O Meu caixote de 700L de Reef!


Recommended Posts

Qual é o lado positivo de ter sido obrigado a vender tudo o que tinha do meu Reef anterior, material, peixes, rocha fiji e com todo a dôr que acarretou? A resposta é quase uma anedota:

- O que faz um aquariofilista de Salgados quando é obrigado a vender todo o seu aqua ? Claro... aproveita a oportunidade e Monta um Maior!!! :lol::twisted:

Hoje estou para aqui virado.

 

Bom, de facto depois de ter sido obrigado a desfazer-me do aqua anterior, estou a montar um aqua de 135x60x65 e vou colocar aqui detalhes do setup de forma a poder melhorar toda a configuração com as vossas preciosas opiniões. Já não é o primeiro e por isso tentei melhorar em relação ao anterior (pelo menos esforcei-me!)

 

vou colocar as imagens, setup e também pôr as minhas dúvidas a que agradeço os vossos comentários.

 

Setup

Pic_6432_1.jpg

 

Coluna Seca

Pic_6432_2.jpg

 

Contas - De facto só assentei no setup quando escrevi as coisas, e já que estavam feitas, aqui ficam, pode ser que ajude quem nunca as fez.

Pic_6432_3.jpg

 

Tipo de Móvel a construir

Pic_6432_4.jpg

 

Objectivo:

construir um Reef abundante em SPS e com cerca de 500L e o mais automatizado que o meu orçamento permitir. Infelizmente não considero para já no setup o refúgio Superior mas vou tentar deixar condições para o colocar mais tarde.

 

Setup

Aqua: 135Ax60Lx65Alt

Sump: 85x50x60

Iluminação: 2x250 HQI 10.000K + 2 x 54 T5 Actínicas

Bomba Retorno: Eheim 1262 3400 L/h

Circulação: 2x Turbelle 6000 (Max.7000L/H) + Controlador 1095

Escumador: Auquamedic turboflotor 1000 SL

Reactor de Kalkwasser DIY (editei - estava reactor de cálcio).

Tunze Osmulator

Osmose - Aqua Safe 6 estágios (tanto estágio credo! mas já vem assim...)

Reactor Cálcio - Ainda por adquirir, se não conseguir fujir-lhe!

50 kg de rocha morta (pratos, tonga e rocha normal)

40 a 60 kg de rocha Viva

 

Editei para acrescentar esta parte do móvel:

Estrutura em Ferro Galvanizado com metalização a quente a suportar o aqua.

Móvel a cobrir a estrutura em pinho mel devidamente tratado.

 

Questões e dilemas 8)

Setup:

Optei pelo sistema do cifão, já explicado pelo Apisto no forum. Já tinha utilizado cifão no aqua anterior, mas não desta forma e de facto 0% de ruído é irresistível para mim. Isso obrigou-me a fazer 3 furos, Um para o cifão, outro para o escoamento de segurança (se o cifão falhar) e outro para o retorno. Vou respeitar a medidas mínimas de "segurança" entre furos o que faz com que a coluna seca fique grandita mas acho que assim não vou ter problemas.

O Dilema foi a posição da coluna seca e dado o aquascaping que quero optei pela forma rectangular no vidro lateral como podem ver na imagem em cima.

 

Iluminação:

Optei pelas HQI de 250 mas sei que no próximo verão vou pagar por isso. Mas dado o objectivo dos SPS decidi assim. Talvez tenha de vir um chiller depois.

Qual a distância que aconselham a colocar a calha em relação à superfície da água? 25 cm?

 

Circulação:

Fiquei a pensar se não deveria ter escolhido o kit ts24 (12000L) mas falei com o tipo da Tunze USA e ele achou melhor esta opção e acabei por concordar visto o aqua ter 135 cm, se tivesse 150cm tinha optado pelo outro.

Já gora, Há um tempo atrás li aqui no forum que se pode transfromar estas bombas para ficarem como as 6100, qualquer coisa a ver com o driver, alguém pode confirmar ? (eu não sou de intrigas :angel: , mas acho que foi o Alexandre...)

Só para saber se é possível caso venha a precisar.

 

Escumador:

foi o único que escapou das vendas e por isso estava pensar utilizá-lo. No site da aqua Medic fala em aqua de 600L no máximo e por isso parece-me que este aqua merecia um pouco mais. Estive a ver os famosos H&S e o que eles aconselham até 850 litros 150-F2001 tem a mesma bomba do meu que é a a aquabee 2001 com needle weel (é assim que se escreve?), por isso só valeria apena se comprasse um peso pesado, o 200-1260 para 1200 Litros e este custa mais de 500€, até doi yikes !

