Recommended Posts

Publicado

Boas malta

Este é o novo projecto que tinha começado antes do aquário do desafio mas tem estado em standby

A ideia é fazer um iwagumi "moderno" seguindo algumas linhas orientadoras do estilo mais tradicional

Estou em fase de escolha das plantas a usar enquanto começo com o dark start

Partilho isto aqui com vocês porque visões diferentes são sempre apreciadas

Uma nota de apreço ao mestre Ismael que sempre que tenho alguma dúvida ele tem estado disponível para me ajudar

Um abraço large.20250918_123059(1).jpg

• Gosto 5
Publicado:

Eh lá...

Belíssimo hardscape. Gosto bastante daquela montanha e da separação que criaste ali entre as partes mais altas.

Já experimentaste po-las mais inclinadas para a tua esquerda?

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:
18 minutes ago, José Pedro said:

Eh lá...

Belíssimo hardscape. Gosto bastante daquela montanha e da separação que criaste ali entre as partes mais altas.

Já experimentaste po-las mais inclinadas para a tua esquerda?

Obrigado

Mais inclinadas para a esquerda acho que ficavam mt verticais e estou a tentar criar um flow da esquerda para a direita. Mas o aquário que serviu de inspiração tem as pedras verticais 😅

Publicado:

Boas!

Já gosto bastante do hardscape!
E vejo que é um hightech, consegues mostrar o que tens ai por baixo do capô?

Eu faria 2 especies para carpete, uma especie para o meio do aquario e uma ou duas para a parte de trás. Mas ficaria entre 3-5 especies de plantas.

Um grande abraço

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Gosto 1
Publicado:

Depois faço a actualização com o que tenho aqui naquele texto bonito do forum.

Em carpete estou a pensar a cuba + eleocharis mini + zonas com helanthium tenellum red

Na parte traseira umas eleocharis maiores para atenuar aquela rocha mais à esquerda. Mas na parte da "montanha" queria alguma cor. N sei bem o quê mas estava a pensar na crypto flamingo. E a rotala pearl é pequena o suficiente para aquela escala.

Publicado:

Eu (que não entendo muito da coisa) acho que está muito porreiro. A única coisa que tlvz fizesse, era ali do lado esquerdo, tens uma pedra deitada, eu colocaria uma mais de fora e no sentido inverso às outras, para criar um certo desequilíbrio. Quanto à inclinação, eu ao contrário do @José Pedro ainda as inclinava mais um pouco para a direita para não haver qq confusão de estão direitas ou não.
mas no geral, acho mesmo que está muito fixe.

Publicado:
15 minutes ago, heyplanche said:

Eu (que não entendo muito da coisa) acho que está muito porreiro. A única coisa que tlvz fizesse, era ali do lado esquerdo, tens uma pedra deitada, eu colocaria uma mais de fora e no sentido inverso às outras, para criar um certo desequilíbrio. Quanto à inclinação, eu ao contrário do @José Pedro ainda as inclinava mais um pouco para a direita para não haver qq confusão de estão direitas ou não.
mas no geral, acho mesmo que está muito fixe.

Confesso que tenho pensado nisso também. Subir ainda mais o solo ali à esquerda e inclinar aquela pedra para o outro lado

Publicado:

Iwagumis são a minha praia, e deixa-me super-contente ver uma coisa destas aparecer por cá. Parabéns pela "coragem".

Em relação às pedras... o lado direito está perfeito! Se mexesse em alguma coisa, seria só para afastar um pouquinho aquela pedra que está colada ao vidro, porque acho que facilitaria a manutenção e porque numa fotografia final uma rocha colada ao vidro fica sempre esquisita (coisa que, com plantas, é fácil de resolver por parecer haver uma continuidade). Gosto mesmo muito do que fizeste e até acho que sei onde foste buscar inspiração. Desejo-te boa sorte para esfregares as pedras, caso tenhas que meter ali entre as duas uma escova de dentes 😄 . Sim, porque num Iwagumi tens sempre que contabilizar o aparecimento das algas, e quase aposto que aquela pedra mais alta e mais chegada à luz te vai dar algumas dores de cabeça nesse sentido.

