"Shell Nature" Tanganyika 160LT Update:24/01/2006


Mário Ribeiro

Recommended Posts

Como alguns sabem tornei-me um apaixonado deste pequenotes e tenho lido bastante sobre eles mas acho que ainda não estava preparada para ser papá já :?:

 

 

Alimentação ? Tenho aqui comida para alevinos da Sera. É indicado ? Alternativas ?

 

Tenho agora aqui uma questão a que sinceramente não encontro nenhuma resposta.

 

Até quando a progenitora os vais criar ? Vai continuar a ter posturas ?

 

É como já disse fui apanhado desprevenido e ainda não tinha aprofundado a questão do pós reprodução. Só o antes :lol: E pelos vistos fui bem sucedido e tenho de agradecer a muitos de vós que me ajudaram.

 

E claro ao Ricardo Pinto a quem adquiri os Pais.

 

 

PS - Espero que os Julidochromis não façam estragos, mas acho dificil :lol: A femêa está 200% alerta ;) Basta encostar ao vidro salta-lhe a tampa :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 121
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Alimentação ? Tenho aqui comida para alevinos da Sera. É indicado ? Alternativas ?

Serve. Podes também esmagar os flocos dos papás que os pequenotes comem o que sobrar dos papás.

 

Provavelmente para já não vão precisar dessa comida... só quando começarem a sair "da casca" é que irão comer.

A fêmea vai guardar a prole por um tempo mas posteriormente irá procriar de novo.

 

Quanto a sobreviverem... só com o tempo, é possivel que um ou outro seja comido.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimentação ? Tenho aqui comida para alevinos da Sera. É indicado ? Alternativas ?

 

Artémia recemnascida será a melhor opção. Em alternativa qualquer comida esmagada também serve.

 

Tenho agora aqui uma questão a que sinceramente não encontro nenhuma resposta.

 

Até quando a progenitora os vais criar ? Vai continuar a ter posturas ?

 

Quando começam a sair da concha, a progenitora está-se nas tintas para eles, estão completamente por conta deles. O que eu normalmente fazia, quando eles começavam a desaparecer era tirá-los para uma maternidade.

Ela vai continuar a reproduzir-se a todo o gás, são pior que coelhos :?:

 

É como já disse fui apanhado desprevenido e ainda não tinha aprofundado  a questão do pós reprodução. Só o antes ;) E pelos vistos fui bem sucedido e tenho de agradecer a muitos de vós que me ajudaram.

E claro ao Ricardo Pinto a quem adquiri os Pais.

PS - Espero que os Julidochromis não façam estragos, mas acho dificil :lol: A femêa está 200% alerta :lol: Basta encostar ao vidro salta-lhe a tampa :lol:

 

Pois...mas quando eles andarem a passear pelo aquário sem destino, aí vai ser dificil mantelos inteiros :lol:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena....fui avô!!! :lol: Fico muito contente por já os teres reproduzido. É sinal que ofereceste as melhores condições para os manter :lol:.

 

Alimentação ? Tenho aqui comida para alevinos da Sera. É indicado ? Alternativas ?

 

Eu no meu caso dava uma mistura de várias comidas que desfazia na picadora, ficavam quase em pó. De certeza que com artémia eles crescem mais rápido mas assim também não há problema. Penso que essa comida que tens aí da Sera pode servir por uns tempos.

 

 

 

 

Até quando a progenitora os vais criar ? Vai continuar a ter posturas ?

 

Se o casal tivesse sozinho, a progenitora em determinada altura passava os filhos para o pai e tinha nova ninhada. Mas como tens mais peixes que possivelmente podem tornar-se predadores, aconselho-te a separar os peixes para uma maternidade.

 

Eu só obtive sucesso na criação de ocellatus estando eles sozinhos. Também quando não estavam sozinhos, estavam com uns altolamprologus calvus, conhecidos por serem predadores no habitat natural :D

 

Força nisso :lol:

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles já começaram a "vadiar" pelas conchas circundantes. Acho que vou passa-los então para uma maternidade. Tenho receio do Julidochromis Ornatus. Os 2 Marlieri parecem-me muito menos problemáticos.

