Ajuda a controlar os parâmetros da agua


Neno06

Recommended Posts

Bom Dia, estou com algumas dúvidas,
Tenho o aquário de 30litros a fazer a ciclagem desde 5/10/2020 e os valores de medição raramente se alteraram alias nesta última vez tenho alguns valores que aumentaram, durante este período fiz uma tpa cerca de 60% e coloquei água destilada e ontem (05/11/2020) voltei a fazer outra tpa cerca de 60% , e agora tenho algumas plantas a morrer e não consigo perceber o motivo, em relação aos produtos a utilizar para ajudar na ciclagem e tenho utilizado Seachem stability e o Seachem Prime gostaria de saber a frequência que devia ser utilizados e se devia utilizar algum tipo de fertilização para as plantas.
 
Equipamentos Instalados
- Filtro Marina Slim S15
- Termostato 25 graus newa therm preset
- Sistema de CO2 Tropica growth system nano
-Iluminação lâmpada de 470 lumens durante 6h por dia
 
Substratos & decorações
-Substrato fértil JBL Manado

Decorações
-Dragon stone ,pedra preta, Red moor e areão
Plantas
- 2 Ludwigia super red mini (estão a morrer completamente)
- 4 Microsorum pteropus petit
- 2 Limnophila Heterophylla (estão a morrer completamente)
 
Parâmetros da água
15/10/2020
pH – 7,5
gH – 21dh
kH - 5dh
NO2 – <0,3mg/l
NO3 – 5mg/l
NH4 -0,04mg/l
PO4-0,05mg/l
CO2-0,05mg/l
 
04/11/2020
pH – 7,5
gH – 14dh
kH - 3dh
NO2 – =0,3mg/l
NO3 – 1mg/l
NH4 -0,05mg/l
PO4-0,02mg/l
CO2-0,04mg/l
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neno06,

porque é que substituíste a água da TPA por água destilada? A água da torneira normalmente é suficientemente boa, desde que te assegures que não tem Cloro nem Cloramina (existem vários produtos para anular os efeitos do Cloro, da Cloramina e dos Metais Pesados eu também uso o Prime)... Ao introduzires água destilada estás a introduzir água sem nenhum (ou quase nenhum) dos nutrientes necessários para a saúde das plantas. Nesse caso, é necessário que comeces a fertilizar! Deves ter em falta sobretudo Potássio (buracos nas folhas) e Micronutrientes... 

Eu creio que as tuas plantas estão a morrer à fome. O Manado é um substrato neutro que tem capacidade de armazenar os nutrientes da coluna de água para os libertar posteriormente, mas no teu caso, com a adição de água destilada não há nada para reter... Suponho que o aumento dos Nitritos (NO2) se deve à decomposição das folhas das plantas que estão a morrer.

Introduziste entretanto alguma coisa para alimentar as bactérias durante o desenvolvimento do Ciclo do Azoto? Uns flocozitos de comida de vez em quando? Em princípio o Ciclo está terminado quando os Nitritos estão a zero, no teu caso parece que estão a subir...

Lê isto sobre o ciclo:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

 

Eu só introduzi a agua destilada porque tinha o gh muito alto e disseram-me que iria resolver o problema,

Em relação aos produtos utilizados Seachem stability todos os dias até fazer 1 semana e depois passei a fazer de dois em dois dias, Seachem Prime todos os dias até fazer 1 semana e depois passei a fazer de dois em dois dias e coloquei ainda Ferropol da JBL 40ml por semana.

Não sei se estou a fazer as coisas corretas mas do que tenho lido achei que estava a fazer o correto 

 

E agora reparei tenho 6 caracóis pequenos e não coloquei nada aparecerem do nada  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinceramente acho que devias fazer já algumas coisas para melhorar a situação. Conforme o C.Mocho referiu, ao adicionares água destilada ao aquário, basicamente estás a retirar alimento às plantas, pois estás a retirar praticamente todos os minerais à água que sai da torneira, e a menos que voltes a colocar esses sais manualmente na água (o que não parece que estejas a fazer), as plantas sem qualquer tipo de fertilização estão a morrer à fome.

 

O Seachem Prime deve ser utilizado no momento da muda de água, para retirar o cloro e cloramina da água, fora isso, mantém o frasco no armário que não faz falta.

Já o Seachem Stability, é um produto para em casos de aquários novos facilitar o chamado "ciclo de nitrogénio" pois auxiliam no estabelecimento de bactérias nitrificantes no filtro de forma a transformar a amónia em nitritos e nitritos em nitratos (que também servem como alimento das plantas). Podes por isso adicionar na % recomendada o produto todos os dias ao teu aquário, até os valores do ciclo de nitrogénio se encontrarem estabilizados, e depois de cada muda de água, podes também juntar um pouco que mal não faz.

 

Quanto ao Ferropol não conheço o produto, mas farias melhor em começar a utilizar um fertilizante completo da Tropica / Aquarebel ou outra que queiras utilizar de forma a tentar dar alguma vida a essas plantas.

 

Em relação ao CO2, recomendo que arranjes um Drop Checker de forma a controlares se estás a inserir muito ou pouco CO2 no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como devem ter reparado é o meu primeiro aquário e tenho algumas duvidas e por isso desde já obrigado aos dois pelas dicas,

O que aconselham em relação as TPA?

 

 

Editado por Neno06
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Neno06 disse:

O que aconselham em relação as TPA?

Agua da torneira, tratada com o Prime!... O Stability, neste momento inicial só é verdadeiramente importante se quiseres acelerar o ciclo do Azoto, porque com tempo, esse ciclo acaba por ser concluído, mas é verdade, mal não fará e, quanto mais cedo tiveres o Ciclo concluído, mais cedo poderás começar a colocar aí algum animalzinho. Os caracóis vieram com as plantas, possivelmente eram ovos que eclodiram, normalmente são inofensivos, alguns até são úteis... há quem goste e há que deteste.

Entretanto mede o valores da água da torneira, para entenderes a sua adequação para o teu aquário. Pode não estar tudo nos valores ideais, mas normalmente a água no Norte do nosso País tem muito mais qualidade do que o estritamente necessário... Neste momento não te preocupes ainda com correções, primeiro tens de entender o que é que estás a adicionar e o que é que está mais em falta ou em excesso, para teres um equilíbrio razoável. Se a água estiver dentro dos valores aceitáveis, eu faria pelo menos uma TPA semanal (a percentagem depende, mas nunca menos de 30%). Se tiveres tempo e pachorra para fazer TPA duas vezes por semana, melhor ainda e nesse caso pode ser uma percentagem menor. Mais tarde ponderarás se precisas mesmo de adicionar algum corretivo.

A ideia principal é conseguires um equilíbrio estável, sem alterações bruscas e sobretudo manteres uma rotina consistente (não é numa semana não fazeres TPA e na semana seguinte fazeres 2 ou 3). Não te preocupes por agora com os valores de PH, GH, KH... Foca-te em alimentares as plantas para elas ganharem força. A sugestão do Diogo81 relativamente à utilização de um "fertilizante completo", é muito pertinente. Eu também não conheço o Ferropol, mas pelo que li (em diagonal), trata-se de fertilizante base para adicionar a quando das TPA. Para a fertilização diária existe o "Ferropol 24" e existem ainda outros fertilizantes complementares nesta gama da JBL. Quando decides ter um esquema de fertilização de qualquer uma das marcas, tens de analisar e estudar toda a gama do esquema de fertilização proposto e ponderar quais as adequadas ao teu aquário e porquê. Eu também concordo com o Diogo81, que um esquemas dos mais simples para quem está a começar seja o da Tropica e sobre este, se fizeres uma pesquisa aqui no fórum, vais ter imenso para ler e esclarecer algumas dúvidas.

Continuo a achar que as tuas plantas estão a morrer de fome, mas não fiques triste nem desanimado, tudo tem um remédio e nenhum de nós sabia o que sabe agora, depois de algumas experiências (por vezes com resultados pouco satisfatórios, outras vezes, com resultados surpreendentes).

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caracóis já deviam vir agarrados às plantas que compraste, é comum isso acontecer.

 

Água destilada não uses porque não tem quaisquer minerais e nutrientes que as plantas necessitam.

 

Se calhar dava te jeito usares um substrato fértil que fornece minerais à planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato fértil deve ser utilizado com plantas que precisam de muitos nutrientes.

Há também as que não precisam de tantos nutrientes e são as chamadas low tech.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim a minha ideia era ter plantas low tech  e peixes simples para um primeiro aquário para cometer erros e aprender com eles para depois evoluir para algo maior 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes começar com tetras e barbos que são bastante fáceis ( ph ácido).

 

Ou então os guppys que são de ph alcalino.

 

Atenção que num deves misturas peixes de água alcalina com peixes de água ácida, neste caso, não deves misturar tetras e barbos com guppys.

 

Qual é o ph da tua água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow já estamos a falar de Aquarios de 300lt....


Em relação ao substrato não te preocupes, para não estares agora a mudar basta comprares umas tabs e inserir no solo para colocares nutrientes no solo que as plantas possam absorver. Procura por Tropica nutrition capsules e vais ver do que estou a falar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Diogo81 disse:

Wow já estamos a falar de Aquarios de 300lt....


Em relação ao substrato não te preocupes, para não estares agora a mudar basta comprares umas tabs e inserir no solo para colocares nutrientes no solo que as plantas possam absorver. Procura por Tropica nutrition capsules e vais ver do que estou a falar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Está correto, já usei essas tabs e funcionam.

Mas como são plantas low tech, penso que não seja estritamente necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.