PMarinho

Aquario do Marinho

Recommended Posts

Boa noite a todos,

Apos bastantes anos de pausa no hobby, decidi recomecar no mesmo. Sera a minha primeira experiencia com um aquario grande,  bem como com plantas de maior exigencia que tentarei manter. Ainda nao tenho tudo definido a nivel de Fauna e Flora, mas gostaria de ter 1 ou 2 casais de Ramirezi, acompanhados talvez de um cardume de Neons e de outro pequeno cardume a definir, acompanhados claro de uma equipa de limpeza completa.

Posto isto,deixo aqui uma descricao do material que ja tenho, e vou actualizando a medida que chegar o resto. Sugestoes aceitam-se. 🙂

1 - Nome do Aquário - Sem nome

2 - Data da montagem - 18.02.2020

3 - Dimensões do aquário - 100*40*50cm
3.1 - Volumes bruto e útil - Bruto sao 200l

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
- Eheim Profesional 4+ 350
4.2 - Termostato - Hydor External 300W
4.3 - Iluminação/Foto-período - Eheim powerLED+ fresh daylight e Eheim powerLED+ fresh plants ambas de 953mm e Eheim LED control+ Wireless
4.4 - Sistema de CO2 - JBL ProFlora m502 + JBL ProFlora inlinediffuser
4.5 - Outro equipamentos adicionais - Para ja nada

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil 
- Tropica Aquarium Soil Powder
5.2 - Substrato inerte - Nao tem
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - Spider Wood e Seiryu Stone

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - Ainda nada definido, tenho Tropica Plant Growth Premium e Specialized

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie
- Ainda nao tenho (o que tenho pensado esta acima)

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie:

Micranthemum 'Monte Carlo'
Vesicularia dubyana 'Christmas'
Hygrophila 'Siamensis 53B'
Nymphoides hydrophylla 'Taiwan'
Anubias barteri var. nana
Lobelia cardinalis
Rotala rotundifolia
Staurogyne repens
Gratiola viscidula

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) - Colocarei assim que fizer a montagem
9.2 - Frequência das TPA's - O plano sera semanal

10 - Fotos
large.20200209_145028.jpglarge.20200209_145133.jpg
Edited by PMarinho
  • Like 2

Bem, apos pensar um pouco sobre o hardsacape, penso que sera isto que quero fazer mais ou menos (sei que estou forte no paint, mas nao faco trabalhos para fora eheheh):

large.1291671405_Sideview.jpglarge.1748300953_Overview.jpg

A primeira foto sera a vista de frente, a segunda sera de cima. Na parte mais baixa pensei em tentar um tapete de monte carlo, o resto ainda nao tenho ideia.

Estás a espalhar muito o hardscape. Eu juntava os dois troncos como se fosse um único arbusto e o mesmo com as pedras. Fazes um monte junto a um dos vidros laterais por exemplo. Deixo aqui um belo exemplo para perceberes a ideia:

ou optas por um layout central tipo este:

Obrigado pela ajuda @Tozé Nunes. Gosto muito do aquario que mensionaste do @ismael_figueira, acho que esta muito bem conseguido. Acho que vou tentar algo identico, fazendo um monte com as pedras e os troncos do lado esuqerdo do aquario e ver que tal fica. Na sexta ja devo ir buscar o resto do material, aproveito para colocar um pouco de substrato e jogar com o hardscape a ver o que consigo.

• Like 1

Boas, em relação à fauna pretendida não sei se ao colocares 2casais de ramirezi não vais arranjar uma guerra permanente até morrerem.
Se não estou em erro outro cardume que podes optar são os nariz de bêbado que sao do mesmo habitat.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

18 hours ago, Marco Lopes said:

Boas, em relação à fauna pretendida não sei se ao colocares 2casais de ramirezi não vais arranjar uma guerra permanente até morrerem.
Se não estou em erro outro cardume que podes optar são os nariz de bêbado que sao do mesmo habitat.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Obrigado pelo feedback @Marco Lopes. Sim, esse e o outro cardume que pretendo colocar, ainda nao sei bem de quando peixes, ams em princpio sera Neons e os tetra Nariz de Bebado. Quanto aos Ramirezi, gostava de colocar dois casais, pois sao peixes um pouo maiores, e assim so terei dois peixitos "mais vistosos". Mas se existe a possibilidade de dar problemas, entao nem vale a pena tentar mesmo.

Não tenho a certeza da compatibilidade entre espécies mas acho que podes colocar 1 casal de ramirezi e 1 de apistogramma. Na elaboração do layout se conseguires criar obstáculos visuais em princípio não deverá haver problemas.

Se não quiseres mesmo arriscar poderias ponderar uns ancistrus, os albinos ou os alaranjados/avermelhados (não me recordo agora do nome deles) "normais" ou long tail também ficam vistosos e ajudam na limpeza das algas .

Cumprimentos

Um pequeno update, e uma bela borrada que fiz... Ja me chegou o resto do material, mas nao sei como, encomendei apenas 9litros de substrato.... Calhou muito mal, pois encomendei as plantas para chegarem no mesmo dia, e agora estou a rezar para que nao morram ate chegar o resto do substrato. Calhou mal tambem, porque queria por ja agua no aquario para comecar o ciclo, e vai ter de ser atrasado, mas pronto.

Aqui esta um pequeno ensaio que fiz para comecar a ter uma ideia do layout. A ideia seria ter as pedras nesta disposicao, e colocar os troncos na posicao em que estao, na parte maiselevada emcima das pedras. Terei de ver como fica tudojunto, mas tenho os troncos de molho, e nao queria estar a tira-los ate ser feita a montagem. Ficam aqui umas imagens para terem umaideia:

large.20200216_100031.jpglarge.20200216_100017.jpglarge.20200212_201515.jpglarge.20200212_201524.jpg

Aqui vai uma foto da montagem que foi finalmente efectuada ontem. Foi a primeira vez que plantei a maior parte destas plantas, a ver se tenho sorte e isto pega bem.... Amanha chegam o resto das plantas, ver se as planto e depois tiro mais umas fotos. Ja agora, aconselham a fertilizar ja, ou sera melhor esperar uns dias? Tenho tambem de arranjar uma pedra para meter em cima dos troncos, pois ainda futuam um pouco como de pode ver nas fotos. 🙂

Notei so dois pequenos "problemas" com o filtro, primeiro parece-me que a agua na ponta oposta do aquario esta algo parada, e depois noto que o filtro faz uma barulho como se estivesse algo a bater por dentro. Tenho de pesquisar um pouco e ver se pode ser algum defeito, ou se fui eu que fiz borrada na instalacao do mesmo.

Falta ainda ligar o CO2 tambem, que ontem ja era tarde e nao tive tempo.

large.20200218_224115.jpg

• Like 1