"Shell Nature" Tanganyika 160LT Update:24/01/2006


Mário Ribeiro

Recommended Posts

  • Replies 121
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Mário

 

 

Acho que a solução de colocares mais 2 é optimo,(na minha modesta openião) tenta por femeas se for possível :shock:, pelo menos já deves ter ai um macho dominate =D a exibir a coloração toda.

 

Cumprimentos,

David Lima

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas distinguir sexo deles é complicado.

 

Na loja o comportamente deles indicava um possível casal. Mas não é garantido. Hoje vou analisar melhor o comportamento deles e ponderar no que fazer.

 

 

Em relação às fotos vou dar ao "click" hoje :shock: Irei postar as fotos na secção Fotos e Videos (onde ja postei as anteriores).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso mesmo de ajuda.

 

Os 2 Julidochromis Ornatus (Yellow Zambia) que comprei :? acho que são 2 machos. Tenho um deles completamente encostado ao canto. Está "bem" mas se sai da área reservada (o canto superior traseiro esquerdo ) leva na tromba. Ele ainda tenta fazer frente mas não tem folgo para o outro. Só de "noite" com as luzes apagadas é que se esconde num cantinho e por la fica até de manha.

 

Já estou a ponderar comprar mais 2 mas não encontro... e não sei o que fazer. Preciso de sugestões / opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ser casal.

 

As julies são lixadas porque depois de formarem casal se forem demasiado stressadas (tipo mudança de instalações, mexidas na decoração) podem desfazer o casal e passarem a andar à porrada. (às tantas culpam-se uma à outra pela "desorganização" do lar :? )

 

Vai vigiando esses dois peixes. Aqui em casa aconteceu-me o mesmo mas agora já se toleram melhor.

Comprar mais é uma hipotese... sempre diverge a atenção do dominante.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Passados já alguns dias desde a introdução dos 1ª habitantes (2 x Julidochromis Ornatus) o ponto de situação pode ser resumido pelo seguinte "Julidochromis: O Terror".

 

Como ja aqui tinha descrito, um dos Julidochromis que adquiri tem uma agressividade extrema. Nos 1º´s dias encostou o seu "par" ao topo (qualquer movimento abaixo dos 30 cm de profundidade é punido com uma tareia). Fui aconselhado a adquirir mais exemplares.

 

Comprei (2 x Julidochromis Marlieri, eu sei da questão de juntar Juli´s "diferentes" mas não encontrei Ornatus e isto era uma medida de recurso). Os dois novos habitantes ainda resistiram às investidas do "pitbull" mas depois de 4 ou 5 boca-a-boca entre o mais corajoso e o "pitbull" desistiram. O malandro levou a melhor e neste momento os outros 3 estão completmente postos de parte...

 

O gajo não se deixa apanhar e ainda goza comigo. Entra de um lado entra do outro.. e se me distraio ainda da um dentadinha aos outros... à minha frente. Não tem vergonha.

 

O que é que eu faço ? Já mudei um pouco o layout... mas mais não dá..

 

 

AJUDA :D !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Parece o meu :?

No inicio também fazia isso ao desgraçado do colega, e foi de tal forma que só ele é que comia, o outro quase nunca conseguia tocar na comida.

 

Ao fim de algum tempo lá se começaram a entender e agora até se dão relativamente bem.

São peixes mesmo passados dos carretos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual dos conchiculas vais meter?

 

Com o julie a querer mandar no aquário acho que talvez seja melhor ires para conchiculas mais robustos. Nesse caso, tanto os similis como os multies são fraquitos demais.

 

Talvez os ocelatus , ou mesmo uns rufias (lamprologus meeli ou brevis) sejam a melhor opção dada a agressividade desse julie.

 

edit: mas eu aguentava os conchiculas uma semanita para ver como evoluem os julies.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito: gostei da forma como organizaste as pedras: muito diferente do que se costuma fazer, e muito mais bonito, acho eu! :wink:

 

Agora o que te queria perguntar era acerca das conchas: que conchas são e onde arranjaste?

 

Abraço! :evil:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como é do conhecimento de todos os que acompanharam e acompanham o evoluir desta montagem, o já baptizado "Julidochromis Ornatus var. Terror" está mais tolerante. Já deixa os outros peixes respirarem sem pedirem autorização. :roll:

 

O seu temperamente melhor um pouco (mas mesmo só um pouco).

 

Hoje decidi fazer uma pequena alteração de Layout para ver se isto melhora e então decidi colocar Rochas | Clareira | Rochas. Coloquei uns pezinhos de Cabomba de uma muda ao outro aquário (será que se aguenta ?) e amanha vou colocar umas anúbis.

 

Resultado: os renegados estão mais à vontade mas continuam a ser dominados pelo "terror". Continuo a aguarda a introdução do L. Ocellatus e espero que não tenha de acontecer o que já se torna previsível. Será que terei de reencaminhar o "Terror" ? Só o tempo o dirá.

