Novato em aquariofilia


pinto raul

Recommended Posts

Boas...

Vamos lá a ver se te conseguimos passar a mensagem toda junta! Paciência, pelos vistos tens, se não já terias desistido. A paciência é a ferramenta mais necessária para se obter bons resultados.

1º - Combinar a disposição dos 2 troncos de forma a ganhar altura em alguma zona do aquário. - (feito)

2º - Não encostar os troncos nem ao vidro da frente, nem ao vidro detrás, para poder ter espaço para plantar atrás ou à frente... - (já lá estiveste)

3º - Para criar um aspeto mais natural e esteticamente mais apelativo, procurar mostrar algumas das curvas dos troncos quando visto de frente, a meia altura do aquário. Essa disposição torna o aspeto mais harmónico e menos monótono, caso contrário parece um pau sem graça, que caiu para dentro do aquário! - (já estiveste mais perto)

4º - Após encontrar um compromisso interessante entre os troncos, usar algumas pedras maiores para os manter, ou afinar a posição pretendida.

5º - Imaginar o tipo de composição pretendida. Pode-se usar apenas um substrato fértil para ancorar plantas naturais, ou tentar criar uma espécie de "praia", com areia junto ao vidro da frente e do lado oposto ao troco mais alto, ou então usar apenas substrato inerte (areão), mas convém ter claro em mente que o areão , embora mais barato é provavelmente o mais difícil de manter razoavelmente limpo a médio e longo prazo.

6º - Se se optar pela "praia" de areia, distribuir as outras pedras de forma a separar o substrato fértil da areia, evitando que eles se misturem (mas não as colocar em filinha indiana, que isso na natureza muito raramente acontece e fica com uma aparência muito artificial)... Caso  se prefira usar apenas substrato e não areia, distribuir as restantes pedras (não obrigatoriamente todas as que por aí existam), de forma a criar um cenário aparentemente natural, parecido com o fundo de um rio.

7º - Apreciar a montagem durante uns dias, para avaliar se é realmente aquilo que se procura. Não colar ainda nada, nem encher com água! Primeiro, avaliar com calma!

8º - Nesse momento sim, após ser confirmado o nível de satisfação, pode-se colar os troncos e ancorá-los com cola a algumas das pedras maiores. Provavelmente não será necessário, no entanto, mal também não faz e evita o risco de que os troncos flutuem quando se encher o aquário...

9º - Instalar o filtro  e o restante equipamento necessário para o tipo de peixes e plantas que se pretende vir a usar. Encher com água, e pôr o filtro a trabalhar para iniciar o ciclo do azoto (procurar na net o que é isso, pois existe imensa informação, recomendo procurar também saber o que é um dark start).

10º - Após passarem 3 ou 4 semanas, pode-se então plantar e começar a introduzir alguns peixes, camarões, caracóis, etc. As plantas podem ser todas colocadas de uma só vez, até ajudarão a criar mais rapidamente um equilíbrio biológico, mas os animais, devem ser introduzidos gradualmente, para dar tempo à acomodação da flora bacteriana no filtro e no substrato.

PS: Entre cada uma das fases acima descritas, é recomendado ver muitas imagens e vídeos de aquários, para se construir uma ideia do pretendido. Procurar o máximo de informações sobre os seres vivos que se poderão albergar num aquário desse tamanho também não é de menor importância: alguns crescem demais, outros são pouco sociáveis, outros ainda carecem de condições muito específicas e algumas espécies, mesmo entre as mais fáceis, não gostam do mesmo tipo de ambiente que outras.

Editado por C Mocho
  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a fotografia... é só olhar para ela e copiar.

O @C Mocho não poderia ser mais especifico na resposta. Agora está na altura de trabalhar!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 22/02/2024 at 23:20, JoseCarlosMarques disse:

Tens a fotografia... é só olhar para ela e copiar.

O @C Mocho não poderia ser mais especifico na resposta. Agora está na altura de trabalhar!

Tentei voltar a fotografia e acho que ficou próximo

 

x3rLPKH.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás contente com o resultado, Raul, avança com a montagem! O aquário é teu... serve para tu o desfrutares. Se começa a levantar demasiadas questões na tua cabeça, vais começar já com o pé atrás e só te vai dar dissabores. Avança com isso, rapaz! Cá estaremos para te ajudar a lidar com os próximos desafios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, JoseCarlosMarques disse:

Se estás contente com o resultado, Raul, avança com a montagem! O aquário é teu... serve para tu o desfrutares. Se começa a levantar demasiadas questões na tua cabeça, vais começar já com o pé atrás e só te vai dar dissabores. Avança com isso, rapaz! Cá estaremos para te ajudar a lidar com os próximos desafios.