Acham que vale a pena o investimento ? é que isso custo o reactor de cálcio e afins.

Na minha opinião vou ficar para já com este Escumador e depois logo se vê. De início a carga orgânica também é pouca (boa desculpa? bang ) e depois logo se vê.

 

Rocha:

Desta vez vou misturar rocha viva e rocha morta porque para o volume necessário doía muito se fosse só viva. Comprei a rocha no online Alemão, claro, a 4,18€ o kg, pratos, Tonga e normal, engraçado cheira ainda como se estivesse viva, mas não tirei tudo das caixas. Depois mostro.

Tenciono, tentar, fazer umas espetadas de rocha morta. Do género, toca a furar e colocar tubo fino de pvc, tipo espetada e fazer uma ou duas torres. Com a rocha viva não me atrevia mas com a morta, se a rocha ajudar, ainda vai.

 

 

Areão, DSBs e afins

Pois que ainda não decidi! cabecadura

No aqua principal não vou colocar DSB! apenas 4 cm de Aragonite sugar size, ou areão mais grosso. Tenho receio que com as Tuze seja um vendaval. Acham que com as Tunze a aragonite anda a voar? com este tamanho de aqua?.

A decisão pende para areão mais grosso que possa ser aspirado quando me apetecer.

Na Sump podia ficar uma DSB com 10 a 12 cm, mas vou ler mais um pouco, as opiniões dividem-se e eu até estava a ter sucesso em termos de nitratos sem DSB, simplesmente acho que demora mais um pouco de tempo a estabilizar um aqua novo.

Aragonite Sugar Size será de certeza, se não for DSB serão cerca de 5 ou 6 cm dela com alguma rocha e plantas.

Não vou aqui perguntar opinião sobre DSB dada a polémica e os posts específico que ainda estão por aí activos.

 

Reposição automática

Vou utilizar o Osmolator com o Reatcor de Kalk mas quero ver se consigo arranjar forma de a bomba estar sempre no liga desliga, mas não faço ideia como. Andam aí uns electrónicos com umas invenções e vou ficar atento.

Se alguém tiver soluções que queira postar agradecia.

 

Mais questões devem surgir mas já me estiquei a escrever. :oops:

Recomendo como leitura de fds. :D

 

Vamos lá a dizer mal! :2gunfire:

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Em primeiro lugar parabéns pelo teu projecto - parece que sabes bem o que queres e isso é excelente!

 

Qual a distância que aconselham a colocar a calha em relação à superfície da água? 25 cm?

 

O meu aquário tem 60 cm de altura e também com 2x250 tenho a calha a 30 cm - penso ser uma solução equilibrada e mesmo assim a temperatura é um problema!

 

Já gora, Há um tempo atrás li aqui no forum que se pode transfromar estas bombas para ficarem como as 6100, qualquer coisa a ver com o driver, alguém pode confirmar ? (eu não sou de intrigas  :twisted: , mas acho que foi o Alexandre...)

 

Também acho que foi o Alexandre!!!

 

Escumador:

Acham que vale a pena o investimento ? é que isso custo o reactor de cálcio e afins.

Na minha opinião vou ficar para já com este Escumador e depois logo se vê. De início a carga orgânica também é pouca (boa desculpa?  8) ) e depois logo se vê.

 

Acho que esse escumador é fraco para o volume de água do teu aquário - a Aquamedic é uma daquelas marcas em que eu considero sempre um volume superior em relação ao que eles dizem! Eu tenho para sensivelmente a mesma litragem um Shorty II...

 

Acham que com as Tunze a aragonite anda a voar? com este tamanho de aqua?.

 

Acho!!! Acho que poderias pensar em colocar apenas uma fina camada de areão de coral e pensar ainda em colocar uma ou duas bombas extra numa em que a água seria enviada para trás da rocha por forma a evitar a deposição de detritos.

 

A decisão pende para areão mais grosso que possa ser aspirado quando me apetecer.

 

É o que tenho feito sempre que faço uma TPA - parece-me até agora uma boa solução.

 

Na Sump podia ficar uma DSB com 10 a 12 cm, mas vou ler mais um pouco, as opiniões dividem-se e eu até estava a ter sucesso em termos de nitratos sem DSB, simplesmente acho que demora mais um pouco de tempo a estabilizar um aqua novo.

