C Mocho Publicado: Quinta-feira às 22:38 Publicado: Quinta-feira às 22:38 Não te preocupes que esse bicho é de aço e volta a rebentar... se quiseres uma proteção extra, coloca uns bocados de película aderente por cima das zonas do musgo para manter a humidade mais alta. Se ele ficar castanho não dês o caso como perdido, pois esse menino tem uma capacidade de regeneração maior que Cristo! Quando encheres o aquário ele voltará a marcar a sua presença e depois de veres que agarrou, não temas descartar as partes castanhas, que ele recuperará rapidamente e ainda mais bonito. Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Quinta-feira às 23:09 Autor Publicado: Quinta-feira às 23:09 21 minutes ago, C Mocho said: Não te preocupes que esse bicho é de aço e volta a rebentar... se quiseres uma proteção extra, coloca uns bocados de película aderente por cima das zonas do musgo para manter a humidade mais alta. Se ele ficar castanho não dês o caso como perdido, pois esse menino tem uma capacidade de regeneração maior que Cristo! Quando encheres o aquário ele voltará a marcar a sua presença e depois de veres que agarrou, não temas descartar as partes castanhas, que ele recuperará rapidamente e ainda mais bonito. Obrigado pelo teu comentário, Mocho. Fico um bocadinho mais aliviado com a tua resposta. Em último caso, talvez tenha que o substituir... o que não seria grave, já que é uma planta relativamente barata. Tirá-lo é que não, porque ficaria com muitas marcas de cola nas rochas. Entretanto estive à conversa com o ChatGPT (isto agora vale para tudo) e ele aconselhou-me a reduzir o tempo diário de luz. Diz que o musgo não está "perdido", como tu também disseste, e que geralmente ele fica um pouco castanho durante a adaptação mas depois "renasce". O problema é que o tempo de luz (as 12H) é demasiado para ele recuperar, principalmente porque não está em zonas de sombra, como os musgos geralmente estão na natureza. Também me aconselhou a inundar o tanque em 1 ou 2 semanas, coisa que não vou fazer porque quero primeiro ter o tapete preenchido. Com essa informação e com a resposta que me deste, estou a ver que o ideal teria sido primeiro deixar a carpete crescer e depois adicionar o musgo. Como não posso voltar atrás, vou reduzir o tempo de iluminação para 8 horas diárias (tendo em atenção o que pode acontecer com a Monte Carlo, que neste momento está impecável) e ver no que dá. Ah... o ChatGPT também me aconselhou a não borrifar diretamente o musgo, mas manter a humidade. A humidade tem-se mantido, mas realmente, quando borrifo o aquário, é o musgo que leva com a água primeiro. Vou recuperar o meu humidificador antigo e vou começar a utiliza-lo para enfiar a água no aquário. Espero que tudo isso ajude e que não chegue a ter que substituir o musgo. Obrigado, mais uma vez, pela tua disponibilidade, Mocho. Citar
C Mocho Publicado: Quinta-feira às 23:24 Publicado: Quinta-feira às 23:24 Não sei não, @JoseCarlosMarques, eu não reduziria o fotoperíodo que suponho tu tenhas definido em função das necessidades do tapete, pois imagino que a prioridade deva ser essa! Neste caso, tentaria aplicar por cima do musgo, ao fim de algum tempo de fotoperíodo, uma proteção tipo um acetato (não sei se isso ainda existe), para obscurecer a zona das rochas onde tens o musgo. Na pior das hipótese, colocaria uns pedaços de papel de alumínio, sem me preocupar excessivamente com os timmings de redução... Seria como colocar uns óculos de sol! Se algumas pontas marginais ficarem queimadas, não tenhas dúvida que isso recupera. Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
