underwater flood


kevin 69

Recommended Posts

13 minutes ago, ismael_figueira said:

Esses apontamentos de Riccardia estão qualquer coisa, é um musgo bastante versátil e faz um efeito espetacular!

Não digas isso ao homem. Para ele, Riccardia é uma praga! Tanta gente à procura desse musgo, e ele que o tem, anda a oferece-lo 😛 porque não gosta de o ver no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ismael_figueira disse:

Muito bem @kevin 69

Bastante agradável de observar este aquário, mesmo ao estilo Nature! Esses apontamentos de Riccardia estão qualquer coisa, é um musgo bastante versátil e faz um efeito espetacular! 

 

Só um reparo, normalmente tens problemas com GDA ou é mesmo só falta de limpeza dos vidros? Como é que é a tua rotina de TPA? 

 

Continua o bom trabalho!

 

Abraço

Boas Ismael, obrigado pelo comentário. GDA só mesmo nos vidros. Não é um grande problema e penso ser relativamente controlável. As zonas com menos luz estão sempre limpas, o que me leva a acreditar que se reduzir a intensidade da calha consiga reduzir consideravelmente as algas. TPA faço semanalmente de 50% no mínimo.

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Não digas isso ao homem. Para ele, Riccardia é uma praga! Tanta gente à procura desse musgo, e ele que o tem, anda a oferece-lo 😛 porque não gosta de o ver no aquário.

Já começa a ser demais mesmo! Parece estar a começar a abafar o tapete…pensei que me safava da dificuldade de manutenção de outros musgos com riccardia e não podia estar mais enganado…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, kevin 69 said:

Já começa a ser demais mesmo! Parece estar a começar a abafar o tapete…pensei que me safava da dificuldade de manutenção de outros musgos com riccardia e não podia estar mais enganado…

Essa é uma das razões porque nunca experimentei musgos nas minhas montagens. Requerem um cuidado muito especial de manutenção, e uma vez colocado no aquário, nunca mais te livras dele. Seja qual for. Aliás... já ouvi relatos de novas montagens com o mesmo hardscape ou as mesmas plantas, onde mais cedo ou mais tarde o musgo volta a aparecer. Mas não podemos ignorar a beleza deste género de planta, não é? E o Riccardia, a meu ver, é o mais bonito de todos. Um dos mais versáteis também, como bem referiu o @ismael_figueira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é uma das razões porque nunca experimentei musgos nas minhas montagens. Requerem um cuidado muito especial de manutenção, e uma vez colocado no aquário, nunca mais te livras dele. Seja qual for. Aliás... já ouvi relatos de novas montagens com o mesmo hardscape ou as mesmas plantas, onde mais cedo ou mais tarde o musgo volta a aparecer. Mas não podemos ignorar a beleza deste género de planta, não é? E o Riccardia, a meu ver, é o mais bonito de todos. Um dos mais versáteis também, como bem referiu o [mention=77420]ismael_figueira[/mention].
Eu tentei mais que uma vez tirar o musgo de Java do meu aquário mas volta e meia lá aparecia mais algum bocado agarrado a algum bocado de Sagittaria. Quando andava a aspirar o substrato ( o que era raro por causa de estar a usar o método El Natural ) encontrava sempre bocadinhos de musgo que de alguma forma se tinha instalado ali.

Queria ver se conseguia que a Riccardia vingasse no meu aquário com este setup bastante fraquito. Vamos ver como corre.

P.S: mais uma vez, obrigado pela doação@kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, Loukitos said:

Ele sabe. Aliás ele disse-me que tinha pago 15€ por uma "palma da mão" de Riccardia xD

Pois. É mais ou menos o preço para que ele subiu depois de ter ficado mais conhecido com as montagens do Tommy, da Green Aqua. Antes disso lembro-me que era bem mais barato, mas mesmo assim muito difícil de arranjar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas! Vou deixar aqui mais umas imagens antes e depois da manutenção semanal. Coisa de verem mais ou menos como o aquário fica. Levou também com uma tesourada valente, já estava bem a precisar. Entretanto os galhos que adicionei vão escurecendo. Espero que com o tempo se fundam ao resto do hardscape, vamos ver…

large.536D75C7-80D3-4344-B29D-94ABD1552334.jpeg

large.F4D2345B-2D04-4CD0-8527-0E501D30258E.jpeg

large.EC7508E8-71EB-42B0-AE03-6AD7F55D9202.jpeglarge.D7A92038-F085-4794-877A-0B2F10C21B1C.jpeglarge.0A7889F1-1CD5-4BB6-A296-3C7B19F8C20C.jpeglarge.67DDF57F-1DA7-4A83-97AF-6BE9CF63820D.jpeg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que diferença. Isso fica assim no espaço de quanto tempo? E quanto tempo "perdeste" na manutenção? Aquelas algas na penúltima fotografia foram poupadas à limpeza 😛 ? Continua o bom trabalho! Estás no bom caminho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/03/2023 at 13:39, kevin 69 disse:

Já começa a ser demais mesmo! Parece estar a começar a abafar o tapete…pensei que me safava da dificuldade de manutenção de outros musgos com riccardia e não podia estar mais enganado…

Sim é preciso muito cuidado com os musgos, ao minimo deslize e aquilo espalha por todo o lado, acaba por não ser grave, apenas quando toca ao tapete é que é pior, se não houver um cuidado regular vai acabar por abafar as raízes de qualquer planta que seja de crescimento compacto no solo. E já agora se tiveres muita dificuldade em armazenar Riccardia eu tenho aqui muito onde aplicar!! 