 

Com a quantidade de rocha que pretendes colocar penso que poderás não necessitar. No entanto eu tenho duas DSB´s - uma com 50x50x12 no refúgio superior e outra de 30x40x15 na sump.

 

Reposição automática

Vou utilizar o Osmolator com o Reatcor de Kalk mas quero ver se consigo arranjar forma de a bomba estar sempre no liga desliga, mas não faço ideia como. Andam aí uns electrónicos com umas invenções e vou ficar atento.

Se alguém tiver soluções que queira postar agradecia.

 

Aqui deixaste-me confuso! O que queres dizer com teres a bomba sempre no liga desliga??? Qual é o objectivo - eu tenho uma bomba peristáltica que está sempre a ligar e a desligar sempre que o nível baixa ou sobe. A água vem de um depósito que tenho ao lado do aqua, passando pelo reactor de kalk. Isto acontece a toda a hora do dia e teho cerca de 15 litros de evaporação diários - na minha opinião o ph do kalk é praticamente desprezível num volume de água como o meu, pelo que não me preocupo em colocar apenas de noite.

 

Vamos lá a dizer mal!

 

Não há que dizer mal!!!

 

Fica apenas um convite para me visitares, uma vez que o sistema que pretendes montar é em tudo semelhante ao meu - assim ao menos, evitas cometer os mesmos erros que eu!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Ufffff... acabei de ler!

 

Vamos ao que interessa, calculo que não tenhas espaço para construir um aquário maior, com esse entusiasmo todo é bem possível que em menos de 1 ano fiques com o aquário cheio e a precisar de um maior!!! Estando restrito a essas dimensões porque não fazes apenas uma pequena alteração que é optares por 65cm na largura e 60cm na altura?! Um aquário mais largo tem mais vantagens que um alto. Também subia um pouco o móvel para o nível de água estar acima dos olhos de forma a ser possível contemplar o aquário sem dobrar as costas. Fica mais ergonómico!

 

Não me parece boa ideia o refúgio na sump: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30557

 

Quanto ao areão optaria sempre por areia fina de coral (areia viva, aragamax sugar-size), para além de se dissolver lentamente contribuindo para o aumento da concentração de cálcio não armazena tão facilmente sedimentos como o areão grosso. Quanto à questão das bombas levantarem o areão o melhor será saber a opinião do Duarte Conceição que julgo ter bombas idênticas e também areia fina de coral.

 

Para adição de Kalkwasser gosto muito do Calcium Dispenser da Tunze, no entanto a Deltec tem também uns reactores excelentes! Não percebo qual é o problema da bomba estar sempre a funcionar?!

 

Queremos fotos!!!

 

Parabéns pelo projecto e boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... fiquei cansado.

 

Quero dar-te os parabéns pela organização e pelo projecto que tens em mãos.

 

Penso que o mais importante já foi dito, mas queria deixar alguma opiniões.

 

Em relação à iluminação é uma exelente escolha, mas para um aquario desse tamanho não vais ter problemas com a temperatura apenas no verão, penso que devias começar a pensar num refrigerador, equanto tens tempo para isso.

 

Coluna Seca - Penso que poderias cria 2 colunas secas em cada canto do aquario, desta forma já poderias ter um tubo vindo da Sump em cada canto para ajudar ainda mais na circulação.

 

Em relação ao deposito da agua da osmose, se por acaso tiveres espaço na sump podias colocar estes equipamentos dentro da mesma e desta forma poderias ter o proprio deposito dentro do movel.

 

Reactor de Kalk e Reactor de Calcium - Para já seria aconselhado utilizares um Reactor de Kalk, e adquirires um Reactor de Calcium apenas quando tiveres bastantes corais duros.

Para ambos sugiro a solução DIY ficando por 1/3 do preço dos de marca fazendo precisamente a mesma coisa.

 

Sistema repositor - Existem varios tipos de reposição automatica DIY ficando bastante mais baratos, tal como os reactores.

 

A transformação de uma simples Poewrhead em turbelle não é tarefa fácil, neste caso e para que nunca tenhas problemas sugiro mesmo as da tunze.

 

Escumador - Sugiro para o teu aquario o bom e velho AP600 da Deltec, dá perfeitamente.

 

DSB - Se colocares todos os equipamentos dentro da Sump ficas sem espaço para colocares a DSB, neste caso sugiro que a faças no aquario principal, 10 Cm são suficientes, e ficas com espaço para os equipamentos na Sump.