O lado esquerdo não está mal. A única coisa que me faz um bocadinho de comichão é a pedra mais atrás ter aquela face mais arredondada (junto ao vidro esquerdo) que contrasta com todas as outras pedras (mais marcantes) do layout. Talvez seja por isso que o pessoal te está a dar indicações para a colocares ao alto, mas eu não fazia isso. É uma pedra de apoio. Se te sobraram alguns calhaus por aí, parte alguns em pedaços mais pequenos e cola um deles em cima da pedra (como mostro na imagem) para criar uns ângulos mais rectos. Acho que isso chega para resolver o "problema". Também acrescentava uma pedra mais pequena à frente (onde tentei desenhar um círculo)... acho que quando o tapete crescer aí, vais ficar com uma área muito verde, sem graça.

Já que falei em partir pedra, guarda uns pedaços de pedra mais pequenos para "polvilhar" junto às rochas maiores, por cima da carpete crescida, lá mais para a frente. Acho que ficas a ganhar com isso.

Em relação às plantas... e como foste tu que falaste em Iwagumi... ia para o tradicional. Uma mixed carpete de MonteCarlo ou Cuba, com eleocharis mini e uns apontamentos de helanthium aqui ou ali, junto às rochas. Tudo verde. Não será fácil de conseguir, porque são plantas que exigem luz e sem outras de crescimento rápido vais passar a vida a esfregar as rochas, mas ficarias com uma paisagem perfeita. Podes subir o substrato do lado esquerdo, para criar um bocadinho mais de dramatismo, mas não escondas as rochas. Puxa-as para cima à medida que elevares o solo.

Dito isto, tens uma montagem quase perfeita para fazer um óptimo aquário. Se fosse eu que tivesse chegado a esse ponto, estaria muito satisfeito. 

Já agora, e só por curiosidade... que tamanho tem esse tanque? Aposto nos 90cm.

QUE COISA BONITA 🙂 !!!

large.large.20250918_123059(1).jpg.5151e12f6b7f29c85edd4684e7940bee.jpg

• Gosto 1
Publicado:
3 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Iwagumis são a minha praia, e deixa-me super-contente ver uma coisa destas aparecer por cá. Parabéns pela "coragem".

Em relação às pedras... o lado direito está perfeito! Se mexesse em alguma coisa, seria só para afastar um pouquinho aquela pedra que está colada ao vidro, porque acho que facilitaria a manutenção e porque numa fotografia final uma rocha colada ao vidro fica sempre esquisita (coisa que, com plantas, é fácil de resolver por parecer haver uma continuidade). Gosto mesmo muito do que fizeste e até acho que sei onde foste buscar inspiração. Desejo-te boa sorte para esfregares as pedras, caso tenhas que meter ali entre as duas uma escova de dentes 😄 . Sim, porque num Iwagumi tens sempre que contabilizar o aparecimento das algas, e quase aposto que aquela pedra mais alta e mais chegada à luz te vai dar algumas dores de cabeça nesse sentido.

O lado esquerdo não está mal. A única coisa que me faz um bocadinho de comichão é a pedra mais atrás ter aquela face mais arredondada (junto ao vidro esquerdo) que contrasta com todas as outras pedras (mais marcantes) do layout. Talvez seja por isso que o pessoal te está a dar indicações para a colocares ao alto, mas eu não fazia isso. É uma pedra de apoio. Se te sobraram alguns calhaus por aí, parte alguns em pedaços mais pequenos e cola um deles em cima da pedra (como mostro na imagem) para criar uns ângulos mais rectos. Acho que isso chega para resolver o "problema". Também acrescentava uma pedra mais pequena à frente (onde tentei desenhar um círculo)... acho que quando o tapete crescer aí, vais ficar com uma área muito verde, sem graça.

Já que falei em partir pedra, guarda uns pedaços de pedra mais pequenos para "polvilhar" junto às rochas maiores, por cima da carpete crescida, lá mais para a frente. Acho que ficas a ganhar com isso.

Em relação às plantas... e como foste tu que falaste em Iwagumi... ia para o tradicional. Uma mixed carpete de MonteCarlo ou Cuba, com eleocharis mini e uns apontamentos de helanthium aqui ou ali, junto às rochas. Tudo verde. Não será fácil de conseguir, porque são plantas que exigem luz e sem outras de crescimento rápido vais passar a vida a esfregar as rochas, mas ficarias com uma paisagem perfeita. Podes subir o substrato do lado esquerdo, para criar um bocadinho mais de dramatismo, mas não escondas as rochas. Puxa-as para cima à medida que elevares o solo.

Dito isto, tens uma montagem quase perfeita para fazer um óptimo aquário. Se fosse eu que tivesse chegado a esse ponto, estaria muito satisfeito. 

