cortes257 Posted January 5, 2018 Share Posted January 5, 2018 (edited) Boas pessoal, sou novo no fórum por isso peço desde já desculpa se não estou a respeitar alguma regra. Tenho um aqua comunitário com 80x40x45cm onde tinha um casal de ramirezi. Entretanto fiquei curioso com este peixe e decidi aventurar-me na sua reprodução. Montei um aquario de 33x33x45 apenas com o casal de ramirezi e menos de 48h depois de os colocar juntos apareceu a primeira postura. A partir daqui estou um pouco às escuras porque já vi diferentes opiniões espalhadas pelo fórum. Como não estava à espera que tudo acontecesse tão rápido, ainda pior estou. O que devo fazer depois dos ovos eclodirem, retirar os pais ou deixa-los? Que alimentação dou aos alevins? Devo colocar uma rede nas entradas do filtro para evitar que os pequenos sejam sugados? Só como nota, tenho o aquário a 27º e o pH à volta dos 6. [gallery640x480] [album]4924[/album] [/gallery] Logo após à fêmea colocar os ovos, o macho já anda de volta deles. Obrigado a todos Edited January 5, 2018 by cortes257 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo84 Posted January 5, 2018 Share Posted January 5, 2018 Boas, segundo me foi dito por um criador nacional deves retirar os pais assim que eclodirem. Assim vais eliminar a possibilidade de eles os comerem. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Share on other sites More sharing options...
cortes257 Posted January 5, 2018 Author Share Posted January 5, 2018 Obrigado Gonçalo! Agora vejo a fêmea a picar os ovos, alguns come outros não... Mas com o tempo a passar penso que vai acabar por comê-los todos. Alguém sabe o que isto significa? Será que o macho não fecundou os ovos? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo84 Posted January 5, 2018 Share Posted January 5, 2018 Podem estar fungados ou os pais serem inexperientes e stressarem. Tira-os já! deixa lá os ovos e mete um camarão que ajuda a limpar o fungo dos ovos e não os come. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Share on other sites More sharing options...
cortes257 Posted January 5, 2018 Author Share Posted January 5, 2018 Ao que parece o macho não chegou sequer a fertilizá-los. Ficaram sempre com uma cor branca... Pode ser que tenha mais sorte daqui a uns dias! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gonçalo84 Posted January 8, 2018 Share Posted January 8, 2018 Sim os ramirezis são persistentes... Talvez seja por terem uma esperança de vida curta que andem sempre nessa pouca vergonha Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts