Novo projecto ILA 60x45x30 cm


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Continuo com as mesmas dúvidas. Tenho que encontrar alguém que tenha utilizado ADA, por exemplo, e tenha passado para NEO. Eu tb uso NEO… desde que entrei no hobby… e ia continuar a usar. Mas a diferença para o ADA é tão pequena, agora, que me faz pensar 2 vezes. Neste momento estou inclinado para o ADA, mas até montar o meu próximo aquário ainda vai demorar uns meses… muito pode mudar 🙂 . Agradeço a tua opinião. Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Video da plantação do aquário, tem poucas imagens da montagem do hardscape porque por motivos técnicos que me escapam fiquei sem os ficheiros da montagem.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Altura de fazer um update neste aquário.
Estamos a chegar ao final da segunda semana, gostava de dizer que está tudo bem, que tudo tem corrido a 100%, que não tem havido problemas e mostrar aqui o aquário todo bonito.
Infelizmente não é o caso, e acho que se deve partilhar o bom e o mau.

De há uma semana para cá que comecei a ter melt nas plantas, não é inesperado, todos os aquários passam por isso no início.
Eu mantive um regime religioso de TPA's diárias e inicialmente não preocupei muito com algum melt, mas durante a segunda semana ficou pior, eleocharis pussilla, Monte Carlo e stauregeyne reppens sofreram bastante com isso.
Ora este aquario tem muito substrato por isso eu pensei cá para mim que era normal a libertação de amónia inicial e que isso leva ao melt das plantas.
Fui aumentando as TPA's primeiro para 100% de mudança diária, e quando continuou a piorar e já após replantar algumas das plantas mortas, cheguei ao ponto de trocar a água completamente 2x dia.

O melt continua, e sinceramente acho que começa a ser detrimental para a estabilização do aquário tanta mudança de água.
Mas as plantas iniciais das espécies indicadas meltaram e as substitutas também já vão em estado avançado de melt.

Começo a pensar se não haverá algo mais que apenas o pico de amónia esperado devido ao uso do substrato.
O resto das plantas está bem e a crescer, tive algum melt das folhas nas buces, mas não foi total e novas folhas estão a crescer, o mesmo para as outras plantas e os musgos também estão a crescer bem.

Acho que a próxima vez que montar um layout deste tipo, vou optar por fazer o darkstart e deixar o layout ciclar sem plantas e apenas depois plantar após o ciclo feito.
Mas até nisso algo confuso se passa, este filtro tem estado a trabalhar continuamente há mais de um ano noutros aquários por isso está mais que ciclado.

Eu não estou preocupado, eu sei que com tempo isto vai ao lugar e consigo levar o aquário até onde quero. No final de contas só faz 2 semanas quarta feira, e sinceramente experiência diz-me que isto é normal, mas tava a tentar não ter que replantar de novo. Mas se alguém puder dar uma ideia que ajude, pode ser que algo me esteja a escapar?


O melt tou habituado, mas isso e porque costumo não cumprir com as TPA's a regra, mas neste layout estou a fazê-lo.
De momento não há algas, mas acredito que elas ainda vão aparecer, layout novo, é inevitável.

e6d8999d69c02b84e392e29c6b71b217.jpgb7b9a5d27e7f1d9479eece6f3644084a.jpgcf9ff18e17930616b5a7a5b63b38c65f.jpgced3aab2ffe0d90e9d74207fa7d969e2.jpg

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquisito. Mas ainda bem que partilhaste, para o pessoal não ficar com a noção que a vida são só rosas e arco-iris... 

Muito sinceramente não te sei ajudar, mas quase aposto que o problema não terá haver com o substrato, e essas mudanças de água, que deviam ser benéficas, estão (como dizes) a agravar o problema de outra maneira. 

Fico à espera para ver no que dá.

Grande abraço!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora mais um update

Nada a acrescentar em relação ao problema do melt, esse continua.
Mas hoje o aquário levou filtro novo, difusor novo, Lilly pipes e skimmer.

Novos?
Diria mais semi-novos, comprei tudo a um rapaz daqui da zona que decidiu abandonar o hobby, começou no aquascaping durante os confinamentos para se distrair e agora que a vida voltou a normalidade já não tem tempo para o aquário.

Entre o material incluia-se aquilo que eu procurava. O filtro é um Oase biomaster thermo 350, só com 4 meses de uso, ele depois trocou por um 600 que também se encontra a venda. Não fiquei com ele porque é muito para este aquario.

O difusor é um neo M destes novos compridos, aproveitei e comprei-lhe também as Lilly pipes, e um skimmer da eheim.

