Projeto Faroeste


Recommended Posts

há 38 minutos, C Mocho disse:

A tropica é uma marca com excelentes fertilizantes, mas por vezes não tem a quantidade de potássio adequada e precisa de um reforço... Se irás precisar do Specialized ou do Premium, depende do tipo de plantas e do solo. Suponho que o Neo soil seja pouco carregado de fertilizantes, mas como nunca usei não o posso afirmar. Se o solo fosse ADA, no início terias de usar o Premium...

Compreendo esse constrangimento do transporte, mas se planeares bem, podes encomendar 'on line' e entregam-te a encomenda em casa (livre de portes, a partir de um determinado valor), por isso não te preocupes por agora com isso!

Quanto à luz, acredita que aquilo que tu vês não é necessariamente aquilo que as plantas sentem...

O @JoseCarlosMarques é mais experiente com o NEO soil ele deve ser capaz de dizer.

Só não compro online pq para ter os portes grátis tinha que encomendar muita coisa, e um fertilizante e mais uma coisa por exemplo 1kg de areia nunca vão dar o necessário. Temos que ser poupados aqui ahahah ja vi que este hobby não é para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/19/2024 at 1:12 AM, pinto raul said:

O @JoseCarlosMarques é mais experiente com o NEO soil ele deve ser capaz de dizer.

Só não compro online pq para ter os portes grátis tinha que encomendar muita coisa, e um fertilizante e mais uma coisa por exemplo 1kg de areia nunca vão dar o necessário. Temos que ser poupados aqui ahahah ja vi que este hobby não é para todos.

Eu já usei o Neo há algum tempo, e na altura pouco ou nada percebia de aquários. Até acho que a fórmula do substrato mudou, portanto não te posso ajudar muito. Mas como disse o Mocho, tudo depende das plantas que estás a pensar utilizar. Eu estou com substrato da Tropica no meu aquário, a usar Masterline Lean e Seachem Excel, e não sinto necessidade de fortalecer com mais nenhum fertilizante. As plantas têm crescido com bom aspecto e por enquanto vou manter. São produtos que experimentei (no meio de muitos) e descobri que funcionam para o tipo de aquário que gosto de montar.

Porque não dás uma vista de olhos nos fertilizantes da Neo? Talvez não fosse má ideia manteres-te na marca. Ou pedir uma opinião a pessoal com mais experiência, como o pessoal da Solaqua. Eles costumam ser muito atenciosos com os clientes. Mas, mais uma vez digo, tens que saber o tipo de plantas que queres utilizar, porque vai ser a primeira coisa que te vão perguntar.

Um saco com 1Kg de areia (de marca branca... areia de rio) custa 50 cêntimos. Achas que vale a pena ires a uma loja de aquários comprar apenas isso? Não seria melhor pensares em todo o projecto e ir fazendo uma lista do que queres, para depois encomendar? Os portes, a partir de determinado valor, são grátis... mas mesmo que tenhas que os pagar provavelmente compensa os custos da deslocação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Eu já usei o Neo há algum tempo, e na altura pouco ou nada percebia de aquários. Até acho que a fórmula do substrato mudou, portanto não te posso ajudar muito. Mas como disse o Mocho, tudo depende das plantas que estás a pensar utilizar. Eu estou com substrato da Tropica no meu aquário, a usar Masterline Lean e Seachem Excel, e não sinto necessidade de fortalecer com mais nenhum fertilizante. As plantas têm crescido com bom aspecto e por enquanto vou manter. São produtos que experimentei (no meio de muitos) e descobri que funcionam para o tipo de aquário que gosto de montar.

Porque não dás uma vista de olhos nos fertilizantes da Neo? Talvez não fosse má ideia manteres-te na marca. Ou pedir uma opinião a pessoal com mais experiência, como o pessoal da Solaqua. Eles costumam ser muito atenciosos com os clientes. Mas, mais uma vez digo, tens que saber o tipo de plantas que queres utilizar, porque vai ser a primeira coisa que te vão perguntar.

Um saco com 1Kg de areia (de marca branca... areia de rio) custa 50 cêntimos. Achas que vale a pena ires a uma loja de aquários comprar apenas isso? Não seria melhor pensares em todo o projecto e ir fazendo uma lista do que queres, para depois encomendar? Os portes, a partir de determinado valor, são grátis... mas mesmo que tenhas que os pagar provavelmente compensa os custos da deslocação.

Tenho o passe de graça é só mesmo questao de tempo, e tou aqui perto da loja por coincidência então vou ver a questão da areia tentar modelar tudo e penso nas plantas tendo tudo pronto. Acho que fica mais facil ter noção das plantas tendo o aquário mais finalizado.

Quando for as plantas encomendo logo tudo. Fertilizante, plantas e alguns outros produtos de manutenção que secalhar precise

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho a areia, Não sei muito bem como dispô-la mas vou pesquisar.

Entretanto tenho que decidir quais plantas vou optar pelos links que já mandaram,  já tenho algumas em mente, só não sei como me devo guiar em quantidades e etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, pinto raul said:

só não sei como me devo guiar em quantidades e etc

Quanto mais, no início, melhor. Mas não é absolutamente necessário! As plantas reproduzem-se. Tenta optar por plantas de crescimento mais rápido, se forem ao encontro da tua visão. Podem dar mais trabalho a manter, mas ajudam a evitar muitos problemas com excesso de nutrientes na água que podem originar algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Quanto mais, no início, melhor. Mas não é absolutamente necessário! As plantas reproduzem-se. Tenta optar por plantas de crescimento mais rápido, se forem ao encontro da tua visão. Podem dar mais trabalho a manter, mas ajudam a evitar muitos problemas com excesso de nutrientes na água que podem originar algas.

Sim parece me uma boa ideia de qualquer forma entre lidar com algas e manutenção de plantas acho que é preferível ir pelo o caminho das plantas ahahah.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, pinto raul disse:

Já tenho a areia, Não sei muito bem como dispô-la mas vou pesquisar

Tive a pesquisar e supostamente as pessoas colocam a areia como uma segunda camada para separa o substrato fertil do inerte,  e depois tem uns que usam para separar meio que em secções, tendo por exemplo so uma parte de areia e outra so de substrato.

Nao sei qual das disposições estava a ser recomendada para eu fazer ou qual a melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

🙂 Tens que tomar algumas decisões, Raúl! Também há quem use areia por cima do substrato, para plantar na areia. O que eu estava a dizer era para pores areia à frente e substrato atrás, como a imagem que o Mocho te mostrou, mas tu é que sabes o que queres para o teu aquário. Se optares por fazer o que estou a dizer, convém haver uma barreira entre o substrato e a areia, que pode ser criada com rochas e alguma lã fina (escondida no meio das rochas, claro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

🙂 Tens que tomar algumas decisões, Raúl! Também há quem use areia por cima do substrato, para plantar na areia. O que eu estava a dizer era para pores areia à frente e substrato atrás, como a imagem que o Mocho te mostrou, mas tu é que sabes o que queres para o teu aquário. Se optares por fazer o que estou a dizer, convém haver uma barreira entre o substrato e a areia, que pode ser criada com rochas e alguma lã fina (escondida no meio das rochas, claro).

Pois tou a ver, seria fazer algo semelhante a este vídeo aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=2492313794402757 

só que não sei se no vídeo esta bem feita essa ideia de barreira, porque aqui neste vídeo as rochas ficaram superficiais, como uma barreira visual, pelo que percebi a barreira de pedras e lã deve ser algo mais físico não é? separar fisicamente areia do substrato para não se misturar. Ou estou a entender mal e é suposto mesmo ser como neste video?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, pinto raul said:

Pois tou a ver, seria fazer algo semelhante a este vídeo aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=2492313794402757 

Nesse caso ficas com uma espécie de ilhas. A tua imagem final não é muito diferente disso, portanto podes usar essa técnica. A lã filtrante costuma colocar-se nos espaços entre as rochas que permitem a passagem de areia ou substrato, para impedir que os dois se misturem. É só uma dica para não teres trabalho mais tarde, porque terias sempre que andar a limpar a areia do substrato e o substrato da areia. Olha, vê este vídeo do @JoãogaFernandeshttps://www.youtube.com/watch?v=18yWGlVqHuE&t=2s. No fundo é mais ou menos isso que estás a tentar fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Nesse caso ficas com uma espécie de ilhas. A tua imagem final não é muito diferente disso, portanto podes usar essa técnica. A lã filtrante costuma colocar-se nos espaços entre as rochas que permitem a passagem de areia ou substrato, para impedir que os dois se misturem. É só uma dica para não teres trabalho mais tarde, porque terias sempre que andar a limpar a areia do substrato e o substrato da areia. Olha, vê este vídeo do @JoãogaFernandeshttps://www.youtube.com/watch?v=18yWGlVqHuE&t=2s. No fundo é mais ou menos isso que estás a tentar fazer.

Sim tou a perceber pelo o vídeo a ideia é como fazer uma muralha, Gostava de ir por essa opção. A questão é que não consigo fazer essa técnica com o espaço e rochas que tenho, porque não tem altura suficiente para fazer essa barreira. O que é um bocado chato para futura manutenção.

Se fosse fazer assim ia ter que ter rochas de maiores dimensões o que não é possível neste aquário. Iam estar muito próximas do vidro e iam atirar o proposito de usar a areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Mas tu só precisas de uns 3 cm de substrato, à frente! As tuas pedras não têm isso?

Não, são muito pequenas, elas são muito achatadas, iam ficar enterradas.

Algumas era possível... mas como sao achatadas teriam que ficar em pé, no entanto mesmo assim não sei se teria pedras suficientes. E as maiores iam ocupar o espaço todo tirando o proposito de por a areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, pinto raul said:

Não, são muito pequenas, elas são muito achatadas, iam ficar enterradas.

Algumas era possível... mas como sao achatadas teriam que ficar em pé, no entanto mesmo assim não sei se teria pedras suficientes. E as maiores iam ocupar o espaço todo tirando o proposito de por a areia.

Consegues arranjar mais pedras? Agora que sabes do que precisas, seria mais fácil encontra-las.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, JoseCarlosMarques disse:

Consegues arranjar mais pedras? Agora que sabes do que precisas, seria mais fácil encontra-las.

Pois, vou ver no rio aqui perto, receio é que sejam diferentes destas em questões de cores e etc.

Vou tentar mas acho que as pedras com o tamanho suficiente vão ficar muito desproporcionais ao tamanho do aquario não sei, vou tentar ir pelo o desenho também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedras de cores diferentes não são necessariamente más. Na natureza, em rios, não encontras sempre pedras da mesma cor. Aliás... se lá vais procurar mais pedras, eu até te aconselhava a trazer muitas pedras que não sejam brancas. No branco é mais fácil notares as algas 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.