Across the River REV2.1 «Final»


FAAO

Recommended Posts

Boas,

 

mas falando mais particularmente para a didiplis diandra, estava a espera que cresce-se bem mais e uma evolução bem maior de todo o tapete, talvez seja de a foto ser tirada algo afastada do aquario, e seja dificil de ver a eleocaris, mas no geral estava a espera de um maior creciemento....

No caso da Didiplis é muito normal que tal aconteça, isto porque quando a plantei usei mudas da planta e não vasos como habitual. Afim de ganhar maior volume inicial e para que pudesse usufruir de um maior nº de pés, podei a que plantei de forma a ganhar os mesmos pés como extra. Como não pretendia crescimento desigual, o que fiz no final foi podá-la no total pelo mesmo tamanho. Daí a explicação para ela ter demorado um pouco a crescer. Agora que ela estava a ganhar corpo decidi usar as mudas das podas para o local onde estava a blyxa. Agora é normal que a plantada na posterior cresça mais depressa que a da zona frontal... mas é mesmo isso que pretendo, um maior plano posterior em forma decrescente para a frente do áqua.

 

No caso da Eleocharis, aqui sim tento travar uma "batalha" entre Eleocharis vs SAES. Os gajos teimam em levantar a eleocharis!!!

A que coloquei inicialmente (a que aproveitei do anterior layout) foi aos poucos arrancada por eles. Como era uma planta usualmente podada para dar um aspecto mais baixo e compacto, ao replantá-la no actual layout ficou pouco enterrada no substato, fazendo com que os SAES com um pequeno abanão as fizessem vir á superficie. Não havia um dia que não tivesse que plantar uns quantos pés. Para resolver este problema, plantei uns vasos extra de forma a que a planta ficasse mais enterrada que o usual. Custou um pouco a pegar devido á profundidade a que ficou, mas já noto um crescimento significativo. Com o tempo vai...

Como é um plantado para manter e não tenho pressas, ela tem tempo para crescer. Acredito que o uso de Elecharis parvula seria mais indicado e não necessitaria de podar tanto, visto ser uma planta mais baixa e com outros requisitos (mais baixos).

 

Eleocaris VS Glosso...

 

Achas que a Eleocaris percisa de um substacto muito bom, e a glosso também? Quais as diferenças de exigencias relativamente a substacto destas duas?

No caso de plantas de tapete o uso de substrato fértil é fundamental. Não deferencio o substrato entre ambas.

 

Eleocaris percisa de pouca luz? Glosso percisa de muita muita? Para um tapete compacto, será que ambas percisam de muita luz, e quando se tem duvida se a luz será suficiente, nuca se deve optar pela glosso?

Depende da Eleocharis que utilizares...

No caso da Eleocharis aciculares precisas de tanta luz quanto a glosso. A finalidade de ter muita luz não se depara com o seu crescimento mas sim com a forma que ela vai obter.

A glosso se for usada pouca luz a tendência é de crescer um pouco mais em altura, mas ela continua a crescer mesmo nessas condições.

 

Quanto á escolha entre ambas, se for para ter um plantado imediato e que precises de um tapete rápido e bonito com algumas camadas aconselho o uso de glosso, caso contrário; o uso de Eleocharis é bem mais fácil de manter em que se pretenda um layout de longa duração.

A glosso ao fim de algum tempo torna-se muito dificil de manter devido às inumeras camadas...

 

É também claro que eu tenho feito umas experiencias, e estou em fase de conclusão, neste momento penso que a glosso exige um exagero de luz, e o substacto não é determinante, sendo o CO2 e a Luz, aspectos decisivos, e de preferencia em grandes quantidades, sendo evitavel não arriscar em tentar quando não se dipoes de tais condições...A eleocaris por seu lado a nivel de luz não é de facto exigente, mas sinto que exige sim um substacto por excelencia, xeio de nutrientes e algo granulado, o co2 tambem requere mas em quantidades minimas. Corrige-me se estiver errado..

O substrato tal como já referi é fundamental em ambos os casos, embora possas sempre usar liquido porque o substrato fértil não dura uma vida...

Muitas das vezes podemos chegar á conclusão que as plantas não crescem e algo falta no desenvolver das plantas... já assisti a alguns casos em que as condições estavam reunidas mas mesmo assim custavam a pegar. Conclusão; as plantas ou porque se tinha usado mudas ou porque eram envasadas, estavam de tal forma fracas que ao serem sujeitas às melhores condições demoravam muito a desenvolver. Mas ao fim de algum tempo com alguma paciencia à mistura é possivel reparar que começam timidamente a crescer e apartir desse momento tudo volta à normalidade... Por vezes não esperamos o suficiente porque pretendemos resultados e deitamos tudo a perder...

É preciso dar tempo ao tempo!!!

 

 

Em relação a blyxa estava de facto muito linda, mas penso que quando ela fica mais baixa e em alternacia com o tapete fica muit lindo.

É pena ter que retirá-la do layout, gosto muito da planta mas não tenho planos para ela no actual.

Neste momento acredito que com a iluminação actual ela crescesse de forma bem diferente, o uso de 10.000k em algumas plantas faz bem a diferença.

 

Creio que foi neste tópico que já coloquei uma questão relacionada com o Elos Terra...  O meu substracto Elos Terra já tem mais de um ano e estava a pensar em aplicar TerraUno. A minha dúvida é a seguinte. Se o fizer é possível que tenha um bloom de algas no aquário?

O que expliquei ao membro Arnaldo.N aplica-se a ti...

Tu é que tens de identificar se as tuas plantas aparentam alguma carência! Porque a indicação de que se deve usar um reforço do subtrato fértil a cada 6 meses ou 1 ano pode não ser o mais indicado para ti.

Não sei a quantidade de plantas que usas no teu áqua e as necessidades das mesmas. Assim é-me dificil de recomendar-te o uso ou não de TerraUno.

Mete aí o link para o teu áqua que depois opino sobre a utilização do TerraUno.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 193
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

08.jpg

 

Grande aquario, como sempre ;)

 

Apenas uma pequena pergunta, aqui á tempos meti um fio de aqueçimento do areao como o teu no meu aqua, mas notei que a temperatura subiu bastante! Tens isso sempre ligado? é que se deixo aquilo sempre ligado a temperatura sobe perto dos 30 graus! :|

 

Muito obg :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu cordão de aquecimento tem um regulador de temperatura, para áquas menores que 300L e acima de 300L.

Tive tempos em que a minha temperatura estava a 30º mas este factor devia-se ao facto de ter o áqua tapado e com 6x40W T8 a aquecer o áqua.

É lógico que no verão a temperatura tem tendência a subir... mas desde que tirei a iluminação anterior e substitui por 2 Lifetech de 4x36w cada, mantendo o áqua aberto as coisas normalizaram.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Filipe,

 

Então deve ser o mesmo problema que o meu, tambem tenho o meu fechado, deve ser do calor da iluminação.

 

Mas no meu caso não á muito a fazer já que faz parto de movel e não estou para comprar uma calha nova.

 

Que sugerias no meu caso? Desligo o fio durante o dia?

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas está provado que é mesmo o aquecedor de substrato?

Eu dúvido que seja esse o motivo, até porque necessitas de ter um aquecedor no áqua. O aquecedor de substrato não te aquece a água substituindo o convencional! Acho que a temperatura ambiente pode ser um dos motivos de tal temperatura, mais o factor de estar tapado.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Experimenta abrir as tampas superiores do áqua para veres se a temperatura baixa...

Se não resultar, desliga o aquecedor de fundo e vê o que acontece.