Eu acho que ficou idêntico a outra montagem que estava boa, então acho que devo continuar pelos outros passos. E sim gostei da montagem.

E como da outra vez tive que usar uma pedra maior para ajustar o posicionamento dos troncos então se for fazer uma colagem também devo os colar certo?

 

Editado por pinto raul
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes são os teus troncos de madeira:

hlm6fss.jpeg   ruTdD1c.jpeg

Estão cheios de forma e até alguma textura...

Repara como tu os conjugas:

x3rLPKH.jpg

Apresentam-se como uns paus quase retos e pouco interessantes.

Eu já vi que lês o que nós escrevemos, mas parece que não nos consegues entender! É como diz o @JoseCarlosMarques:

"Se estás contente com o resultado, Raul, avança com a montagem! O aquário é teu... serve para tu o desfrutares..."

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, C Mocho disse:

Estes são os teus troncos de madeira:

hlm6fss.jpeg   ruTdD1c.jpeg

Estão cheios de forma e até alguma textura...

Repara como tu os conjugas:

x3rLPKH.jpg

Apresentam-se como uns paus quase retos e pouco interessantes.

Eu já vi que lês o que nós escrevemos, mas parece que não nos consegues entender! É como diz o @JoseCarlosMarques:

"Se estás contente com o resultado, Raul, avança com a montagem! O aquário é teu... serve para tu o desfrutares..."

É verdade o que estas a demonstrar. Mas não consigo fugir a regra de estar a fazer uma composição triangular, e não consigo perceber como posso utilizar as formas dos troncos que tenho para uma formação que é suposto fazer um efeito reto de um triangulo.

Isto não esta a fazer sentido e sinto insatisfação em relação a isto.

Porque realmente ta me a dar a volta a cabeça ter que procurar curvas num principio reto.

Editado por pinto raul
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, pinto raul said:

É verdade o que estas a demonstrar. Mas não consigo fugir a regra de estar a fazer uma composição triangular, e não consigo perceber como posso utilizar as formas dos troncos que tenho para uma formação que é suposto fazer um efeito reto de um triangulo.

Isto não esta a fazer sentido e sinto insatisfação em relação a isto.

Porque realmente ta me a dar a volta a cabeça ter que procurar curvas num principio reto.

Calma lá... tu achas que um aquário com uma estrutura triangular tem que ser um triângulo com linhas rectas? Não é assim que funciona, Raul! Uma estrutura triângular é uma estrutura em que o hardscape (em conjugação com as plantas) assume altura num dos lados do tanque e depois vai descendo até o canto inferior do outro lado. Não tem que ser uma coisa recta... raramente encontras linhas rectas na natureza. Pode acontecer, excepcionalmente, mas não é, de todo, isso que se procura. O que se procura é uma harmonia das formas, de um canto superior para o canto oposto inferior. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Calma lá... tu achas que um aquário com uma estrutura triangular tem que ser um triângulo com linhas rectas? Não é assim que funciona, Raul! Uma estrutura triângular é uma estrutura em que o hardscape (em conjugação com as plantas) assume altura num dos lados do tanque e depois vai descendo até o canto inferior do outro lado. Não tem que ser uma coisa recta... raramente encontras linhas rectas na natureza. Pode acontecer, excepcionalmente, mas não é, de todo, isso que se procura. O que se procura é uma harmonia das formas, de um canto superior para o canto oposto inferior. 

então tive errado este tempo todo😯

Mas continuo sem saber o que fazer na questão de procurar curvas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estrutura triangular num aquário: procura no Google "triangular shape aquascaping".

Exemplos simples de hardscape:

images?q=tbn:ANd9GcQM9whS5QT_PAkjaq7qooR images?q=tbn:ANd9GcSfdR3cKOFjUSvdJ1zSEfg images?q=tbn:ANd9GcRIvFhEdJP9HglU2yWk7C4

images?q=tbn:ANd9GcS0-VsXdClr9Zgg5DZCv73 ➡️➡️➡️ triangles-1-done.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Raul... não podemos estar sempre a repetir o mesmo. Vai ler com calma aquilo que escrevemos atrás. Julgo que na página 3 ou 4 deste tópico tinhas a imagem de uma montagem que estava quase perfeita. Volta a essa estrutura e aplica -lhe as dicas que te demos logo a seguir. O @C Mocho até te fez um desenho. Mais que isso é quase impossível.

Estás a ver estas últimas imagens que ele colocou aqui? O teu aquário pode assemelhar-se ao último. Tens material para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/01/2024 at 12:15, pinto raul disse:

hlm6fss.jpegruTdD1c.jpeg

assim?

On 03/02/2024 at 16:11, pinto raul disse:

Sim com paciência tou a ir lá, eu também tenho uma vida ocupada e estressante então não é fácil (eu sou estudante de enfermagem) 

E de acordo com o desenho do @C Mocho o mais próximo que cheguei sem muitos detalhes apenas com os tronco e pedras mais principais foi assim: LUZZk9E.jpeg TlxxROq.jpeg

Eu tou a olhar para estes dois passos e começo a perceber que o erro está na passagem do primeiro para o segundo porque foi aqui que comecei a ganhar a ideia que o tronco devia estar em rampa para fazer a formação triangular, e comecei a partir daqui a colocar as "hastes"" do tronco viradas para baixo porque na minha precessão as curvas do tronco tinha haver da forma que o tronco ascendia em S. Mas olhando para o passo anterior agora percebo que a curva vinha da utilização das "hastes" para fazer uma curva. É o que me está a fazer sentido agora não sei se era isso mas de acordo com desenho é o que me parece.

E estou neste momento a olhar apenas para o desenho e estou a tentar recriare-lo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, pinto raul said:

E estou neste momento a olhar apenas para o desenho e estou a tentar recriare-lo

Força nisso rapaz! É o primeiro de muitos desafios, e ainda estás numa fase muito inicial. Depois do hardscape, virão muitos outros... se não estiveres de mente aberta para os receberes e aprenderes como os erros e as soluções, o melhor é nem pensares montar o tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pinto Raul

Já Vi que paciêcia não te falta,muitos parabéns,também te digo[ a pressa é inimiga do inevitável]

    

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/01/2024 at 22:54, C Mocho disse:

Pois eu também gabo a capacidade do @JoseCarlosMarques para tentar ajudar, mas confesso que se eu fosse o @pinto raul já tinha entrado em desespero! Também concordo que estes troncos não são muito fotogénicos, mas é o que há cá!...

Pinto, não percas o foco do que de mais importante o José Carlos te disse: Composição triangular!

Tenta criar um triângulo visto de frente e se conseguires, um triângulo visto de cima (para ficares com espaço para colocares plantinhas)...

Primeiro pensa nos troncos e se necessário usa algumas da tuas pedras para os suportar. É importante ocupares o espaço em altura, para isso os troncos deitados são pouco apelativos! Pensa antes de mais como gostarias de ver os troncos e usa as pedras para os manteres aproximadamente onde os imaginas. Depois, podes adicionar mais pedras para compor o "ramalhete", mas não te esqueças de deixar espaço para colocar o substrato que te vai permitir plantar.

É verdade que esses troncos não são os mais fotogénicos do mundo, como disse o @Alvaro Silva, mas de outra forma. Sim, são grosseiros, contudo na natureza, muitas vezes o belo é o equilíbrio, não o indivíduo. Podes fazer uma coisa muito gira com o que aí tens! Já melhoraste imenso...

large.PintoRaul.jpg

Nós todos sabemos que no início não parece simples, mas segue o teu coração e vais ver que te irás surpreender!

 

Acho que ficou semelhante ao desenho

Xv8HMpE.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Pinto Raul

Já Vi que paciêcia não te falta,muitos parabéns,também te digo[ a pressa é inimiga do inevitável]

    

Saudações

Boas Álvaro Silva

Obrigado pelo o apoio, já estou a chegar a algum lado com a paciência que tive.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Vê lá se colas isso e começas a trabalhas pedras e substrato, para nos mostrares o resultado antes de plantar.

Sim vou tentar colar com cuidado usando a dica do café e rolo e cozinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, pinto raul disse:

Sim vou tentar colar com cuidado usando a dica do café e rolo e cozinha.

Já estão colados bem firmemente em 3 pontos, e realmente usar café em pó disfarça muito bem a colagem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou neste momento a higienizar as pedras, decidi não as ferver porque vi que podia ser perigoso apesar de serem lisas, estou a desinfetare-las com vinagre e a lavar bem com agua, assim também consigo saber se elas reagem com acido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.