sTeVe- Publicado: Sexta-feira às 00:35 Publicado: Sexta-feira às 00:35 há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: Ora... primeiro problema da montagem (e aquele que mais temia). O musgo está a apodrecer. Não me parece completamente morto, mas tenho quase a certeza que está a piorar com o tempo. Alguém sabe dizer-me o que pode estar a acontecer? Ele está colado às rochas com super-cola. Pode ter haver com a intensidade da luz (apesar de ter pedaços em várias alturas do tanque que estão a aguentar-se), com a humidade (apesar de sentir que ao toque está sempre molhado) ou com outra coisa qualquer. É Musgo de Java In-Vitro. Está em Dry-Start e é borrifado todos os dias com água da torneira e um bocadinho de fertilizante. Alguém pode dar-me uma ajuda, ou indicar-me alguma solução? Ficam algumas imagens para ilustrar a coisa: Pela minha escassa experiência, e tendo eu já feito 1 ou 2 paludários isso parece e muito com falta de humidade, mesmo que ao toque te pareça húmido o musgo requer uma boa quantidade de água, o que podes fazer, que é uma técnica usada nos paludários é arranjar sphagnum moss desidratado, hidratar e meter junto ao musgo por forma a que nunca falta água no musgo, o sphagnum têm uma grande capacidade de retenção. Espero ter ajudado. Citar Aurora Rubra Instagram Youtube
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 10:54 Autor Publicado: Sexta-feira às 10:54 11 hours ago, C Mocho said: Não sei não, @JoseCarlosMarques, eu não reduziria o fotoperíodo que suponho tu tenhas definido em função das necessidades do tapete, pois imagino que a prioridade deva ser essa! Neste caso, tentaria aplicar por cima do musgo, ao fim de algum tempo de fotoperíodo, uma proteção tipo um acetato (não sei se isso ainda existe), para obscurecer a zona das rochas onde tens o musgo. Na pior das hipótese, colocaria uns pedaços de papel de alumínio, sem me preocupar excessivamente com os timmings de redução... Seria como colocar uns óculos de sol! Se algumas pontas marginais ficarem queimadas, não tenhas dúvida que isso recupera. Compreendo o que dizes, e realmente tens razão... trocar o musgo é uma coisa fácil... corrigir um problema no tapete pode ser uma coisa muito mais difícil, e pode até comprometer toda a montagem. Eu já tinha pensado em cobrir o musgo com papel de cozinha, por pensar que o problema poderia ser falta de humidade, mas tapá-lo com papel de alumínio também pode ser uma opção válida, se o problema tiver haver com a luz excessiva. Como o @sTeVe- diz que a ele lhe parece falta de humidade (obrigado pela dica, Steve!), acho que vou optar por fazer as duas coisas... vou cobrir o musgo com papel de alumínio em algumas zonas e com papel de cozinha noutras e logo vejo o resultado que cada experiência me dá 😄 . Pelo menos fico com a certeza do que pode resultar. Em último recurso, e como dizes que o Musgo tem tendência para "ressuscitar", deixo a coisa andar e resolvo mais para a frente. Citar
C Mocho Publicado: Sexta-feira às 11:18 Publicado: Sexta-feira às 11:18 há 21 minutos, JoseCarlosMarques disse: vou cobrir o musgo com papel de alumínio em algumas zonas e com papel de cozinha noutras Não vejo necessidade de experimentares as 2 coisas, a ideia do @sTeVe- é efetivamente a mais completa, pois para além de reduzires a quantidade de luz, garantes a humidade a 100%. Eu ia por aí... 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 11:25 Autor Publicado: Sexta-feira às 11:25 (editado) 14 minutes ago, C Mocho said: Não vejo necessidade de experimentares as 2 coisas, a ideia do @sTeVe- é efetivamente a mais completa, pois para além de reduzires a quantidade de luz, garantes a humidade a 100%. Eu ia por aí... Mas nesse caso, se o problema for a luz excessiva, continuo sem resolvê-lo. De qualquer maneira, posso começar com a solução que ele deu, e logo vejo o que fazer a seguir. Muito obrigado aos dois! Editado Sexta-feira às 11:32 por JoseCarlosMarques 1 Citar