Acho muito estranho ser do aquecedor... terás isso regulado para >300L??? Mas mesmo assim não sei se te aqueceria a água de tal forma, porque a finalidade é apenas aquecer o substrato :|

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é o mesmo que tu tens, é pareçido, o que eu tenho é para aquas até 150 litros e o meu aqua tem 125 litros. Mas como foste a primeria pessoa que vi por aqui ter um decidi perguntar.

Amanha de manha vou desligar para ver o que aconteçe, é que vou estar fora 3 semanas e não queria deixar aquilo assim, tenho quem faça as TPAs mas nao queria o equipamento com problemas! :|

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Aqui fica uma actualização do "River".

Após a poda radical as plantas começam a deitar corpo e mesmo o tapete começa a dar um ar de sua graça.

Podei também a Eleocharis rente ao substrato para que os SAES não a levantassem e pelos visto resultou...

 

Devagar.... ele vai :wink:

 

20060618.jpg

20060713b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

 

Como todos os teus projectos está muito bonito, para mim o que gosto mais.

 

A meu ver quando tinhas a Blyxa do lado direito, na foto de 16/06 estava melhor, apresentando mais variedade de formas e realçando mais a Didiplis.

Sempre perferi o fundo mais claro, parece muito escuro. acredito que ao vivo tenha outro aspecto.

 

A Didiplis Diandra não deveria estar já com uma pigmentação mais vermelha? Tenho lido que poderá ser falta de ferro.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Didiplis Diandra não deveria estar já com uma pigmentação mais vermelha? Tenho lido que poderá ser falta de ferro.

 

Boas,

 

Neste momento começa a ganhar alguma cor. Acredito que com mais uns cm obtenha a cor desejada.

Quanto à blyxa, é muito bonita e sempre gostei muito da planta, mas... já não tinha mão nela!!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Passado um mês algumas coisas foram alteradas. Pretendo manter este áqua pelo menos até ao final do ano e após alguns testes na fertilização e algumas plantas, começo agora a moldar a flora de forma a proporcionar o melhor layout possível.

O musgo finalmente decidiu aparecer do nada e o tapete de eleocharis foi reforçado. Assim dará maior contraste e naturalidade ao hardscape.

A eleocharis anterior mantém-se, apenas reforcei com mais uns pés.

Antes de a plantar decidi fortificar o substrato. A eleocharis que existia tinha algumas dificuldades em crescer devido a 2 factores; os SAE's que teimavam em levantar os pés e o solo fértil estava bem mais fraco devido ao layout anterior.

 

Assim usei ELOS TerraUno para fertilizar o substrato sem ter de desplantar o áqua. Trata-se de pequenas cápsulas de fertilizante, muito semelhantes aos produtos farmacêuticos. Depois de enterradas no substrato com o uso de uma pinça a cápsula desfaz-se e volta a repor o substrato fértil inicial.

 

Aqui ficam as fotos do produto que usei.

 

20060827_3b.jpg

 

20060827_4b.jpg

 

20060827_5b.jpg

 

Fotos gerais do áqua:

20060827_1b.jpg

 

20060827_2b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe.

 

Que tamanho têm os teus SAE?

Acho um pouco estranho a tua eleocharis ainda não ter compactado :roll:

 

Está plantada há quanto tempo? Fazes ideia?

 

A minha experiência com a eleocharis (acicularis), diz-me que é uma planta que demora o seu tempo a adaptar-se ao aquário, e até começar a crescer.

Mas a partir do momento em que ela pega, e dando umas podas para incentivar o crescimento dos estolhos, não há nada que a pare.

 

Repara lá na diferença (espero que não te importes em estar a colocar fotos aqui no teu tópico):

 

A 23 de Julho:

plantado_23_07_06.jpg

 

A 28 de Agosto:

plantado_27_08_06.jpg

 

Em não adicionei eleocharis nenhuma. Apenas partes de runners que cresciam para sítios em que eu não queria, e voltava a replantar.

 

Que níveis de Fosfato costumas ter? Ou não medes esse parâmetro frequentemente?