 

Actualmente tenho os Ocellatus, Multifasciatus e Julidochromis Ornatus e Marlieri.

 

 

Acho que não vou arriscar a ninhada e vou muda-los para uma maternidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Update:

 

7 de Novembro de 2005.

 

Da postura de Ocellatus só ficou 1. Neste momento está na "maternidade"..

 

Alterei o layout na tentativa de diminuir o atrito entre Ocellatus e Multis.

 

Funciona a .... 60%

 

O Multis passaram para parte de trás da parede de rocha. Estéticamente não está lindo mas funciona muito bem. :shock:

 

 

pic14ef.jpg

Geral

 

pic20sj.jpg

Zona mista. Longe dos olhares do macho Ocellatus, esta zona é habitada por Julidochromis, os Multis (dão uma voltinha de vez em quando) e uma fêmea Ocellatus.

 

Falta fotos da malta Multifasciatus... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gosto do actual layout, tira qualquer noção de profundidade. As pedras devem estar encostadas o mais atrás possível. Também acho que tens pedras a mais para um aquário onde tens alguns conchicolas, não te esqueças que os conchicolas são alérgicos às pedras, não se sentem seguros com tantas pedras.

Esse layout tem outra desvantagem, precisas quase de uma lupa para veres os peixes :lol::lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Update: 29/11/2005

 

Novidades Fauna

Adicionei 2 Julidochromis Marlieri na tentativa de conseguir establecer um casal. Actualmente a população Marlieri é de 5 elementos.

 

Neste momento a população de L. Ocellatus é de cerca de 25 elementos. À partida pode parecer exagerado, mas se considerar-mos que 22 tem o tamanho de uma cabeça de alfinete 8) não será exagerado :shock:

 

Pois é ! Para quem ainda não percebeu os meus Ocellatus reproduziram novamente (infelizmente a taxa de sobrevivência na postura anterior foi de 0%) e visto que desta vez as 2 fêmeas tiveram os "filhotes" na mesma altura , adoptei 2 métodos diferentes. Separei uma concha (com cerca de 17 alevinos) numa maternidade e deixei a prol da 2ª femêa à "vontade" pelo aquário.

 

Em relação À maternidade estou a usar um modelo de plástico que é "normalmente" utilizado. Cobri o fundo com areia e coloquei uma cocha. É notório o bem estar nos pequenos, pois sentem que estão em segurança. Para os que pretendem seguir o método da separação recomendo que o façam durante os primeiros dias em que os pequenotes saiem das conchas... pois nesta fase eles ficam sempre por perto da entrada da concha, local onde se abrigam quando se sentem ameaçados. Torna-se portanto bastante mais fácil reuni-los e transferir posteriormente a concha.

 

 

Logo colocarei aqui fotos actuais do aquário e dos meninos :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Update de 07 Janeiro

 

Finalmente livrei-me das algas e de todos os problemas :D

 

Aqui ficam as fotos

 

dscf23098dw.jpg

Um vista geral

 

dscf23234zz.jpg

Umas visitantes temporárias... Não é "Xhor Cemilis"

 

 

Como perceberam as Anúbias não são para ficar... a não ser que o Sr. Cemilis (lol) não as queira.. caso contrário tenho ali um espacito :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Update: 24 de Janeiro de 2005

 

Lista de Habitantes

 

1M 2F Lamprologus Ocellatus

 

Com dezenas de pequenos alevinos. 6 a 8 com mais de 1,5cm.

 

1M 1F Julidochromis Marlieri

 

Finalmente consegui formar o casal e já tenho uma postura (8 a 10 alevinos avistados).

 

Foram retirados os restantes habitantes (Multifasciatus, J. Ornatus e J. Marlieri)

 

 

aquario23jan4iq.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A isso se chama arrumar a casa, se te concentrares só nessas 2 espécies acho que não te irás arrepender, tanto uma como outra são das minhas preferidas.

Julidochromis Marlieri também já tenho criações ocellatus é que nem por isso, tambem tenho 1 "trio odmira" mas resta saber os sexos!

 

Se quiseres ter um controlador populacional e muito interessante peixe! coloca um altolamprologus calvus.

 

Parabéns,

JS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais