ismael_figueira Publicado: Outubro 3 Publicado: Outubro 3 Bem Gabriel, mais um aquário que dava um filme, registaste a quantidade de km's que fizeste na sala? Pela quantidade de vezes que vieste até à minha beira, diria que gastaste um bom bocado das solas. Sim também estava com vista privilegiada para este aquário. Vocês não estão bem a ver o drama do homem com elevação das rochas do lado direito, que maratona! No fim ficou um aquário bem conseguido, no entanto essa areia branquinha só na lateral dá um efeito estranho e pouco natural, talvez com outra cor de areia e gravilha a coisa homogeneizasse mais um pouco, falta-te também algum verde nessa areia, um apontamento aqui e ali de elecharis mini com uma marsileia hirsuta ficava top. Bora Gabriel!! 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
gjsilva Publicado: Outubro 4 Autor Publicado: Outubro 4 Bem Gabriel, mais um aquário que dava um filme, registaste a quantidade de km's que fizeste na sala? Pela quantidade de vezes que vieste até à minha beira, diria que gastaste um bom bocado das solas. Sim também estava com vista privilegiada para este aquário. Vocês não estão bem a ver o drama do homem com elevação das rochas do lado direito, que maratona! No fim ficou um aquário bem conseguido, no entanto essa areia branquinha só na lateral dá um efeito estranho e pouco natural, talvez com outra cor de areia e gravilha a coisa homogeneizasse mais um pouco, falta-te também algum verde nessa areia, um apontamento aqui e ali de elecharis mini com uma marsileia hirsuta ficava top. Bora Gabriel!!Boas Ismael, é verdade dava um bom filme tipo trhiller Não registei mas foi uma boa maratona foi! Epah fui sempre ao teu lado porque percebi que já andavas lá de um lado para o outro, era do tipo não querendo abusando mas mesmo assim abusando Nem me lembres disso, e eu ainda queria que ele ficasse mais alto ainda Acho que devias de ir jogar o euro-milhões, porque acertaste mesmo no que eu vou fazer, gravilha tenho aqui um resto da Sera que nos deram no dia e vou esperar que a “mini” cresça mais um bocado para por la uns pezitos 🤌Muito obrigado pelas dicas todas 3 Citar
Tozé Nunes Publicado: Outubro 4 Publicado: Outubro 4 On 29/09/2025 at 22:55, gjsilva disse: Curioso é que no ano passado tinha prometido a mim mesmo que não iria participar… Porquê? Não gostaste de ter estado no desafio? Tal como os restantes, não aprecio muito aquela zona de praia a ocupar metade da frente. Talvez reduzindo um pouco , tens ali uma parte ao centro que de certeza a luz chega. E podes usar algum areão para dar algum detalhe nessa área. As rotalas plantaste apenas no canto esquerdo naquele v formado pelas rochas? 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
gjsilva Publicado: Outubro 4 Autor Publicado: Outubro 4 Porquê? Não gostaste de ter estado no desafio? Tal como os restantes, não aprecio muito aquela zona de praia a ocupar metade da frente. Talvez reduzindo um pouco , tens ali uma parte ao centro que de certeza a luz chega. E podes usar algum areão para dar algum detalhe nessa área. As rotalas plantaste apenas no canto esquerdo naquele v formado pelas rochas?Adorei estar no desafio, mas há certas coisas como o transporte do aquario para a pet que stressaram muito, como por exemplo apanhar camarões e ottos . Mas o espirito santo do aquascaping disse-me “aprende com os erros do passado, e vai lá divertir-te mais uma vez”. E assim foi, estou a reparar que aqui para o meu lado está tudo a correr bem e bem calmo, e não vou dizer mais nada para não acontecer o contrário Vou corrigir essa parte quando tiver mais tempo, estejam descansados Também plantei rotalas na parte direita atrás das rochasPontos verdes -> Rotala greenPontos vermelhos-> Rotala hra 1 Citar
Fernando Freire Publicado: Outubro 4 Publicado: Outubro 4 Pequeno Grande Padawan,Estive a pensar e estava a olhar/ler mal o teu aquário. Num cenário de fantasia eu chego a tua paisagem não de frente (onde se tirou a foto) mas sim da direita ou pelo caminho que vem de trás da main stone. Eu se caminhar destas 2 formas chego cá a baixo à praia e vejo o “cliff” que é a tua main stone. A tua montagem com esta leitura fica fantástico mas como vês é preciso imaginar e pensar muito nele. Espero que me faça entender hahahaha Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
gjsilva Publicado: Outubro 4 Autor Publicado: Outubro 4 Pequeno Grande Padawan,Estive a pensar e estava a olhar/ler mal o teu aquário. Num cenário de fantasia eu chego a tua paisagem não de frente (onde se tirou a foto) mas sim da direita ou pelo caminho que vem de trás da main stone. Eu se caminhar destas 2 formas chego cá a baixo à praia e vejo o “cliff” que é a tua main stone. A tua montagem com esta leitura fica fantástico mas como vês é preciso imaginar e pensar muito nele. Espero que me faça entender hahahahaEstás a falar do caminho verde ou vermelho?Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
gjsilva Publicado: Outubro 4 Autor Publicado: Outubro 4 É porque esse e um dos meus dilemas das rotalas, dá para fazer 2 caminhos ou apenas um, mas parece me que fica um pouco estranhoOpção AOpção BOpção CApenas uma pequena curvatura no lado esquerdoEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
Fernando Freire Publicado: Outubro 4 Publicado: Outubro 4 Eu experimentava a A primeiro com um pouco de melhor transição nos vermelhos a direita (editei a tua foto)Se não gostares vais brincando com as outras versões do lado esquerdo. Tens 4 meses para brincar com as moitas da esquerda O teu problema é a praia. Se a quiseres tirar em dezembro não sei se fechas o tapete com aspecto natural até á data da foto Eu odeio ser o gajo que fez o mesmo que tu o ano passado e agora vem para aqui escrever para não fazeres… mas literalmente fiz isso o ano passado e levei nas orelhas do Sim, tá na net pra toda a gente ver tipo, tenho de aceitar esta dica do VENCEDOR DO IAPLC 1 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
gjsilva Publicado: Outubro 4 Autor Publicado: Outubro 4 Eu experimentava a A primeiro com um pouco de melhor transição nos vermelhos a direita (editei a tua foto)Se não gostares vais brincando com as outras versões do lado esquerdo. Tens 4 meses para brincar com as moitas da esquerda O teu problema é a praia. Se a quiseres tirar em dezembro não sei se fechas o tapete com aspecto natural até á data da foto Eu odeio ser o gajo que fez o mesmo que tu o ano passado e agora vem para aqui escrever para não fazeres… mas literalmente fiz isso o ano passado e levei nas orelhas do Sim, tá na net pra toda a gente ver tipo, tenho de aceitar esta dica do VENCEDOR DO IAPLC Também estava mais inclinado para essa opção Não, vou ter que corrigi-la ainda esta semana, tenho e que arranjar o tempo Nem me lembro dessa situação, espero que não tenha influenciado para alguma coisa de errado É verdade temos que o ouvir Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
Fernando Freire Publicado: Outubro 4 Publicado: Outubro 4 “Here’s the receipt” Este ano lá vou eu com um tapete inteiro e ludwigia como main plan 1 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
gjsilva Publicado: Outubro 4 Autor Publicado: Outubro 4 “Here’s the receipt” Este ano lá vou eu com um tapete inteiro e ludwigia como main plan Aahh ok vou ter isso em mente também Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 5 Publicado: Outubro 5 13 hours ago, gjsilva said: como por exemplo apanhar camarões e ottos O segredo está em começar a "recolha" uns dias antes do transporte. E sempre que passares pelo aquário e vires mais um, apanhas. Tens é que ter um tanque onde os colocar e onde seja mais fácil apanhá-los depois. 