O meu aqua de tanganikas!!


Gonçalo

Recommended Posts

boas pessoal!!! :D

 

No natal montei um aqua de 200l litros para ciclideos africanos do lago tanganika! :D

Eu já lá meti uns peixitos:

 

2 lamprologus simillis

2 neolamprologus brevis

2 ocellatus gold

1 ocellatus orande

2 altolamprologus calvus black

 

Tambám pus umas vaslinerias ( axei que ficava bem) :D

 

A minha questão é : será que há algum tipo de incompatibilidade em relação aos peixes que coloquei no aqua?

Já agora ...dêm-me as vossas sugestões (ainda sou novo nos tanganikas :lol: )

 

cumpts!!

 

p.s.: aguardo respostas; assim que possivel hei-de postar fotos no topico :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!!!

 

cá vão as fotos é a primeira vês que vou postar fotos no forum ...vamos ver se isto me corre bem :?:

 

estes sao os meus similis

 

Pic_7346_1.jpg

 

as valisnerias

 

Pic_7346_2.jpg

 

o meu ocellatus gold (penso que seja um macho)

 

Pic_7346_3.jpg

 

esta nao esta muito boa, mas e um dos meus calvus black, penso que seja uma femea

 

Pic_7346_4.jpg

 

este e o ocellatus orange, aproveito para pergundar o que acham se e macho ou femea?

 

Pic_7346_5.jpg

 

aqui estão novamente os meus simillis, e o outro calvus que penso que seja um macho

 

Pic_7346_6.jpg

 

este e um dos dois brevis que tenho, nao faço ideia qual é o sexo dele

 

Pic_7346_7.jpg

 

agora mais perto o calvus (suposto macho)

 

Pic_7346_8.jpg

 

aqui e o lado esquerdo do aqua e a zona dos dois brevis da para ver a cabeça de um dos calvus (a suposta femea)

 

Pic_7346_9.jpg

 

e por ultimo uma imagem do aqua

 

Pic_7346_10.jpg

 

 

aproveito também para perguntar se axam que este areao e o indicado :)

 

cumpts, e ate breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o aqua ta muito fixe ,mas na minha maneira axo que a areia mais indicada seria o aragonite do tipo sugar size,e que tal se aumentasses essa colonia de similis,mas com o tempo vais lá continua.Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez seja um pouco exagerado ,mas n~so sei aposta num peixes mais de superficie tipo leptosomas,ou algo que te agrade mais,fica bem e continuacao de bom projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquecime de dizer....quanto a decoraçao ainda vai levar mais uma rocha no meio do aqua que o membro Pedro da silva jorge fez o favor de me oferecer, também vai levar mais duas plantas, duas anubias.

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens demasiadas espécies de conchiculas nesse aquário. São espécies que ocupam a mesma area.

 

Depois tens altolamprologus calvus... por isso não estou a ver essa colonia de simillis a crescer muito.

 

Eu tirava duas espécies de conchiculas e optava só por uma. Caso não queiras fazer grandes reproduções continuava com os altolamprologus. E tentava apostar noutro tipo de peixes que ocupem outras zonas do aquário... julidochroimis e cyprichromis pode ser uma boa solução.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que concordar com o Ricardo Pinto, tens demasiadas especies de conchiculas.

 

O ideal é ficares apenas com uma ou no máximo duas, para teres duas tens que conseguir definir dois territórios divididos (sem linha de vista) com pedras ou um monte de areia e pesquisar bem de forma a que seja possivel a coabitação.

 

Para complementares a fauna, coloca um casal duma especie de Rock-Dwellers (Julidochromis ou Neolamprologus). Para a parte superior do aquário, coloca algo como Cyprichromis (variantes não Jumbo) ou Paracyprichromis. Podes complementar com ou não com Synodontis petricola (peixe-gato).

 

Cumps e boa sorte.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal!!!

 

Antes de mais nada, quero agradecer as respostas ao topico.

Eu estive a pensar e vou em principio apostar apanes na comunidade de simillis, deixando apenas o casal de brevis!!

Talvez siga o vosso conselho e ponha la uns cyprichromis, ou uns julies.

 

Logo á noite posto novas fotos com a nova decoração do aqua.

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal!!!  bigsmile  

 

No natal montei um aqua de 200l litros para ciclideos africanos do lago tanganika! :roll:  

Eu já lá meti uns peixitos:

 

2 lamprologus simillis

2 neolamprologus brevis

2 ocellatus gold

1 ocellatus orande

2 altolamprologus calvus black

Boas

 

Esse aquário ciclou completamente? Parece-me muito pouco tempo para ter ciclado em condições.

Toma atenção a isso e vai vigiando porque os peixes do tanganika são mais sensiveis a más condições de água (amonia alta) que os outros peixes.

 

De resto já te disseram tudo. Altolamprologus com conchiculas é má politica e tens demasiadas espécies de conchiculas que vão competir directamente pelas conchas.

No teu caso quem vai perder a "guerra" devem ser os similis pois são os mais pequenitos.

 

Julies com conchiculas da experiencia que tenho é má combinação mas há pessoal por aqui que os mantem sem grandes problemas, desde que uns não invadam o território dos outros.