 

Amanha colocarei aqui as fotos do novo layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como é do conhecimento de todos os que acompanharam e acompanham o evoluir desta montagem, o já baptizado "Julidochromis Ornatus var. Terror" está mais tolerante. Já deixa os outros peixes respirarem sem pedirem autorização. :roll:

 

O seu temperamente melhor um pouco (mas mesmo só um pouco).

 

Hoje decidi fazer uma pequena alteração de Layout para ver se isto melhora e então decidi colocar Rochas | Clareira | Rochas. Coloquei uns pezinhos de Cabomba de uma muda ao outro aquário (será que se aguenta ?) e amanha vou colocar umas anúbis.

 

Resultado: os renegados estão mais à vontade mas continuam a ser dominados pelo "terror". Continuo a aguarda a introdução do L. Ocellatus e espero que não tenha de acontecer o que já se torna previsível. Será que terei de reencaminhar o "Terror" ? Só o tempo o dirá.

 

Tenho outro "problema". A planta que tenho está a ficar "minada" de Filamentosa.... O que é que faço ?

Amanha colocarei aqui as fotos do novo layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update de 13 Setembro de 2005

 

tanga15nu.jpg

 

 

O novo Layout...

Não resolveu a agressivade do "malvado" mas melhorou um pouco.

 

 

Como podem ver tenho as pedras com "algas" castanhas e tenho o que penso ser algas filamentosas nas plantas :D vou começar a fazer pequenas TPA´s diárias para tentar elimina-las.

 

O pequeno filtro é um auxiliar na "limpeza" e juntamente com a pedra ajudam a baixar a temperatura oxigenando e movimentando a superficie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Já conseguiste controlar a Julie sp. "terror"?

 

Onde é que compraste as rochas? E as conchas?

 

Estive no MaxMat do Fogueteiro, e têm lá muita rocha, mas conchas não encontrei. :lol:

 

Na tua busca por rochas, encontraste alguma coisa dentro do mesmo tipo que tens mas mais escuras. É que pessoalmente acho estas rochas muito claras.

 

Obrigado e parabéns pelo aquário.

 

Ricardo Sousa

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que precisas de um novo aquario, pois vão começar os conflitos o que te pode trazer prejuisos.

 

Boas Pedro Vaz,

Não concordo contigo.Eu por acaso até gostava de ter outro aquário. Mas penso que não será necessário. Neste momento não existem conflitos "grandes" no aquário. Os Ocellatus estão ambientados e protegem-se os 3 bastante bem (inclusivé de mim que levo bastantes dentadas :) ). Os Marlieri ou são casal ou muito amigos e o Ornatus está "normal".

 

Boas,

 

Já conseguiste controlar a Julie sp. "terror"?

 

Onde é que compraste as rochas? E as conchas?

 

Estive no MaxMat do Fogueteiro, e têm lá muita rocha, mas conchas não encontrei. :)  

 

Na tua busca por rochas, encontraste alguma coisa dentro do mesmo tipo que tens mas mais escuras. É que pessoalmente acho estas rochas muito claras.

 

Obrigado e parabéns pelo aquário.

 

A Julie "Terror" foi novamente entregue à loja de origem. :D

 

As rochas e as conchas comprei-as no Maxmat da Moita (se vais ao do Fogueteiro, vais à Moita. Em relação à cor... Rocha calcária com buracos sem serem "claras" não conheço....

 

Obrigado pelo elogios :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que (palavra corrigida) precisas de um novo aquario, pois vão começar os conflitos o que (palavra corrigida) te pode trazer prejuisos.

Não concordo.

Os conflitos são normais em aquários de ciclideos africanos e em especial com peixes do tanganika.

Em caso de aquários equilibrados os conflitos são reduzidos ao minimo mas cada peixe tem a sua personalidade e se há peixes que toleram os companheiros, outros há que não.

Com ciclideos tudo é possivel :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois é meus amigos fui Pai :lol:

 

Um das minha femeas Ocellatus tem filhotes na concha. Como devem calcular estou super contente e com um sentimento de "missão cumprida".

 

 

Só os descobri agora e fiquei super surpreendido.

 

Mas chega de palavras e sentimentos. As imagens (fraquinhas em qualidade) falam por si.

 

 

DSCF2214.jpg

 

DSCF2215.jpg

 

DSCF2216.jpg

 

DSCF2217.jpg

 

 

Como podem ver pelas imagens ainda estou em luta contra as Filamentosas :?: E não liguem às caganitas do pleco. Vai ser mudado hoje para um aqua de 60cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena Ena :?:

 

É sempre muito recompensador quando os nossos peixitos nos presenteiam com criações... é sinal que estão bem tratados e que se sentem bem a ponto de procriarem.

 

Para mim é o culminar de um "trabalho bem feito". Parabéns pelos juvenis.

 

(Cá em casa também a fêmea pseudotropheus elongatus ornatus se está a preparar para ser "mamã" de novo :lol: )

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais