'Ordo Ab Chaos' - 2023-2024


Carlos Carvalheira

Recommended Posts

Thks @JoseCarlosMarques dentro das limitações dadas pelo modo do concurso e feitio que tenho foi o que se conseguiu, hoje provavelmente teria feito o mesmo mas de maneira diferente falta-me alguma verticalidade em ambos os planos esq e dir mas qd cheguei a essa fase ja nao tinha material que desse para fazer o que quer que seja Moving Foward & Learning,  este ano muitos de nós foram para madeiras ao contrario do ano passado que sobrou redmoor a dar com o pau este ano apenas os "galhos" que ninguem queria lol

 

Se vou ficar com o tanque claro que sim até ter que o desmontar para o proximo ano, não sou apologista de fazer tanques para foto e depois desmontar pelo menos que dure um anito, acho louvavel o esforço que a equipa do forum imprime nesta iniciatva e enquanto puder e me deixarem participo, posso ainda nao ter a tal tecnica visual do hardscape para uma chapa a 2D ainda um longo caminho de aprendisagem pela frente mas é a fazê-los que aprendemos, de longe a experiencia de alguns com as diferentes plantas que existem agora no mercado eu apenas reentrei á seria no hobby ainda nao fez 2anos o que me exige mais planeamento pesquisa e aprendisagem mas no que se refere a biologia e como manter a coisa saudavel já nao tenho qualquer dificuldade, neste tive uns qtos melts (porque mudei o meu método tradicional que faço e enchi de imediato o tanque) nas buces e anubias e apareceu-me esta staghorn que nem sei de onde veio e porquê mas fora isso zero algas, zero fracassos de crescimento, mudei tb para o fertilizante da 2HR que faz parte do sponsor do evento e consegui que tudo crescesse na normalidade com excelente cores os vermelhos estão mesmo mesmo vermelhos a Luz tb ajudou a fazer o milagre e os vermelhos a 10cm da água nao á tona de agua foi o que mais me surprendeu comparativamente ao ano passado 😄 nao se obtem aquele crescimento exponencial do EI mas tb nao tenho que andar de tesoura na mao todas as semanas o que é positivo 😄

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Carlos Carvalheira said:

falta-me alguma verticalidade

Não sinto isso... até me parece um aquário muito bem equilibrado em altura. Mas a montagem é tua... é normal que vejas mais "defeitos" que eu 🙂 .

20 minutes ago, Carlos Carvalheira said:

Se vou ficar com o tanque claro que sim até ter que o desmontar para o proximo ano, não sou apologista de fazer tanques para foto e depois desmontar pelo menos que dure um anito, acho louvavel o esforço que a equipa do forum imprime nesta iniciatva e enquanto puder e me deixarem participo, posso ainda nao ter a tal tecnica visual do hardscape para uma chapa a 2D ainda um longo caminho de aprendisagem pela frente mas é a fazê-los que aprendemos, de longe a experiencia de alguns com as diferentes plantas que existem agora no mercado eu apenas reentrei á seria no hobby ainda nao fez 2anos o que me exige mais planeamento pesquisa e aprendisagem mas no que se refere a biologia e como manter a coisa saudavel já nao tenho qualquer dificuldade, neste tive uns qtos melts (porque mudei o meu método tradicional que faço e enchi de imediato o tanque) nas buces e anubias e apareceu-me esta staghorn que nem sei de onde veio e porquê mas fora isso zero algas, zero fracassos de crescimento, mudei tb para o fertilizante da 2HR que faz parte do sponsor do evento e consegui que tudo crescesse na normalidade com excelente cores os vermelhos estão mesmo mesmo vermelhos a Luz tb ajudou a fazer o milagre e os vermelhos a 10cm da água nao á tona de agua foi o que mais me surprendeu comparativamente ao ano passado 😄 nao se obtem aquele crescimento exponencial do EI mas tb nao tenho que andar de tesoura na mao todas as semanas o que é positivo 😄

👍

Sempre a aprender, Carlos! É o segredo do sucesso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está muito bonito o aquário, afinal qual é a tua lista de plantas? 

Lá no fundo são valisnerias? 🤔

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom e aqui fica o resultado final para a foto estas nao são as fotos finais e ta,bém nao indicarei qual das duas formas optei por submeter no final mas dá para ter uma boa ideia.

 

V1

large.IMG_8505(1).jpg.09f3b0915171d63fb2

 

V2

large.IMG_8237(1).jpg.3e014931278921f94d

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo a direção que tomaste, Carlos, mas acho as imagens demasiado saturadas. Espero que tenhas optado por uma fotografia final com tons mais naturais, ao invés de toda esta explosão de cor. Sem saber qual a opção que tomaste, também te digo já que aquela luz vermelha, ao fundo, não me parece favorecer em nada a composição. Vou esperar para ver o que entregaste. O aquário, na minha opinião, ficou impecável. Não tenho nada a apontar. Espero mesmo que te tenhas contido na fotografia que entregaste a concurso. Um abraço!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito bem!

há sempre coisas a rever...no teu caso acho que nunca conseguiste bem dar conta desse caminho. Tlv menos areia à frente. Está muito linear. Algo para discutirmos presencialmente! 

