Recommended Posts

Publicado:

Não te preocupes que esse bicho é de aço e volta a rebentar... se quiseres uma proteção extra, coloca uns bocados de película aderente por cima das zonas do musgo para manter a humidade mais alta. Se ele ficar castanho não dês o caso como perdido, pois esse menino tem uma capacidade de regeneração maior que Cristo! Quando encheres o aquário ele voltará a marcar a sua presença e depois de veres que agarrou, não temas descartar as partes castanhas, que ele recuperará rapidamente e ainda mais bonito.

Um abraço,

Carlos

Publicado:
21 minutes ago, C Mocho said:

Não te preocupes que esse bicho é de aço e volta a rebentar... se quiseres uma proteção extra, coloca uns bocados de película aderente por cima das zonas do musgo para manter a humidade mais alta. Se ele ficar castanho não dês o caso como perdido, pois esse menino tem uma capacidade de regeneração maior que Cristo! Quando encheres o aquário ele voltará a marcar a sua presença e depois de veres que agarrou, não temas descartar as partes castanhas, que ele recuperará rapidamente e ainda mais bonito.

Obrigado pelo teu comentário, Mocho. Fico um bocadinho mais aliviado com a tua resposta. Em último caso, talvez tenha que o substituir... o que não seria grave, já que é uma planta relativamente barata. Tirá-lo é que não, porque ficaria com muitas marcas de cola nas rochas.

Entretanto estive à conversa com o ChatGPT (isto agora vale para tudo) e ele aconselhou-me a reduzir o tempo diário de luz. Diz que o musgo não está "perdido", como tu também disseste, e que geralmente ele fica um pouco castanho durante a adaptação mas depois "renasce". O problema é que o tempo de luz (as 12H) é demasiado para ele recuperar, principalmente porque não está em zonas de sombra, como os musgos geralmente estão na natureza. Também me aconselhou a inundar o tanque em 1 ou 2 semanas, coisa que não vou fazer porque quero primeiro ter o tapete preenchido.

Com essa informação e com a resposta que me deste, estou a ver que o ideal teria sido primeiro deixar a carpete crescer e depois adicionar o musgo. Como não posso voltar atrás, vou reduzir o tempo de iluminação para 8 horas diárias (tendo em atenção o que pode acontecer com a Monte Carlo, que neste momento está impecável) e ver no que dá. Ah... o ChatGPT também me aconselhou a não borrifar diretamente o musgo, mas manter a humidade. A humidade tem-se mantido, mas realmente, quando borrifo o aquário, é o musgo que leva com a água primeiro. Vou recuperar o meu humidificador antigo e vou começar a utiliza-lo para enfiar a água no aquário. Espero que tudo isso ajude e que não chegue a ter que substituir o musgo.

Obrigado, mais uma vez, pela tua disponibilidade, Mocho.

Publicado:

Não sei não, @JoseCarlosMarques, eu não reduziria o fotoperíodo que suponho tu tenhas definido em função das necessidades do tapete, pois imagino que a prioridade deva ser essa!

Neste caso, tentaria aplicar por cima do musgo, ao fim de algum tempo de fotoperíodo, uma proteção tipo um acetato  (não sei se isso ainda existe), para obscurecer a zona das rochas onde tens o musgo. Na pior das hipótese, colocaria uns pedaços de papel de alumínio, sem me preocupar excessivamente com os timmings de redução... Seria como colocar uns óculos de sol!

Se algumas pontas marginais ficarem queimadas, não tenhas dúvida que isso recupera.

Um abraço,

Carlos

Publicado:
há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Ora... primeiro problema da montagem (e aquele que mais temia). O musgo está a apodrecer. Não me parece completamente morto, mas tenho quase a certeza que está a piorar com o tempo. Alguém sabe dizer-me o que pode estar a acontecer? Ele está colado às rochas com super-cola. Pode ter haver com a intensidade da luz (apesar de ter pedaços em várias alturas do tanque que estão a aguentar-se), com a humidade (apesar de sentir que ao toque está sempre molhado) ou com outra coisa qualquer. É Musgo de Java In-Vitro. Está em Dry-Start e é borrifado todos os dias com água da torneira e um bocadinho de fertilizante. Alguém pode dar-me uma ajuda, ou indicar-me alguma solução? Ficam algumas imagens para ilustrar a coisa:

large.1.jpg

large.IMG_2655.jpg

large.IMG_2658.jpg

Pela minha escassa experiência, e tendo eu já feito 1 ou 2 paludários isso parece e muito com falta de humidade, mesmo que ao toque te pareça húmido o musgo requer uma boa quantidade de água, o que podes fazer, que é uma técnica usada nos paludários é arranjar sphagnum moss desidratado, hidratar e meter junto ao musgo por forma a que nunca falta água no musgo, o sphagnum têm uma grande capacidade de retenção.

Espero ter ajudado.