Aurélio Carneiro

Tambem quero os camones aqui em casa !

Recommended Posts

Ola Amigos,

também me ferrou o bichinho de ter os camones aqui em casa. Comprei o aquarium Style LED 80 da Aquatlantis, 80X35X40cm, fotos em anexo.

Agradecia algumas dicas. Mas eu quero o chão preto, o que me podem aconselhar, ter um soil por baixo em acima um granulado ? Outra questão quanto quilos eu necessitava para esta aquário ? E que altura o chão deveria ter ?no aquarium ?

Vou tirar o filtro BIOBOX2 e instalar um filtro externo, gostei muito do Biomaster 350 Thermo , ja tem aquecimento por isso não tenho uma coisa feia desta dentro do aquário, e tem uma pré filtragem.

O pessoal que o tem nos forums alemães dizem que nunca lavam o filtro, sempre só a pre filtragem que muito é fácil de limpar, o que acham deste filtro ?

Também já tenho uma raízes, por isso vou colar musgo a isso, que tipo de musgo e plantas aconselham para os camones ? Acho só estranho que todos aconselham bolas de musgo, mas em Portugal só utilizam musgo de java ?

Penso que não falta nada, o aquarium já tem uma calha de ledes, eventualmente um preparador de agua ?

Agradeço algum feedback ideias.

Obrigado

https://ibb.co/KFvM77X

https://ibb.co/C074ktN

Cmpts

Aurelio

Boas, primeiro que tudo as boas vindas. Depois quando falas em camones queres dizer camarões, certo? 😀

Há vários substratos próprios para camarões e outros que também são para os plantados que são de cor muito escura. Nada de usar substratos férteis para plantados pois corres o risco de ao remexer no substrato inerte por cima libertares os nutrientes em excesso para a coluna de água! Não esquecer nunca de fazer um ciclo do azoto completo de início.  

Musgos em aquários de camarões é um must, há mais alternativas além do comum musgo de Java! Tens o weeping, o flame, pelia, fissidens,...

Também podes usar as bolas de musgo aka cladophora que é na verdade uma alga 😉

Ola Tozé,

obrigado, sim camones 😅 . Bom podes indicar aonde se pode comprar esses musgos todos aqui em Portugal, ou tenho que mandar vir de Fora ?

Por outro lado pensei neste substrado: Aquario Neo Soil Shrimp 8L chegam 8L para a superfice ? e por baixo disto estou em pensar por areia preta 10 kg ? ou manado jbl 10L ?

Fonix so para por o chao se for tudo em substrato ja se gasta ca. de 100 eurones 😂 este hoby vai me sair caro.

Abraço

Camones ou camarones? :my_biggrin:

Por norma para camarões usasse uma quantidade de solo equivalente a 2 cm de altura. Se vais usar o NEO Soil podes comprar os 8L porque vais precisar de cerca de 5,6 litros. Mas tens várias questões associadas como o tipo de camarões que vais ter, porque dependendo dos camarões dependem também os parâmetros que necessitas. A questão de usares solos especificos tem mais a ver com conseguires controlar melhor os valores do PH. Para neocaridinas não precisas de águas muito ácidas, aliás a maior parte deles até prefere águas neutras. Se vais para caridinas, por exemplo os Crystal Red ou Black, aí sim já é melhor teres água com valores entre 6 e 6,5. O NEO Soil é um solo bastante ácido e que tem um pico de amónia bastante tardio/demorado. Ou seja, o aquário demora mais tempo a ciclar. Não quer dizer que seja mau, mas tens de ter em atenção sempre, seja com que solo for, porque pode acidificar demais para os parâmetros que queres ter.

Portanto, antes de mais, era ideal escolheres primeiro a espécie e depois então o solo.

Se usares solo próprio não coloques mais nenhum. Não percebi a ideia de colocares areão preto ou manado...

Ola Amigos dos Camones😁

gostaria começar com Neocaradina e Caradina, penso que não deve ser problema ?

Leio sempre que devemos ter uma altura de ca. 4 a 5cm no aquário para as plantes também desenvolver bem as raízes.

Por isso pensei ter por baixo um substrato para as plantes que seja camarões friendly e em cima o Neo Soil. Esta mal pensado ?

Cmps

Bom dia amigos,

aqui a minha evolução. Fui ontem ao paulovieiraaquarios, e também deu me algumas dicas como iniciante.

Também quero dizer, uma super loja com pessoal ultra competente e sambem do que falam, queria comprar algumas coisas, e até me evitou como iniciante gastar dinheiro à toa.

No inicio uma pessoa quer tudo 😁 aquascaping com camones 😂. Por isso primeiro ganhar experiência para não desanimar logo desde o inicio.

Aqui uma imagem da minha evolução. So para o final da próxima semana é que vou deitar agua estou aguardar algumas enc. da  aquasabi da Alemanha , dado só la ter. Mas penso para um iniciante não esta total mal ? Agradeço alguma dica que possam dar. O meu único medo foi de estar sub-queregado.

Como podem imaginar nos canos vou por vários tipos de musgo,para ser bonito, como indicado acima pelo Toze para nao ser sempre o Javamos,tmabem obrigado ao Bruno pelas dicas.

A minha questão quais plantas posso por no background sem ser demais ?

Bom aqui vai a imagem https://ibb.co/WPwRvPr

Um bem haja a todos

Aurelio

• Like 2

Um bom início sem dúvida. Estás no caminho certo

Não sou adepto desses tubos e cubos artificiais... Por tiram o ar natural da coisa... (Se bem que hoje em dia, o fundo natural dos nossos rios é lixo...)
Disfarça-os bem com musgo de Java com fartura. Os camarões gostam desses esconderijos sim, mas gostam ainda mais de musgo!

Cumprimentos,
Edgar Mendes

Bom dia Amigos,

edmendes, ao pensar bem, tens razão com objectos artificieis. Mas como estão no inicio, vou deixar ficar, e mais tarde substituir por alguma coisa natural.

Mas os tubos não estou a gostar muito, um coisa que aqui em Portugal não vejo e parece bastante bonito em vez dos tubos em cerâmica,  é a madeira  vuka.

Vou mandar vir da Alemanha.

Algumas imagens:

https://ibb.co/3TbJHDt

Mais imagens do google:

Vuka madeira

Cmpts.

• Like 1

É uma madeira interessante sim. Nunca tinha visto.
Uma que tenha um aspecto natural irá ficar bem sim!

Cumprimentos,
Edgar Mendes