O Meu caixote de 700L de Reef!


Recommended Posts

Quanto à rocha não faço ideia mas no espaço lojistas concerteza que algum deles te há-de ajudar.

 

Em relação à altura da HQI, se forem de 250W, 20 cm é um bom ponto de partida. Não te esqueças de limpar os vidros dos projectores regularmente, a sujidade que se acumula "come" alguma intensidade que acaba por não ser aproveitada pelos corais mas que aparece igualmente na factura.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado Alexandre.

 

Agora vem a parte de encher um aqua com cerca de 700 Litrinhos... :?

 

Será que alguma alma caridosa me sabe dizer onde compro uma dessas bombas maravilha que se consegue ligar à bateria do carro ? sei que alguns colegas têm e se não se importassem de me informar onde compraram agradecia.

Já era uma grande ajuda.

 

Eu costumava recolher água perto da Praia dos Coxos em Ribamar (Ericeira), numa zona rochosa e correu sempre bem, mas para utilizar bomba fica um pouco longe do carro.

 

Alguém sabe um local perto da Ericeira em que se possa recolher água com a Bomba, ou seja, que o carro fique relativamente perto?

 

Zonas que pareçam seguras ainda não descobri nada.

 

Bem, depois talvez lance um apelo, pode ser que alguém não se importe de dar uma passeata para os lados da Malveira... :roll:

Voluntários precisam-se! em troca oferece-se #foodbeer e love you :wink:

 

Abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A solução ideal seria a aquisição de uma motobomba a combustível. Todas as experiências com bombas que se ligam às baterias dos automóveis que tenho assistido nunca correm bem.

 

Um dos principais problemas tem a ver com a fraca elevação que atingem e na zona onde colecto - cabo raso - torna-se uma desvantagem, uma vez que os modelos tradicionais (que podes ver em AKi's, Merlins e empresas de esgotos e fossas) não elevam a mais do que a 5-7 mt. E depois tens o problema de serem ou não submergíveis. As que são normalmente são para água doce ou fossas bem sujinhas e penso que a durabilidade graças à nossa amiga salitre é reduzida.

 

A motobomba é de facto a solução ideal, mas tem o contra do preço :roll: . Por menos de 150-175 € é difícil encontrar.

 

Eu acho que te devias juntar com o Alexandre (que também tem de apanhar 900 lt) e cravarem a do Paulo Serrano love you (se a tiver empresta de certeza!!) de Leiria.

 

Caso contrário ofereço-me para te ajudar a alombar mas apenas no Cabo Raso e ainda arranjo mais um ou outro para irem se for preciso.

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que te devias juntar com o Alexandre (que também tem de apanhar 900 lt) e cravarem a do Paulo Serrano Twisted Evil (se a tiver empresta de certeza!!) de Leiria.

 

Já decidi que não vou encher o aquário com água natural. Não tenho nada contra a água natural mas neste momento não tenho tempo nem logística que me permitam abraçar uma empreitada dessas. Vou usar água desmineralisada e sal artificial no enchimento, só nas TPA's é que recorrerei à água natural.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK Alexandre.

 

Duarte,

já tenho um bomba com gerador cabecadura , emprestada.

 

vou apanhar água no feriado dia 25.

 

Esta é a tablela das marés:

00:14 3.42 Preia-Mar

2006-04-25 06:32 0.54 Baixa-Mar

2006-04-25 12:46 3.35 Preia-Mar

2006-04-25 18:48 0.59 Baixa-Mar

 

Se for ao cabe Raso deve estar maré vazia ou maré cheia ? outra possibilidade é na praia da Assenta perto da Ericeira mas tem de estar maré cheia.

 

Com a bomba é rápido a encher mas só tenho vasilhame para 250L cabecadura . Por isso se puderes aparecer ou mais alguém que se queira juntar, agradecia. Se não houver mais ninguém pois lá irei sozinho.

 

Se houver alguém não possa vir mas tenha depósitos que possa emprestar (zona de Lisboa o zona de Mafra) eu iria buscar na 2ªfª e devolvo depois na 4ªf.