Já agora, e só por curiosidade... que tamanho tem esse tanque? Aposto nos 90cm.

QUE COISA BONITA 🙂 !!!

large.large.20250918_123059(1).jpg.5151e12f6b7f29c85edd4684e7940bee.jpg

Obrigado pelo feedback 🙏 

Então por partes 😅... aquela pedra à direita está encostada ao vidro porque queria perceber quando meter água se o reflexo funciona ou não. Queria tentar tornar o aquário mais largo. Sei que dificulta a manutenção mas não me importo se conseguir o resultado. A inspiração foi um 120P que o David da greenaqua fez. Está algures no youtube 🤣

Ainda não esfreguei pedras em nenhum aquario 😅 mas perto do topo acredito que neste vá ter alguns problemas. Mas entre as pedras grandes n tem muita luz por isso não estou a contar com isso. Alguma coisa e chamo-lhe carácter 😂 mas preocupa-me a falta de plantas de crescimento rápido mas por isso é que vou fazer um dark start.

Na esquerda, já não tenho aqui pedras que combinem perfeitamente com o resto mas aquela ainda posso mudar a posição e ter um efeito diferente. Vou tirar umas fotos e depois partilho aqui.

Estou a pensar nessa zona ter o tenellum red para dar algum contraste mas acho que mesmo aquelas 3 pedras mais baixas vão ser "engolida" pela cuba mas cria uma "colina" e tenho esperança que dê profundidade ao aquário.

Essa dica de partir pedra para pôr por cima do tapete achei muito interessante e acho que vou experimentar.

Em relação às plantas já tenho 1 aquario com tapete de monte carlo e queria algo de folha mais pequena para este. Não tem 90 mas quase. Tem 80x35x40 

Mais uma vez obrigado 🤛

Publicado:
12 hours ago, Luis Ruivo said:

Então por partes 😅... aquela pedra à direita está encostada ao vidro porque queria perceber quando meter água se o reflexo funciona ou não. Queria tentar tornar o aquário mais largo. Sei que dificulta a manutenção mas não me importo se conseguir o resultado.

Conseguirás o mesmo resultado se ela estiver um pouco afastada do vidro, mas com uma melhor continuidade. Regra geral, as pedras coladas ao vidro não funcionam porque o reflexo resulta sempre com uma ligeira separação, e nesse sentido a carpete parece mais natural. Afastando a pedra terás reflexo da mesma, num ângulo que não vemos de frente... parece uma rocha diferente, portanto. Mas experimenta e logo verás. A pedra é pequena, não dá muito trabalho em movimentar.

A inspiração foi um 120P que o David da greenaqua fez. Está algures no youtube 🤣

Eu sabia. Eheh. Mas não quis dizer. Não é difícil de chegar lá 🙂 .

Ainda não esfreguei pedras em nenhum aquario 😅 mas perto do topo acredito que neste vá ter alguns problemas. Mas entre as pedras grandes n tem muita luz por isso não estou a contar com isso. Alguma coisa e chamo-lhe carácter 😂 mas preocupa-me a falta de plantas de crescimento rápido mas por isso é que vou fazer um dark start.

Com Iwagumis é quase certo que vais ter algas. Aliás... todos os aquários têm algas... não há maneira de contornar. Mas sim, o dark-start ajuda mesmo muito a resolver esse problema. Eu andava nos dry-starts, mas desde que fiz um dark não quero outra coisa! E leva o teu tempo... não apresses. O último que fiz acho que foi de 5 ou 6 semanas. Óptimos resultados!

Na esquerda, já não tenho aqui pedras que combinem perfeitamente com o resto mas aquela ainda posso mudar a posição e ter um efeito diferente. Vou tirar umas fotos e depois partilho aqui.

Fico à espera para ver... mas olha que, por vezes, uma pedra com uma tonalidade até diferente, pode trazer mais do que pensas. Ajuda o espectador a misturar visualmente todas as pedras, e a assimilar todas como parte da mesma formação.

Estou a pensar nessa zona ter o tenellum red para dar algum contraste mas acho que mesmo aquelas 3 pedras mais baixas vão ser "engolida" pela cuba mas cria uma "colina" e tenho esperança que dê profundidade ao aquário.

Não concordo muito com o vermelho em Iwagumis, mas a visão é tua, portanto... força!