Se ele não me dissesse que o material era usado, eu não acreditava, não encontrei uma marca em qualquer dos equipamentos, parecia tudo novo a estrear.
Desta maneira consegui o equipamento todo por menos do preço do filtro novo.
E o filtro ainda está na garantia, melhor é difícil.

Sendo assim o equipamento deste aquário está fechado.

Aquário : ILA 60x45x30 cm
Iluminação : twinstar 600S
Filtro : Oase biomaster thermo 350 com Lilly pipes de vidro
CO2 : pressurizado com redutor CO2 Art e difusor Neo M
Skimmer eheim

Agora de volta às plantas, ainda tenho que resolver o melt.




Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk



Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu-me exactamente o mesmo com um rapaz aqui de perto, mas foi por alturas do Natal. Eheh. Vale a pena de vez em quando dar umas voltas pelo OLX e sites do género 😉 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu-me exactamente o mesmo com um rapaz aqui de perto, mas foi por alturas do Natal. Eheh. Vale a pena de vez em quando dar umas voltas pelo OLX e sites do género  .
Nada, eu nem estava a procura. Ia mesmo comprar novo, só andava um pouco preguiçoso de ir a loja.
O rapaz contactou os ciclídeos da Susana, a pedir ajuda se conhecia alguém aqui na zona que estivesse interessado no aquário e material.

Ela falou comigo sobre isso mas eu inicialmente nem prestei atenção, mas hoje de manhã ela insistiu que eu devia ver a lista do material e foi então que reparei que estava lá tudo aquilo que andava a procura.

Ainda pensei na twinstar série 3 600SA, a minha é uma série 1, mas sinceramente preferi ficar por aquilo que realmente precisava.

O rapaz foi impecável, aliás insistiu em vir ele a Setúbal entregar quando eu tinha me disponibilizado para ir a Palmela buscar.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

🙂 Há coisas do caraças. E acredito que tenham ficado os dois contentes! Já agora... que aquário estava ele a vender? Com tão bom equipamento, não devia ser coisa foleira...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era um aquário era 70x35x40 com móvel. Como não estava interessado não pedi para ver fotos.


Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Era um aquário era 70x35x40 com móvel.

É um tamanho esquisito. Estou a pensar montar um 90x40x40 e no meio de tanta "sorte" estava à espera de o ter encontrado. Eheh. Abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora eu no dia que montei este aquário fiz á minha Maria uma previsão.

Primeiros dois dias - água amarela da madeira
Durante semana - tudo parece bem com as plantas
2 semana - começa o melt
3 semana - vão a aparecer as algas

E bingo. Ontem o aquário fez 3 semanas e as diatomaceas lá meteram a cabeça de fora tal como esperado.
Fiz TPA e removi o máximo que consegui com a escova de dentes.

O melt continua, e duvido que a eleocharis pussilla, Monte Carlo e stauregeyne reppens tenham salvação. Vou deixar o aquário estabilizar e depois planto essas de novo, nesta fase não vale a pena voltar a replantar, já fiz isso a semana passada e meltou de novo.

Tenho algum melt nas buces, mas nesse caso não é total, algumas folhas meltam, mas novas folhas estão a aparecer.

Vou continuando as TPA's mas agora tou a tirar cerca de 50% diárias. Tirando isso vou aguardar o aquário estabilizar e depois logo faço o que for necessário para recuperar.



Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno fizeste o mais fácil (e muito bem)...que era o hardscape.

Agora vem o mais difícil que é compor o layout para a fotografia.

Parabéns, mas vais ter muito trabalho. 

novidades?

Abraço

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno fizeste o mais fácil (e muito bem)...que era o hardscape.
Agora vem o mais difícil que é compor o layout para a fotografia.
Parabéns, mas vais ter muito trabalho. 
novidades?
Abraço
 
Eu sei Vasco, eu tenho postado aqui updates até mesmo para quem ler o tópico não ficar com a ideia que isto é só facilidades. Um layout com tanta madeira, substrato e até mesmo pelo seu design eu já esperava que desse problemas de início.
Algo que já aconteceu com algumas das outras florestas anteriores e que depois com tempo, paciência e trabalho foi ao lugar.

Espero que aqui seja o mesmo, mas como disse, vou documentar porque acho que às vezes há quem veja estes layouts todos elaborados e fique com a ideia que o mais difícil é construir o hardscape, o que não é verdade, nestes layouts o mais difícil mesmo é as primeiras semanas, pois a circulação é deficiente, tem muita madeira, muito substrato o que acaba por dificultar essas primeiras semanas.
Mas após o aquário estabilizar as coisas levam-se a bom porto, tem é que como dizes se trabalhar muito para conseguir que as plantas encaixem no layout para a fotografia.



Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Ora eu no dia que montei este aquário fiz á minha Maria uma previsão.

Primeiros dois dias - água amarela da madeira
Durante semana - tudo parece bem com as plantas
2 semana - começa o melt
3 semana - vão a aparecer as algas

Então no meio de tanta previsão não tentaste sequer fintar o destino? É preciso gostar muito da coisa para saber que vai correr mal e seguir em frente na mesma!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então no meio de tanta previsão não tentaste sequer fintar o destino? É preciso gostar muito da coisa para saber que vai correr mal e seguir em frente na mesma!
Tentei, fiz tudo aquilo que já disse antes.
Mas sim já esperava alguns problemas pelas razões mencionadas.

Desistir??
Já montei muitos aquários, no início até o aquário estabilizar, há sempre problemas.
Já tive layouts com muitos problemas iniciais, outros com poucos problemas, alguns com quase nada.
Em tempos desistia, com os anos aprendi que não é como começa. É como acaba.
E eu tenho conseguido bons resultados nos meus layouts, independentemente de eles terem problemas nesta fase ou não.
É tudo uma questão de tempo, paciencia, trabalho e não entrar em pânico quando as coisas estão nesta fase mais problemática.

Primeira foto - este layout era de 250 litros, teve alguns problemas iniciais mas nada de especial.

Segunda foto
40 litros e não teve problemas no início

Terceira
Teve problemas gravíssimos com algas e melt primeiro mês 120 litros

Quarta foto
Nao teve problemas nenhuns iniciais
40 litros

Quinta foto
Não teve praticamente problemas iniciais
55 litros

Sexta foto
Coincidiu com o meu divórcio e não cuidei dele pois não estava bem, este não teve problemas iniciais, este foi uma completa desgraça, 4 meses depois estava assim
60 litros

Sétima foto
Este teve bastante problemas iniciais também, mas 2 meses depois essa foto foi enviada para o IAPLC
40 litros

Oitava foto
Este aquário não teve qualquer problema inicial. E esta foto nem está actualizada, já está muito mais crescido.
60 litros

Estás fotos são alguns aquários que montei desde 2018. Se eu fosse desistir cada vez que um aquário desse problemas, a maior parte dessas fotos não existia.

Há por aqui gente que percebe muito mais disto do que eu e que consegue montar layouts com menos problemas, mas na fase inicial existem sempre problemas.
Mas se todos desistissem com as dificuldades nenhum tinha aprendido aquilo que sabe hoje.










e331e6489da47fecc12747955156a478.jpg8cd10b4f34a2684b4e568b789894ec83.jpg450c7d862b6cea55b57c549a7d2ac400.jpg8e461dcfe90bea323e2603a94936c3e6.jpg448ce62ea9c147e8b18f054cb40eb3cb.jpg886049d095bf3d2f3a903b51fb2a751a.jpg69fe36bbd695811e9022556084847199.jpg38534e717708f6df0395fb7dfd71be93.jpg

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk


  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma. Eu não falei em desistir de nada. Mas com todo o conhecimento que demonstras, e sabendo à partida tudo o que iria acontecer com este tanque, seria de esperar que tentasses fazer alguma coisa de forma diferente. Um Dark Start, por exemplo!!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma. Eu não falei em desistir de nada. Mas com todo o conhecimento que demonstras, e sabendo à partida tudo o que iria acontecer com este tanque, seria de esperar que tentasses fazer alguma coisa de forma diferente. Um Dark Start, por exemplo!!!
Pensei nisso sim. Decidi não o fazer desta vez, mas fica ponto assente que o próximo layout vai usar essa técnica.


Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma. Eu não falei em desistir de nada. Mas com todo o conhecimento que demonstras, e sabendo à partida tudo o que iria acontecer com este tanque, seria de esperar que tentasses fazer alguma coisa de forma diferente. Um Dark Start, por exemplo!!!
Outra coisa que ajuda, coloquei purigen dentro do filtro. Tive que ir comprar de novo, tinha purigen na garagem, mas ja dei a volta aquilo tudo e não sei onde guardei, andava a adiar a ver se achava, mas vai ajudar bastante por isso comprei outro.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

mas fica ponto assente que o próximo layout vai usar essa técnica

Já te estou a imaginar: "Maria, desta vez a coisa vai ser diferente... alguma vez tem que correr bem!" 🙂 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te estou a imaginar: "Maria, desta vez a coisa vai ser diferente... alguma vez tem que correr bem!"  


