Construção de um "Oceanário"


Recommended Posts

Eu e uns amigos finalistas do curso de biologia marinha em peniche ficámos encarregues de projectar e construir uns aquários de capacidade de 3000 L nomeadamente um Amazónico, Barragem/rios portugueses e um de água salobra (Madagáscar). Gostaríamos que nos pudessem ajudar nos equipamentos básicos (sistemas de filtragem, iluminação) a utilizar bem como a respectiva manutenção. Se nos pudessem indicar onde poderemos obter o equipamento era excelente. obrigado abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão de serem 3000l é bem colocada (principalmente para quem entende de aquariofia)!

 

Tens de ter vários pontos em conta que não sei se já pensas-te e alguns que nem sei se sabes:

:D um aquario desses deve ser feito (montagem dos vidros) por uma pessoa experiente

:arrow: o aquario será inamovivel, quando o colocares num local deverá ser para a vida

:arrow: um aquario desse tamanho vai demorar meses até ter o ciclo feito e assim apostos para a colocação de peixes no mesmo

:arrow: a montagem do aquario irá demorar uns meses largos

:arrow: talves o principal, ou não! Não sei se estás consciênte da fortuna que irás gastar no aquario

 

Podes-me dizer quanto tempo tens para fazer o aqua ou os aqua?

 

PS: Aqui estão os maiores aquariofilistas de PORTUGAL e do BRASIL também, nunca divides disso :D

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, com membros como tu, o forum não há-de ir muito longe (para bem de todos nós espero estar enganado) ainda assim esperemos concretizar este projecto.

 

 

Parece que fui mal interpretado, dei a minha opinião sincera. Acho que é areia de mais para o vosso camião!

Se não gostaste de ouvir, isso já não sei. Mas eu dei a minha opinão para o teu bem, não para o meu... aliás a mim é indiferente. :D

 

Tens noção do tipo de vidro que tens de usar para um aquário com 120cm de altura? E o tipo de colagem que tem de ser feita?

 

Alias parece que não sou o único a ter esta opinião aqui no fórum.

 

um aquario desses deve ser feito (montagem dos vidros) por uma pessoa experiente

 

São vidros muitissimo caros, bastante pesados e que exigem cuidados que nós, ditos "normais aquariofilos" não temos esse conhecimento.

 

Boa sorte para o vosso projecto!

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas essas questoes foram muito pensadas e e por isso que isto e um projecto e nao tem que ser implementado a curto prazo. Afinal de contas somos todos finalistas e apesar de nao percebermos muito do assunto nao somos completamente leigos na materia. Estamos a utilizar este meio para obtermos mais informacoes que nos podem ser muito uteis.

Devo ja dizer que para alem destes "pequenos" aquarios temos um projectado de 54000 L (6x3x3) e esta tudo muito bem ponderado. Calculamos que a esse nivel nao nos poderiam ajudar mas se puderem qualquer ajuda e bem vinda.

 

Melhores Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, segundo o programinha de calculos para aquarios, a vossa filtragem para uma peça dessas deve andar entre os 270000 e os 540000 L/h :shock:

 

Iluminação entre os 16200 e os 48600W :shock:

 

Areão 16200 Kg :shock:

 

TPA's entre 5400 a 16200 L por semana :shock:

 

Não faço ideia se o programa é válido para aquarios tão grandes!

 

Mas nada é impossivel!!!! :D

 

Vejam este link, o ultimo exemplo

 

http://www.takashiamano.kit.net/step/more/...e/montagens.htm

 

e aqui o porgrama para calcular estas coisas todoas:

 

http://www.aquariofilia.online.pt/default....ename=downloads

 

E façam o favor de ir actualizando!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha gente aqui no forum que tem aquarios com essas dimensôes e penso serem pessoas normais da aquariofilia (com alguns anos de experiencia).

Não vejo qual o problema de alunos apoiados pela faculdade fazerem um projecto identico..

Tambem sou da opinião que 1,20 de altura é algo demasiado colossal :shock: mas n deve ser impossivel com um estudo cuidado dirigido por profissionais na area.

 

Ja agora.. acho que um projecto destas dimensoes n deve ser tratado com as regras da aquariofilia caseira... watt/litro por exemplo! Ou as TPA's não serão feitas com o metodo que utilizamos em nossa casa.. lol

 

Bem.. sou de longe a pessoa ideal para vos ajudar neste projecto mas deve haver alguem por aqui que vos dê informações ou contactos uteis.

De qualquer forma gosto muito deste tipo de projecto e vou gostar de observar a evolução se a postarem por aqui :shock:

 

Cumps e boa sorte! Tiago

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a primeira coisa a ponderar na minha opinião sao os custos!!!

 

a faculdade tem e quer mesmo gastar o dinheiro que é necessario para fazer isso?

 

depois há a questão do tanque: querem fazer todo em vidro, ou com 1-2-3 lados em betão por exemplo e só terem o vidro frontal.

 

Depois há a questão da manutenção.

 

É que vidro para uma coluna de agua de 1.2m é uma coisa brutal. Até sugeria que utilizassem acrilico ou o outro mais caro parecido com o acrilico mas mais resistente. (policarbonato?) penso que é disto que são feitos os vidros do oceanario.

 

para aquarios desse tamanho recomendo a utilização de filtros de lago ou então se o orçamento apertar, umas boas bombas e um seco/humido DIY com caixotes , muita cerâmica para a filtragem biologica, um pré filtro em rede metálica com limpeza diária para retenção de matéria orgânica maior e muita fibra a ser trocada para retirar o resto e deixar a agua sem detritos em suspensão.

 

Quanto ao amazonico podem decidir entre vários tipos, o que tem principalmente areão preto e branco, uns troncos lá metidos e pouca vegetação, penso que seria este o caminho a seguir para tornar a manutenção mais fácil, e depois optar por vegetação emersa mas com raizes dentro de agua, para ajudar na filtragem da agua sem exigir grande manutenção em termos de podas.

 

em alternativa poderão seguir um amazonico plantado, do genero orla do pantanal...mas penso que as podas e os cuidados com a quimica da agua exigiriam muita atenção.

 

Para terem ideias de especies recomendaria o:

 

http://www.cichlid-forum.com/profiles/ escolhendo a area da america do sul.

 

A nivel de barragens portuguesas penso que talvez contactos com o instituto de conservação da natureza vos dessem ideias de especies quer de fauna quer de flora, penso que o mesmo se aplicaria em relação ás plantas...

 

em termos de agua salobra, podem consultar o mongabay, que talvez vos dê informação, recomendo novamente vegetação emersa com raizes dentro de agua, o Mangal é muito bom para isso e é utilizado em aquarios de recife.

 

A nível de iluminação com 1,2m de profundidade, sem duvida que a HQI é o caminho a seguir, no entanto tentaria minimizar as especies de plantas a algo bastante fácil de manter e por isso nao necessitariam de muita iluminação até porque os gastos seriam muitos. Recomendo para boas cores nos peixes lampadas com 10.000K e que para alem disso teem maior penetração na coluna de agua.

 

 

 

Malta não custa nada ajudar, se bem que vcs deviam levar em conta os avisos que vos foram dados.

E já agora porque é que lutamos todos os dias no forum? por uma melhor aquariofilia em Portugal, por isso, projectos destes financiados por universidades deviam ser aplaudidos!

 

Mais alguma duvida, estejam á vontade por aqui ou MSN gostaria de ajudar num projecto destes!

 

P.S: Fbipt

um aquario desse tamanho vai demorar meses até ter o ciclo feito e assim apostos para a colocação de peixes no mesmo
o ciclo demora o mesmo qualquer que seja o aquario, e nestes aquarios a introdução de peixes pode ser imediata, desde que feita com calma, porque primeiro que a porcaria de 10 peixes crie amonia em concentração suficiente para ser perigosa, os peixes tinham que estar lá uns largos meses sem trocas de agua :shock: e sem bacterias

desculpem lá a comparação, mas se meteres 1 bebe a defecar para um alguidar ou 10 matulões a defecar para um rio, qual das aguas achas que vai ficar mais poluida mais depressa? :shock: desculpem lá a comparação de.... m**** :shock:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não estou a dizer que voces não sejam capazes de os manter nem por ventura da criação dos biotipos, de certeza que têm formação para isso, mas provavelmente não devem ter noção da concepção de um aquario dessas dimensões. Estou a falar uma coisa bem feita, apresentável e esteticamente perfeita e muito importante .... Segura!