Vou reservar todas as minhas considerações finais para a semana. Ao vivo vou apreciar cada um deles e eleger o meu top. 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

305 Carlos Carvalheira.jpg

 

Pontuação e comentários do júri:

 

74 Aquascape reminds me of being in an under water river bed. Plants looks lush and healthy with nice spikes of color. Good blending of plant textures and hardscape. However, I think the aquascape could use some more open space to contrast with the heavily planted sections. The central path is a bit too centered and straight and the front substrate at the sides seem unnecessarily thick, which distracts from the front view. A lovely tank overall. Would score it higher if the wood work and hardscape was handled with more finesse. Dennis Wong

65 Beautiful red stems plants. It screams healthy and lush! Good job. The path is a little too straight for me. Waves in it would have helped to increase the depth. Some plants are too big for me (hydrocotyle) and shouldn't be there. The carpet could have been trimmed a bit. And the soil level is way way too big on the sides. It takes 1/4 of the picture : that's too bad. Quentin Charpentier

60 Trabalho interessante, transmite movimento e fluxo. O uso da Hydrocotyle, apesar de bem posicionadas no plano frontal, me parecem grandes demais para o tamanho do aquário. A flora de modo geral me parece algo monótona ao utilizar o espelhamento, praticamente as mesmas espécies se repetem dos dois lados do aquário, divididas por um caminho central também bastante reto. Ótima saúde e aparência geral. Luca Galarraga

45 Layout que demonstra alguma profundidade, no entanto a proporção de algumas espécies de plantas não é a correcta para as dimensões do aquário. No entanto, estão bem saudáveis e bem cuidadas. Luís Cardoso

61 The water plants are growing healthily and the round green leaves in the middle ground are impressive. It is unfortunate that the placement of the water plants and layout materials is symmetrical and lacks a sense of rhythm. The selection of fish is interesting, but it would have been better if there were more of them. Masashi Ono

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns Carlos! Adoro este tanque, e o que fizeste na fotografia final... parece ter o dobro do comprimento e da profundidade que realmente tem. Compreendo as críticas dos jurados... o aquário está realmente muito simétrico, e algumas plantas parecem-me demasiado grandes (tendo em conta a escala).  São pontos a ter em conta numa futura montagem, mas imagino que seja uma experiência fantástica vê-lo assim ao vivo. Vais desmonta-lo?

Ah... gosto particularmente da luz lá ao fundo. Eheh. Dá-lhe um ponto a mais na minha apreciação 😛 . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, JoseCarlosMarques said:

Muitos parabéns Carlos! Adoro este tanque, e o que fizeste na fotografia final... parece ter o dobro do comprimento e da profundidade que realmente tem. Compreendo as críticas dos jurados... o aquário está realmente muito simétrico, e algumas plantas parecem-me demasiado grandes (tendo em conta a escala).  São pontos a ter em conta numa futura montagem, mas imagino que seja uma experiência fantástica vê-lo assim ao vivo. Vais desmonta-lo?

Ah... gosto particularmente da luz lá ao fundo. Eheh. Dá-lhe um ponto a mais na minha apreciação 😛 . 

 

thks @JoseCarlosMarques Vou mantê-lo até ao próximo evento 😄 e até ja fiz algumas das modificações, trimming da eleocharis e da Hydro, em relacção á escolha das plantas e diversidade delas é um tópico meio complicado, temos condicionantes na escolha das plantas 10 vasos, 3 meses até estar tudo crescido, tive que fazer compromissos mas estamos sempre a aprender 😉 aprendi do ano passado para este no próximo implementa-se mais aprendisagens e vai 1 vaso de cada diferente 😄 , eu neste caso inclusive adicionei uma planta que nem estava na lista  😞 my fault nao o devia ter feito a ricardia, nao me chegaram 2 plantas que tinha seleccionado por motivos alheios ao fornecedor, tudo isso impacta nas nossas decisoes, para mim o mais importante de tudo apesar de tentar fazer sempre o meu melhor e evoluir e tentar ganhar sim pk eu nao participo por participar dou o meu melhor para ganhar sempre, mas sei reconhecer as minhas limitações, neste caso a fotografia conta e muito para a apreciação no geral e aqui estou a léguas de distancia,  aquando a fotografia tirada este aquario ao vivo estava um espectaculo digno de se apreciar com varios angulos de destaque o caminho que pareçe a direito na vdd nao o é havia outros aquarios expostos que ao vivo teriam concerteza tirado bem melhores pontuações mas é o que é ... analise da foto e aqui tenho que melhorar e muito esta foto foi tirada de Tele 😄 as que tirava com a camera nao ficavam tão bem em termos de profundidade e de cores nem se fala, falta uma boa Machine para fotes.

Uma Ideia ao Forum era fazer-se um workshop de fotografia de aquarios 😉 

pontos de observação;

congratulo-me por ter conseguido passar a ideia ao Dennis do que queria ... a sensação de estarmos imersos num mundo subaquatico que ao invés de ser tudo bem arranjadinho para uma foto transmite algo mais caótico e cheio de vida como deveria ser nos primordios dos nossos rios onde a Vida flui luxuriante. Dai o "Ordo ob Chaos" a Ordem vem do Caos

O elevado do substrato na parte frontal, facto e apontado e talvez ainda o corriga, foi aqui apontado algumas vezes mas tive medo de o corrigir paguei a factura lol

Quanto ao "finnesse" do hardscape bolas nao lhe falhou nada deve ter usado a Lupa 😄 tinha ali umas colagens que estavam á mostra lol pensava que escureciam mas afinal notam-se ... apontamento anotado 😄

Peixes foi o que consegui arranjar a troco do menor investimento possível 😄 (troquei uns blue dream) este ano nao tivemos sponsor para peixes apenas para camarões que eram espectaculares da Shrimp Box 5 yellow e 5 CRS's.

 

No compto geral adorei o feedback e adorei fazer uma vez mais parte desta comunidade apaixonada por este hobby e para quem faz disto mm um hobby sem qualquer patrocinio além do meu próprio sponsor my wallet 😄 e o que nos foi facultado eu diria que está bom ... de notar e de louvar que todos os que passaram pela Pet e já habitués nestas andanças diziam o mesmo, O NIVEL DE TODOS ESTAVA MUITO ALTO e isso é que importa este ano nao havia 1 aquario que se dissesse epah isto não está capaz de ser apresentado e tudo feito a contra relógio 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

52 minutes ago, Carlos Carvalheira said:

Uma Ideia ao Forum era fazer-se um workshop de fotografia de aquarios 😉 

Existem tantos no Youtube! A Green Aqua tem um muito bom! Mas para acompanhar esses tutoriais é preciso ter algum equipamento, e por vezes é isso que faz a diferença. Eu, que faço da Fotografia profissão, não invisto nesse tipo de equipamento, porque sei que não o vou rentabilizar... imagino as pessoas que querem a máquina só para fotografar os aquários. De qualquer maneira, já apanhei um tutorial online que ensinava a tirar fotografias a aquários sem grande investimento, mas já não me lembro como cheguei a ele. Sei que foi no Youtube... procurando, deves encontra-lo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correção @Carlos Carvalheira foram 12 vasos para cada um!

Quanto ao tempo apertado, se em 3 meses fizeram estes aquários para a próxima edição vamos reduzir para 2 para aumentar para o nivel boss 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Correção @Carlos Carvalheira foram 12 vasos para cada um!

Quanto ao tempo apertado, se em 3 meses fizeram estes aquários para a próxima edição vamos reduzir para 2 para aumentar para o nivel boss 😁

corrigido 12 😄 sorry confundi cmg proprio ... ahh e que fique assente que foi apenas por isso que nao ganhei 😄 lollllllllllllll

2 meses ? hummm ..... possible ..... lolllllllll ... nivel extra boss

já que comentaste agora vais levar com graxa da grossa e bajulação de fazer babar uma velha desdentada.

A Aquarofilia em Portugal muito te deve @Tozé Nunes o que fazes aqui no Forum na Pet e por outros tantos eventos  apenas por caroliçe é de louvar, não procuras proveito próprio, criticas e impoes-te contra quem o faz, com o único propósito de levar mais pessoas a conhecerem este nosso Hobby é de Louvar e de enalteçer da minha parte e no que possa e sempre que o intuito seja este conta cmg,  por vezes cruzamo-nos com pessoas boas por mero acaso ou não, seja o destino ou outras forças a verdade é que é um prazer passar umas horas valentes contigo e com o nosso grupinho de velhos e velhas rabujentas .... Agora aguenta a bomboca quando os coleguinhas de whatapp vierem aqui bujardar lol 😄 

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

44 minutes ago, Carlos Carvalheira said:

A Aquarofilia em Portugal muito te deve @Tozé Nunes o que fazes aqui no Forum na Pet e por outros tantos eventos  apenas por caroliçe é de louvar, não procuras proveito próprio, criticas e impoes-te contra quem o faz, com o único propósito de levar mais pessoas a conhecerem este nosso Hobby é de Louvar e de enalteçer da minha parte e no que possa e sempre que o intuito seja este conta cmg,  por vezes cruzamo-nos com pessoas boas por mero acaso ou não, seja o destino ou outras forças a verdade é que é um prazer passar umas horas valentes contigo e com o nosso grupinho de velhos e velhas rabujentas .... Agora aguenta a bomboca quando os coleguinhas de whatapp vierem aqui bujardar lol 😄 

Porque hoje estou preguiçoso, vou só copiar e colar as tuas palavras 😄 .

(fora de brincadeiras, concordo com tudo!)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.