Esta Maria não tem problemas, ela não se importa de uma maneira ou de outra pois ela também é aquariofilista.
Agora a Ex- Maria, com essa a história era outra.

E sim a conversa com essa era mais ou menos o que disseste.
Ela aguentou 18 anos disso, depois fartou-se.
Foi por isso que me afastei do hobby e quase desisti de vez.

E embora pareça que sim, já não ando obcecado com isto, por isso te disse que não estou preocupado com os problemas, com tempo eu resolvo e não estou para passar os dias agarrado ao aquário para garantir que tudo corre a 100%.
Tem que haver um balanço.

Entre aproveitar a vida e o aquário, nos dias de hoje escolho sempre aproveitar a vida. O aquário deve ser algo relaxante, e não uma obrigação, se for uma obrigação estás no hobby errado.

Com tempo ele fica maturado, e depois disso faço TPA semanal, poda ocasional e pouco mais.



Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK.
Peço desculpa, acho que fui um pouco brusco na maneira de escrever.
Eu vou colocando updates, acredita que estou confiante que vou conseguir levar este layout a bom porto e conseguir fazê-lo chegar ao ponto que ele merece.

Assim que estabilizar o aquário e criar as rotinas para o manter em condicoes então sim, é possível manter com manutenções semanais.

O outro Aquario que tenho a funcionar de momento leva manutenção semanal, TPA, limpeza e podas. Para aí uma hora por semana.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada disso Bruno! Não precisas pedir desculpa Eu é que fiquei sem mais palavras. Eheh. Cá estarei para ver o avanço desse aquário. E à espera das tuas dicas quando iniciar o meu Iwagumi 😉 . Abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos a um update, desta vez com fotos.
O melt parou, provavelmente devido a introdução do purigen, estou a fazer TPA's de 50% a cada dois dias.

As diatomaceas agora estão a meter a cabeça de fora, aquele castanho característico nas rochas, madeiras e plantas, fácil de limpar com uma escova de dentes, mas neste layout da trabalho, então aproveitando que este filtro esta ciclado, adicionei uns ottos, camarões e caracóis que tinha aqui num layout que está a espera de desmontar.

Em relação ao castanho das rochas, resultou, agora as diatomaceas filamentosas, tenho que ir removendo o máximo que posso manualmente todos os dias.

Em relação a plantas nota-se mais verde no layout, em especial o musgo está a espalhar-se bem pelas madeiras e a wallichi, tive que podar pois já estava grande, replantei as partes cortadas para ajudar a criar uma moita e a crenata também se começa a espalhar.
As Buces sobreviveram ao melt, e com tempo recuperam, as anubias petite sofreram mais e estão feias, mas nada que não recupere.

Agora vamos as plantas mais afectadas pelo melt, a Monte Carlo onde sobreviveu mostra sinais de estar a recuperar, mas se não der, o aquário que tenho para desmontar está cheio de Monte Carlo, e só o tenho mantido a funcionar manter a planta de reserva.
A stauregeyne coitada é que está muito mal tratada, não tem mais melt, mas as folhas que sobram estão em muito mais estado, aliás alguns dos sintomas indicam falta de nutrientes.

Segundo a seachem o purigen remove nitrogênio, e os sintomas que vejo são consistentes com deficiência de nitrogênio. Alguém já teve esse problema com o uso de purigen? Eu sinceramente não me lembro, mas acho que na outra floresta, me tinham aconselhado a dosear nitrogênio por causa do purigen.

Ah, já me esquecia, a eleocharis pussilla que tinha meltado completamente, ainda lá está, eu não arranquei, mas de repente tenho folhinhas verdes a aparecer. A planta está a recuperar, ou pelo menos parece.

Agora as fotos, o aquário tem algas como já disse, tem plantas que não estão a 100% mas parece-me notório que há uma evolução muito positiva desde a semana passada e que o layout começa a compor-se.
4d575761c796e0a7842b679fa9a05b1d.jpg86d59739b82d3dd3e9faa2e6a8c1f84a.jpg77957c3238501ff9aff0f0eebf8047fd.jpg68d9ffcee42767972155ea2a6e1b0c35.jpgc119dedbdbf77123fb28d7deb3f4afb0.jpgf6b883b14950bddf469df16b22ecd62d.jpg54d9ce5e764ba87ae4cb3c246a978b82.jpg

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk







  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.