Não sei quem vai pagar toda esta brincadeira mas de certeza que não estará disposto a gastar milhares de euros e ter problemas. A responsabilidade de um aquario desses não é pouca.

Duvido que alguma empresa te vai dizer como se faz pois se acontecer alguma coisa voces vao querer responsabilidades. E ninguem se vai atravessar por apenas ter dado opiniões. ´

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Para esse tipo de projecto, acho que:

 

Colocaste uma questão bastante generalista e pouco técnica, o que poderá levar a alguns maus juízos e/ou desentendimento sobre o vosso projecto por parte de membros mais experientes.

 

Se subestimaste os conhecimentos e experiencia de muitos membros que frequentam este fórum, enganáste-te.

 

 

Agora que já dei a descasca :shock::shock::shock::shock:

 

O projecto amazónico e o madagáscar é bastante viável, apenas a altura vos obrigará a custos bastante acrescidos em termos de iluminação. Para mim, não mais de 70 cm.

O projecto barragem/rios portugueses, acho que é de apioar a 100%, nada mais original aqui neste forum super concorido do que ver aparecer por aqui um biotopo português (preparem a máquina fotográfica sff)

a barragem só tem achigãs.......... tudo menos portugueses

Os rios, gostava de ver e patrocino no que for preciso.

 

De resto, tudo o que o just_me aqui posta é sempre correcto. Só acrescento que para aquários dessas dimensões considerem pesquisar na parte de água salgada sobre sump's

 

 

Como já fiz com outros membros aqui do "clube" tenho por aqui alguma documentação interessante sobre biotopos amazónicos e tipo mangal por isso se quiserem alguma informação em pdf adicionem.me no msn

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Antes de mais, obrigado Just Me

 

Ricardo

O que queremos neste momento eh ter algum Knowhow que nos falta.

Quando a valores para este projecto, pra ser sincero, eh coisa que pouco nos interessa agora, pois para alem da montagem dos aquarios, esta a ser projectado um edificio de raiz exclusivamente.

Caso o projecto seja aceite, os tanques iram ser montados numa sala pra ficar, pois tanques com 3000L sao relativamente faceis de transportar, mas um com 54000L eh impossivel.

Neste momento estamos em contacto com algumas empresas de construcao de aquarios, nacionais e internacionais

Ainda nao sabemos se vamos montar nos a maquinaria para os "pequenos" se deixamos tudo a cargo dessas empresas, vai depender dos orcamentos. O tanque principal vai ficar a cargo da empresa que se disponibilizar a contrui-lo e nos apresentar melhor relacao preco/qualidade.

 

Quando ao tempo de contrucao eh algo que nao nos afecta muito, o que nos preocupa eh ter a base pra apresentacao.

Quando ao financiamento, eh algo pra envolver a escola, CMP, empresas disponiveis a nos financiar, pois trata-se de aquarios de estudo/visita

 

Para alem desse aquarios, estamos a projectar aquarios laboratorios para estudos de biologia marinha, aquacultura, tecnicas de producao aquatica e fisiologia de animais aquaticos

 

O nos muito obrigado, se todas as sugestoes seram bem vindas

 

Ja tinhamos comecado um post sobre o projecto em

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=30982

 

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... parece que afinal ficou qualquer coisa por dizer da vossa parte :shock:

 

Quando falaram inicialmente em aquário de 3000L penso que a ideia geral do pessoal foi que vocês queriam construir por vós um aquário assim, o que é altamente desaconselhável dadas as especifidades técnicas de um projecto dessa envergadura.

pois tanques com 3000L sao relativamente faceis de transportar

Sim são... qualquer autogrua consegue passear um bicho desse tamanho sem grandes problemas.

 

Quando a valores para este projecto, pra ser sincero, é (palavra corrigida) coisa que pouco nos interessa agora, pois para alem da montagem dos aquarios, esta a ser projectado um edificio de raiz exclusivamente.

Quanto a mim vocês deveriam preocupar-se e muito com este aspecto pois se não houver financiamento, todo o vosso trabalho de planificação e projecto terá sido em vão.