1 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 5 Autor Publicado: Outubro 5 On 05/10/2025 at 11:34, JoseCarlosMarques disse: O segredo está em começar a "recolha" uns dias antes do transporte. E sempre que passares pelo aquário e vires mais um, apanhas. Tens é que ter um tanque onde os colocar e onde seja mais fácil apanhá-los depois. Estou na duvida ainda se ponha camaroes, vamos ver! Mas obrigado pela dica Então hoje foi um dia com tempo para grandes mudanças e aventuras. Aproveitei a tpa para mudar o tal canto de praia, digam-me o que acham? Infelizmente não consegui tirar a areia na totalidade Estejam descansados que também corrigi aquele aglomerado de solo que se pode ver no lado direito desta fotografia. Como podem ver aproveitei também para colar algumas das plantas que me sobraram do dia da montagem, mas mesmo assim ainda tenho sobras, posso ter que usar mais tarde para alguma eventualidade. As rotalas já estão ali a dizer-nos olá, já passaram a linha das rochas 🤌 Agora estou aqui a olhar melhor para o aquário, e vejo que a rocha nem faz assim tanta sombra na dianteira do lado esquerdo. Possivelmente vou tirar aquilo tudo, pôr solo e plantar a frente toda aproveitar agora que são tpas todos os dias! Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 6 Publicado: Outubro 6 Muito sinceramente, acho que nem melhorou nem piorou. O "problema" mantém-se. Mas se a tua preocupação é que essa zona não receba tanta luz, porque não optas por tirar toda a areia e colocar aí uma pedra que fique na sombra da maior? Na zona da frente, deves ter luz suficiente para colocar plantas, e assim ficavas com a zona de sombra preenchida na mesma. Vê lá se percebes com esta imagem. E não me digas que não tens pedras... todo o aquarista que se preze tem pelo menos 5 Kg de Seyriu escondidos num canto da casa 🙂 . 1 1 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 6 Autor Publicado: Outubro 6 Muito sinceramente, acho que nem melhorou nem piorou. O "problema" mantém-se. Mas se a tua preocupação é que essa zona não receba tanta luz, porque não optas por tirar toda a areia e colocar aí uma pedra que fique na sombra da maior? Na zona da frente, deves ter luz suficiente para colocar plantas, e assim ficavas com a zona de sombra preenchida na mesma. Vê lá se percebes com esta imagem. E não me digas que não tens pedras... todo o aquarista que se preze tem pelo menos 5 Kg de Seyriu escondidos num canto da casa . Boas! Já pus uma pedra sim sr, e agora reparei que provavelmente pegue ali qualquer coisa, pois a luz passa Vou tentar plantar naquela zonaEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 7 Publicado: Outubro 7 (editado) 15 hours ago, gjsilva said: Boas! Já pus uma pedra sim sr, e agora reparei que provavelmente pegue ali qualquer coisa, pois a luz passa Vou tentar plantar naquela zona 😄 boa! É para estas coisas que serve este Fórum! Editado Outubro 7 por JoseCarlosMarques 1 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 8 Autor Publicado: Outubro 8 Ora esta semana comecei as trocas de água, dia sim dia não, hoje então foi o segundo dia de tpa desta semana e aproveitei para corrigir o lado esquerdo do aquário.A linha de substrato ainda me chateia nada que não se possa resolver Tem havido crescimento significativo em todas as plantas mesmo mostrando um pouco de melt em algumas, nem todas, mas até agora está num bom caminho!O mais estranho é que as plantas que supostamente são as “mais difíceis” não se vê sinais de melt, enquanto as mais fáceis têm pouco Grande abraço a todos/as! 2 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 8 Publicado: Outubro 8 7 hours ago, gjsilva said: aproveitei para corrigir o lado esquerdo do aquário. A meu ver, está muito melhor. Até parece mais largo, o tanque. Fizeste um bom trabalho. 👏 7 hours ago, gjsilva said: A linha de substrato ainda me chateia nada que não se possa resolver Não mexas muito enquanto as plantas estão a crescer. Quando tiveres o tapete fechado, até com a mão consegues pressionar o substrato junto ao vidro e colocas isso tudo direito num instante. 