 

Essa historia do liga e desliga tb me faz confusão, a bomba que mistura o Kalk com a agua deverá estar sempre em movimento, a bomba que faz a reposição da agua é que deve ligar e desligar consuante o nivel de agua.

 

 

Abraço e boa sorte.

 

Vitor Pestana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além das questões apontadas pelos restantes ilustres :roll: membros, chamo a atenção para um pormenor que considero importante e que iria provocar problemas se não for corrigido: a kalkwasser não deve ser injectada para o mesmo compartimento no qual o escumador vai buscar água (assim como o reactor de kalk e o reactor de cálcio deverão trabalhar o mais distantes possível em termos do circuito de água).

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas opiniões e desculpem lá o tamanho do post mas a malta entusiasma-se...

 

 

O mistério do liga desliga da bomba do Osmolator.

Não me expliquei bem de facto. A bomba tem de ligar e desligar para repor o nível pretendido de água, mas queria dizer que não queria bomba a ligar/Desligar a cada segundo que a água evapora.

Mas vou deixar este ponto cair por enquanto porque preciso primeiro de pôr o Osmolator a funcionar e depois logo vejo se tenho dúvidas. Nunca o vi a funcionar.

 

Escumador - Diogo

Acho que esse escumador é fraco para o volume de água do teu aquário - a Aquamedic é uma daquelas marcas em que eu considero sempre um volume superior em relação ao que eles dizem! Eu tenho para sensivelmente a mesma litragem um Shorty II...

 

Eu já desconfiava que tinha de fazer um upgrade ao Escumador, mas para já não seria de admirar que arranque com o que tenho e depois compre outro.

 

Areão - Diogo

Acho!!! Acho que poderias pensar em colocar apenas uma fina camada de areão de coral e pensar ainda em colocar uma ou duas bombas extra numa em que a água seria enviada para trás da rocha por forma a evitar a deposição de detritos.

Vitor Pestana

DSB - Se colocares todos os equipamentos dentro da Sump ficas sem espaço para colocares a DSB, neste caso sugiro que a faças no aquario principal, 10 Cm são suficientes, e ficas com espaço para os equipamentos na Sump.

 

João e Diogo,

para já a ideia é colocar cerca de 2 cm de areão de coral no aqua e Aragonite fina no refúgio, cerca de 4 a 6cm . Apesar de não ir pôr DSB pretendo na mesma ter a bicharada detritiva/limpeza e algumas plantas para extracção. A decisão final está ainda por tomar.

 

Tamanho do Aqua - Ricardo Rodrigues

Vamos ao que interessa, calculo que não tenhas espaço para construir um aquário maior, com esse entusiasmo todo é bem possível que em menos de 1 ano fiques com o aquário cheio e a precisar de um maior!!! Estando restrito a essas dimensões porque não fazes apenas uma pequena alteração que é optares por 65cm na largura e 60cm na altura?! Um aquário mais largo tem mais vantagens que um alto. Também subia um pouco o móvel para o nível de água estar acima dos olhos de forma a ser possível contemplar o aquário sem dobrar as costas. Fica mais ergonómico!

 

Concordo que poderia ser um pouco maior, até tenho algum espaço, mas decidi assim para se enquadrar esteticamente na sala e em relação á altura pretendo mais tarde fechar o móvel em cima e acho que ia ficar muito alto, desenquadrado da sala (aspecto importante para a minha cara metade...).

Quando digo fechar falo apenas em colocar topo e lados para esconder desde o nível a água até ao topo da calha.

Visto de cima:

 

| Aqua...|

| Frente |

----------

Por outro lado, maior, significa maior investimento e achei que estava nos meus limites, afinal ainda são cerca de 650 litros úteis ao todo.

Também o Móvel já está a ser aplicado na estrutura de Aço Galvanizado e o aqua fica lá embutido por isso vai ter mesmo de ficar assim.

 

Chiler - Vitor Pestana

Em relação à iluminação é uma exelente escolha, mas para um aquario desse tamanho não vais ter problemas com a temperatura apenas no verão, penso que devias começar a pensar num refrigerador, equanto tens tempo para isso.

 

Vou fazer testes com água doce e depois logo se vê.

 

Vitor Pestana

Em relação ao deposito da agua da osmose, se por acaso tiveres espaço na sump podias colocar estes equipamentos dentro da mesma e desta forma poderias ter o proprio deposito dentro do movel.

 

Uma sugestão a considerar.

 

João cotter

Além das questões apontadas pelos restantes ilustres  membros, chamo a atenção para um pormenor que considero importante e que iria provocar problemas se não for corrigido: a kalkwasser não deve ser injectada para o mesmo compartimento no qual o escumador vai buscar água (assim como o reactor de kalk e o reactor de cálcio deverão trabalhar o mais distantes possível em termos do circuito de água).

 

Tinha lido que seria bom adicionar no compartimento do Escumador (não directamente na bomba do escumador) para precipitar fosfatos, mas sendo assim, a sugestão seria adicionar o kalk no compartimento da bomba de retorno?

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha lido que seria bom adicionar no compartimento do Escumador (não directamente na bomba do escumador) para precipitar fosfatos, mas sendo assim, a sugestão seria adicionar o kalk no compartimento da bomba de retorno?

Oi Pedro,

 

Sim, podes adicionar a kalk no compartimento de retorno, numa zona de maior corrente de água. O ideal seria adicionar mesmo directamente no aquário, mas como isso nem sempre é prático...

O seguinte tópico deve responder-te a esta questão sobre injecção de kalk à entrada de um escumador.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...recipita%E7%E3o

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quatro notas necessariamente breves porque infelizmente não pude ler o tema com a atenção que ele merece.

 

Em primeiro lugar digo-te que estou no mesmo barco que tu - tenho um 350 liros parado a atormentar-me a alma só à espera de resolver o tema do móvel :lol:

 

Em segundo lugar tem em atenção a capacidade de mexer dentro da coluna semi-seca (que é o nome que esse esquema deve ter). Esse problema pode ser muito complicado quer para atarrachar as tubagens quer para sacar de lá de dentro alguma coisa que não deva lá estar (um amigo meu que penso que visitaste já lá foi buscar os occelaris dele umas 5 vezes). No meu caso tinha um travamento sobre o canto e tive que cortá-lo parcialmente para poder ter acesso à coluna.

 

Quanto à reposição, o DIY resolve tudo. Tenho presentemente dois sistemas um num bidon onde estou a curar rocha baseado numa bomba da Tunze e outro no meu mini baseado numa electroválvula ligada a um bidon colocado acima do aquário. Nenhum destes esquemas custou mais de 40 Eur e até agora têm-se revelado infalíveis.

 

Skimmer: podes poupar na circulação e fazer um aquario de laguna. Podes poupar na luz e fazer um reef para moles fáceis ou um aquário de peixes mas não poupes no skimmer. O meu mini está a pagar o preço de ter funcionado 10 meses com um skimmer de pedra difusora. A Calepra do refúgio foi aguentando as coisas mas passado esse tempo a cyano instalou-se em força e apesar do upgrade do skimmer dá ideia de que veio para ficar :lol: Um skimmer está para o sistema como os rins estão para o nosso corpo. Se não assegura 100% de eficácia mais tarde ou mais cedo paga-se a factura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom post!

 

Se me permites também vou meter umas colheradas baseadas no meu sistema que tem alguns pontos em comum com o que pretendes montar e para o qual ficam desde já os meus votos de boa sorte!

 

Dimensões

 

Em primeiro lugar também eu te recomendaria um aquário maior, e se já tens a estrutura a caminho e se fica melhor enquadrado na sala com esse tamanho, não é de modo algum obstáculo para mais um belo recifal em Portugal :lol: .

 

Iluminação

 

Tenho precisamente 2x250 W + 2 x 54 e felizmente passei o verão descansado sem problemas de maior com a calha a 20-25 cm da superficie. Agora já a tenho a uns 15 e consigo manter a temperatura nos 25-26 º C. Bem sei que depende da localização do aquário, e da circulação do ar na divisão, mas apenas para te ilustrar que o facto de ires para as 250 não implica necessariamente a aquisição de um chiller.

 

Circulação e retorno

 

Também tenho as turbelle stream 6000 e o multicontrolador 7095. No meu aquário de 1.50 por vezes parecem-me insuficientes, mas acho que no teu serão suficientes...se bem que em SPS não há o conceito de circulação a mais, por isso pondera a eventualidade de um dia quereres meter mais uma bomba.

 

Por outro lado confirmo que as bombas dão para modificar. A única diferença das 6000 para as 6100 reside no transformador e não no driver (tenho quase a certeza absoluta e o Alexandre que confirme ou desminta porque de facto ele é que sabe destas coisas heheheh). A ser verdade podes sempre arranjar outro transformador e ter umas bombas de 12000 l/h.