Uma coisa desta envergadura é projecto para umas boas centenas de milhar de euros dada toda a componente técnica especifica e não me parece que as universidades portuguesas ou mesmo o estado estejam a nadar em dinheiro, especialmente agora no clima de contenção em que estamos.

Quanto a empresas eles não apoiam sem terem alguma prespectiva de retorno de investimento e mesmo assim é preciso um projecto bem elaborado e com apoios fortes.

 

Resumindo, desejo-vos muito boa sorte nesse vosso projecto e que as coisas andem para a frente.

 

Ficou-me uma duvida... que knowhow é que acham que vos falta?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não têm esses tipos de entraves só vos posso desejar sorte paciência e acho que todos aqui ajudaram para que tenham um grande projecto.

Não sei até que ponto vocês poderiam pedir informações ao oceanário e ao aquario Vasco da Gama tanto sobre vidros como com o resto do material porque falhas graves não seram bem vindas ao projecto!(Se calhar já o fizeram, senão fica a sugestão)

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Pois, secalhar nao fomos bem claros naquilo que pretendiamos.

 

Quando as informacoes do Oceanario, o nosso prof eh uns dos responsaveis do oceanario, responsavel pela compra e insersao de animais, e responsavel pelo tanque principal.

Ja tivemos oportunidade de ir ver o sistema de filtracao e de manutencao da agua deles, mas como podem imaginar, eh algo surreal, ocupa a area toda do oceanario por baixo dos tanques.

 

Estamos agora a combinar uma visita a parte de cima, zona de alimentacao e iluminacao dos tanques.

 

Ja entramos tb em contacto com o Aquario Vasco da Gama, onde esta a estagiar uma colega nossa, mas as informacoes sao escassas.

 

Quanto ao knowhow que nos falta eh mesmo em termos de tamanhos, tipos de filtros, iluminacao para este tipo de tanques, todos nos estamos habituados a mexer com aquarios de 120/200L nao muito maiores que isso. A ajuda que pretendemos era mesmo que nos informassem de marcas de material a utilizar, os melhores do mercado, coisas desse genero.

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto aos filtros, que tal falarem com os representantes das marcas? pode ser que vos possam ajudar com os equipamentos...

 

Boa sorte para o vosso projecto, com esforço, dedicação e paciencia vos vão lá. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Antes de mais deixem-me dizer que vieram ao sítio certo, pois se há aqui quem não tenha aquários desse tamanho, concerteza são poucos os que ainda não sonharam ter.

Se calhar, apesar de ser um projecto de curso, podiam dar mais informações sobre todo o projecto (como já foi dito), e o que tinham em mente.

Para serem aquários em vidro concerteza não podem ser pessoas sem experiência a construir aquários dessa envergadura, por isso serem vocês a montar os aquários está fora de questão.

Penso que os aquários do AVG devem ter essa capacidade, por isso podem ir lá pedir informações sobre como são montados, tipo e espessura de vidro, etc.

Para a espessura de vidro também podem consultar aqui www.garf.org.

Para a filtragem, o mais barato é como já foi dito aqui também, barris ou caixas de plástico com matéria filtrante, penso que o aquário de entrada da aquaplante usa o mesmo método de filtragem.

Penso que é um projecto perfeitamente viável, haja financiamento :).

 

O meu conselho sera no sentido de colocarem aqui o vosso projecto e ideias que já tenham, como materiais de construção, local, financiamento, desenhos, etc. Podem também ser um pouco mais sucintos nas espécies que querem colocar, bem como na flora.

 

Abraço e mantenham-nos informados

 

P.s- Projectos desta envergadura mexem muito com os membros do forum (que apenas podem sonhar com um :wink: ) por isso tenho a certeza que vão ter todo o apoio que precisarem da nossa parte.

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao knowhow que nos falta é (palavra corrigida) mesmo em termos de tamanhos, tipos de filtros, iluminacao para este tipo de tanques, todos nos estamos habituados a mexer com aquarios de 120/200L não (palavra corrigida) muito maiores que isso. A ajuda que pretendemos era mesmo que nos informassem de marcas de material a utilizar, os melhores do mercado, coisas desse genero.

 

Abraco

Boas

 

Na minha opinião pessoal vocês não encontram no mercado filtros para aquários dessa capacidade. Os filtros ditos convencionais vão quando muito até aos 1000L de aquário e mesmo assim é a palavra do fabricante.

De certeza que o conceito do ciclo do azoto não vos é estranho e num sistema dessas dimensões fazer TPA's parece-me algo abusado.

Assim apontaria para um sistema de filtragem com base em sumps e se calhar em 2 estágios. Num primeiro estágio filtragem mecânica e biológica e depois num segundo estágio usar plantas para vos limparem os nitratos da água, criando assim um sistema fechado.

Penso que será um bom desafio para vós conceberem um sistema de filtragem para um aquário dessa dimensão e calcularem as necessidades e fluxos de água de e para o aquário principal por forma a impedirem o aumento elevado de nitratos que vos obrigariam a TPA's. Embora a vossa área seja biologia marinha calculo que um projecto de um filtro com reaproveitamento de água não vos fique fora do alcance :lol:

 

Em relação à iluminação, a relação normal varia entre 0,5 e 1W/L. No vosso caso e dada a coluna de água apenas lampadas HQI vos conseguem dar algumas garantias de chegada de espectro luminoso ao fundo do aquário. Teriam de ter iluminção na casa dos 1500 a 3000w, que gera uma quantidade brutal de calor pelo que teriam de considerar sistemas de arrefecimento ou iriam cozer os peixes.

 

Para já e assim de repente não me lembro de mais nada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal! Sou um dos alunos do "oceanário" e antes de mais queria agradecer a todos os que se prontificaram a ajudar antes parirem de imediato para as críticas, algumas delas pouco construtivas...Tenho alguma experiência em aquariofilia mas claro, nada que se compare com este enorme desafio. A questão fundamental aqui e que me parece muitos de vós não terem percebido é que isto se trata de um projecto. Com isto quero dizer que não é um dado adquirido que esta obra vá para a frente mas sim que cabe-nos a nós dar-lhe formato para que seja, efectivamente, um plano altamente minucioso e pensado para que possa avançar caso surja interesse de diversas entidades entre as quais a faculdade mas principalmente organizações que financiam projectos de centenas de milhares de euros como a PADI, a FCT ou a Marine Biological Foundation. Assim sendo, o que pretendemos adquirir com este assunto e com vocês, supostamente os "experts" neste assunto, é apenas a partilha de informação directa ou indirecta acerca deste projecto. Obrigado e abraços a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não era de supor serem vocês a terem mais conhecimentos técnicos e cientificos para finalistas do curso de biologia marinha???

Não têm cadeiras de que abordem sistemas de filtragem, iluminação a utilizar bem como a respectiva manutenção???

 

Pelos vistos aqui há membros muito mais capazes do que em certas faculdades

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, como vocês (estudantes de biologia marinha), sou biólogo (formado) e posso dizer que onde trabalho www.mundoaquatico.org.br possuem 2 tanques: 1 de 14.000 litros (Intinerante) e outro de 22.000 litros (em formato sextavato) onde ha 7 tubarões lixas, e posso dizer que é muito mais viável e confiável fazer este de acrílico, pois geralmente este tipo de aquário há o toque de varias pessoas e com o vidro este se torna muito instável.

 

Em relação a filtragem, aquí possuímos 2 skimmers de 3m de altura, halimeda e acrilom, más não se deve aplicar a vocês.

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Hatchim

 

Como eh normal em todos os cursos, dão-nos umas noções, sobre as varias áreas de possível trabalho do curso, neste caso Biologia Marinha e Biotecnologia.

Em termos de bombas, filtros, iluminação o que nos dão são em cadeiras como aquacultura e técnicas de produção aquática.

As nossas áreas de estudo geral eh mais ligado a comportamento e áreas de “campo”

Em relação a aquariofilia não temos nada no curso, não eh suposto formar aquariofilistas, mas sim Biólogos Marinhos e Biotecnologos.

 

Heimer

Há alguma possibilidade de nos arranjar os planos do vossos tanques?

Se possível agradecia que envia-se para o meu e-mail.

 

Neste momento estamos a espera dos planos dos tanques do aquário de Ubatuba.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.