As três pedras não serão totalmente engolidas, principalmente se podares bem a Cuba desde o início. Vão perder alguma altura, sim, mas é isso que torna as coisas mais naturais. À medida que a carpete for crescendo também podes experimentar desenterrar um pouco essas pedras. Eu fiz isso numa montagem em que tinha pedras parecidas com as tuas... na altura de tirar a fotografia final levantei-as um pouquinho e pousei-as outra vez, mais elevadas. Resultou muito bem: 

large.1.jpg

Não tem 90 mas quase. Tem 80x35x40 

Foi quase 😄 . Mas parece muito maior! E com a cuba acho que vai ficar fantástico!

Publicado:

Luís quase todas as pedras à frente ganhariam se as elevasses 2 a 3 cm...pode parecer que agora fica estranho mas depois com os um a dois cm das plantas, não desaparecem, continuam a mostrar os seu detalhes e não te obrigam sempre a andar com a tesoura na mão.

Fora isso deixa estar uns tempinhos só com o  layout para ires maturando ideias e poder facilmente fazer alterações.

Publicado:
59 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Conseguirás o mesmo resultado se ela estiver um pouco afastada do vidro, mas com uma melhor continuidade. Regra geral, as pedras coladas ao vidro não funcionam porque o reflexo resulta sempre com uma ligeira separação, e nesse sentido a carpete parece mais natural. Afastando a pedra terás reflexo da mesma, num ângulo que não vemos de frente... parece uma rocha diferente, portanto. Mas experimenta e logo verás. A pedra é pequena, não dá muito trabalho em movimentar.

Eu sabia. Eheh. Mas não quis dizer. Não é difícil de chegar lá 🙂 .

Com Iwagumis é quase certo que vais ter algas. Aliás... todos os aquários têm algas... não há maneira de contornar. Mas sim, o dark-start ajuda mesmo muito a resolver esse problema. Eu andava nos dry-starts, mas desde que fiz um dark não quero outra coisa! E leva o teu tempo... não apresses. O último que fiz acho que foi de 5 ou 6 semanas. Óptimos resultados!

Fico à espera para ver... mas olha que, por vezes, uma pedra com uma tonalidade até diferente, pode trazer mais do que pensas. Ajuda o espectador a misturar visualmente todas as pedras, e a assimilar todas como parte da mesma formação.

Não concordo muito com o vermelho em Iwagumis, mas a visão é tua, portanto... força!

As três pedras não serão totalmente engolidas, principalmente se podares bem a Cuba desde o início. Vão perder alguma altura, sim, mas é isso que torna as coisas mais naturais. À medida que a carpete for crescendo também podes experimentar desenterrar um pouco essas pedras. Eu fiz isso numa montagem em que tinha pedras parecidas com as tuas... na altura de tirar a fotografia final levantei-as um pouquinho e pousei-as outra vez, mais elevadas. Resultou muito bem: 

large.1.jpg

Foi quase 😄 . Mas parece muito maior! E com a cuba acho que vai ficar fantástico!

Sim a pedra do vidro está quase só apoiada no solo.  É facil alterar.

Experimentei também 1 vez o dark start e gostei. Tudo o que ajudar a prevenir problemas 🤞

Em relação aos vermelhos ainda ando na fase de pedir conselhos 😅  só verde não queria, mas vamos ver o que vai sair.

Esse aquário está lindíssimo. Bonito Iwagumi 👌 mesmo os peixes a contornar as pedras estão fantásticos. Bonita foto 

E mais uma dica para fazer sobressair as pedras 🤌

Seguem as fotos da tentativa de alterar aquele canto large.20251009_125814.jpglarge.20251009_130047.jpg

Publicado: (editado)
47 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Luís quase todas as pedras à frente ganhariam se as elevasses 2 a 3 cm...pode parecer que agora fica estranho mas depois com os um a dois cm das plantas, não desaparecem, continuam a mostrar os seu detalhes e não te obrigam sempre a andar com a tesoura na mão.

Fora isso deixa estar uns tempinhos só com o  layout para ires maturando ideias e poder facilmente fazer alterações.