7 hours ago, gjsilva said: O mais estranho é que as plantas que supostamente são as “mais difíceis” não se vê sinais de melt, enquanto as mais fáceis têm pouco Bem vindo ao mundo dos aquários 😄 . Há situações tão estranhas que nem com livro de instruções do mestre Amano consegues ultrapassar. 1 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 8 Autor Publicado: Outubro 8 @JoseCarlosMarques é verdade ficou bastante melhor, e a luz incide à mesma naquela parte da frente, penso que não vai haver problema! Sim estava a pensar nisso, a ver se fecha a carpete para corrigir isso, também para não estar sempre a mexer no aqua desnecessariamente. É verdade, é uma coisa que nos surpreende constantemente, um aquario e uma coisa, já outro vai ser totalmente diferente! Citar
Fernando Freire Publicado: Outubro 8 Publicado: Outubro 8 Tão melhor depois de uma pequena mudança! 1 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
gjsilva Publicado: Outubro 8 Autor Publicado: Outubro 8 Tão melhor depois de uma pequena mudança! Verdade Citar
gjsilva Publicado: Segunda-feira às 17:18 Autor Publicado: Segunda-feira às 17:18 Hoje foi dia de começo de nova semana, portanto tpas de dois em dois dias, e aumento da twinstar para 45%.O melt aumentou em alguns casos (as plantas que colei a semana passada), e noutros parece que estão a recuperar. A UG sobreviveu apenas 4 pézinhos, mas já fico contente se ficar com esses pés, pois foi a única planta que veio em mau estado no dia do desafio Se repararem as rotalas já se estão a dividir E já temos folhas em formato de estado submerso A evoluir aos poucos vamos chegar lá Um grande abraço 1 Citar
Ricardo Correia Nature Art Publicado: Segunda-feira às 22:51 Publicado: Segunda-feira às 22:51 Viva amigo Gabriel, antes de mais muitos parabéns pela montagem, presenteaste-nos com uma montagem completamente diferente da do ano passado mas que para mim melhor conseguida e com um potencial enorme. Ao início do tópico com as fotos que colocas-te ia dizer que aquele canto esquerdo não me estava a soar bem e que não estava a acrescentar nada à montagem mas já vi que foi corrigido e bem. Agora é dar tempo ao tempo e uso à tesoura que tenho a certeza que vai ficar um aquário incrível a tempo da Pet, parabéns pelo trabalho e muito obrigado por toda a ajuda que me deste e disponibilidade com o transporte. Para a frente é que é caminho e logo logo estamos na Pet! Forte abraço 1 Citar
gjsilva Publicado: Terça-feira às 08:44 Autor Publicado: Terça-feira às 08:44 Viva amigo Gabriel, antes de mais muitos parabéns pela montagem, presenteaste-nos com uma montagem completamente diferente da do ano passado mas que para mim melhor conseguida e com um potencial enorme. Ao início do tópico com as fotos que colocas-te ia dizer que aquele canto esquerdo não me estava a soar bem e que não estava a acrescentar nada à montagem mas já vi que foi corrigido e bem. Agora é dar tempo ao tempo e uso à tesoura que tenho a certeza que vai ficar um aquário incrível a tempo da Pet, parabéns pelo trabalho e muito obrigado por toda a ajuda que me deste e disponibilidade com o transporte. Para a frente é que é caminho e logo logo estamos na Pet! Forte abraçoMuito obrigado amigo Ricardo!!É verdade, tinha feito aquele canto à pressa e não ficou nada bom. O que vale é que dá para corrigir tudo Sim está quase a chegar a fase da poda, espero não estragar tudo Mais uma vez não tens que agradecer E parabéns pelo o teu layout também está espectacular 🤌Forte abraço Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Terça-feira às 10:41 Publicado: Terça-feira às 10:41 Não me parece estar assim muito mal. Tens aí plantas com bom crescimento. Faz uma fotografia de frente! 1 Citar
Recommended Posts