 

No meu caso conforme o Ricardo menciona tenho areia de coral fino 1-2cm , apenas para agradar à minha cara metade, porque por minha vontade estava bem em bare bottom. Não é dificil mantê-la no fundo, mas ficas sempre nas zonas de maior confluência de corrente, com buracos. Se não queres ter estes problemas ... não utilizes sugar size.

 

Equipamentos

 

Concordo com o Nuno (apisto pffffff) quando ele se refere à aquisição do escumador.

 

Sem querer minimamente desvalorizar os Aquamedic, porque há quem os tenha e adore, se queres ter um bom aquário de SPS, adquire um bom escumador. Não há grande volta a dar. Todos os aquários de SPS fabulosos que tenho visto por cá e por essa internet fora tem em comum - boa iluminação, boa circulação e um bom escumador. E o H&S que referes é um bom escumador ... eu tenho um 200-1260 :lol: e considero um excelente investimento.

 

Os reactores começa pelo de kalkwasser - DIY ou marca conforme o jeito e a carteira :) ou então utiliza um sistema de bomba doseadora peristáltica. Partindo do principio que já tens o osmolador adquirido, podes solucionar o problema do liga-desliga de forma simples. Ligas a um temporizador e apenas adicionas kalkwasser durante a noite, assim o funcionamento é mais em contínuo do que estando sempre ligada.

 

Eu tenho um sistema com bomba doseadora e adiciono o kalkwasser no compartimento da bomba de retorno.

 

Rocha

 

Também tenho cerca de 25 Kg de rocha morta e está perfeitamente colonizada (amanhã ou depois já meto fotos mais recentes). As plates foram um engano no meu caso - eram enormes e para as utilizar tive que as partir. De resto os branches e a reef rock vieram com formas bem engraçadas e de facto também um pouco húmidas e a cheirar a mar...mas cá para mim são os gajos lá na Alemanha que borrifam aquilo para nos enganarem :lol::lol: . Ao preço que custa é uma excelente solução para complementar a RV.

 

Assim de repente não me ocorre mais nada ... mas também já é tarde...

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Cotter,

ok a reposiçãode Kalk vai ser no compartimento da bomba de retorno, Obrigado pelo esclarecimento.

 

Duarte Conceição, Nuno (Apisto) e todos os outros...,

está bem, não batam mais no ceguinho :) , estou a considerar comprar outro Escumador.

 

Duarte Conceição,

Podes e deves pôr a colherada, até porque vieste consolidar algumas questões:

- vai ser coral médio/grande para o aqua.

- vou comprar outro Escumador.

- Rezo para que tenhas razão em relação à calha e ao chiler. O meu móvel não vai ser totalmente fechado, talvez me safe. Por outro lado temos de ver o lado positivo da coisa: -não precisamos de aquecedores no Inverno!!!

- Circulação - fica em aberto mais uma Tunze para Circulação.

 

queria fazer-te ( a ti ou outros que também o tenham) umas perguntas sobre o H&S 200-1260:

- Se é silencioso ? pelo menos, suficientemente silencioso (tenho pancada com o silêncio do aqua!)

- Se utiliza uma só bomba, para captar água e fazê-la circular/adicionar bolhas dentro do Escumador. Não quero desperdiçar espaço com duas bombas, nem ter mais barulho ou vibração (mariquices!)

- Quais são os pontos fracos ? bom já sei que é!

 

Já agora, achas (acham) que o 150-F2001 que eles indicam até 850L seria suficiente?

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais parabens!!!! bigsmile pelo projecto :D

 

Como tu também eu me estou a aventurar numa coisa de maior porte, e tal como tu escolhi praticamente os mesmos equipamentos, as questões que colocaste também eu as tive e tenho (málditas dúvidas :D)

 

Deixame dizer antes de mais que o 150-f2001 é um excelente escumador, como h&s que é! Já vi um ao vivo e aquilo é excelente :) :D

 

 

Continua o projecto que está porreiro! Eu também vou continuar o meu! Amanhã começo o esqueleto do móvel :)

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me tudo muito bem estudado, parabéns. Prepara-te para as alterações ao projecto, que vão haver com toda a certeza. Nunca é tudo como pensamos no início :D bigsmile

 

Fiquei apenas com uma dúvida em relação ao desenho da sump, mas que pode ser mesmo ser devido ao desenho: A lateral esquerda do Refúgio, parece-me, no desenho, muito alta. Será nesse compartimoento (refúgio) que o nível da sump será controlado e com a lateral esquerda tão alta, se a evaporação aumentar sem te aperceberes, podes fazer secar a bomba de retorno.

 

Contudo, repito, pode ser apenas do desenho para exemplificar e na realidade ficar mais baixa do que parece, mas queria apenas alertar para este facto. :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro quero desde já dar-te os parabéns pelo post.

 

Tal como tu e o Luís estou prestes a arrancar com a montagem do meu futuro reef de 450L, acho que nos vamos ajudar mutuamente :twisted:

 

Brevemente abrirei um tópico com a minha montagem.

 

Boa sorte

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

queria fazer-te ( a ti ou outros que também o tenham) umas perguntas sobre o H&S 200-1260:

- Se é silencioso ? pelo menos, suficientemente silencioso (tenho pancada com o silêncio do aqua!)

- Se utiliza uma só bomba, para captar água e fazê-la circular/adicionar bolhas dentro do Escumador. Não quero desperdiçar espaço com duas bombas, nem ter mais barulho ou vibração (mariquices!)

- Quais são os pontos fracos ? bom já sei que é!

 

Já agora, achas (acham) que o 150-F2001 que eles indicam até 850L seria suficiente?

 

O H&S é um escumador suficientemente silencioso, não posso dizer que não se ouça, mas a mim não me incomoda.

 

De vez em quando o barulho que vem é da trepidação da bomba (respondendo já à tua outra questão é de facto uma bomba eheim 1260 apenas), uma vez que a minha sump é alta e tive que fazer um suporte em eggcrate para o escumador e bomba.

 

Acerca dos pontos fracos, para já é complicado apontar algum sem ser o preço.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha opinião (aliás como já te disse) o 150-F2001 é mais do que suficiente para o teu aquário! Já vi um a funcionar num sitema com cerca de 1000 litros e dava conta do recado!

 

A H&S é daquelas marcas que não inventa a capacidade dos seus aparelhos e de facto estou convencido que até os coloca mais baixo que a realidade. Como é óbvio se puderes avançar para o escumador acima é sempre benéfico...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, achas (acham) que o 150-F2001 que eles indicam até 850L seria suficiente?

 

Espero que sim porque o meu vai apontar para 450 litros brutos e esse é o escumador que lá tenho preparadinho para a coisa.

 

Quanto ao binómio luz/sobreaquecimento também aí estou no mesmo barco (2x250HQI + 2x54T5) com a agravante que o meu móvel vai ter de ser completamente fechado e insonorizado para não chatear a senhora que manda lá em casa. Prevejo ter muitas ventoinhas e vou furar uma parede para eventualmente passar uns tubos que permitam manter um chiller numa divisão mais fresca.

 

Quanto ao caso do Duarte, ele vive num local com tanto vento que as árvores crescem na horizontal ;) por isso, a casa está sempre fresquinha.

 

O melhor é arrancares agora no Invernozinho com muita ventoinha e manter abertura mental e financeira para lá para Abril/Maio no primeiro pico de 29 graus te atirartes ao cooler. Eu conto ter pelo menos 6 ventoinhas no meu sistema. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Uma das vantagens do H&S 200-1260 é a bomba que possui - Eheim 1260. É uma bomba de qualidade bastante superior à Aquabee.

 

Já espreitaste os escumadores da Deltec?

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom... então... aconteceu que liguei para o Carpinteiro e, sabem como é, o móvel estava ainda por acabar... que é que isso significa para um Aquariófilo de Reef ? claro, então ainda posso aumentar o aqua !!! :multi:;) .

 

Pois é, a pedido de várias famílias, venho informar que o aqua cresceu na traseira (para onde ainda era possível crescer) para 70cm, ou seja, agora é de 135Cx70Lx65A. Já está! e mais não dá!

 

Brevemente coloco o setup actualizado.

(é que se meter já tudo aqui a malta queixa-se que os posts são grandes! :D )

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

70 cm dão para um aquascape excelente! Esse facto é algo que invejo em muitos - não pude fazer mais de 50cm!!! :lol:

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana que vem as coisas vão andar um pouco, espero!

 

Esta é a imagem final da coluna seca.

Pic_6432_12.jpg

 

Dois furos em vez de 3. Com estes furos tenho a liberdade de montar, um Durso, Sistema do Cifão ou mesmo o meu sistema do aqua anterior, em que 60% da água ia pelo cifão e o restante por outro escoamento.