A pedras da frente estão assentes no substrato. Infelizmente não consigo fazer subir mais, mas gostava que não sumissem😅

Este layout acho que já ando a olhar para ele entretanto há 2 meses 🤣 uma pedrinha para aqui, outra para ali.  Neste momento só tenho 1 pedra fora do aquário 🤣

Editado por Luis Ruivo
Publicado:
5 hours ago, Luis Ruivo said:

Seguem as fotos da tentativa de alterar aquele canto 

Não ficou pior, mas acho que consegues melhorar se enterrares mais a pedra de atrás e tirares as duas mais pequenas que colocaste no meio e te fez perder o caminho. Acho que ganhou força demais, esse canto, e não é isso que se pretende... apenas um apontamento para apoiar a estrutura da direita. Como te mostro na imagem. Ao mesmo tempo, acho que as duas pedras que colocaste à frente parecem um bocado ao calhas. Tens que melhorar a sua posição.

mas gostava que não sumissem😅

Já te expliquei como consegues isso, depois do tapete começar a crescer 😉 .

Esse aquário está lindíssimo. Bonito Iwagumi 👌 mesmo os peixes a contornar as pedras estão fantásticos. Bonita foto 

Foi o meu primeiro aquário a sério, mas demorou quase 2 anos a ficar pronto. Tive muitos problemas pelo meio. No final, quando consegui a foto, era a pessoa mais feliz do mundo 🙂 . Obrigado pela tua apreciação.

large.large.20251009_125814.jpg.4fdbdd10881bbec662f31d78c9af9787.jpg

Publicado:

Com estas alterações já gosto mais daquele canto. Vamos lá ver se não tenho ali nenhum deslizamento de solo 😅

Acho que hj a noite já lhe meto água para dentrolarge.20251010_122605.jpg

Publicado:

Se está do teu agrado, avança com o projecto. O que interessa é que tu estejas contente.

Pessoalmente gostava mais de ver aquele caminho mais aberto lá atrás. Não gosto muito da pedra que lá puseste, e até acho que a aproveitava para colocar à frente, naquele espaço mais aberto.

• Gosto 1
Publicado:
1 hour ago, JoseCarlosMarques said:

Se está do teu agrado, avança com o projecto. O que interessa é que tu estejas contente.

Pessoalmente gostava mais de ver aquele caminho mais aberto lá atrás. Não gosto muito da pedra que lá puseste, e até acho que a aproveitava para colocar à frente, naquele espaço mais aberto.

Por acaso até gosto da área aberta mas vamos ver como é que vai ficar depois com as plantas.

Lá para meados de Novembro 😅

Obrigado pelas dicas

• Gosto 1
Publicado:

Vamos lá dar uso à pen do telemóvel  😄PSX_20251011_214533.jpg

Para dar uma ideia do plano relvado e de como algumas pedras vão ser engolidas.

Mas voltando atrás,  eu gostei mais desta versão com as pedras do lado esquerdo mais elevadas. E porquê? Por causa dos triângulos. O hardscape principal tem um formato triangular que na minha opinião é equilibrado pelo espaço vazio do lado esquerdo.  Aqui o que falta melhorar é o canto esquerdo,  parece-me faltar ali mais pedra . O lado direito será um segundo espaço vazio, gosto. 

PSX_20251011_213827.jpg

• Gosto 1
Publicado:
2 hours ago, Tozé Nunes said:

Mas voltando atrás,  eu gostei mais desta versão com as pedras do lado esquerdo mais elevadas. E porquê? Por causa dos triângulos. O hardscape principal tem um formato triangular que na minha opinião é equilibrado pelo espaço vazio do lado esquerdo.  Aqui o que falta melhorar é o canto esquerdo,  parece-me faltar ali mais pedra . O lado direito será um segundo espaço vazio, gosto. 

PSX_20251011_213827.jpg

Estes esquemas deixam-me muito confuso. Só consigo pensar em carpetes verdes! Estou Martinho por começar a ver resultados.

Publicado:
11 hours ago, Tozé Nunes said:

Vamos lá dar uso à pen do telemóvel  😄PSX_20251011_214533.jpg

Para dar uma ideia do plano relvado e de como algumas pedras vão ser engolidas.

PSX_20251011_213827.jpg

Bom dia

Eu também não gostava de ver aquela pedra porque depois de estar a olhar para ela, achei que não tinha sombra nenhuma e queria aquilo mais escuro.

Nem tinha reparado nos triângulos e agora não os consigo deixar de ver 🤣

9 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Estes esquemas deixam-me muito confuso. Só consigo pensar em carpetes verdes! Estou Martinho por começar a ver resultados.

Já comecei o dark start por isso lá para meados de Novembro planto isto.

Agora vou ver se escolho qual vai ser o menor ladrão 

• Gosto 2