De volta ao hobbie


MiguelCosta1975

Recommended Posts

Passados muitos anos, talvez uns 15 anos, decidi voltar a ter um aquário lá por casa.

 

Setup - Aquário de água doce:

 

1 - Aqua Costa

2 - 09/092023

3 - 80x40x40
3.1 - 128 l bruto

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro externo Sicce EKo 200
4.2 - Termostato Eheim 150w
4.3 - Iluminação/Foto-período 6 hora ( low tech)
4.4 - Sistema de CO2 não tem


5 - Substratos & decorações
- Areão
- Rochas

7 - Fauna
- Ainda não tem

8 - Plantas
8.1 - Anubias
 
 

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://photos.google.com/photo/AF1QipOcpPBbxdbGb886PWhTjnbF3Xwo1cA_Y683GZFj

Aqui ainda não tinha plantas e menos rocha.

No fds já terá alguma fauna.

Ainda não está decidida, ph 7.0, alguma ideia que possam sugerir?

 

 

Editado por MiguelCosta1975
Alteração da msg

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutes ago, MiguelCosta1975 said:

https://photos.google.com/photo/AF1QipOcpPBbxdbGb886PWhTjnbF3Xwo1cA_Y683GZFj

Aqui ainda não tinha plantas e menos rocha.

No fds já terá alguma fauna.

Ainda não está decidida, ph 7.0, alguma ideia que possam sugerir?

Não se consegue ver a imagem. Tens um tópico aqui no fórum que te ensina como fazer: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259587-como-criar-álbuns-usar-fotos-editar-álbuns/.

Colocaste algum produto no aquário para "apressar" a ciclagem? No fim-de-semana pode ser ainda cedo para o fazeres.

Em relação a peixes, acho que depende muito do teu gosto. O PH é o comum. Vais criar um aquário comunitário ou optar por apenas uma espécie?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, MiguelCosta1975 said:

Sim , já está montado há 15 dias, uso Stability "Seachem.

Estava a pensar num comunitário.

Acho que 15 dias pode ser pouco, mas como não tens substrato fértil não sei bem dizer. Eu esperava mais um bocado, só para ter a certeza que o filtro já tem as bactérias necessárias para o bom funcionamento. E ia adicionando uns flocos de comida de peixe todos os dias, para que o processo iniciasse (para que as bactérias se formem, é preciso que haja matéria orgânica em decomposição - de futuro, serão os dejectos dos peixes, as sobras de comida que lhes vais dar, etc.). Mas a opção é tua, claro... imagino que já tenhas pesquisado sobre o ciclo do azoto.

Em relação aos peixes não te posso dar uma opinião porque sempre optei por manter cardumes de peixes pequenos. Junto-lhes uns Otocinclus e uns camarões Amano, para limparem as algas, mas nunca experimentei ter um comunitário. Uma regra pode ajudar-te a escolher os peixes... se cabe na boca, vai lá parar. Ou seja... se tens peixes pequenos o suficiente para outros maiores os comerem, eles vão acabar por comê-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, MiguelCosta1975 said:

E de cardume o que aconselhas além dos neon?

Qualquer Tetra. No teu aquário deves conseguir colocar uns 20 sem problemas de maior. Se forem as variedades Tetra com tamanho mais pequeno, como o Ember, até podes colocar mais. Eu gosto particularmente do Silver Tip Tetra - quando colocas a mão perto do vidro, eles vêm todos a correr para ti. É engraçado para quem tem crianças, fazer esse exercício. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, MiguelCosta1975 said:

São compativeis com colisas?

Não faço a minima ideia 🙂 ! Mas procura essa informação no Youtube. Tenho a certeza que qualquer vídeo que fale sobre a espécie te diz que peixes são compatíveis com ela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, MiguelCosta1975 disse:

São compativeis com colisas?

São pois. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, MiguelCosta1975 said:

Um pouco sim, por isso adicionei fauna

O que estás a usar no filtro externo? Não tens espaço para colocar lá dentro um saco de Purigen? Ias notar uma diferença brutal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, MiguelCosta1975 said:

Só se tirar umas das esponjas.

Tem 2 esponjas e cerâmicas.

Um saco de Purigen não ocupa grande espaço. Mas é só uma ideia. Pode ser que entretanto a água também comece a ficar mais transparente. Eu gosto muito de usar Purigen... parece que o aquário fica sem nada lá dentro, com os peixes a flutuar 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 JoseCarlosMarquespara já coloquei lã de vidro a ver se resulta, se realmente não resultar, opto pela tua sugestão.

Além de ir aumentar o cardume dos Serpae (neste momento tenho 4), irei colocar ancistrus, mais corydoras para ajudarem na limpeza.

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/10/2023 at 15:43, MiguelCosta1975 disse:

Já coloquei alguma fauna

- 2 corydoras

- 2 Gouramis

- 2 otos

- 4 Tetra Serpae

 

Olá,

 

Apenas dar a nota que corydoras são peixes de cardume e gostam de andar em grupos. 6/8 é o bastante para se sentirem confortáveis 🙂 Idem  para os tetras

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como disse anteriormente, irei colocar mais corydoras e Serpae. Só não pus mais, pq tinha acabado o ciclo e não quis abusar na fauna inicialmente.

Só ainda não decidi o que vou colocar mais alem dos ancistrus

  • Gosto 1

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, MiguelCosta1975 said:

Bom dia,

Tirem me uma dúvida, qual o melhor horário para ter a calha de iluminação ligada.

Só tenho plantas de baixa manutenção

Ui... isso depende de muita coisa... nomeadamente das horas em que estás mais em casa para apreciar o aquário. Eu, por exemplo, passo mais tempo em casa a partir do fim de tarde... ligava o aquário das 13H até às 22H. Entretanto passei a liga-lo ao Meio-Dia. Mas também depende muito da quantidade de horas de luz que podes ter sem entrar em exagero e provocares o aparecimento de algas. Isso vai lá quase por experimentação. O que te recomendo é que não uses a calha no máximo logo nos primeiros dias, e que comeces com 6 horas diárias, por exemplo. Se vires que as plantas se "queixam", vais aumentando o número de horas de luz. Aumento da intensidade só recomendo quando o aquário já estiver mais maturado, mas com muita cautela... quando troquei de calha, por exemplo, tinha a anterior a 100% e quis tirar todo o partido da calha nova... coloquei-a também nesse nível e correu mal... a nova não tinha mais potência mas tinha um espectro muito maior... acabei com as pedras todas verdes. Para teres uma noção, o que uma calha de LED's brancos a 100% fazia (e era uma Chihiros da série A, que são conhecidas por ter uma intensidade de luz muitíssimo forte) consegui com uma calha RGB a 60% de R, 60% de G e 40% de B.

Regra geral, é mais fácil fazeres com que uma planta recupere de um problema causado por falta de luz do que recuperar de um surto de algas causado por luz a mais, portanto começa devagarinho e vai avaliando os resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.