C Mocho Publicado: Sexta-feira às 11:49 Publicado: Sexta-feira às 11:49 há 23 minutos, JoseCarlosMarques disse: Mas nesse caso, se o problema for a luz excessiva, continuo sem resolvê-lo. Não, pois o papel embora não seja completamente opaco, irá reduzir bastante a quantidade de luz que chega ao musgo. Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 17:25 Autor Publicado: Sexta-feira às 17:25 Acho que o problema não estava mesmo na quantidade de luz, mas na preservação da humidade, porque até o papel que coloquei em cima do musgo parece não reter grande humidade - não secou (no espaço de 4 horas, mais ou menos), mas noto que não fica com a humidade que devia. Ainda é cedo para perceber bem o que está a acontecer... vou tentar vedar melhor o tanque, e talvez borrifa-lo mais vezes ao dia. Mais novidades quando as tiver. Aquela ideia de colocar sphagnum moss desidratado não me parece viável, @sTeVe-. Talvez resulte em paludários, mas no aquário, quando o inundasse, seria complicado separá-lo do musgo de java, não? Citar
sTeVe- Publicado: Sexta-feira às 20:18 Publicado: Sexta-feira às 20:18 há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: Acho que o problema não estava mesmo na quantidade de luz, mas na preservação da humidade, porque até o papel que coloquei em cima do musgo parece não reter grande humidade - não secou (no espaço de 4 horas, mais ou menos), mas noto que não fica com a humidade que devia. Ainda é cedo para perceber bem o que está a acontecer... vou tentar vedar melhor o tanque, e talvez borrifa-lo mais vezes ao dia. Mais novidades quando as tiver. Aquela ideia de colocar sphagnum moss desidratado não me parece viável, @sTeVe-. Talvez resulte em paludários, mas no aquário, quando o inundasse, seria complicado separá-lo do musgo de java, não? Hmmm julgo que não porque a ideia n é colares o sphagnum, mas deixar ai assim meio que de roda e por cima do musgo que tens nas rochas, só mesmo para manter a humidade, mas sinceramente não te sei garantir se o teu musgo depois n se agarra ao outro 😛 , foi apenas uma ideia, nos paludários meto esse musgo misturado no substrata e em torno das "raízes" de plantas como as da família bromeliad. 1 Citar Aurora Rubra Instagram Youtube
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 23:13 Autor Publicado: Domingo às 23:13 (editado) Alguém sabe dizer-me, dentro do espectro RGB, qual das três cores as plantas "aproveitam" menos para fazer a fotossínteses? Eu tenho noção de que é o Verde, e o ChatGPT diz-me o mesmo, mas num post anterior que fiz aqui no Fórum, e que fui consultar, afirmei que seria o Azul. Isto porque a minha calha tem percentagens variáveis dos 3, e eu sei que colocava duas mais altas e uma mais baixa, mas agora fiquei confuso 😄 . Editado Domingo às 23:17 por JoseCarlosMarques Citar
sTeVe- Publicado: Domingo às 23:53 Publicado: Domingo às 23:53 há 35 minutos, JoseCarlosMarques disse: Alguém sabe dizer-me, dentro do espectro RGB, qual das três cores as plantas "aproveitam" menos para fazer a fotossínteses? Eu tenho noção de que é o Verde, e o ChatGPT diz-me o mesmo, mas num post anterior que fiz aqui no Fórum, e que fui consultar, afirmei que seria o Azul. Isto porque a minha calha tem percentagens variáveis dos 3, e eu sei que colocava duas mais altas e uma mais baixa, mas agora fiquei confuso 😄 . Eu uso as 3 cores a 100% ainda n me sinto à vontade para andar de volta dessas brincadeiras, mas tens alguns videos e clipes no Youtube a falar deste tema: Apesar dos videos, continuo a achas que cada caso é um caso, então por via das duvidas não altero nada, apesar de num dos aquários ter uma bruta de uma luz. Abrç. Citar Aurora Rubra Instagram Youtube
JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 00:16 Autor Publicado: Segunda-feira às 00:16 19 minutes ago, sTeVe- said: Eu uso as 3 cores a 100% ainda n me sinto à vontade para andar de volta dessas brincadeiras, mas tens alguns videos e clipes no Youtube a falar deste tema: Apesar dos videos, continuo a achas que cada caso é um caso, então por via das duvidas não altero nada, apesar de num dos aquários ter uma bruta de uma luz. Abrç. O problema das WeekAqua é esse mesmo... têm luz para dar, vender e ainda sobra alguma para as algas 😄 . Acho que vou pelo que escrevi no passado. Normalmente, quando faço aqui algum comentário, costumo verificar os valores exatos, portanto o mais certo é estar a fazer confusão agora. Ainda estou em Dry-Start, portanto posso experimentar. Vou fazer R80, G50, B40. Só me lembrei disto hoje (estupidez minha)... até agora esteve tudo a 60. Citar
C Mocho Publicado: Segunda-feira às 20:16 Publicado: Segunda-feira às 20:16 há 20 horas, JoseCarlosMarques disse: Alguém sabe dizer-me, dentro do espectro RGB, qual das três cores as plantas "aproveitam" menos para fazer a fotossínteses? Olá @JoseCarlosMarques, o canal que é menos usado para a fotossíntese é o Verde, pois na maioria das plantas e luz verde é refletida, por isso as vemos verdes. A clorofila absorve com mais eficiência as cores Vermelho e Azul, no entanto o Verde também é importante, pois para além de também ela ser um pouco utilizada para a fotossíntese, permite-nos ver o aquário com um aspeto natural, caso contrário teria uma cor estranha. Curiosamente, tentei entender qual é a tua calha e constatei que deve ser uma Weekaqua, mas não consegui saber qual! Pior ainda, suponho que o teu aquário seja um 90P (ou lá próximo), mas também não o consegui confirmar... Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 22 horas Autor Publicado: 22 horas 11 hours ago, C Mocho said: Olá @JoseCarlosMarques, o canal que é menos usado para a fotossíntese é o Verde, pois na maioria das plantas e luz verde é refletida, por isso as vemos verdes. A clorofila absorve com mais eficiência as cores Vermelho e Azul, no entanto o Verde também é importante, pois para além de também ela ser um pouco utilizada para a fotossíntese, permite-nos ver o aquário com um aspeto natural, caso contrário teria uma cor estranha. Curiosamente, tentei entender qual é a tua calha e constatei que deve ser uma Weekaqua, mas não consegui saber qual! Pior ainda, suponho que o teu aquário seja um 90P (ou lá próximo), mas também não o consegui confirmar... Confesso que estou a ficar um bocado confuso, e a culpa pode ser do ChatGPT 😄 . Antes de mais, Mocho, o meu aquário é um ILA feito à medida (90 comprimento x 40 profundidade x 35 altura - 126 litros de capacidade). A calha é uma WeekAqua L 900 Pro, onde não uso nenhum "presset" - sempre regulei o R, o G e o B em separado. No início tentei percentagens para os 3 que me permitisse ter uma tonalidade neutra de cor, mas em conversa com o pessoal da Soluções Aquáticas lembro-me de eles me dizerem que as plantas não utilizavam tanto o G ou o B e, colocando esse valor abaixo dos outros dois, consegui ter muito bons resultados. Eu tinha noção de que era o G que colocava mais baixo (qualquer coisa como 35/25/35 - a calha é muito potente), mas fui procurar o que escrevi na altura, aqui no fórum, e o registo dizia que era o azul que tinha baixado. Dito isto, faz todo o sentido aquilo que tu escreveste, e vai ao encontro da ideia de valores que eu tinha em mente utilizar. Neste caso, e como estou em Dry-Start ainda, poderia duplicar a intensidade sem medo de algas - 70/50/70. Faz sentido!?!?!? Desculpa estar a insistir na questão, mas é que estou mesmo baralhado! 1 Citar
C Mocho Publicado: 13 horas Publicado: 13 horas Não sei @JoseCarlosMarques, 1º não tenho o conhecimento técnico que te possa assegurar o que fazer, 2º não conheço essa calha, contudo na fase de Dry Start é certo que a luz não é bloqueada pela coluna de água, por isso não vejo necessidade de aumentar a intensidade, sob o risco de queimar as plantas. Aqui está o que a IA me diz sobre isso (com essa calha e um tanque desse tamanho, para um arranque com Monte Carlo e musgo Java nas rochas): Fase Atual: Dry Start (Mais suave para proteger) Com apenas 35 cm de altura e sem água, o calor e a radiação direta no solo são muito altos. Baixamos a luz para dar descanso ao musgo e focar apenas no enraizamento: · Vermelho: 30% (Suficiente para estimular as guias da Monte Carlo) · Verde: 10% · Azul: 25% (Intensidade segura para o musgo recuperar debaixo do papel molhado) · UV: 0% (Totalmente desligado) Fotoperíodo: 10 a 12 horas. Fase de Transição: Primeiro Mês com Água (Inundação) Como a coluna de água é curta, a luz penetra muito facilmente. Temos de ser muito conservadores no primeiro mês com água: · Vermelho: 50% · Verde: 25% · Azul: 55% (O canal azul já tem força de sobra para vencer os 35 cm de profundidade) · UV: 10% Fotoperíodo: 6 horas por dia (com 30 min de rampa). CO₂ bem regulado. Fase Definitiva: Tapete Estabilizado (A partir do 2º mês) A configuração ideal para manter a Monte Carlo a crescer na horizontal, mas sem transformar o seu aquário numa fábrica de algas: · Vermelho: 65% a 70% (Mais do que isto é desnecessário para 35 cm de altura) · Verde: 35% (Equilíbrio visual limpo) · Azul: 75% a 80% (A força ideal para o tapete expandir denso e rasteiro) · UV: 25% (Suficiente para compactar os nós da planta sem queimar o musgo) Fotoperíodo: 7 a 8 horas por dia (com 30 min de rampa). Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 10 horas Autor Publicado: 10 horas 2 hours ago, C Mocho said: Não sei @JoseCarlosMarques, 1º não tenho o conhecimento técnico que te possa assegurar o que fazer, 2º não conheço essa calha, contudo na fase de Dry Start é certo que a luz não é bloqueada pela coluna de água, por isso não vejo necessidade de aumentar a intensidade, sob o risco de queimar as plantas. Aqui está o que a IA me diz sobre isso (com essa calha e um tanque desse tamanho, para um arranque com Monte Carlo e musgo Java nas rochas): Fase Atual: Dry Start (Mais suave para proteger) Com apenas 35 cm de altura e sem água, o calor e a radiação direta no solo são muito altos. Baixamos a luz para dar descanso ao musgo e focar apenas no enraizamento: · Vermelho: 30% (Suficiente para estimular as guias da Monte Carlo) · Verde: 10% · Azul: 25% (Intensidade segura para o musgo recuperar debaixo do papel molhado) · UV: 0% (Totalmente desligado) Fotoperíodo: 10 a 12 horas. Fase de Transição: Primeiro Mês com Água (Inundação) Como a coluna de água é curta, a luz penetra muito facilmente. Temos de ser muito conservadores no primeiro mês com água: · Vermelho: 50% · Verde: 25% · Azul: 55% (O canal azul já tem força de sobra para vencer os 35 cm de profundidade) · UV: 10% Fotoperíodo: 6 horas por dia (com 30 min de rampa). CO₂ bem regulado. Fase Definitiva: Tapete Estabilizado (A partir do 2º mês) A configuração ideal para manter a Monte Carlo a crescer na horizontal, mas sem transformar o seu aquário numa fábrica de algas: · Vermelho: 65% a 70% (Mais do que isto é desnecessário para 35 cm de altura) · Verde: 35% (Equilíbrio visual limpo) · Azul: 75% a 80% (A força ideal para o tapete expandir denso e rasteiro) · UV: 25% (Suficiente para compactar os nós da planta sem queimar o musgo) Fotoperíodo: 7 a 8 horas por dia (com 30 min de rampa). O ChatGPT dá-me respostas diferentes sempre que eu lhe faço uma pergunta 🙂 . Já me sugeriu aumentar o Verde e baixar o Azul... ter mais luz agora do que quando inundar o tanque... sei lá. Olha, vou pelo meio termo e colocar a coisa a 35, 25, 35. Logo vejo no que dá. Obrigado pela tua paciência, Mocho... Citar
C Mocho Publicado: 8 horas Publicado: 8 horas (editado) há 1 hora, JoseCarlosMarques disse: O ChatGPT dá-me respostas diferentes sempre que eu lhe faço uma pergunta 🙂 Tens a certeza que não és tu que estás a fazer perguntas com premissas diferentes? Experimenta perguntar sempre "porquê?" e em caso de contradição confronta as várias respostas. Tu és bom a fazer perguntas, não vais ter problema com isso! Pergunta, questiona e se for necessário confronta várias respostas de plataformas diferentes. Editado 8 horas por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 8 horas Autor Publicado: 8 horas 3 minutes ago, C Mocho said: Tens a certeza que não és tu que estás a fazer perguntas com premissas diferentes? Experimenta perguntar sempre "porquê?" e em caso de contradição confronta as várias respostas. Já coloquei duas vezes a mesma questão e tenho respostas diferentes em relação à percentagem de RGB. Mas ele mantém sempre a ideia de que tenho que reduzir o número de horas de luz por dia, para não secar demasiado o musgo e as plantas, e diz-me que devo retirar o papel de cozinha que tenho em cima do musgo para ele poder "respirar" e para não criar um micro-ambiente fechado. A verdade é que realmente noto mais o musgo seco ao toque agora do que quando o tinha descoberto, e não tenho visto qualquer melhora... aliás... algumas pontas de musgo que ficaram descobertas continuam verdes, portanto, nesse aspecto, acho que o ChatGPT deve ter razão. Também já reparei que ao final do dia (a partir das 10H de luz, mais ou menos) até a Monte Carlo parece ficar seca, e o ar dentro do tanque fica muito quente. Talvez o melhor seja mesmo retirar o papel de cozinha e reduzir o número de horas para 8, talvez. Também vou reduzir a quantidade de luz para R35%, G25%, B35%. A Monte Carlo parece-me bem de qualquer maneira... o problema é mesmo o musgo. Piorar não deve piorar. Citar
sTeVe- Publicado: 7 horas Publicado: 7 horas há 16 minutos, JoseCarlosMarques disse: Já coloquei duas vezes a mesma questão e tenho respostas diferentes em relação à percentagem de RGB. Mas ele mantém sempre a ideia de que tenho que reduzir o número de horas de luz por dia, para não secar demasiado o musgo e as plantas, e diz-me que devo retirar o papel de cozinha que tenho em cima do musgo para ele poder "respirar" e para não criar um micro-ambiente fechado. A verdade é que realmente noto mais o musgo seco ao toque agora do que quando o tinha descoberto, e não tenho visto qualquer melhora... aliás... algumas pontas de musgo que ficaram descobertas continuam verdes, portanto, nesse aspecto, acho que o ChatGPT deve ter razão. Também já reparei que ao final do dia (a partir das 10H de luz, mais ou menos) até a Monte Carlo parece ficar seca, e o ar dentro do tanque fica muito quente. Talvez o melhor seja mesmo retirar o papel de cozinha e reduzir o número de horas para 8, talvez. Também vou reduzir a quantidade de luz para R35%, G25%, B35%. A Monte Carlo parece-me bem de qualquer maneira... o problema é mesmo o musgo. Piorar não deve piorar. Ora bem pelo que sei, nestas calhas modernas os LEDs “base” brancos já têm o espectro completo, o que deixa que o RGB sirva mais para um ajuste fino espectral, aparência visual (um aquário mais frio ou quente, mais ou menos sombra, vermelhos mais ou menos intensos) e reforço de determinadas frequências. Portanto o que realmente interessa é o PAR (Photosynthetically Active Radiation) e espectro, isto juntamente com o CO2 e Nutrientes. Existem vários tipos de combinações e todas elas são determinadas tendo em conta o tipo de setup que temos, eu vou tentar explicar esta coisa sem me baralhar a mim e a vocês: Aquário high-tech com CO2 Configuração equilibrada: - Red: 70–85% - Green: 45–65% - Blue: 35–55% Isto normalmente oferece: - crescimento forte - plantas compactas - boa coloração - menor risco de algas comparativamente a azul muito elevado Agora.... porque é que o azul é mais baixo por norma sendo que o verde é repelido pelas plantas, isto comparando ambas as cores secundárias: LEDs azuis têm: - maior energia por fóton - maior percepção visual de intensidade - maior agressividade luminosa Ou seja: 40% de azul pode parecer tão forte quanto 70% de vermelho Além disso, o excesso de luz azul aumenta o stress luminoso, favorece algumas algas oportunistas e cria visual artificial (tipo as rochas com um cinza assim meio desbotado, e tira o contraste da cor das plantas quase por completo, quase tipo uma imagem deslavada). Agora vou dar alguns exemplos de configurações mediante os estilos dos aquários: Nature Style Red: 80% Green: 50% Blue: 40% Neste caso o que pretendemos +e criar um ambiente mais quente, natural, com verdes bastante mais vivos Dutch Style Red: 90% Green: 55% Blue: 45% Aqui to truque é tentar criar uma maior intensidade na pigmentação das plantas sendo que em norma este tipo de aquas tem muitas plantas vermelhas Low Tech Red: 55% Green: 40% Blue: 25% Nos aquários sem CO2 o que procuramos sempre é um crescimento mais lento das plantas, tentar evitar ao máximo as algas porque as plantas têm um consumo menor de nutrientes. Eu não queria entrar muito a fundo na coisa porque ainda acho o conceito muito confuso, até porque o conselho da ADA é sempre ir testando e conhecendo as nossas próprias plantas, porque há sempre uma relação profunda entre, LUZ - CO2 e Nutrientes, basicamente: Se aumentares: luz → aumenta CO2 e fertilização CO2 → podes aumentar luz fertilização → precisa estabilidade luminosa Os três elementos têm de estar equilibrados. Espero ter conseguido ajudar qualquer coisa. Citar Aurora Rubra Instagram Youtube
JoseCarlosMarques Publicado: 7 horas Autor Publicado: 7 horas (editado) 13 minutes ago, sTeVe- said: Ora bem pelo que sei, nestas calhas modernas os LEDs “base” brancos já têm o espectro completo, o que deixa que o RGB sirva mais para um ajuste fino espectral, aparência visual (um aquário mais frio ou quente, mais ou menos sombra, vermelhos mais ou menos intensos) e reforço de determinadas frequências. Portanto o que realmente interessa é o PAR (Photosynthetically Active Radiation) e espectro, isto juntamente com o CO2 e Nutrientes. Existem vários tipos de combinações e todas elas são determinadas tendo em conta o tipo de setup que temos, eu vou tentar explicar esta coisa sem me baralhar a mim e a vocês: Aquário high-tech com CO2 Configuração equilibrada: - Red: 70–85% - Green: 45–65% - Blue: 35–55% Isto normalmente oferece: - crescimento forte - plantas compactas - boa coloração - menor risco de algas comparativamente a azul muito elevado Agora.... porque é que o azul é mais baixo por norma sendo que o verde é repelido pelas plantas, isto comparando ambas as cores secundárias: LEDs azuis têm: - maior energia por fóton - maior percepção visual de intensidade - maior agressividade luminosa Ou seja: 40% de azul pode parecer tão forte quanto 70% de vermelho Além disso, o excesso de luz azul aumenta o stress luminoso, favorece algumas algas oportunistas e cria visual artificial (tipo as rochas com um cinza assim meio desbotado, e tira o contraste da cor das plantas quase por completo, quase tipo uma imagem deslavada). Agora vou dar alguns exemplos de configurações mediante os estilos dos aquários: Nature Style Red: 80% Green: 50% Blue: 40% Neste caso o que pretendemos +e criar um ambiente mais quente, natural, com verdes bastante mais vivos Dutch Style Red: 90% Green: 55% Blue: 45% Aqui to truque é tentar criar uma maior intensidade na pigmentação das plantas sendo que em norma este tipo de aquas tem muitas plantas vermelhas Low Tech Red: 55% Green: 40% Blue: 25% Nos aquários sem CO2 o que procuramos sempre é um crescimento mais lento das plantas, tentar evitar ao máximo as algas porque as plantas têm um consumo menor de nutrientes. Eu não queria entrar muito a fundo na coisa porque ainda acho o conceito muito confuso, até porque o conselho da ADA é sempre ir testando e conhecendo as nossas próprias plantas, porque há sempre uma relação profunda entre, LUZ - CO2 e Nutrientes, basicamente: Se aumentares: luz → aumenta CO2 e fertilização CO2 → podes aumentar luz fertilização → precisa estabilidade luminosa Os três elementos têm de estar equilibrados. Espero ter conseguido ajudar qualquer coisa. Oh Steve... eu compreendo a tua boa vontade, mas ainda me vieste confundir mais. É que qualquer coisa que leia faz sempre sentido!!! Que desespero. Eu já falei com o Mocho e acho que vou fazer 3 coisas... reduzir o tempo de luz, reduzir a intensidade da luz e destapar o musgo. Vou usar a configuração 35R, 25G, 35B. E depois vou esperar. O que interessa agora é a carpete, e hoje, como só a borrifei uma vez de manhã, percebi que antes das luzes apagarem ela já estava um pouco seca, num ambiente quente... acho que a solução passa mesmo pela regulação da luz e não por cobrir ou não o musgo. Se o musgo não aguentar, vou substituí-lo antes de inundar o tanque. Se vir que a Monte Carlo começa a parar de crescer, volto a aumentar a luz. Editado 7 horas por JoseCarlosMarques Citar
sTeVe- Publicado: 7 horas Publicado: 7 horas há 3 minutos, JoseCarlosMarques disse: Oh Steve... eu compreendo a tua boa vontade, mas ainda me vieste confundir mais. É que qualquer coisa que leia faz sempre sentido!!! Que desespero. Eu já falei com o Mocho e acho que vou fazer 3 coisas... reduzir o tempo de luz, reduzir a intensidade da luz e destapar o musgo. Vou usar a configuração 35R, 25G, 35B. E depois vou esperar. O que interessa agora é a carpete, e hoje, como só a borrifei uma vez de manhã, percebi que antes das luzes apagarem elas já estavam um pouco secas num ambiente quente... acho que a solução passa mesmo pela regulação da luz e não por cobrir ou não o musgo. Se o musgo não aguentar, vou substituí-lo antes de inundar o tanque. Se vir que a Monte Carlo começa a parar de crescer, volto a aumentar a luz. Sorry 😅 Sim, tipo o musgo se não se aguentar agora não deve haver grande stress, porque tirando Riccardia acho que os outros se propagam sempre bem depois do Aqua cheio. Esqueci-me de outra cena no post anterior, distância da calha ao Aqua, principalmente nesta fase em que não tens água. 1 Citar Aurora Rubra Instagram Youtube
JoseCarlosMarques Publicado: 7 horas Autor Publicado: 7 horas 21 minutes ago, sTeVe- said: Sorry 😅 Sim, tipo o musgo se não se aguentar agora não deve haver grande stress, porque tirando Riccardia acho que os outros se propagam sempre bem depois do Aqua cheio. Esqueci-me de outra cena no post anterior, distância da calha ao Aqua, principalmente nesta fase em que não tens água. O Mocho lembrou-me agora que tenho um vaporizador!!! Que burrice minha... devia tê-lo utilizado desde o início! 2 Citar
C Mocho Publicado: 7 horas Publicado: 7 horas há 3 minutos, JoseCarlosMarques disse: O Mocho lembrou-me agora que tenho um vaporizador!!! Que burrice minha... Vê lá tu que eu nunca sei onde tenho as minhas coisas, no entanto lembrei-me disto! LOL 1 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
sTeVe- Publicado: 6 horas Publicado: 6 horas há 20 minutos, JoseCarlosMarques disse: O Mocho lembrou-me agora que tenho um vaporizador!!! Que burrice minha... devia tê-lo utilizado desde o início! Ora cá vai disto: Por causa desta tua cena entrei numa caverna gigante.... Depois de ter lido estes dois artigos: https://tropica.com/en/guide/make-your-aquarium-a-success/light/ https://dennerleplants.com/en/get-started/light/ Que dizem que o azul tem um papel extremamente importante, em contra partida achei estudos científicos que afirmam que a cor verde tem sido negligenciada ao longo dos anos, e que tem uma importância muito mais relevante do que aquilo que se julgava.... https://www.frontiersin.org/journals/plant-science/articles/10.3389/fpls.2021.619987/full https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0098847211001924 Boa leitura.... não toco em mais porra nenhuma disto que já estou todo trocado............. 1 Citar Aurora Rubra Instagram Youtube
Recommended Posts