 

Só mais uma coisa Filipe. O que é que amarraste aos troncos? Musgo? Qual?

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

Que tamanho têm os teus SAE?

Eu comprei-os ainda tinha o layout anterior, eles cresceram um pouco!

O mais velhote migrou para o áqua dos ciclidios, 1º porque era o causador de eu replantar mais de 20% dos pés de 2 em 2 dias; 2º deu-me jeito para limpar umas algas petecas que lá existiam :D Este SAE tinha aproximadamente 12cm, era adulto e mal comportado :roll:

Acho que de tanto replantar a eleocharis ela não aguentou.

Esta eleocharis não foi plantada de vaso, foram mudas que possuía neste mesmo áqua.

 

Acho um pouco estranho a tua eleocharis ainda não ter compactado ;)  

 

Está plantada há quanto tempo? Fazes ideia?

Foi plantada nos finais de Abril com as mudas que possuía. Depois comprei mais 3 vasos em finais de Maio ou inicio Junho. Quando a comprei já estava submersa há algum tempo... pareceu-me que não estava nas melhores condições e mesmo assim arrisquei.

Ela cresceu, foi podada.... e levantada. Os SAES ao limparem o fundo puxam ao de leve as folhas e ao fim de algum tempo elas saem...

 

A minha experiência com a eleocharis (acicularis), diz-me que é uma planta que demora o seu tempo a adaptar-se ao aquário, e até começar a crescer.

Mas a partir do momento em que ela pega, e dando umas podas para incentivar o crescimento dos estolhos, não há nada que a pare.

Eu com a eleocharis parvula no 60L nunca tive este problema, mesmo com os SAES... Mas uma coisa é certa os SAES do meu 60L estavam condicionados ao espaço e logo cresceram muito menos que no 240L.

Eu quando não tinha SAES no 240L ela pegava bem, o problema foi quando a desplantei (estava misturada com a glosso) para fazer um tapete apenas de eleocharis.

Separei melhor os pés para espalhar mais pelo substrato e apartir daí, ao minimo puxão lá vem o pé à superficie... mesmo com raiz!!!

Se desta as coisas não resultarem posso até passar 5h para apanhar os SAES... mas eles vão sair do áqua!

 

 

Repara lá na diferença (espero que não te importes em estar a colocar fotos aqui no teu tópico):

 

A 23 de Julho:

plantado_23_07_06.jpg

 

A 28 de Agosto:

plantado_27_08_06.jpg

 

Em não adicionei eleocharis nenhuma. Apenas partes de runners que cresciam para sítios em que eu não queria, e voltava a replantar.

Mas não possuis SAEs :) (10cm) :P porque senão nem Eleocharis nem Hemianthus :) mas uma coisa eles faziam, limpavam-te essas algas que tens nas pedras.

 

Que níveis de Fosfato costumas ter? Ou não medes esse parâmetro frequentemente?

Costumam andar nos 1ppm a 1.5pmm devido às fertilizações diárias de PO4.

É verdade que na altura em que a plantei não adicionava Po4 porque vinha de um trauma de algas como as que apresentas nas fotos, não arranjava forma de as exterminar... também não encontrava SAES à venda!!! Talvez a falta de Po4 no inicio tenha atrofiado o seu crescimento.

 

Só mais uma coisa Filipe. O que é que amarraste aos troncos? Musgo? Qual?

Foi o que sobrou da montagem do Syrah, o que comprei ao André Silvestre; Taiwan Moss.

Os SAE's também andaram a dar umas uma dentadas no gajo... mas acho que já desistiram.

O que tenho nas pedras, o tal que apareceu do nada!!! Depois de ter mirrado completamente devido às altas temperaturas é o musgo convencional.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Mas não possuis SAEs Wink (10cm) Twisted Evil porque senão nem Eleocharis nem Hemianthus Wink mas uma coisa eles faziam, limpavam-te essas algas que tens nas pedras.

Enganas-te :)

De momento tenho apenas 1, já que o outro resolveu armar-se em paraquedista (este também, mas vi-o em pleno acto e fui apanhá-lo).

 

Perguntei-te o tamanho, não por causa das algas, mas sim com o puxar as plantas. O meu tem cerca de 6 cm, mas raramente toca nas algas :)

Parece que já tomou o gosto à comida que dou aos Lamp-Eyes :D

 

As algas pretas sempre tiveram minimamente controladas no meu aquário, o problema foi que há coisa de 10-15 dias acabou-se-me o fertilizante de potássio, e eu sem balança/tempo para pesar e fazer novo :roll:

O resto acho que não é preciso contar...

 

Mas realmente, os SAE são umas pestes... quando se trata de manter plantas pequenas :P

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enganas-te :)  

De momento tenho apenas 1, já que o outro resolveu armar-se em paraquedista (este também, mas vi-o em pleno acto e fui apanhá-lo).

Mas o que tiraste, estava-te a levantar o tapete?

 

Perguntei-te o tamanho, não por causa das algas, mas sim com o puxar as plantas. O meu tem cerca de 6 cm, mas raramente toca nas algas :D  

Parece que já tomou o gosto à comida que dou aos Lamp-Eyes ;)

6 cm ainda é pequeno, mas com o tamanho do teu áqua ele vai demorar a crescer. Com esse tamanho ainda não é problema... mas deixa-o crescer que vais ver :P

Uma coisa que notei é que eles trabalham melhor em equipa que sozinhos. Se queres limpar isso tudo aconselho o uso de pelo menos 4 SAEs para esse volume. Quando as algas desaparecerem tira-los de lá.

Mete aí umas Neritinas para limpar essas pedras, elas fazem milagres :roll: No Syrah meti 3 e ao fim de 1 semana tinha as pedras limpas. Agora aproveitei para meter no 240L e já noto diferenças.

 

O resto acho que não é preciso contar...

 

Mas realmente, os SAE são umas pestes... quando se trata de manter plantas pequenas :)

Quando se acaba um dos fertilizantes é obra! Ficas com desiquilibrio e então a partir daí...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Mas o que tiraste, estava-te a levantar o tapete?

Não... nem a Hemianthus nem as Eleocharis.

Além do mais, eu não retirei o peixe. Ele é que saltou do aquário durante a noite, e deve ter caído para detrás do móvel.

 

A Eleocharis, ao início lá se levantavam uns pés quase dia sim, dia não. Mas a partir do momento que ela pegou, nunca mais se levantou nada.

 

A Hemianthus também é raro levantar. Mesmo quando podo e replanto, aí em média 1-2 pés soltam-se por semana. Nunca mais.

 

Mete aí umas Neritinas para limpar essas pedras, elas fazem milagres Wink No Syrah meti 3 e ao fim de 1 semana tinha as pedras limpas. Agora aproveitei para meter no 240L e já noto diferenças.

Hmm...

 

Quais? Eu de caracóis não percebo nada...

 

Por acaso, davam um jeitão, visto que as algas pretas são as únicas que eu nunca consegui erradicar por completo (os SAE quanto muito controlam-nas). Estas levaram com um pouco de H2O2 há uns 2-3 dias, e já estão a ficar brancas. Mas obviamente preferia um método não tão drástico, sem contar, mais natural :roll:

 

Obrigado desde já.

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Quais? Eu de caracóis não percebo nada...

 

Boas,

 

Desculpem na demora à resposta do Luís, mas como falei com ele por MSN acabei por não responder aqui.

Os caracois a que me refiro são os Neritina natalensis.

 

10 dias depois de meter as capsulas milagrosas já é possivel notar alguma evolução na Eleocharis... Seria falta de viagra?!?! :lol:

 

20060827_1b.jpg

 

20060905b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.