 

Para já tenho 50kg de rocha morta já dentro do aqua, 40kg de rocha viva chegam para a semana (ou 15 dias), mas assim já ficava tudo pronto.

 

Fica aqui uma foto com a rocha morta. Ainda não tenho a certeza como vai ficar depois o aquascaping mas deverá ser algo parecido. O objectivo era tapar a coluna e depois ter uma ilha mais pequena (a calha de luz estava ligeiramente inclinada para trás)..

 

Pic_6432_27.jpg

 

 

Abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pedro, eu gostava de ajudar a carregar essa àgua do Cabo Raso. No entanto, na terça-feira ( 25 ) não posso ir. Vou no Sábado ( 29 ) com o Naysel buscar uns litros. Se decidires ir no Sábado, diz alguma coisa. Sempre tens mais 4 braços para a judar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Eu tenho que ir à água no Feriado, por isso posso dar uma mão (e aproveito encho os meus jerricans mais rápido!!!) - tentei ir ontem mas o mar estava muito, mas muito mau! Não me lembro de ter visto ondas tão grandes no Guincho há muito tempo.

 

Liga-me se precisares de ajuda (939219183)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Octopus,

obrigado mas vou mesmo no Feriado. Sábado não posso mesmo ir.

 

 

Tabela das marés:

2006-04-25 00:14 3.43 Preia-Mar

2006-04-25 06:33 0.69 Baixa-Mar

2006-04-25 12:46 3.37 Preia-Mar

2006-04-25 18:49 0.74 Baixa-Mar

 

Em relação à recolha de água vou optar pelo Cabo Raso. Dado que a maré baixa às 18h49m, vou estar lá às 17h, penso que já deve dar. Se não der sempre se conversava um pouco até dar.

 

Todos são bem vindos em aparecer, confirmem só aqui com um post ou mp e, se levarem, digam só a litragem de vasilhame que levam para me ajudar.

 

Para não ficarem prejudicados posso pedir a bomba outra vez para outro dia e aí enche-se o vosso vasilhame outra vez.

 

Digam qualquer coisa rapidamente a ver se fica tudo bem organizadinho.

 

Luis Rodrigues,

conto então contigo, podes dizer que se levas vasilhame? se sim quantos litros ?

 

Abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com bomba não é mais fácil na maré cheia? Sempre são uns metros menos que a bomba tem de elevar a agua!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

obrigado, conto então com os teus 50 Litros.

 

Diogo,

aparece por lá e logo se vê quantos têm de ser sacrificados e gamar uma viajemzita até à Malveira.

 

Se a Vazia é às 19h49, vou lá estar cerca das 17h30, pode ser que já dê para ir enchendo.

 

Toda a ajuda é bem vida e podem sempre ir ver o aqua, beber umas bejecas e fazer umas conversetas.

 

Obrigado,

abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recolha de àgua - Mudança de Planos

 

As coisas mudaram radicalmente.

 

Apareceu um santo, a juntar ao que me empresta a bomba, que me arranjou 3 depósitos de e 200L e um transporte, mas só tem disponibilidade de manhã.

 

Assim sendo a recolha irá ser na praia de Assenta por volta das 7h30. Outra possiblidade é no pontão do porto da Ericeira, mas apanhando água no lado Norte (fora do porto, claro).

Quem quiser aparecer está à vontade, aproveita para encher os seus depósitos, mas em princípio estou completamente desenrascado, seja em litros, bomba ou transporte.

 

Fica aqui o meu Tel. 912305758 para quem tiver dúvidas.

 

Fica desde já o meu agradecimentos a todos que estavam a colaborar quer aparecendo quer avisando para as questões logisticas, marés etc.

 

Abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok!!!

 

De facto uam oportunidade a não perder. Eu a um feriado recuso-me a levantar às 7!!! :P:P

 

Assim sendo, desejo-te a maior das sortes nessa recolha e estarei no Cabo Raso a meio da tarde (altura em que a maré deve estar ainda cheia), para fazer a minha recolha quinzenal.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...