abraço e obrigado

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então quer dizer que usas o equipamento da nutrafin e metes lá dentro o material que o pessoal usa para fazer o co2 caseiro....???

É possível. Basta adicionares os componentes na "garrafa" do equipamento. Fica mais barato a além disso tens uns difusor de CO2 muito eficiente.

 

 

Não uso água da torneira pois o cloro prejudica a fermentação e o ph não é o ideal, que deverá ser cerca de 5 ou 6PH.

Que água é que usas? de garrafa?

 

Já colocaram aqui um post acerca do cloro no CO2 e há pessoas que usam água da torneira sem problemas...

 

Isso não será tabu?! :lol::lol:

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Não uso água da torneira pois o cloro prejudica a fermentação e o ph não é o ideal, que deverá ser cerca de 5 ou 6PH

Eu uso agua da torneira. Nunca tive problemas.

Quanto ao Ph, o que tenho lido é que o ideal é alcalino. Não é por acaso que se coloca Bicarbonato de Sodio na receita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O objectivo do Bicarbonato de Sódio é não deixar o pH descer a níveis muito baixos que podem matar os micróbios da levedura. Não chega ao ponto de se poder afirmar que o ideal é um pH básico, não, é apenas para não ficar "demasiado" ácido.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Eu também tenho um, mas deixei de usar a garrafa que dava poucas bolhas com a mistura de origem e aproveitei só o difusor, que utilizo num AQ. de 200L com uma garrafa de 2L com a receita caseira.

A garrafa utilizo num AQ. mais pequeno. As proporções dos componentes da mistura que utilizo são 25% das que se utilizam para as garrafas de 2 litros, mas continua a dar poucas bolhas.

 

Segundo parece o Paulo alterou as proporções, mas não será perigoso, e isso não deita por fora? :lol:

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As proporções que eu uso, cheguei lá por tentativas. Não há perigo de vir por fora desde que se respeite a marca que vem na botija. Além disso, o bicarbonato de sódio impede que se forme muita espuma à superficie da mistura. Em relação ao tamanho do Aquário, a Nutrafin aconselha este sistema para tanques até 160 litros. O meu tem cerca de 190 (úteis) e consigo ter o PH estável nos 7, o que é optimo pois a água sai da torneira a 8 e é bastante dura. Mais uma dica: deve-se respeitar os períodos aeróbico e anaeróbico da fermentação, ou seja, depois de fazer a mistura deve-se deixá-la ao ar durante cerca de uma hora antes de fechar a botija, pois as bactérias terão tempo de fazer uma alimetação aeróbica (com oxigénio) antes de passarem a se alimentarem de forma anaeróbica (com o açucar)

 

Um abraço a todos,

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi um sistema da JBL ainda mais simples que o da Nutrafin e tb mais barato (pelo menos nas lojas da net). Tem uma variante que é só a garrafa já com o tubo na tampa e pedra difusora e uma versão com um difusor pequeno e todo pro. Acho que é ideal para os calões (fazer o furo na tampa e colar o tubo com silicone tudo bem feitinho é uma seca) e a versão com difusor parece uma coisa a sério. Pode-se comprar só o difusor, que não é nada caro. Ainda não encontrei em nenhuma loja em Lisboa mas se alguém vir diga.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

O da JBL pode ser mais cómodo mais é bem mais fraco e feitas as contas saí mais caro.

 

O da Nutrafin acaba por ser melhor porque só custa 30 euros e podes aproveitar todo o material para aplicações caseiras.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos posts

 

Grandes quimicos que temos aki no forum :lol:

 

Neste momento tenho o nutrafin a bombar com as recargas originais...uma bolha de 3 em 3 segundos...ainda não verifiquei o ph...

 

Alguem me pode elucidar melhor sobre o assunto de saber através do ph e do gh saber o relação de Co2 na água

 

é que tenho medo pelos discus...

 

muito obrigado a todos

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kalimero,

 

O CO2 não influencia o GH (dureza total) mas apenas o KH (Dureza de carbonatos) e o PH.

 

Vai fazendo medições regulares e, se o PH baixar dos 6 é porque o CO2 está em excesso. Não acredito que isso aconteça com o sistema da Nutrafin pois o mais baixo que eu consegui foi 6.8, com bolhas de 1 em 1 segundo. O único cuidado que deves ter é não deixar acabar a fermentação para o PH não subir em flecha.

 

Um abraço

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo Duarte

 

obrigado pelas explicações...usas sempre as recargas da Nutrafin,ou fazes o esquema caseiro dentro do equipamento da Nutrafin??

 

Já agora outra pergunta??

tens o difusor no ultimo patamar (180 l)

 

eu como o aquário é de 140 l meti o difusor no penúltimo patamar da grelha de acordo com as explicações do fabricante...aconselhas que faça isso...ou é mesmo melhor recolocá-lo na última posição da grelha plástica..?

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O meu difusor está sempre no máximo e o meu AQ. tem 200L, e tenho para aí 70 bolhas por minuto o PH anda á volta de 6.6

Com bolhas de 3 em 3 segundos dá 20 bolhas por minuto não há problemas de o PH baixar muito.

Vais fazendo experiências e logo vez como as coisas saem.

 

Durante a noite é que é capaz de baixar um bocado o PH.

 

Já agora as plantas são muitas ou poucas?

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Foca

 

tenho algumas...mas não muitas plantas.estou a pensar pôr mais mas nem sei bem quais...

tenho anubias nana e barteri,echinodorus red flame,feto de java e um outro feto de java que nem sei o nome...

 

tu o que tens?

 

usas as recargas originais ou caseiras?

 

um abraço

 

K@LIMERO

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho muitas de crescimento rápido e são para ai 60 pés, o aq. está atulhado.

Uso CO2 caseiro garrafa de 2L AQ. Grande e o da Nutrafin num outro AQ. Pequeno também com recargas caseiras.

 

Podes ver por aqui.

 

Pic_339_5.jpg

[/url]

 

Pic_339_4.jpg

 

Bastante luz 145W, CO2 e Fertelizante 10ml de Plantamin da tetra por semana isto para a quantidade de plantas que tenho.

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectáculo banana rock

 

o meu falta muito para aí chegar...tenho pouca luz.

e tenho pouco conhecimento sobre as plantas...nunca sei bem o que comprar nem onde comprar.

 

podes mandar as quantidades que costumas meter na garrafa nutrafin do material caseiro...

 

e já agora,não moras muito longe de mim...onde compras as plantas?

 

K@LIMERO

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

Aproveito este post, para tentar tirar uma dúvida.

Tenho um aqua de 288lt plantado com Discus e Apistogrammas, com o Ph a 6.6, a dureza total é 2º, a dureza de carbonatos não sei. Nunca introduzi CO2, limitando-me semanalmente a adubar com adubo liquido e de vez em quando com bolinhas de laterite. Nestas condições as plantas desenvolvem-se, mas eu penso que poderiam estar melhor.

A minha dúvida é em relação ao Ph, será que se eu introduzir o CO2 o Ph vai descer para níveis inferiores a 6, ou é possível controlar essa descida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai o meu contributo

 

Leveduras + Açucar = Alcool etílico (g) + CO2(g) + produtos derivado do açucar (l)

 

CO2(g) + H2O (l) = H2CO3 (Acido carbónico), daí o PH baixar!!!

 

A dureza da água tem a ver com teor de ioes metalicos e nao metálicos dissolvidos Exemplo (O carbonato de calcio, que é o calcário (CaCO3) das aguas duras!!!, dissolve-se em meio acido, aumenta a dureza da água devido á presença de ioes Ca !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto em meio acido NUNCA ter nada Calcário, como algumas rochas, ou conchas com algumas deposições calcárias.

 

O CO2 efectivamete baixa o PH da água, cuidado!!!

 

p.s. isto e a humilde opiniao de que se tornou mebro ainda hoje , mas tem a quimica como ganha pão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Kalimero,

 

Não gastes dinheiro nas recargas da Nutrafin. Se reparares, eles não identificam os produtos que usam... para não perder o negócio.

 

Na minha 1ª resposta a este tópico vêm as proporções que eu uso para a garrafa da Nutrafin (que leva cerca de 1/2 litro).

 

Podes por o difusor no patamar mais baixo do difusor pois o CO2 tem tendência a evaporar. Mais duas dicas: não usar fermento da Royal, mas apenas do biológico, com o fermipam, e diminuir ao máximo o movimento da água à superficie.

 

Um Abraço

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O da JBL pode ser mais cómodo mais é bem mais fraco e feitas as contas saí mais caro.

 

O da Nutrafin acaba por ser melhor porque só custa 30 euros e podes aproveitar todo o material para aplicações caseiras.

 

Não sabia que era mais fraco. Parece-me no entanto que também se poderá utilizar com a receita caseira e aproveitar todos os componentes. Posso estar a ter uma percepção errada mas pareceu-me que o difusor Vario da JBL era mais compacto que o da Nutrafin, permitindo uma colocação mais discreta que o da Nutrafin. Mas ainda não estive com os dois na mão para poder comparar. Que acham?

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais