C Mocho Publicado: 19 horas Publicado: 19 horas Não te preocupes que esse bicho é de aço e volta a rebentar... se quiseres uma proteção extra, coloca uns bocados de película aderente por cima das zonas do musgo para manter a humidade mais alta. Se ele ficar castanho não dês o caso como perdido, pois esse menino tem uma capacidade de regeneração maior que Cristo! Quando encheres o aquário ele voltará a marcar a sua presença e depois de veres que agarrou, não temas descartar as partes castanhas, que ele recuperará rapidamente e ainda mais bonito. Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 19 horas Autor Publicado: 19 horas 21 minutes ago, C Mocho said: Não te preocupes que esse bicho é de aço e volta a rebentar... se quiseres uma proteção extra, coloca uns bocados de película aderente por cima das zonas do musgo para manter a humidade mais alta. Se ele ficar castanho não dês o caso como perdido, pois esse menino tem uma capacidade de regeneração maior que Cristo! Quando encheres o aquário ele voltará a marcar a sua presença e depois de veres que agarrou, não temas descartar as partes castanhas, que ele recuperará rapidamente e ainda mais bonito. Obrigado pelo teu comentário, Mocho. Fico um bocadinho mais aliviado com a tua resposta. Em último caso, talvez tenha que o substituir... o que não seria grave, já que é uma planta relativamente barata. Tirá-lo é que não, porque ficaria com muitas marcas de cola nas rochas. Entretanto estive à conversa com o ChatGPT (isto agora vale para tudo) e ele aconselhou-me a reduzir o tempo diário de luz. Diz que o musgo não está "perdido", como tu também disseste, e que geralmente ele fica um pouco castanho durante a adaptação mas depois "renasce". O problema é que o tempo de luz (as 12H) é demasiado para ele recuperar, principalmente porque não está em zonas de sombra, como os musgos geralmente estão na natureza. Também me aconselhou a inundar o tanque em 1 ou 2 semanas, coisa que não vou fazer porque quero primeiro ter o tapete preenchido. Com essa informação e com a resposta que me deste, estou a ver que o ideal teria sido primeiro deixar a carpete crescer e depois adicionar o musgo. Como não posso voltar atrás, vou reduzir o tempo de iluminação para 8 horas diárias (tendo em atenção o que pode acontecer com a Monte Carlo, que neste momento está impecável) e ver no que dá. Ah... o ChatGPT também me aconselhou a não borrifar diretamente o musgo, mas manter a humidade. A humidade tem-se mantido, mas realmente, quando borrifo o aquário, é o musgo que leva com a água primeiro. Vou recuperar o meu humidificador antigo e vou começar a utiliza-lo para enfiar a água no aquário. Espero que tudo isso ajude e que não chegue a ter que substituir o musgo. Obrigado, mais uma vez, pela tua disponibilidade, Mocho. Citar
C Mocho Publicado: 18 horas Publicado: 18 horas Não sei não, @JoseCarlosMarques, eu não reduziria o fotoperíodo que suponho tu tenhas definido em função das necessidades do tapete, pois imagino que a prioridade deva ser essa! Neste caso, tentaria aplicar por cima do musgo, ao fim de algum tempo de fotoperíodo, uma proteção tipo um acetato (não sei se isso ainda existe), para obscurecer a zona das rochas onde tens o musgo. Na pior das hipótese, colocaria uns pedaços de papel de alumínio, sem me preocupar excessivamente com os timmings de redução... Seria como colocar uns óculos de sol! Se algumas pontas marginais ficarem queimadas, não tenhas dúvida que isso recupera. Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
sTeVe- Publicado: 17 horas Publicado: 17 horas há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: Ora... primeiro problema da montagem (e aquele que mais temia). O musgo está a apodrecer. Não me parece completamente morto, mas tenho quase a certeza que está a piorar com o tempo. Alguém sabe dizer-me o que pode estar a acontecer? Ele está colado às rochas com super-cola. Pode ter haver com a intensidade da luz (apesar de ter pedaços em várias alturas do tanque que estão a aguentar-se), com a humidade (apesar de sentir que ao toque está sempre molhado) ou com outra coisa qualquer. É Musgo de Java In-Vitro. Está em Dry-Start e é borrifado todos os dias com água da torneira e um bocadinho de fertilizante. Alguém pode dar-me uma ajuda, ou indicar-me alguma solução? Ficam algumas imagens para ilustrar a coisa: Pela minha escassa experiência, e tendo eu já feito 1 ou 2 paludários isso parece e muito com falta de humidade, mesmo que ao toque te pareça húmido o musgo requer uma boa quantidade de água, o que podes fazer, que é uma técnica usada nos paludários é arranjar sphagnum moss desidratado, hidratar e meter junto ao musgo por forma a que nunca falta água no musgo, o sphagnum têm uma grande capacidade de retenção. Espero ter ajudado. Citar Aurora Rubra Instagram
JoseCarlosMarques Publicado: 7 horas Autor Publicado: 7 horas 11 hours ago, C Mocho said: Não sei não, @JoseCarlosMarques, eu não reduziria o fotoperíodo que suponho tu tenhas definido em função das necessidades do tapete, pois imagino que a prioridade deva ser essa! Neste caso, tentaria aplicar por cima do musgo, ao fim de algum tempo de fotoperíodo, uma proteção tipo um acetato (não sei se isso ainda existe), para obscurecer a zona das rochas onde tens o musgo. Na pior das hipótese, colocaria uns pedaços de papel de alumínio, sem me preocupar excessivamente com os timmings de redução... Seria como colocar uns óculos de sol! Se algumas pontas marginais ficarem queimadas, não tenhas dúvida que isso recupera. Compreendo o que dizes, e realmente tens razão... trocar o musgo é uma coisa fácil... corrigir um problema no tapete pode ser uma coisa muito mais difícil, e pode até comprometer toda a montagem. Eu já tinha pensado em cobrir o musgo com papel de cozinha, por pensar que o problema poderia ser falta de humidade, mas tapá-lo com papel de alumínio também pode ser uma opção válida, se o problema tiver haver com a luz excessiva. Como o @sTeVe- diz que a ele lhe parece falta de humidade (obrigado pela dica, Steve!), acho que vou optar por fazer as duas coisas... vou cobrir o musgo com papel de alumínio em algumas zonas e com papel de cozinha noutras e logo vejo o resultado que cada experiência me dá 😄 . Pelo menos fico com a certeza do que pode resultar. Em último recurso, e como dizes que o Musgo tem tendência para "ressuscitar", deixo a coisa andar e resolvo mais para a frente. Citar
C Mocho Publicado: 7 horas Publicado: 7 horas há 21 minutos, JoseCarlosMarques disse: vou cobrir o musgo com papel de alumínio em algumas zonas e com papel de cozinha noutras Não vejo necessidade de experimentares as 2 coisas, a ideia do @sTeVe- é efetivamente a mais completa, pois para além de reduzires a quantidade de luz, garantes a humidade a 100%. Eu ia por aí... Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 6 horas Autor Publicado: 6 horas (editado) 14 minutes ago, C Mocho said: Não vejo necessidade de experimentares as 2 coisas, a ideia do @sTeVe- é efetivamente a mais completa, pois para além de reduzires a quantidade de luz, garantes a humidade a 100%. Eu ia por aí... Mas nesse caso, se o problema for a luz excessiva, continuo sem resolvê-lo. De qualquer maneira, posso começar com a solução que ele deu, e logo vejo o que fazer a seguir. Muito obrigado aos dois! Editado 6 horas por JoseCarlosMarques Citar
C Mocho Publicado: 6 horas Publicado: 6 horas há 23 minutos, JoseCarlosMarques disse: Mas nesse caso, se o problema for a luz excessiva, continuo sem resolvê-lo. Não, pois o papel embora não seja completamente opaco, irá reduzir bastante a quantidade de luz que chega ao musgo. Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 54 minutos Autor Publicado: 54 minutos Acho que o problema não estava mesmo na quantidade de luz, mas na preservação da humidade, porque até o papel que coloquei em cima do musgo parece não reter grande humidade - não secou (no espaço de 4 horas, mais ou menos), mas noto que não fica com a humidade que devia. Ainda é cedo para perceber bem o que está a acontecer... vou tentar vedar melhor o tanque, e talvez borrifa-lo mais vezes ao dia. Mais novidades quando as tiver. Aquela ideia de colocar sphagnum moss desidratado não me parece viável, @sTeVe-. Talvez resulte em paludários, mas no aquário, quando o inundasse, seria complicado separá-lo do musgo de java, não? Citar
Recommended Posts