Ricardo C Sousa

Membro
  • #Conteúdo

    70
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Spain

Tudo publicado por Ricardo C Sousa

  1. Lista de Reservas do Livro (via aquariofilia): AntLou Se me esqueci de alguém, por favor avisem-me para que actualize a lista.
  2. Acerca do livro: Tradução do site www.seaframes.com/tanganyika Tanganyika, O Mar Interior de Africa (N.T.:Tanganyika, African's Inland Sea - titulo original do Livro) é uma viagem à maravilhas sub-aquáticas naturais do lago mais antigo e mais fundo do continente. Desde cenários vulcanicos de cortar a respiração a peixes conchiculas pigmeus; desde alforrecas de água doce a lutas de ciclideos featherfin; espécies raras, comportamentos fascinantes;isto é, o Tanganyika ao vivo. Cada página dupla do livro conta uma vibrante história acerca de um dos últimos reinos sub-aquáticos intocado na Terra. Agora é possivel desfrutar o único livro no formato coffee-table acerca do lago nesta edição limitada de alta qualidade contendo: - Quase 300 fotografias sub-aquáticas - 192 Páginas - Capa Dura - Lingua Inglesa - Tamanho 26 x 22 cm O desenvolvimento do livro inclui várias expedições prolongadas a esta parte remota do mundo. Mais de 500 horas de mergulho, uma mordidela de uma cobra e alguns dias de prisão, são apenas algumas das histórias da realização deste trabalho.
  3. Boas, O livro fica em cerca de 50€, no entanto se seguirem o link http://www.seaframes.com/tanganyika/, está lá toda a informação. Na convenção o livro vai estar com o preço de lançamento, e isento de portes, uma pequena cortesia do Angel. Os peixes são o Boulengerochromis microlepis, e são o maior ciclideo do Tanganyika. Uma fémea adulta atinge os 80cm e os 4kg de peso, os machos um pouco mais. Cumps
  4. No âmbito da Convenção de Ciclideos da APC - Associação Portuguesa de Ciclideos, vai organizar um workshop de fotografia. O workshop vai contar com o Angel Fitor, que além de fotógrafo e mergulhador profissional, é biologo marinho e doutorado em ictiologia. Para juntar à festa, é uma aficionado por ciclideos, em particular do Tanganyika. Tem uma empresa própria, tem trabalhos publicados para National Geografis e BBC Wildlife, entre outras revista prestigiadas. Alguns exemplos desse trabalho podem ser vistos no seu site: http://www.seaframes.com Já correu muitos mundos aquáticos, mas uma das últimas grandes viagens foi ao tanganyika com o seu amigo Juan Molina, dando origem a uma das suas últimas criações: a publicação de um livro dedicado ao "Tanganyika: Africa´s Inland Ocean". Podem consultar informação do livro em http://www.seaframes.com/tanganyika/ Segundo o que conversei com o Angel, ele vai trazer alguns exemplares do livro, e disponibiliza-los ao preço de lançamento, podendo nós poupar igualmente nos portes de envio, uma vez que a edição do livro é privada e totalmente suportada por ele. Quem esteja interessado no livro, por favor diga-me, para que eu lhe possa dar informação da quantidade livros que deverá trazer, para que todos possamos desfrutar desta possibilidade. Iniciativas como a do Angel, na minha opinião, podem e devem ser apadrinhadas e apoiadas. O Angel fará também uma apresentação dedicada ao Tanganyika, brilhantemente ilustrada por fotografias de grande qualidade tirada no lago. Livro: Lago: Em aquário:
  5. Para um aqua desse tamanho, podes optar practicamente por qualquer conchicula. Vê este tópico. Quando decidires quais queres, pergunta, pois existem várias pessoas a manter conchiculas com reproduções regulares.
  6. Existem sais ou buffers comerciais que permitem obter valores de ph e em alguns casos também dureza (quando é para subir) necessários para um determinado tipo de água. Todos os processos são fisico-quimicos, podem é ser através de produtos comerciais, caseiros, naturais ou através de equipamento especifico. Tudo depende do que se pretende, depois é escolher o caminho que melhor se adeque às nossas necessidades (e dos peixes) e à nossa carteira. Para além dos produtos comerciais, existem os outros. Para aumentar pH e dureza, vê receita em www.ciclideos.com Para diminuir pH, podes faze-lo através da utilização de àgua de osmose (que também diminui a dureza), injeccção de CO2, utilização de turfa (que também diminui a dureza) e a utilização de troncos também ajuda a manter ph baixos ou a baixar. Toda esta explicação está muito resumida, e recomendo que a aprofundes mais. Usa a função pesquisar, que vais encontrar todas as respostas às perguntas que colocaste. Abraço,
  7. A primeira coisa a saber relativamente à água são os parametros à saida da torneira. Testa a água acabada de sair da torneira, e depois de um periodo de repouso com forte oxigenação e depois coloca aqui. Quer num caso quer noutro, vias ter sempre que preparar agua, se bem que no caso dos apistos o ph poderá ser mais fácil ajustar, já a dureza pode não ser tão simples.
  8. Tenho que discordar com esta sugestão. Um setup para xenotilapias deve ter no minimo 120cm de frente e muita areia livre,
  9. Tenho que discordar com esta sugestão. Um setup para xenotilapias deve ter no minimo 120cm de frente e muita areia livre, e o caso especifico das X. papilio ou das X. sp "papilio sunflower" são das mais agressivas e caras. Para alem desse facto de só por si é auto-explicativo, as Xenos são peixes muito exigente e desaconselhadas para aquariofilista com pouca experiência, que me parece ser o caso. Para concluir são caros e muito dificeis de obter. Relativamente às julies, é um pouco como o aquaben diz, mas na minha opinião, com alguns cuidados e alguma experiência, é possivel manter um casal formado num aqua de 60cm.
  10. sem duvida a 2ª opção, mas melhor ainda, 120x50x50 = 300L
  11. ...para não mencionar que estás a pensar colocar cinco especies distintas de conchiculas juntas, que nem num aqua de 2m resultaria. Isso é promessa de batatada até à morte. Se escolheres uma unica dessas especies, estás no bom caminho.
  12. Olá João, Obrigado pela resposta. As Wave Marea, são streams semelhantes às Tunze com eixos em ceramica. A que distãncia deve a calha ficar da superficie da agua? Estava a pensar em 20-30cm.
  13. Ora boas, Após algum tempo de investigação e manutenção de Tanganyikas, decidi "oferecer" um salgadinho às mulheres cá de casa: a minha filha Sofia (4 anos) e à minha mulher. Setup: Dimensões - 55x55x47 (Aquamedic Chromis) Rocha Viva - 17 Kg (Fiji e Tonga) Substrato - Aragamax sugar size Circulação - 1 PH de 1500L/h, 1 PH de 900 l/h (Dymax) Escumador - Biostar Flotor Iluminação - Ocean Light 150 W HQI + 2x 24W Actinias (ainda não está montada) Agua - Natural Enchi o aquário na quarta à noite...ficam umas fotos da noite e manhã seguinte. Estou aberto a sugestões. Logo após enchimento; às 2h30 da manha: Copo do escumador 15 in após ter sido ligado. Manha seguinte, vista frontal. Manha seguinte, vista lateral esquerda. Manha seguinte, vista lateral direita. Manha seguinte, copo do escumador após 6 horas de funcionamento. Como iniciado nestas lides, até seria de estranhar se não tivesse já algumas duvidas. Juntamente com o aquario vieram duas PowerHeads da Dymax de 1500 e 900 l/h, o que perfaz 2400 l/h de circulação, o que sendo o aquario de 140L (levou cerca de 120L reais) equivale a 20x o volume do aquario. Gostava de saber qual a vossa opinião relativamente à circulação existente, e em às alternativas que seguidamente apresento: - trocar a de 900 por uma igual de 1500 - trocar a de 900 por uma de 1800 - trocar as duas por uma de 1800 e uma Wave Marea de 2400L/h - Ou não fazer nada, pelo menos por enquanto. Outra duvida, prende-se com o foto-periodo que me recomendam nesta fase, assim que eu montar a calha. Eu estava a pensar em por as actinias umas 10-12h, e a HQI 2 horas diarias e depois ir gradualmente aumentando. O que acham? E quanto gradualmente e a partir de quando é que me recomendam ir aumentando a HQI? Ricardo Sousa
  14. Parabéns, ficou muito bom. Umas perguntinhas: - Por onde passaste os fios dos suportes para os balastros? Pelos buracos deixados pelos suportes das t8? - Como é que isolaste os referidos buracos? - Esses suportes são estanques? onde os compraste? - Não tens problemas com aquecimento? Pergunto isto pois colocaste 4 balastros, e não me apercebi que tivesses feito alguma coisa para dissipar o calor gerado. Mais uma vez bom trabalho. Abraço
  15. Que tipo de aquario tens e com que fauna? A melhor forma de controlar essa praga é através da introdução de fauna que os coma. Qual será a mais indicada depende do tipo de aquário que tenhas. Se o aquario não estiver a trabalhar em extremos de pH, podes à partida arranjar uns botia palhaço (4-5), fazer uma aclimatização bem devagar, que eles tratam da praga.