 

Retorno será feito por fora do aqua (por trás) a não ser que o Durso sozinho fique mesmo silencioso e aí aproveito o furo mais pequeno para fazer o retorno. Alguns testes com água doce logo vejo como fica.

 

Escumador 200-1260 vem já a caminho, pois... foi esta a escolha.

 

Osmose, se calhar meti o pé na poça, mas não resisti a este leilão no ebay que me levou a um vendedor na Alemanha que me fez lembrar em tudo as Aquasafe nos EUA:

http://search.ebay.co.uk/_W0QQsassZingaQ2aQ2aQ2a

 

Comprei o produto "Inga*** UMKEHR OSMOSE WASSERFILTER für's AQUARIUM" com 5 estágios que ficou por 101€ e mandei incluir a DI por mais 12€. Acabei por comprar também uma caixa com 24 filtros de substituição por 40€, mais leitorTDS, enfim mais transporte e uns "Surcharges" do Ebay, tudo 240€.

Em conversa ele deixou-me escolher a Membrana estre estas:

1. Applied Membranes Inc, made in USA

2. TFC Membrane, made in USA – wie Erstausstattung

3. Dow Chemicals/Filmtec, made in USA

Fiquei com a primeira por conselho dele por ser melhor para água mais dura.

Chega dentro de dias. Se for banhada eu depois aviso, agora já está!.

 

O Aqua ( que afinal ficou com vidro de 12mm) deve chegar no final da Semana, e até lá compro os Legos (PVC) para ligar tudo, ou seja o objectivo é encher o aqua este fds que vem.

 

Na verdade estava com esperança de ter alguma ajuda no transporte do aqua e da água do mar para o encher, mas não sei se me safo :)help

 

Não tenho carro que dê para transportar o aqua, pois a minha Zafira só cabe 120cm e tem 135cm. Para esta tarefa já tinha tido uma gentil oferta que ainda vou confirmar.

 

Para além disso acho que preciso de 4 pessoas para trazer o Aqua para casa.

 

Depois fica a faltar apanhar 720 L de água do mar. yikes . Se alguém emprestasse uma daquelas bombas maravilha ou indicasse onde posso comprar, seria óptimo.

Tenho de ver como vai estar a maré, espero que favorável.

 

O Transporte do aqua seria entre 5ªfª e Sábado e a apanha da água no Domingo de manhã. tudo ainda por confirmar, claro.

 

Em troca tenho boa disposição, muita cervejinha e Conversa, boa? :D

 

Peço desculpa partir do princípio que vão existir Voluntários, mas achei que tinha de tentar.

 

Se não houver está tudo bem na mesma e tenho de me desenrascar.

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora,

alguém que queira participar na compra de rocha viva ?

 

Quero comprar cerca de 50kg de rocha.

Da outra vez vez mandei vir directamente rocha fiji Premium da TMC e curei-a em casa, isso actualmente deveria ficar em 14 a 15€ por kg (mas era fiji).

Desta vez queria escapar-me a curar a rocha e por isso o melhor negócio que me apareceu foi rocha do Brasil, afirmado a pé juntos pelo logista (eu acredito) que é muito purosa e leve e com 80% de alga coralina. Desprovidade de animais (pequenos corais ou outros) é certo, mas isso não me importa.

Esta rocha será curada pelo logista antes de ser entregue.

 

Assim sendo, 50kg ficava a cerca de 14€/15€ kg e vou confirmar a encomenda, ou não, na 3ªfª ou 4ªfª depois de ver a rocha ao vivo. Se alguém estiver interessado, uma encomenda maior baixa o preço para todos. O preço só baixa se atingirmos multiplos de 50kg. Eu sei que não é fácil, por isso vou ainda sugerir ao logista multiplos de 25kg mesmo que com desconto menor.

 

 

Se alguém conhecer outras ofertas (logistas/particulares) agradecia que o mencionasse. A rocha da Indonésia não me atrai particularmente a não ser um lote muito especial que eu sei que às vezes aparece, muito parecida co fiji.

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

O armário ficou impecável. Eu faria mais uma fiada de furos na parte traseira ou então removia-a completamente. Assim o efeito caixa de ressonância estaria ausente.

 

O desenho da coluna seca com o posicionamento dos furos parece-me bem. já tens o passa-muros?

 

Abraço,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais