Bruno Nogueira

Membro
  • #Conteúdo

    434
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Bruno Nogueira

  1. Viva,

    Eventualmente posso considerar uma troca, mas o que estás a propor concretamente?

    Se calhar é mais fácil telefonares-me... (Telefone: 965369586)

    Cumprimentos

  2. Se os peixes na loja estão com PH baixo, a sua introdução repentina num aquario com PH alto pode mata-los. O que deves fazer é uma acomodação muito progressiva, isto é, ir adicionando lentamente agua do teu aquário à agua onde os peixes vierem... acrescentas um bocado de agua, deixar passar uns 15 minutos ou mais, depois mais um bocado e por aí fora. Quando o PH estiver igual pegas nos peixes e pões no teu aquário. Em relação às espécies... não compres os peixes sem saber o seu nome cientifico. No que diz respeito à alimentação, a tratarem-se de mbunas (pela descrição de uma das espécies, deu-me essa ideia), fornece-lhes comida para herbivoros. Boa sorte com isso :-D
  3. Acabámos por fazer um artigo para o portal www.ciclideos.com, está aqui -> http://www.ciclideos.com/artigo-15.html
  4. As saídas de agua para os filtros devem estar todas do mesmo lado. O objectivo é ter os filtros todos a trabalhar como um conjunto e não cada um para seu lado. Se puseres as saídas todas do mesmo lado vão formar uma corrente unica mais forte ao passo que se não o fizeres é provavel que geres correntes que se anulem. Em suma.... saídas todas do mesmo lado - Atenção que estamos a falar de um cenário "ideal" onde consigamos obter o maximo de proveito da capacidade dos filtros. Na practica é uma questão de bom senso... se a filtragem mecanica estiver a resultar, não há motivo para alterares. Fica bem banana rock
  5. Acho que está bem assim, no entanto os Fuelleborni costumam ficar grandinhos mas depois vais avaliando o estado da coisa com o decorrer do tempo. Boa sorte com isso, vais no bom caminho. Mostra-nos o aquário e vai-nos mantendo a par das alterações. Fica bem.
  6. Olá. Acho que 4 Espécies é o ideal para setup inicial, apartir daí podes avaliar como se estão a dar a espécies e ver se haverá lugar para mais alguma. Eu desconfio que com essas dimensões aguentas na boa 4 espécies ou no máximo 5. Recomendo-te então que começes com 4 espécies e com apenas 1 macho de cada uma delas. Em relação a femeas escolhe casal para algumas espécies e 2 ou 3 femeas para outras espécies. Espécies - só uma ideia geral. (quem escolhe o género e a população és tu consoante o teu gosto pessoal) - Labeotropheus (acho que ficaria bem no teu aquario 1 macho e 2 femeas) - Cynotilapia (acho que ficaria bem 1 macho mais 1 harem de femeas, têm um comportamento social muito marcado) - Pseudotropheus/Labidochromis/Iodotropheus/Metriaclia/Tropheops (outras espécies que deves estudar e optar) - Melanochromis (não escolheria nenhum por corres o risco de teres excesso de agressividade, se os quiseres manter coloca-os em ultimo lugar) Agora é pensares nisso com calma e começares de novo com deve ser. Quando tiveres uma ideia da fauna que pretendes cá estaremos para comentar relativamente a possiveis incompatibilidades. Fica bem
  7. Essa quantidade de peixes e espécies é exageradissima. Na realidade acho que não consigo recomendar nada dentro dos mbunas para esse aquário. Acho melhor ires para Anões Sul-Americanos, Rios Africanos ou conchiculas do Tanganika.
  8. Respondendo à questão de que fauna seria apropriada, acho que Mbunas ficariam aí muito bem. Investe um pouco de tempo a pesquisar espécies dentro dos mbunas no que diz respeito às suas caracteristicas. Deixo-te aqui duas sugestões de onde poderás encontrar alguma informação sobre mbunas: http://www.ciclideos.com/index.php?show=especies (em português) http://www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=2 (em inglês) Podes também ver aqui alguns exemplos de aquários de ciclideos, entre os quais encontrarás alguns exemplos de aquários de mbunas com dimensões semelhantes às do teu aquário. http://www.ciclideos.com/index.php?show=aquarios (tem duas páginas) Depois de teres feito o teu "estudo", partilha conosco as espécies que te agradaram e apartir daí podemos ajudar-te no que diz repeito a quantidades e compatibilidades. Até mais.
  9. Na realidade não estás a combinar apenas malawi com tanganika... Tens de facto: - Malawi - Tanganika E ainda: - nigrofasciatus (americano) - kribensis (fluviais africanos) - papagaio (laboratório) O melhor que tens a fazer é fazeres uma selecção dos peixes que aí tens, trocando-os de forma a ficares com peixes cujas necessidades sejam comuns, senão haverá sempre peixes que não estão em boas condições. Contudo não desanimes, todos nós já cometemos erros... é tempo de levantar a cabeça e compor isso de forma a ficares com os peixes satisfeitos - Tens aí um bom aquário, toca a tirar partido dele!
  10. Se usares da praia convém lava-la com agua doce corrente, de resto até acho aconselhavel porque tem restos de conchas que ajudam a subir o ph da agua. Pedras a gosto bem combinadas para dar origem a bons esconderijos. Ter cuidado com rochas cuja textura possa ferir os peixes (como a coralina). Em fugas rápidas podem roçar nas rochas e magoar-se... Valisneria giganteaFeto de java Anubia Esponja e ceramica. Sim. Nenhum, é a melhor opção - é bonita, boa e barata Depende do tamanho, mas normalmente conchas não é bom, os peixes se entram muito fundo depois podem não conseguir sair. Faz a selecção das espécies com bastante cuidado e não compres os peixes em qualquer lado. Se precisares de ajuda apita. Boa sorte
  11. Vê na embalagem das capsulas de bactérias quanto tempo demora. Espera até o ciclo estar concluido. Depende.
  12. Vê aqui a ficha da espécie -> http://www.ciclideos.com/index.php?show=especies&id=37
  13. As ampulárias (Pomacea Bridgesii) não comem plantas.
  14. Areia ideal não há, há as que servem e as que não servem. A areia da praia serve e recomenda-se.
  15. É uma femea e está de boca cheia... Fora de brincadeira, é muito complicado identificar femeas assim... pode ser muita coisa... pode ser um hibrido também... é dificil. Quando comprares peixes exige que te digam o nome cientifico das espécies que levas. É a melhor forma de saberes o que tens... com excepção de exemplares de alta qualidade (F0, F1, F2) é sempre complicado fazer este tipo de identificações. Mesmo que te digam que é isto ou aquilo nunca o dirão com 100% de certezas. Fica bem.
  16. Eu uso mangueira que ligo ao adaptador do chuveiro. Uma ponta no chuveiro, outra ponta no aquário e cá vai disto. Para encher é abrir a torneira, para vazar basta ferrar a mangueira e depois soltar a mangueira do chuveiro. Quanto ao cloro não adiciono nada, limito-me ligar a areação ao máximo para estimular a evaporação do cloro.
  17. Elá... já vi que não brincas em serviço!! Hm... percebo que não queiras estragar a estética da coisa... mas não acredito que aumentando a potencia da bomba da sump consigas uma filtragem mecânica eficaz... Até pode dar, mas precisavas de um power dos diabos. Os filtros internos iriam de facto ficar sempre visiveis, os fluval 4 plus, são granditos... mas umas powerheads estratégicamente apontadas e ocultadas por rochas podia ser um meio termo interessante. Naaaah... a contribuição positiva que as plantas poderiam dar seria na filtragem biológica, na medida em que iriam consumir alguns dos nitratos. Mas fazer desaparecer a caca não... eheheheh. No entanto, com oscares por perto estariam condenadas à partida. Eles são um bom garfo. Fica bem!
  18. Eu acho que sump para um aquário com esse fim não é de todo o mais apropriado. A sump é muito boa para manter uma enorme colónia de bactérias e para ganhar litragem. Bactérias é coisa que não precisas de te ralar... lembra-te que deves ter uns 50 kg de areão (senão tiveres mais) e litragem é coisa que não te falta. Em termos de filtragem mecânica, que é o que realmente te está a fazer falta, podes dar uso á sump, mas para isso tens que ter aí muita movimentação de àgua (2500 L/h) não é o suficiente para levantar a porcaria do fundo num aquário de 800L. Sugiro que coloques nesse aquário 2 filtros internos fluval 4 plus (ganhas filtragem mecânica + movimentação de agua) ou então umas powerheads estratégicamente apontadas de forma a levantar a caca do chão conduzindo-a para a entrada da sump. Como complemento aspira o areão a cada TPA. Fica bem
  19. Nada de errado com o teu aquário, dá tempo ao filtro que a água fica cristalina, se vires não vires progressos de dia para dia põe lã de vidro no filtro e fica logo impecável em poucas horas. Boa sorte.
  20. Partilha conosco o projecto, isso é muito interessante.