 

Agora falando do aquário, estou a gostar bastante da forma que lhe estás a dar, deixa esses galhos escurecerem e por certo que serão uma mais valia! Não podes é deixar que sejam consumidos pela vegetação, senão lá se foi o efeito! 

 

Falando de outras andanças, isso vai levar foto para concurso? Sinceramente acho que devias  😉

 

Força nisso! 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

Que diferença. Isso fica assim no espaço de quanto tempo? E quanto tempo "perdeste" na manutenção? Aquelas algas na penúltima fotografia foram poupadas à limpeza 😛 ? Continua o bom trabalho! Estás no bom caminho.

Obrigado! As algas fazem parte. Não consigo tratar de tudo numa só vez 😅. Ainda nunca tinha podado as plantas mais baixas, pelo que diria meses até ficar assim. Em termos de tempo, acho que foram umas 3 horas. Não gosto de me prolongar muito mas demoro o meu tempo 😁

há 12 horas, ismael_figueira disse:

Sim é preciso muito cuidado com os musgos, ao minimo deslize e aquilo espalha por todo o lado, acaba por não ser grave, apenas quando toca ao tapete é que é pior, se não houver um cuidado regular vai acabar por abafar as raízes de qualquer planta que seja de crescimento compacto no solo. E já agora se tiveres muita dificuldade em armazenar Riccardia eu tenho aqui muito onde aplicar!! 

 

Agora falando do aquário, estou a gostar bastante da forma que lhe estás a dar, deixa esses galhos escurecerem e por certo que serão uma mais valia! Não podes é deixar que sejam consumidos pela vegetação, senão lá se foi o efeito! 

 

Falando de outras andanças, isso vai levar foto para concurso? Sinceramente acho que devias  😉

 

Força nisso! 

 

Obrigado pelo comentário. True! É assim que está a ficar no tapete. 

Quanto a concursos, sinceramente não sei...A ideia nunca foi levar a concurso mas sim simplicidade (até na escolha da fauna) e reaproveitar algumas plantas/hardscape. Queria algo que me perdoasse possíveis falhas na fertilização/manutenção, sem grande procura no layout. Penso que consegui relativamente bem o que queria no que toca a manutenção, no resto, diria que a flora não combina com o layout, nomeadamente as buces, anubias, cryptos...Entre outras coisas.

Logo veremos, mas não estou muito positivo 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, kevin 69 said:

Obrigado! As algas fazem parte. Não consigo tratar de tudo numa só vez 😅. Ainda nunca tinha podado as plantas mais baixas, pelo que diria meses até ficar assim. Em termos de tempo, acho que foram umas 3 horas. Não gosto de me prolongar muito mas demoro o meu tempo 😁

Eu perguntei porque geralmente também é esse o tempo que demoro no meu tanque (quando limpo o filtro e escovo melhor as pedras e os vidros). E geralmente também fica sempre alguma coisa por fazer.

 

44 minutes ago, kevin 69 said:

Quanto a concursos, sinceramente não sei...A ideia nunca foi levar a concurso mas sim simplicidade (até na escolha da fauna) e reaproveitar algumas plantas/hardscape. Queria algo que me perdoasse possíveis falhas na fertilização/manutenção, sem grande procura no layout. Penso que consegui relativamente bem o que queria no que toca a manutenção, no resto, diria que a flora não combina com o layout, nomeadamente as buces, anubias, cryptos...Entre outras coisas.

Logo veremos, mas não estou muito positivo 😅

Não sei se concordo muito contigo. Acho que o @ismael_figueira tem alguma razão. Isso bem trabalhado, e com uma fotografia bem sacada, pode dar-te uma classificação muito decente em alguns concursos. E sempre ganhas experiência para futuras montagens. Nunca se sabe o que pode acontecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de te pedir para me responderes a uma pergunta que já te tinha feito... quais são as especificações que usas na tua calha? A Week Aqua lançou uma nova versão do aplicativo para controlar as luzes, mas continuo sem conseguir fazer a ligação da minha à versão 2.0. A 1.0 funciona perfeitamente - deixa colocar a percentagem que queres de cada cor e ligar ou desligar os LED's UV, mas a 2.0, supostamente, permite simular o amanhecer e anoitecer, e isso nunca consegui ter a funcionar na minha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Esqueci-me de te pedir para me responderes a uma pergunta que já te tinha feito... quais são as especificações que usas na tua calha? A Week Aqua lançou uma nova versão do aplicativo para controlar as luzes, mas continuo sem conseguir fazer a ligação da minha à versão 2.0. A 1.0 funciona perfeitamente - deixa colocar a percentagem que queres de cada cor e ligar ou desligar os LED's UV, mas a 2.0, supostamente, permite simular o amanhecer e anoitecer, e isso nunca consegui ter a funcionar na minha.

Boas! Uso o early mode visto que a calha é o modelo antigo. Parece-me ainda incompatível para as novas versões de programas da app. As configurações que tenho são as seguintes:

R - 39%

G - 85%

B- 47%

UV- 100%

Available power - 0%

Cooling- 100%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, kevin 69 said:

R - 39%

G - 85%

B- 47%

UV- 100%

Available power - 0%

Cooling- 100%

Porra... não tem comparação nenhuma com o que eu uso. eu estou com 60R, 60G e 40B, com os UV desligados. Alguma razão para usares esses valores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.