  16. Com um aqua desse tamanho podes optar por colocar conchiculas (1 especie). Eventualmente poderás eventualmente, em alternativa, colocar um casal de Julidochromis ornatus ou transcriptus que ´também não crescem muito, mas o ideal são os conchiculas. Vê este tópico: trata exactamente da colocação de conchiculas num aqua de 60. Cumps. e força nisso!
  17. Aquário: dimensões excelentes Filtro: Sump é uma boa opção, mas vais ter que complementar a filtragem mecanica, pois de uma forma geral a recolha de agua para a sump é feita à superficie, logo deficiente em termos mecanicos. Podes por um filtro interno e/ou uma(s) Powerheads com pré-filtro para aumentar a circulação e manter em suspensão os detritos. Existem outras alternativas, e já se falou disso aqui no forum. Vou tentar encontrar o topico. Custo: O custo de um tropheus não superior ao de um disco adulto (>20cm), mas por norma não introduzes 15 a 20 discus adultos num aquário. Mas não é dificil um tropheus chegar aos 40-50€ e arranjam-se discus por esse preço. Isto não é para desanimar, até porque com o crescendo de aquariofilos a manter tropheus, mais tarde ou mais cedo, vão começar a surgir a preços mais convidativos. Boa sorte.
  18. Entendi o que disseste relativamente à planta de caule, e assim acho que a opção por vallisnerias, poderá dar mais ou menos o mesmo efeito que referi. A questão do tamanho e formato da pedra grande: quando mencionei mais pequena, ´não pretendia dizer muito mais pequena. Talvez uns 3 a 5 cms mais baixa e afilada. Editei uma foto para ilustrar o comentário. Com uma pedra deste formato/tamanho, não perderias a triangularidade do layout mencionado anteriormente, e creio que o aqua/montagem ganhava dimensão. Mas isto são só opiniões pessoais de alguem que não percebe nada de plantados. É simplesmente a forma como sinto a tua montagem, que não deixa de estar excelente.
  19. Gosto imenso de como está a ficar. Adoro o efeito da eleocharis no meio da urticularia. Acho a ideia da val nana boa, mas dado o meu gosto pessoal, preferiria a mini-twister. Ainda assim, e para este aqua eu colocaria uma planta de caule ou folha larga em leque, a surgir atrás da rocha grande, semi-oculta. Creio que poderia acrescentar um pouco mais de profundidade. Mais uma vez, o hardscape poderia beneficiar, a meu ver, se a rocha grande fosseum pouco mais baixa e afilada. Excelente trabalho!
  20. Sobre a questão da cloramina, em Portugal não é usada de forma sistematica, mas em periodos de seca, existe uma probabilidade maior de isso acontecer. Um amigo, que mora na mesma zona, Feijó, teve um problema com cloramina, já não sei se foi o ano passado e o anterior, e a questão era mesmo essa, fazer uma troca de agua e registar picos de amonia pouco tempo depois. Na altura sei que resolveu a questão com uma TPA com agua de osmose, uma vez que foi uma situação pontual.
  21. Acrescentando apenas mais qualquer coisinha a uma tão explicação do Vlad, o carvão só se deve usar para retirar da agua (através de filtragem quimica) residuos de produtos, como por exemplo medicação. Ainda assim deve ser usado durante pouco tempo, pois quando saturados poderão começar a libertar para o aqua os residuos que haviam retirados, sendo muito prejudicial.
  22. Também podes usar um palito. Fazes um pequeno corte longitudinal até meio do palito e prendes o caule no corte e enterras.
  23. Para colocar as imagens só tinhas que seleccionar os url e clicar no butão da tag img. Faz citar do meu post que percebes o que estou a dizer.
  24. Presumo que tenhas colocado um vidro a proteger o interior da caixa. Ficou muito giro. Bom trabalho.