Talvez colocares um cardume aí na meia água desse algum resultado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!!

 

Mais uma vez obrigado pelos concelhos!

Nuno Antunes, o que me aconselhas a fazer agora, visto que o aqua nao ciclou bem, eu pensei que o tempo fosse o suficiente! bigsmile

 

Bem, ca vao mais umas fotitas com a nova decoração:

 

Pic_7346_11.jpg

Pic_7346_12.jpg

Pic_7346_13.jpg

Pic_7346_14.jpg

Pic_7346_15.jpg

Pic_7346_16.jpg

Pic_7346_17.jpg

 

cumpts e em breve digo coisas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Antunes, o que me aconselhas a fazer agora, visto que o aqua não ciclou bem, eu pensei que o tempo fosse o suficiente! bigsmile  

Pois, o ciclo do aquário não é medido em tempo... a dizeres isso calculo que não tenhas verificado os parâmetros da tua água o que é um erro que nos tanganikas pode custar caro.

 

Agora que tens tudo montado e já lá tens os peixes o meu conselho é que periodicamente (2 em 2 dias) verifiques especialmente os valores de nh4/nh3 (amoniaco). Se topares os valores a subirem muito terás de fazer tpa's.

Lembro-te que em ph 8,5 (o normal para tanganika) , 0,5mg/l de amoniaco são tóxicos se mantidos por longo tempo. Valores acima de 0,5mg/l podem-se tornar letais em poucas horas.

 

O ciclo do aquário implica um pico de amónia, seguido de um pico de nitritos e depois um de nitratos. Só quando a amónia e os nitritos vão a zero depois de terem o pico é que o ciclo está concluído.

No teu caso o ciclo pode ter ficado incompleto pelo que só mesmo monitorizando com cuidado e frequência os valores é que podes evitar problemas de maior.

 

E, mais importante ainda, não metas mais peixes para já.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso quem vai perder a "guerra" devem ser os similis pois são os mais pequenitos

 

Olha que não sei se vai ser bem assim! :)

 

Mas também não interessa a ninguém saber o desfecho desta "guerra". O melhor era mesmo retirares uma ou duas espécies daí.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como já foi aqui dito são conchiculas a mais para o aquário. Brevis, Ocellatus e Similis juntos é demais. Adicionares13 Similis ?!? É uma hipotese se retirares os Ocellatus e Brevis. O Calvus pode ficar mas muito provavelmente haverá predação.

 

Esse areão não é o mais indicado para conchiculas. Se queres "deliciar-te" utiliza areia (da praia por exemplo, do rio ou aragonite "sugar size").

 

Em relação à decoração / layout não te digo se está bom / mau porque não faz sentido falar dela quando a fauna não é "compatível" e está desajustada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno: Já agora...

 

Tu falaste num pico de Nitratos... isso não tem tendência a despoletar um boom de algas? Pergunto isso porque o meu aquário foi montado há menos de 2 meses e de repente: boom - água completamente verde.

 

No entanto foi demasiado fácil ver-me livre das algas através de uma pequena alteração na iluminação (concentrei sobre um monte de vallisnerias e apaguei no resto do aquário) e 2 TPA's. Daí que faça a pergunta: um boom de algas pode fazer parte do ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho Julies com brevis, não tenho problemas de maior embora no inicio me tenham desaparecido 2 brevis devido as Julies que volta e meia ainda se viram aos brevis portanto não aconselho mesmo. Assim que puder monetariamente irei só fazer os 200Litros que tenho em conchicolas e leptsomas : )

¸.·´¯`·.¸><((((º> Carlos Escórcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno: Já agora...

 

Tu falaste num pico de Nitratos... isso não tem tendência a despoletar um boom de algas? Pergunto isso porque o meu aquário foi montado há menos de 2 meses e de repente: boom - água completamente verde.

 

No entanto foi demasiado fácil ver-me livre das algas através de uma pequena alteração na iluminação (concentrei sobre um monte de vallisnerias e apaguei no resto do aquário) e 2 TPA's. Daí que faça a pergunta: um boom de algas pode fazer parte do ciclo?

Pode sim, especialmente em aquários como os nossos onde existem poucas plantas para os absorverem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso quem vai perder a "guerra" devem ser os similis pois são os mais pequenitos.

Nada mais errado Nuno...

Entre os Similis e os Ocellatus venha o diabo e escolha...

Os Brevis é que não terão qualquer hipotese se a coisa der para o torto...

Sério? tinha a ideia que os similis não eram assim muito resistentes quando toca à pancadaria.

Mas se o pessoal diz que eles se aguentam à bronca eu cá acredito. Eu mantenho multies e a ideia com que fiquei deles quando estiveram com as julies e o alto é que não se aguentavam muito à bronca (perdi 2 por ataque nesse periodo). Como os similis são "primos" dos multies, assumi que teriam as mesmas dificuldades.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Obrigado pelas respostas.

Em principio já sei o que hei-de fazer, nao para já, pois quero que a água estabelise.

Deixo ficar apenas os brevis e os similis, aumento a minha colonia de similis para ficar com uns 8, 10 no maximo, e acrescento uns leptosomas, talvez uns 5 ou 6!

O que acham?

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais